As PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE
MARKETING DIGITAL A SEGUIR EM 2018.
O ano de 2017 está chegando ao fim e já é
necessário começar o planejamento das estratégias de 2018, garantindo os
bons resultados e não abrindo espaço para a concorrência. Para isso, é preciso
conhecer as principais tendências de marketing digital e saber como
elas podem ser aplicadas no seu negócio.
Então, neste post mostraremos as ações que estarão
em alta no próximo ano para que você não perca nenhuma oportunidade. Confira!
UTILIZAR
O BIG DATA
Informação é poder e nos negócios, ela pode se
tornar o grande diferencial entre um empreendimento de sucesso e outro que
não atingiu os objetivos.
O big data é o conjunto da captação, segmentação,
análise e tomadas de decisão com base em dados.
Com o frequente uso da internet para as mais
variadas atividades, deixamos rastros digitais que permitem visualizar nossos
gostos, necessidades, objetivos e padrões no comportamento. Essas informações
podem ser lapidadas e transformadas em verdadeiros tesouros pelas empresas.
Então, se você quer que o seu negócio cresça no
próximo ano, não deixe de colocar a utilização do big data na sua programação!
CRIAR AMBIENTES
PARA MOBILE
Como você passaria um dia inteiro sem o seu
celular? Usamos nossos aparelhos móveis para diversas finalidades. Trocamos
mensagens, navegamos na internet, usamos as redes sociais, fazemos compras,
usamos aplicativos variados e muito mais.
Por isso, as empresas estão cada vez mais
preocupadas em criar seus ambientes online otimizados para o mobile,
ou seja, ambientes responsivos!
Um site responsivo permite que você o acesse por
qualquer aparelho, independentemente do tamanho da tela, sem perder a qualidade
de leitura e usabilidade.
Essa é uma das principais tendências de marketing
digital a seguir em 2018 e você não pode ignorar isso!
USAR
STREAMING AO VIVO
Se você utiliza o Facebook, a maior rede social do
mundo, já deve ter notado que a quantidade de empresas que estão investindo na
transmissão de vídeos ao vivo está crescendo muito, e isso não é por acaso.
Os vídeos são capazes de atrair a atenção das
pessoas e gerar engajamento, fazendo com que o público interaja com o
material e o enriqueça.
Então, se esse vídeo é ao vivo, mais pessoas se
interessam e entram na discussão. A participação do público cresce e uma
simples ação nas redes sociais pode converter muitos potenciais clientes em fãs
da marca.
Então, se você ainda não está familiarizado com os
termos “stories”, “webinar” e “streaming”, é a hora de conhecer e começar a
aplicar para gerar uma humanização da sua marca.
EXPLORAR
A REALIDADE VIRTUAL
A realidade virtual é uma vertente que vem ganhando
forma há algum tempo, mas só agora é que ela parece estar pronta para ser
utilizada pelo público.
Se você acha que isso ainda está muito distante
para o seu negócio, é hora de repensar.
A tecnologia evoluiu ao ponto de permitir que um
usuário da internet consiga fazer um tour virtual bem realístico dentro de um
estabelecimento. Dessa forma, ele poderá visitar as diferentes opções e
escolher o que mais lhe satisfez.
Esse recurso pode ser muito interessante para as
empresas. Uma loja virtual pode usar a tecnologia para criar peças que chamem a
atenção de seu público, atraindo mais pessoas ao site.
Por sua vez, as lojas físicas podem usar os recursos
para criar uma experiência incrível e fazer com que seus clientes entrem em um
mundo de surpresas.
DISPONIBILIZAR
O ATENDIMENTO COM CHATBOTS
Você já ouviu falar em chatbots? Esse termo estará
em evidência no próximo ano, como uma das principais tendências de marketing
digital.
É preciso entender que a forma de atendimento ao
público mudou muito. As pessoas estão com suas agendas cada vez mais apertadas
e não aceitam passar horas ao telefone esperando que seus problemas sejam
resolvidos.
Agora, o atendimento deve ser no momento que o
cliente deseja, no canal de comunicação que for mais confortável para ele. É aí
que entra o atendimento automatizado dos chabots, que são processos — como por
exemplo a venda de produtos ou a consulta a prazos de entregas — estruturados
em forma de diálogos e cadastrados em uma ferramenta que utiliza a inteligência
artificial para responder às solicitações dos clientes no chat de forma
automática, sem a intervenção humana.
Com um único clique um potencial consumidor
consegue interagir com as informações estruturadas na ferramenta e sanar suas
dúvidas como se estivesse conversando com um representante da marca. Bem mais
prático e rápido do que aqueles telefonemas que nunca acabavam, não é mesmo?
DIVULGAR
VÍDEOS
No terceiro tópico deste artigo nós falamos sobre o
streaming ao vivo. Porém, se você ainda não tem confiança de fazer uma
interação em tempo real com seu público, não se preocupe. Um vídeo gravado
já é ótimo!
Em 2018, invista nas filmagens e crie conteúdos
interativos. Lembre-se que as produções devem manter uma boa qualidade, então
considere adquirir ou alugar bons equipamentos. Os resultados serão
compensadores!
ATUAR
COM OS INFLUENCIADORES DIGITAIS
Os influenciadores digitais já são altamente
buscados pelas empresas e isso promete aumentar muito no próximo ano,
tornando-se uma das principais tendências de marketing digital.
Essas pessoas são reconhecidas por um grande
público e conseguem direcionar discussões e ações com grande eficiência.
Para se ter uma ideia, um dos principais
influenciadores digitais no Brasil é o Whindersson Nunes. Ele possui em
seu canal no YouTube mais de 24 milhões de inscritos!
O Whindersson é um exemplo de um macro-influenciador,
aquele que possui um enorme público. Porém, você também pode contar com os
micro-influenciadores, que têm uma audiência menor, mas que conseguem um
engajamento maior pela proximidade e por ser um nicho específico.
Fato é que os influenciadores são grandes
potenciais para os negócios e devem ser considerados no seu planejamento de
marketing.
BUSCAR
DADOS PELO GOOGLE ANALYTICS
Por fim, não podemos nos esquecer do Google
Analytics. Essa ferramenta será essencial para manter o seu negócio no caminho
do sucesso, auxiliando sua equipe a concentrar os esforços nas melhores ações e
otimizar seus recursos.
O Google Analytics possui diversos dados
importantes sobre o seu empreendimento e você deve utilizá-los para embasar
suas decisões, aumentando a eficiência do plano estratégico.
Então, como vimos no nosso artigo, é preciso se
movimentar e já planejar as ações para o ano de 2018. Fique de olho nas
tendências de marketing digital e veja o que pode ser usado na sua empresa.
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tendências de marketing digital para 2018? Então curta nossa página no Facebook e fique por
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