A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de Marketing da Digital Equipment Corp, o americano Gary Thuerk, enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
Mas foi só nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing. Naquela época, para tornar esse canal eficaz, era necessário aplicar boas práticas para evitar que as pessoas marcassem os emails como spam. Além disso, estabeleceram-se regras para proteger os consumidores do recebimento excessivo de emails.
Já nos anos 2000, ficou evidente que simplesmente enviar uma grande quantidade de emails, sem considerar o destinatário ou o conteúdo, não era mais eficaz. Desde então, o mercado reconheceu a importância de seguir à risca boas práticas.
O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.
No entanto, independentemente da tecnologia, sabemos que hoje é importante focar nas necessidades de cada contato. Desta forma, o que começou como uma ferramenta de comunicação em massa transformou-se em uma estratégia de relacionamento direcionada aos Leads e clientes.
Interaja com mais pessoas no Facebook, no Instagram e no Messenger. Esse tipo de anúncio pode ajudar você a receber mais mensagens, visualizações do vídeo, engajamento com a publicação ou participações no evento.
Mensagens.
Usar esta otimização de anúncios para fazer com que as pessoas interajam com sua marca no Messenger, no WhatsApp ou no Instagram.
Inicie mais conversas com anúncios de mensagem.
Um varejista de produtos para bebês e crianças, exibiu anúncios de clique para o Messenger a pessoas que visitaram o site da empresa, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada ao público. O resultado obtido foi uma taxa de conversão três vezes maior.
Monitore as conversas por mensagem iniciadas. Elas são uma boa indicação de que seus anúncios de engajamento estão resultando em mensagens que podem ajudar a turbinar as vendas e a criar relacionamentos.
Sempre que o anúncio tiver a chance de ser exibido para alguém do seu público nas plataformas da Meta, como Facebook, Instagram e Messenger, ele entrará em um leilão que determina quem deve vê-lo. O objetivo de um leilão é simples: parear seu anúncio com as pessoas no seu público com maior probabilidade de ter interesse nele.
Ele ajuda você a obter o maior número de resultados possível para seu orçamento e fornece uma experiência positiva e relevante para seus clientes.
Ao contrário dos leilões tradicionais que escolhem um vencedor com base no lance mais alto, o sistema de leilões da Meta analisa vários fatores igualmente para determinar qual anúncio deve ser exibido.
Os anúncios com melhor desempenho no nosso leilão combinam cinco componentes: objetivo certo, direcionamento, orçamento suficiente, duração suficiente e criativo do anúncio atraente.
Crie conexões duradouras com clientes com os anúncios do Facebook e do Instagram, bem como os anúncios de clique para o WhatsApp e o Messenger.
Bilhões de pessoas usam os apps da Meta para se conectar e explorar tópicos com os quais se importam. Seus anúncios da Meta podem ser exibidos conforme seus clientes exploram o Feed do Facebook, assistem ao Instagram Reels ou verificam a caixa de entrada do Messenger.
Empresas como a sua usam os anúncios da Meta para aumentar as vendas online, gerar tráfego no estabelecimento e encontrar novos clientes.
Como as redes sociais aparecem nos resultados de pesquisa do Google?
As redes sociais estão em toda parte e, claro, não seria diferente no Google. Quando você faz uma busca, os resultados não são apenas páginas de sites, mas também perfis, postagens e conteúdos vindos das principais redes sociais.
A maneira como suas redes aparecem no Google pode variar bastante, dependendo da plataforma. Vamos dar uma olhada em como cada uma delas se comporta nos resultados de pesquisa:
Facebook: perfis e páginas de empresas no Facebook podem aparecer nos resultados orgânicos do Google. Isso inclui postagens públicas, eventos e até mesmo grupos. Quanto mais otimizado for o seu perfil, maior a chance de ele aparecer no topo das pesquisas;
Instagram: ainda que o conteúdo do Instagram não seja tão fácil de indexar, perfis públicos e postagens podem aparecer nas buscas, principalmente se forem mencionados em outros sites ou plataformas. Usar hashtags populares e palavras-chave estratégicas na bio ajuda;
X (antigo Twitter): o Google adora tweets! Postagens do X são frequentemente exibidas em tempo real nos resultados de pesquisa, especialmente em tópicos quentes e discussões populares;
Quora: como plataforma de perguntas e respostas, o Quora é muito bem indexado pelo Google. Respostas detalhadas, links relevantes e perfis completos têm grande potencial de aparecer nos primeiros resultados de busca, principalmente quando a pergunta é relacionada a tópicos populares;
Reddit: o Reddit, famoso por suas discussões de nicho, aparece frequentemente nos resultados do Google. Se o seu perfil ou post estiver relacionado a um tópico muito buscado, há boas chances de ele ganhar destaque nas pesquisas;
TikTok: o TikTok, sendo uma rede mais recente, já começou a aparecer nas pesquisas do Google. Perfis públicos e vídeos populares podem ser exibidos, especialmente se eles forem compartilhados em outras plataformas ou ganharem relevância em pesquisas de tendências;
YouTube: como propriedade do Google, o YouTube é uma das redes sociais mais visíveis nas buscas. Vídeos otimizados com títulos, descrições e tags adequadas aparecem com grande frequência, e seu canal pode ser uma porta de entrada para muito mais do que só visualizações;
LinkedIn: perfis profissionais e páginas de empresas no LinkedIn são bem otimizados para aparecer no Google. Isso é ótimo para profissionais que querem destacar suas competências ou empresas que buscam reforçar sua presença no mercado;
Threads: embora seja uma plataforma mais nova, o Threads já começou a mostrar sinais de integração com as buscas do Google. Perfis e discussões públicas podem aparecer;
Pinterest: o Pinterest é uma rede social extremamente amigável ao Google. Pinboards e perfis públicos são frequentemente exibidos nos resultados de busca, e se o conteúdo visual for relevante para a pesquisa, ele pode facilmente ganhar destaque.
Você já reparou que as redes sociais podem aparecer em diferentes lugares na página de resultados do Google?
Não é só nos resultados orgânicos que seus perfis podem dar as caras. Existem várias áreas estratégicas onde eles podem aparecer, aumentando ainda mais as chances de serem descobertos.
Se você tem uma empresa, pode integrar suas redes sociais ao seu perfil no Google Meu Negócio.
Isso permite que as pessoas encontrem seu negócio nas buscas locais e ainda tenham acesso direto às suas redes sociais, o que é perfeito para quem quer promover uma interação mais rápida com o público.
Já viu aquelas caixas informativas que aparecem no canto direito do Google, com informações sobre pessoas ou marcas?
Esse é o grafo de conhecimento, e suas redes sociais também podem aparecer ali, principalmente se você for uma figura pública ou sua marca tiver alta relevância.
Em alguns casos, os posts recentes das suas redes sociais podem ser exibidos diretamente nos resultados de busca. Isso acontece com mais frequência em redes como o Twitter (agora X) e o Google Meu Negócio, mas outras plataformas também podem ter destaque.
Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), a primeira coisa que vem à mente geralmente são os sites e blogs.
Mas você sabia que o SEO também é super relevante para as redes sociais? Sim! Ele pode ser o seu grande aliado para fazer com que os perfis das suas redes sociais ganhem destaque nos resultados de busca.
SEO para redes sociais significa otimizar seus perfis e conteúdo para que eles sejam encontrados facilmente tanto dentro das plataformas de redes sociais quanto nos motores de pesquisa.
Isso envolve o uso estratégico de palavras-chave, links, descrições bem elaboradas e até mesmo o formato das suas postagens.
A principal diferença entre o SEO de sites e o SEO para redes sociais é que, no caso das redes, você está lidando não só com o algoritmo do Google, mas também com os algoritmos das próprias plataformas.
Ou seja, existem duas formas de SEO para redes sociais: uma para aparição nos resultados dos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.) e outro para aparição dentro da própria rede social.
Como colocar suas redes sociais no topo das pesquisas do Google.
Você já se perguntou por que algumas redes sociais aparecem logo de cara nas pesquisas do Google, enquanto outras ficam perdidas no limbo da internet? É como uma piada que rola nos bastidores do mundo do marketing: o melhor lugar para esconder um cadáver é na segunda página do Google.
O truque de mágica (ou melhor, a ciência) por trás das primeiras colocações chama-se otimização. Por meio desta técnica, é possível que, ao digitar o nome da sua marca, seu perfil pessoal ou produto no maior buscador do mundo, o usuário aterrisse em uma das suas redes, exatamente como nos sites e blogs!
Existem diversos pontos estratégicos onde suas redes sociais podem brilhar na página de resultados do Google, também conhecida como SERP (Search Engine Results Page).
Desde os resultados pagos até os orgânicos, sem esquecer o famoso Google Meu Negócio, há muitas maneiras de garantir que seus perfis apareçam e chamem a atenção.
Mas, além disso, o algoritmo está de olho no que você posta, como você organiza suas informações e até nas palavras-chave que você utiliza.
Em terra de Instagram, quem não tem filtro é rei? É isso que o app BeReal propõe: fotos reais e sem edição, que devem ser tiradas e publicadas quando o usuário receber a notificação do aplicativo.
O app já foi baixado por mais de 20 milhões de usuários após ganhar repercussão em vídeos do TikTok. Seu criador, Alexis Barreyat, tinha a intenção de criar um ambiente diferente das redes sociais convencionais, onde os usuários utilizam filtros e edições em suas fotos e vídeos.
Após baixar e se cadastrar no app, o usuário recebe uma notificação em um horário aleatório do dia e tem até 2 minutos para tirar duas fotos (que são capturadas ao mesmo tempo), uma com a câmera frontal do celular e outra com a câmera traseira. A intenção é que a pessoa mostre aos amigos o que está fazendo naquele momento.
Caso o usuário não goste das fotos, é possível tirar novamente dentro destes mesmos 2 minutos, porém nesse caso o aplicativo envia notificações aos amigos para informar quantas tentativas foram feitas naquela publicação.
É importante lembrar que a rede não permite que o usuário utilize filtros, afinal, a proposta é que tudo seja o mais real possível.
Além disso, caso você não consiga tirar sua foto na janela de tempo após a notificação, o app permite que você tire depois. Mas, claro, ele vai te dedurar para os seus amigos e avisar que o clique veio atrasado ?
O BeReal não possui perfis públicos, portanto, os usuários podem escolher se suas fotos serão exibidas publicamente ou apenas às pessoas que forem adicionadas ou aceitas como amigos na rede.
A imagem ficará disponível até que o aplicativo envie uma nova notificação no dia seguinte. Outro ponto é que a foto precisa ser tirada com a câmera do próprio app e não é possível fazer upload de imagens da sua galeria.
Vale esclarecer também que o BeReal não possui curtidas, porém é possível reagir com os RealMojis, selfies dos próprios usuários que desejam reagir à foto, imitando um emoji.
De forma simplificada, podemos definir landing pages como uma página de destino ou aterrissagem que têm como principal objetivo: a conversão.
Elas são criadas com menos elementos do que um site tradicional, com CTAs (Call-to-action) específicos que evitam distração do internauta e facilitam na conquista da persona desejada.
Peça-chave em uma estratégia de marketing, as Landing Pages possuem uma oferta de valor central com um objetivo específico, onde o usuário geralmente irá precisar se inscrever em um formulário para obter alguma espécie de compensação.
Nesse formulário, o internauta geralmente preenche informações básicas, como nome, telefone e e-mail, para se obter a bonificação que deseja, tornando-se dessa forma um lead e criando uma relação com a empresa.
Dessa forma, para obter os resultados esperados você cria uma página com um objetivo central, como por exemplo, focado em divulgar um ebook com dicas para o seu trabalho.
No Brasil o termo site é bem popular, no entanto, para entender melhor o que o termo representa, é necessário analisar a palavra do idioma inglês website, onde “web” corresponde a rede mundial de computadores (world wide web) e “site” significa lugar. Dessa forma, podemos dizer que website significa “lugar na rede”.
Tecnicamente podemos descrever o termo site como um conjunto de páginas web que podem ser acessados de qualquer lugar através do protocolo HTTP na internet.
Estas páginas são organizadas a partir de um URL básico e geralmente são arquivadas em um mesmo diretório de servidor.
Para criar um site é necessário adquirir um domínio, ou seja, o WWW.SUAEMPRESA.COM.BR.
Vale lembrar que a extensão mais popular utilizada no Brasil, é o .COM.BR, no entanto, para escolher essa opção é necessário verificar se o domínio está disponível.
Você pode fazer essa consulta no site Registro.br. E se o nome escolhido estiver indisponível, o próprio órgão irá disponibilizar algumas sugestões para sua escolha.
Para armazenar todos os arquivos que serão disponibilizados no site, como imagens, vídeos, textos, entre outros, será necessário contratar um serviço de hospedagem.
✍⌨ Criar conteúdo relevante é mais difícil do que nunca. Os algoritmos de mídia social reduziram drasticamente o alcance do conteúdo orgânico. Estudos mostram que o uso na maioria das redes está caindo lentamente ano após ano. E há mais concorrência aumentando o barulho todos os dias.😎
Com todos esses obstáculos colocados em seu caminho, o sucesso deve estar bem mais dificil, certo? Se você estiver à altura do desafio de se destacar nas redes sociais, isso certamente vai ajudar muito a sua empresa conquistar novos clientes.🛒💰
As próprias redes sociais deixaram claro que não estão fazendo favores a ninguém e, portanto, cabe a você criar conteúdo que as pessoas naturalmente queiram consumir, com ou sem ajuda de um algoritmo.💻🖱
Criamos conteúdos relevantes para sua empresa, sobre seus produtos ou serviços.✍📝
A busca orgânica ou também conhecida como resultados orgânicos são as páginas e links que são exibidos “naturalmente” em um mecanismo de busca como o Google, por exemplo. Para apresentar esses resultados aos usuários, os buscadores “cruzam” diversos atributos como:
Os fatores são muito mais que esses, mas em geral, não se sabe verdadeiramente quantos atributos são considerados para que uma página ou conteúdo seja bem posicionado, tendo em vista que esses atributos variam constantemente, mas alguns já são bem conhecidos e trabalhados por muitas empresas.
⠀
A busca paga é o resultado de outra estratégia de marketing digital.
Os links patrocinados como são mais conhecidos funcionam pela escolha de palavras-chaves estrategicamente pensadas para serem condizentes com o que os usuários procuram.
A busca paga como o próprio nome diz é uma ferramenta onde se investe determinado valor para ter mais visibilidade nos mecanismos de buscas.
Apesar de ser importante direcionar os esforços de marketing para a persona do negócio, com a Internet, é possível aumentar a abrangência das campanhas. Dessa forma, além de oferecer conteúdos mais adequados para o seu público, você atinge potenciais clientes que jamais teriam a oportunidade de conhecer a sua empresa se não fosse pela alta disponibilidade e acessibilidade da Internet.
Por exemplo, antes do Marketing Digital, se você quisesse atingir um grande número de pessoas de forma geolocalizada, teria que procurar uma empresa de publicidade local e criar um outdoor, fazer um anúncio na rádio ou escolher um canal televisivo regional.
O conteúdo teria um grande alcance, entretanto, quem garante que o anúncio seria relevante para todos que acessaram as informações?
Com o Marketing Digital, você consegue planejar melhor as suas ações e pagar por uma publicidade que será vista apenas por quem realmente enxerga valor no seu produto ou serviço, aumentando assim a sua perspectiva de venda e o ROI da sua estratégia.
Estratégia de Marketing Digital - Anúncios on-line.
Os anúncios on-line podem ser onerosos, mas são eficazes em gerar tráfego para o seu site e propriedades Web. Eles permitem escolher o que será exibido e em quais canais será feita a veiculação.
A ACM Marketing Digital faz a criação de de campanhas de link patrocinados nos principais buscadores, Google, Bing e Yahoo.
O marketing de conteúdo engloba todo o conteúdo on-line que você produz, desde vídeos hospedados on-line a publicações de blogs e livros digitais que você escreve e elabora. Empresas de todos os tipos e tamanhos, estão gerando conteúdos novos por todos os canais digitais.
A ACM Marketing Digital faz a criação e postagens de conteúdo relevantes para sua empresa.
Estratégia de Marketing Digital - Análise de dados.
A análise pode ser feita a partir de diversos canais digitais, fornecendo assim dados e insights valiosos. Essas informações podem ajudar a melhorar as suas estratégias de marketing digital atuais e futuras.
A ACM Marketing Digital fornece relatório com analise de desempenho das principais plataformas de redes sociais, e buscadores.
Estratégia de Marketing Digital - Marketing por e-mail.
O marketing por e-mail é a alternativa mais rápida ao correio tradicional. Trata-se de um método rápido e de baixo custo para entrar em contato com clientes atuais e propectar potenciais clientes.
A ACM Marketing Digital faz a criação de e-mail marketing profissional, como emissão de relatórios com taxa de entrega, taxa de abertura dos e-mails.
Estratégia de Marketing Digital - Experiência móvel.
Não podemos nos esquecer da experiência móvel, afinal, os dispositivos móveis são responsáveis por 70% do tráfego da internet. Sempre que for fazer algo relacionado ao marketing digital, imagine como deve ser a experiência móvel dessa iniciativa, pois é muito importante que ela seja tão satisfatória quanto a experiência tida pelo computador.
Segundo pesquisa feita pela mLabs sobre as Perspectivas do mercado digital em 2020, o LinkedIn foi identificado como a maior tendência de redes sociais para 2020.⠀💻🖱
⠀
A plataforma está em alta, e conquista cada vez mais usuários, sendo ótima para realizar networking e para divulgação de produtos e serviços B2B.⠀🎯
⠀
Confira algumas das principais vantagens em anunciar no LinkedIn Ads:⠀
⠀
✔Retorno sobre investimento: o LinkedIn ainda não é a preferência de investimentos em anúncios por muitas marcas, portanto, isso se torna uma vantagem para quem vai começar a investir nela, pois o alcance é maior com um custo menor, devido à baixa concorrência;⠀
⠀
✔Segmentação: já falamos do Facebook e Instagram sobre segmentação, porém, no LinkedIn, a segmentação pode ser feita de uma forma muito diferente. Os usuários precisam colocar seus cargos na rede e costumam informar histórico, descrições de habilidades e várias outras informações relevantes para quem vai anunciar na rede. Para um negócio B2B isso é muito vantajoso, pois permite a veiculação direta para os tomadores de decisão de uma empresa, por exemplo;⠀
⠀
✔Recursos exclusivos para captação de leads: o LinkedIn tem um suporte muito forte para quem deseja realizar negócios através da rede, ajudando muito as marcas que operam no modelo B2B. A rede conta com a plataforma LinkedIn Sales Navigator, que facilita significativamente a comunicação e venda para usuários.⠀
O Instagram é uma rede social que bomba já há algum tempo, sendo a 6 a rede social mais utilizada mundialmente!⠀🎯
⠀
A plataforma conta com recursos muito divertidos, que permitem um ambiente interativo, onde reina a criatividade e inovação nas diferentes maneiras de utilizar as funcionalidades.⠀
⠀
Conheça os principais benefícios de veicular anúncios no Instagram Ads:⠀👇😉
⠀
Alta interatividade e engajamento: os recursos da rede como Stories, Stickers, GIFs e filtros – que os próprios usuários podem criar – são diferenciais dessa rede social. Eles possibilitam de forma prática e divertida que os usuários interajam com os seus conteúdos, uma ótima alternativa para quem busca mais engajamento e proximidade do público;⠀
Amplo alcance: por ser a 6a rede social mais utilizada, o Instagram também é uma ótima maneira de aumentar o alcance e o reconhecimento da marca, principalmente através da divulgação de bons anúncios, que podem ser compartilhados nos Stories dos usuários;⠀
Segmentação do público: assim como no Facebook, o Instagram também oferece diferentes formas de segmentação do público para que você tenha mais assertividade nos anúncios.
⠀
Para criar e veicular anúncios nos Stories e no feed do Instagram, assim como no Facebook, você pode utilizar o Gerenciador de Anúncios, escolher o objetivo de marketing específico para trabalhar no Instagram e o público que deseja alcançar.⠀📢💯
Quais são os benefícios de anunciar nas redes sociais?💻🖱🎯⠀
⠀
Confira os principais benefícios em anunciar nas redes sociais:🛒💸⠀
⠀
✔ Autonomia para escolher o orçamento.⠀
Uma das grandes vantagens em utilizar os anúncios nas redes sociais é a possibilidade de limitar o investimento com base em seu orçamento.⠀
⠀
Pelas das plataformas é bem simples fazer isso, e você tem total controle sobre o valor a ser investido, podendo pausar campanhas na hora que quiser.⠀
⠀
Essa autonomia permite que pequenas e médias empresas invistam com mais facilidade nas redes sociais, sendo que não há um valor mínimo de investimento.⠀
⠀
✔Aumento do reconhecimento da marca.⠀
Outra vantagem do Social Ads é que mesmo que um anúncio não gere conversões e receita imediata, ele proporciona um benefício que não tem preço: o reconhecimento de marca.⠀
⠀
As redes sociais são utilizadas por um número gigantesco de usuários, logo, a sua marca com certeza será mais conhecida entre o público, reforçando sua posição no mercado e podendo gerar muitos benefícios no futuro.⠀
⠀
✔Geração de tráfego para outros canais da marca.⠀
Com uma estratégia de comunicação com canais interligados, você pode utilizar diferentes redes sociais para direcionar o público para o seu site ou e-commerce.⠀
⠀
É possível, por exemplo, criar anúncios e gerar tráfego qualificado de cada rede social para a página de venda de um produto específico, ou para uma landing page.⠀
A campanha do Outubro Rosa 2024 tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativos aos câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.
O Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Essa campanha vem sendo considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.
Câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.
A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
O diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida. É importante informar as mulheres e os profissionais de saúde sobre o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como organizar a rede de atenção à saúde para garantir o acesso rápido e facilitado ao diagnóstico e tratamento da doença. A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.