
AS 6 TENDÊNCIAS DE
MARKETING DIGITAL QUE ESTÃO FUNCIONANDO EM 2017
É fato que o universo online já se
tornou uma realidade presente na vida de milhões de pessoas. Com isso, cada vez
mais empresas percebem a importância de investir em ações de Marketing Digital
para aumentar sua lucratividade. Não considerar a internet como estratégia de
negócios, nos dias de hoje, é um verdadeiro tiro no pé.
Mas para acompanhar as transformações
trazidas pelo mundo virtual, é preciso ter atenção. Afinal, várias
mudanças ocorreram desde o surgimento da internet, e o ano de 2017 está sendo marcado
por muitas inovações.
A seguir, compartilhamos as 6
tendências de Marketing Digital mais relevantes para acompanhar de perto.
Confira!
1. MULTIPLICIDADE DE
CANAIS
A comunicação entre marcas e
consumidores passou a ser descentralizada e conta, agora, com um universo
de possibilidades.
Se antes as pessoas eram
alcançadas por um único veículo de comunicação, hoje o cenário é completamente
diferente. Isso se deve principalmente ao fato de as pessoas terem acesso
facilitado às informações e se tornarem, também, produtoras de conteúdo.
O esforço das empresas para
interagir com a persona e sincronizar os canais deve ser ainda maior, pois
o monólogo das marcas acabou. Portanto, estar presente no máximo de canais
possível é uma estratégia interessante para tornar sua comunicação multicanal
mais eficiente.
É fundamental atentar-se ainda para
gerar uma experiência positiva em cada ponto de contato entre o cliente e a
marca. Afinal de contas, não adianta ter um atendimento excelente nas redes sociais se,
quando o consumidor vai até a sua empresa, ele se sente desrespeitado pelo
atendente.
2. MOBILE MARKETING
De acordo com uma pesquisa divulgada
pelo IBGE em 2016, o acesso à internet pelo celular ultrapassou os acessos via
computador. Ou seja, os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados
no cotidiano das pessoas.
Mais interessante do que isso é
perceber que os consumidores utilizam os celulares não só como ferramenta de entretenimento,
mas como ferramenta de consumo também.
Sem dúvidas, as empresas que não se
adaptarem a essa tendência perderão muitas oportunidades de gerar negócios.
Para evitar que isso aconteça, invista em um site com design responsivo
(totalmente adaptado para dispositivos móveis) e permita que o seu público
tenha contato com a sua marca de onde ele estiver.
Além disso, sabemos que o Google
valoriza os sites que conseguem entregar uma experiência positiva para o
usuário. Assim, ter um layout compatível com esses dispositivos é bem-visto
pelo mecanismo de busca. Consequentemente, aliado às técnicas de SEO, o seu
site terá mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google.
3. A TECNOLOGIA É UMA DAS
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL
As estratégias trazidas pelo novo
Marketing, chamado de Inbound Marketing, necessitam de tecnologia para serem
aplicadas com excelência. Com a automação de Marketing, por exemplo, é possível
entender a persona e, com isso, entregar conteúdo relevante no momento ideal.
Essa tecnologia permite rastrear o
comportamento do consumidor para que a empresa crie a sua jornada de compra.
Dessa forma, será possível conduzi-lo por meio de várias ações, até o momento
de se tornar um cliente.
É uma maneira de automatizar a
comunicação de forma estratégica e inteligente. Com a automação, você otimiza
tempo e diminui consideravelmente o custo de aquisição de novos clientes.
Com esse recurso, a empresa pode
nutrir e educar leads que ainda não estão propensos à compra. Assim, é possível
entregar potenciais clientes mais qualificados para o time comercial entrar em
contato.
Além disso, uma das principais
vantagens do uso da tecnologia é a possibilidade de aprimorar uma estratégia a
qualquer momento. Os aplicativos e relatórios que existem no mercado para
mensurar as ações digitais são excelente aliados na tomada de decisões. Afinal,
coletar dados sobre fontes de aquisição de tráfego, rastreamento de conversões,
entre outros aspectos, é fundamental para otimizar campanhas e maximizar os resultados.
4. UMA DISPUTA ACIRRADA
ENTRE FACEBOK ADS VS. GOOGLE ADWORDS
O Facebook tem investido muito em
alterações constantes na sua plataforma de anúncios, com intuito de melhorar
ainda mais a experiência dos anunciantes. As possibilidades avançadas de segmentação
aumentam a efetividade das campanhas.
No Facebook Ads, entre outras
possibilidades disponibilizadas pela plataforma, é possível subir com uma lista
de e-mails para que a rede exiba seus anúncios para essas pessoas ou, até
mesmo, fazer remarketing por meio de um pixel de conversão instalado no
site.
Sem falar que o custo para anunciar
no Facebook é bem menor do que no AdWords. Na rede social, a empresa pode
investir até mesmo R$ 5,00 por dia e alcançar resultados positivos —
diferentemente do que acontece na plataforma de anúncios do Google, que exige
investimentos maiores.
É importante destacar que ambas as
soluções são interessantes e a grande tendência é a incorporação delas na
divulgação online. Com o Facebook Ads, é provável
que o seu
negócio alcance pessoas que estão nas
fases superiores do funil, longe do estágio de venda.
Já no AdWords, os consumidores estão
em busca de produtos e serviços para tomarem a decisão de compra. Por essa
razão, optar pelas duas formas de anunciar na internet pode trazer um
diferencial competitivo interessante: todos os leads serão alcançados,
independentemente da sua fase no funil de vendas.
5. OS VÍDEOS COMO PARTE
ESSENCIAL DA COMUNICAÇÃO
A popularização da tecnologia
facilitou o acesso das pessoas às ferramentas de comunicação de maneira
extraordinária. Com isso, os vídeos ganham cada vez mais espaço na relação
entre marcas e consumidores.
O formato dinâmico, com um poder
fantástico de contar histórias, envolve, encanta e vende. Segundo uma pesquisa
realizada pela Wyzowl, 73% das pessoas disseram que passaram a comprar de uma
empresa depois de assistir a um dos seus vídeos.
Os vídeos também são excelentes
ferramentas para educar os potenciais clientes. Ainda de acordo com a pesquisa,
44% das pessoas preferem aprender sobre um produto ou serviço com os vídeos.
A efemeridade das coisas valoriza
ainda mais conteúdos com formatos mais ágeis como o dos vídeos. Portanto,
investir nesse tipo de comunicação é uma excelente oportunidade para fidelizar
clientes e atrair novos.
6. SEO AVANÇADO
As mudanças frequentes que acontecem
no algoritmo do mecanismo de busca mais influente do mundo impactam diretamente
os negócios. Por isso, sempre é preciso ter atenção a essas transições
para não perder oportunidades de alcançar o seu público.
As menções em redes sociais terão
cada vez mais peso nas estratégias de SEO e
essa é uma das principais tendências. Além disso, o SEO local também possui
muito impacto, se considerarmos a força dos dispositivos móveis nas estratégias
de Marketing Digital.
Mais importante do que estar na
internet é ter uma estratégia consistente. Afinal, uma presença digital não
consiste em apenas ter uma página nas redes sociais, mas em criar ações de
forma sincrônica e coerente com a essência da marca em todos os canais em que a
sua persona está.
Agora que você já sabe as principais
tendências de Marketing Digital deste ano, que tal compartilhar a sua
experiência com as ações que citamos? Deixe seu comentário aqui no post e
participe!
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