COMO
USAR O INSTAGRAM PARA NEGÓCIOS.
O apelo
visual que o Instagram propõe é um atrativo para várias empresas que pretendem
expor seus produtos e serviços na internet, de forma estratégica. Contudo,
agora as marcas podem se aprofundar um pouco mais com relação às métricas e
outros recursos disponíveis.
Esta é a
oportunidade para as empresas conquistarem o seu público de vez! Além de
acompanhar o número de curtidas e visualizações, a rede social lançou o
Instagram for Business (Instagram para negócios).
Esta ferramenta permite criar novos perfis de
negócios, visualizar outras métricas e ainda oferece a possibilidade de criar
anúncios direto da plataforma. Isso evidencia cada vez mais o potencial do
Instagram para negócios nas estratégias de marketing digital.
COMO UTILIZAR O INSTAGRAM PARA NEGÓCIOS?
Não basta
apenas estar presente no Instagram para conquistar resultados positivos. É preciso
conhecer todos os recursos que a rede oferece para se destacar no mercado e
gerar negócios.
Para
tanto, falaremos a seguir das funcionalidades disponíveis no Instagram for
Business para começar a sua estratégia agora mesmo.
BUSINESS PROFILES
Vamos
começar pelos Business profiles, que funciona como um perfil corporativo. Assim
como no Facebook, as empresas passam a ter um espaço diferenciado de uma conta
pessoal no Instagram.
Além
disso, as marcas podem optar pela melhor maneira de os consumidores falarem com
a empresa – e-mail, telefone ou mensagem – por meio do botão “contato” que
aparece ao lado do botão “seguir”.
Com os
Business profiles, também é possível acessar métricas relevantes e criar
anúncios para promover os posts. Somente as empresas que possuem página no
Facebook conseguem abrir perfis institucionais no Instagram.
INSIGHTS
Sabemos
que qualquer ação no ambiente digital deve ser mensurada frequentemente. Dessa
forma, a empresa tem a chance de aprimorar a sua estratégia para alcançar
resultados positivos.
Pensando
nisso, o Instagram disponibiliza estatísticas sobre alcance, impressões e
engajamento dos posts. Assim como informações sobre o horário mais utilizado
pelos seguidores e dados sobre a audiência, como gênero, idade e localização.
PROMOÇÃO
Parecido
com o formato de impulsionamento de postagens do Facebook, nesta ferramenta é
possível transformar alguns posts em anúncios. A publicação pode ser promovida
durante o período que a empresa definir. A segmentação do público pode ser feita
pela empresa ou o Instagram realiza automaticamente.
Com uma
concorrência cada vez mais intensa na rede, investir em publicidade é uma
tática muito eficiente para se destacar e conquistar mais visibilidade para o
negócio.
COMO ACESSAR O INSTAGRAM PARA NEGÓCIOS?
Para
acessar a novidade, a marca deve ter uma página no Facebook conectada ao
Instagram com pelo menos 100 seguidores. É preciso ir ao menu de configurações
do Instagram, selecionar o ícone do perfil empresarial e preencher o
formulário.
Se você
ainda tem dúvidas sobre como utilizar o Instagram para negócios, nós vamos
ajudar! Apresentamos abaixo 4 dicas infalíveis para ter sucesso nessa rede
imediatamente!
1. TENHA UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DEFINIDA
Uma presença
digital consistente não se resume apenas em estar na
internet, pois é preciso estratégia. No Instagram não é diferente e, ao
contrário do que muitos empresários imaginam, é possível gerar negócios nas
redes sociais. Portanto, não enxergue a atuação da marca no Instagram de forma
pessoal.
Para
transmitir credibilidade, tenha uma sequência de postagens frequente e em
sinergia com o que a sua persona deseja. Ou seja, criar publicações só porque
muitas empresas estão compartilhando pode comprometer a imagem de uma marca
negativamente.
Por isso,
crie um conteúdo diversificado, com fotos dos bastidores da empresa, frases
inspiradoras, sorteios e promoções de produtos e serviços.
Embora o
Instagram seja um excelente espaço para se tornar uma vitrine das soluções
oferecidas, é preciso ter cuidado. Lembre-se de aplicar a regra 80/20, sendo
80% de publicações diversas e 20% relacionados à divulgação direta dos produtos
e serviços. Desse modo, o consumidor não se cansa e o engajamento do perfil só
aumenta!
2. INTERAJA COM OS SEUS SEGUIDORES
Um erro
bastante comum entre várias empresas é negligenciar a interação do público. Isto
é, as pessoas estão nas redes sociais para conversar e isso é muito positivo.
A relação
entre marcas e consumidores é cada vez mais humanizada. Se as pessoas
comentarem, mencionarem a empresa, a marca deve se posicionar prontamente.
Isso
demonstra que a empresa está de fato presente no Instagram e se mostra
receptiva às interações do seu público, o que fornece mais abertura para
que outras pessoas também iniciem um diálogo. Portanto, não perca as
oportunidades de se relacionar com a sua persona!
3. DEDIQUE UM TEMPO PARA MENSURAR OS RESULTADOS
Medir os
resultados nunca foi tão importante, especialmente quando o assunto é o mundo
digital. Aproveite a ferramenta Insights para monitorar o desempenho da empresa
na rede e, sobretudo, analisar o interesse da audiência.
Isto é, o
baixo engajamento das pessoas com as publicações, por exemplo, pode revelar uma
grande falha no conteúdo.
Até mesmo
o perfil demográfico dos seguidores pode fornecer insights poderosos para
melhorar o tom das postagens e atrair o interesse dos potenciais clientes.
4. CRIE ANÚNCIOS IRRESISTÍVEIS
Já
falamos anteriormente sobre a disputa pela atenção dos consumidores, que está
cada vez mais intensa nas redes sociais. Para se destacar, é indispensável
investir na criação de anúncios, pois é uma alternativa para potencializar o
alcance das postagens e gerar mais visibilidade.
Impulsionar
algumas publicações reforça o posicionamento de marca da empresa e pode
aumentar inclusive o número de clientes. Por isso, as imagens dos anúncios
devem ser muito atraentes e capazes de captar o interesse das pessoas em apenas
alguns instantes.
As promoções também são excelentes “iscas” para
potencializar com a publicidade. Além de aumentar o volume de seguidores, pode
resultar em um aumento de vendas.
Pense nisso!
Embora as
estratégias aqui mencionadas sejam muito eficientes no Instagram para negócios,
tudo depende de um planejamento bem estruturado. Sem planejar, qualquer
resultado é aceitável, então, para evitar que isso aconteça com o seu negócio,
planeje cada estratégia antes de executar!
Além de
evitar erros terríveis, você tem a oportunidade de maximizar o retorno sobre o
investimento quando prevê cada ação.
Pronto para começar a utilizar o Instagram para
negócios? Aproveite também para se manter atualizado e seguir-nos nas redes
sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
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