AS INDÚSTRIAS
DEVEM INVESTIR EM ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL?
O mercado
vem se transformando a cada dia. Com a ajuda da internet, a distância entre a
indústria e o cliente final foi reduzida drasticamente. Com isso, surgiram
grandes oportunidades para que os empreendedores possam explorar esse mercado e
buscar melhores resultados.
Porém, para alcançar os objetivos é preciso muito trabalho
e dedicação, analisando as estratégias de marketing digital para indústrias.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS
Se
olharmos em um passado não tão distante veremos que as indústrias tinham como
principais clientes os revendedores e distribuidores. O foco era a produção:
produzir em grande escala, com qualidade e custos baixos.
Os
fabricantes não tinham contato com o cliente final. Sua estrutura era
completamente voltada para a produção.
Os
distribuidores possuíam vários canais de vendas, fazendo contato direto com os
clientes. Eles deveriam possuir uma estrutura física e profissionais treinados
para atender o público.
Nesse
modelo de negócio, o lucro é dividido entre a indústria e os distribuidores,
tendo ainda os custos relacionados ao transporte, armazenamento, impostos,
entre outros.
Então,
começaram a surgir as soluções do e-commerce. Com um site, as empresas ganharam
a opção de oferecer suas produções diretamente para os clientes finais, sem a
necessidade de um intermediário ou da estrutura de uma loja física.
A margem
de lucro era maior e a indústria poderia oferecer experiências de compra mais
agradáveis aos clientes, já que os distribuidores não tinham tanto conhecimento
sobre os produtos oferecidos, uma vez que trabalhavam com um extenso leque de
opções, de vários fabricantes.
Mas se os
produtores queriam trabalhar diretamente com os consumidores, eles precisaram
investir em capacitação, aprendendo sobre as principais estratégias de
marketing digital para indústrias e aplicando em seus negócios.
No
próximo tópico vamos mostrar quais são essas técnicas e o que elas podem fazer
pelo seu empreendimento.
AS MELHORES ESTRATÉGIAS ONLINE
1.
INVISTA EM UM BOM
SITE
O site da empresa funciona como a loja física. Deve ser um
ambiente agradável e convidativo, onde o visitante encontre com facilidade
tudo aquilo que procura.
As
informações devem estar acessíveis. Qualquer usuário, independentemente do seu
nível de conhecimento sobre e-commerces, deve conseguir realizar uma compra ou
acessar informações.
Além
disso, com a crescente utilização dos dispositivos móveis para acessar a
internet, é fundamental investir em um site responsivo, ou seja, um ambiente
que se adapte à tela do seu dispositivo, sem perder a qualidade e facilidade de
leitura.
Lembre-se de criar mecanismos para garantir a segurança dos dados informados
pelos clientes. Se esse ponto não for levado em conta, pode ser um limitador de
vendas.
2. ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais são
ótimas ferramentas do marketing digital para indústrias. Elas permitem a
aproximação com o cliente final, avaliando suas necessidades, características e
expectativas.
Cada rede
tem suas peculiaridades, então é preciso entendê-las. Analise o seu
público-alvo e descubra qual ou quais redes são mais utilizadas.
Estando
presente nas plataformas, com um perfil ou página cadastrado, interaja com o
público, respondendo aos questionamentos, apresentando as novidades da marca e
avaliando as respostas dos seus clientes.
3. TENHA VÁRIOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Toda
empresa precisa criar canais de comunicação para que o público entre em
contato, se necessário, de maneira rápida e prática. Aquelas ligações
telefônicas, em que se perdiam horas e horas aguardando um responsável
para solucionar um simples problema, não devem existir mais.
O site
deve mostrar opções de contato, como um e-mail, telefone, chat online, redes
sociais ou, até mesmo, aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
4. CRIE CONTEÚDO
Uma das
estratégias mais extraordinárias do marketing digital para indústrias é a
criação e divulgação de conteúdo. O marketing de conteúdo é um acompanhamento
da transformação do mercado.
Um
consumidor busca informações para embasar sua decisão de compra. Ele começa
como um desconhecido, até mesmo sem saber que tem um problema. Então, com os
conteúdos divulgados pela marca, ele descobre um problema e começa a buscar
dados para a solução.
Depois de
algumas análises, o lead avalia diferentes ofertas para escolher a melhor
opção. Essa é a jornada de compra.
Toda essa jornada deve ser nutrida com conteúdo,
pensando nas necessidades em cada estágio. A nutrição dos leads passa autoridade à marca, mostrando ao mercado que ela tem
todo o conhecimento necessário para solucionar os problemas e oferecer boas
experiências.
5. UTILIZE O E-MAIL MARKETING
O e-mail
marketing é uma das técnicas mais antigas do marketing digital. Porém, ela
ainda é uma das mais eficazes.
Manter
uma boa lista de contatos pode gerar ótimos resultados. Para isso, é indicado
segmentar sua lista, de acordo com o conhecimento e estágio na jornada de
compra.
Com uma
boa segmentação é possível enviar o conteúdo adequado para o público certo, no
momento correto.
Crie um
incentivo ao público para fornecer os dados de acesso. O cadastro em uma
newsletter, por exemplo, para envio de conteúdos exclusivos, é uma boa opção.
6. ANALISE SEUS DADOS
Qualquer que seja a estratégia adotada, é
imprescindível acompanhar seu desempenho. Essa análise de dados permite
que você identifique as melhores práticas e como cada recurso empregado
está impactando nos objetivos traçados.
Se a
análise não for feita, você pode estar investindo tempo e dinheiro em algo
desnecessário, sem resultado, deixando grandes oportunidades de lado.
O MARKETING DIGITAL E O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO
Como
vimos em nosso artigo, o marketing digital para indústrias deve ser muito
explorado. As estratégias permitem aumentar o conhecimento da marca, buscando
crescimento das vendas e uma posição de destaque no mercado.
Para ter
sucesso, invista em um bom site responsivo, esteja presente nas redes sociais,
crie vários canais de comunicação com o público, crie conteúdos relevantes,
utilize o e-mail marketing, use o poder das redes sociais e sempre analise seus
dados.
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