QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS DIRETÓRIOS DE BUSCA NA SUA
ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL.
Os
diretórios de busca foram os primeiros grandes aliados para quem desejava
divulgar sites na web. Entretanto, devido às mudanças dos critérios
de ranqueamento dos mecanismos de pesquisa, esse recurso passou a dividir
espaço com outras estratégias.
Mas
será que os diretórios são mesmo dispensáveis hoje em dia? Ainda que sejam
um recurso um pouco antigo do marketing digital, não dá para descartar sua importância em situações
específicas. Para alguns casos, ainda podem ser muito bons!
O
post a seguir vai trazer tudo o que você precisa saber sobre a atuação dos
diretórios de busca e esclarecer se eles ainda podem entregar resultados
satisfatórios.
A IMPORTÂNCIA DOS DIRETÓRIOS NO INÍCIO DE TUDO
Os
diretórios surgiram como o primeiro recurso para indexação de sites na web,
tornando-os visíveis especialmente nos mecanismos de busca do Google.
Essas ferramentas permitiam que os sites fossem cadastrados de forma
rápida e por subdivisões, criando até mesmo diretórios de prestadores de
serviços específicos.
Basicamente,
eles catalogavam os sites presentes na web reunindo tudo e dividindo por
diferentes especialidades. Entre suas vantagens está o fortalecimento dos
links, fator muito importante para a relevância da página.
Era
por meio do banco de dados dos diretórios que o Google tirava como base os
sites mais importantes para indicar nas buscas dos usuários. A ferramenta já
foi o principal recurso para divulgação de presença online, visando aumentar o
fluxo de visitantes para os sites.
Entretanto,
com o passar do tempo e as mudanças do algoritmo do Google,
o diretório foi gradativamente dividindo espaço com outras
estratégias.
OS DIRETÓRIOS DE BUSCA COMO RECURSO ATUAL
A
discussão existe e é pertinente: os diretórios de busca ainda conseguem fazer
algo de relevante pelo meu site? A resposta é: sim, desde que sejam usados da maneira
correta! Alguns fatores precisam ser bem definidos e considerados na hora
de investir nesse recurso.
Como
falamos, os diretórios hoje não são tão eficientes com o algoritmo do Google,
mas em casos específicos e da maneira correta, é possível tirar
proveito para tornar um endereço na web relevante.
Antes
de tudo, é importante ressaltar que eles devem ser utilizados como apoio às
estratégias de SEO, nunca sozinhos. Caso contrário, os resultados ficarão muito
abaixo do esperado.
Quando fazer.
Na
hora de indexar novos endereços na web, o Google utiliza dados de outros
sites que já estejam ranqueando esses links. Sendo assim, especialmente para os
novos endereços, é interessante fazer o registro nos diretórios de busca, pelo
menos inicialmente. Eles oferecem links de qualidade e relevantes para o
Google.
Uma
das vantagens dos diretórios é a possibilidade de tráfego referencial. Esse
recurso consiste em indicações do link do seu site em outras páginas ou blogs,
feitos de maneira natural quando é abordado algum tema relacionado ao seu tipo
de negócio. Por isso o termo “referencial”.
É
possível agregar boa popularidade e impulsionar um tráfego
considerável somente com esse primeiro passo de registro de um novo site,
mas é importante que isso seja feito com um diretório de qualidade.
Fundamental
fazer um trabalho completo
É
necessário considerar que essas ferramentas sejam combinadas também com outras
estratégias de SEO, já que elas cumprem um papel fundamental no
posicionamento de sites em rankings de buscas.
Além
do aumento de tráfego e da garantia de um bom ranqueamento nas pesquisas
de Google, o SEO permite também que os sites figurem no ilocal, uma
plataforma online que funciona como um diretório de fornecedores e
prestadores de serviço, divididos por categoria.
Nas
informações de cada uma dessas empresas, é possível encontrar todos os dados sobre ela, inclusive
links.
Fundamental
para pequenas e médias empresas
Alguns
dos principais mercados dos diretórios de busca atualmente são as pequenas e
médias empresas, que precisam de investimentos iniciais em estratégias de
marketing digital para ganharem um destaque rápido por meio de links de
qualidade.
Os
diretórios conseguem oferecer isso graças à consulta do Google, conforme
falamos. Por esse motivo, é importante que o investimento inicial dessas
empresas de menor porte seja nos diretórios de busca.
Além
disso, o orçamento das organizações é bem mais limitado do que o das grandes
empresas, o que impossibilita investir em outras estratégias de marketing
digital. Os diretórios são opções bastante consistentes, eficientes e com um
ótimo custo-benefício.
O SURGIMENTO DOS DIRETÓRIOS DE BUSCA NO BRASIL
Os
diretórios surgiram no Brasil por volta de 1995, quando a internet abriu
espaço para as empresas anunciarem seus serviços. Rapidamente cresceu
o número de páginas empresariais e, assim como no mundo físico, era necessário
um local para reunir todos esses endereços. Uma espécie de lista online.
Os
diretórios passaram a receber os cadastros dessas empresas com as URLs e uma
série de outros dados (como palavras-chave) para especificarem o nicho de mercado
de cada um desses negócios.
Era
possível também pagar para que esses diretórios posicionassem sua
página entre os primeiros no ranking, mais ou menos o que acontece hoje em
dia com as estratégias de marketing digital.
A mudança no
modelo de negócio
Cada
vez mais havia o interesse pela divulgação dos sites empresariais, e isso
acabou refletindo na eficácia dos diretórios de busca, que passaram a oferecer
resultados muito extensos e até mesmo confusos, além de pouco relevantes.
Isso
acontecia porque quem cadastrava manualmente os sites usava um excesso de
palavras-chave, com tags inapropriadas, tudo para aumentar a visibilidade do
site. O efeito colateral era a perda de relevância.
Os
diretórios passaram então a usar os crawlers. A ferramenta era capaz de fazer
um registro mais detalhado e inteligente dos dados dos sites, inclusive
verificando se as palavras-chave registradas constavam, de fato, nas páginas
cadastradas. Isso refinou a busca, fazendo-a ser relevante e precisa novamente.
No
Brasil da década de 1990, os mais importantes diretórios de busca eram o Cadê?
O Altavista e o Yahoo. Mais tarde, todos passaram a ser um só.
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