COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A
PROSPECÇÃO DE CLIENTES No Marketing Digital.
Todas
as empresas podem se beneficiar com uma prospecção de clientes mais eficiente.
Entretanto, talvez alguns aspectos dessa área não estejam muito claros para
você.
Entender
a importância do assunto, distinguir entre o que é e o que não é prospecção de
clientes e definir bem o setor responsável por ela pode ajudá-lo a obter um
desempenho melhor.
É
sobre isso que falaremos hoje. E também dedicaremos parte deste artigo a
enumerar algumas das melhores práticas para uma prospecção de clientes
eficiente.
Fique
atento às dicas e avalie como elas podem funcionar especificamente no caso do
seu negócio.
O
QUE É PROSPECÇÃO DE CLIENTES?
Prospecção
de clientes, em poucas palavras, é o processo em que uma empresa se envolve
para buscar consumidores em potencial ou compradores. Ele é essencial para o
desenvolvimento de novos negócios e um aspecto em que devemos nos concentrar
para obter sucesso econômico.
O
objetivo principal da prospecção de clientes é fazer com que seus contatos se
movam pelo funil de vendas, tornado-se cada vez mais qualificados para executar
uma compra. Todavia, isso pode fazê-lo confundir o que são leads e o que são
prospects.
Os
prospects são leads qualificados como clientes em potencial. Eles se encaixam
na buyer persona que o seu negócio definiu como ideal, mas
talvez não estejam engajados em algum tipo de interação com ele. É, portanto,
responsabilidade da empresa estender as mãos até esse público e tentar
convencê-lo a se tornar consumidor.
Por
outro lado, os leads são aqueles clientes que já demonstraram, de alguma forma,
o interesse de adquirir produtos ou serviços que uma organização oferece. Eles
estão envolvidos em comportamentos como visitar o seu site, baixar materiais
gratuitos oferecidos em seu blog ou subscrever-se em sua newsletter.
POR QUE A PROSPECÇÃO DE CLIENTES É IMPORTANTE?
A
prospecção de clientes é tão importante quanto a geração de leads e, costuma
ser descrita por especialistas em vendas, como o processo de negócios mais
importante.
Prospectar
garante que a sua pipeline de vendas esteja sempre cheia e, por envolver
contatar novos leads com alguma frequência, garante que uma empresa nunca
esteja sem consumidores em potencial com os quais deseja se engajar.
Quanto
mais prospecting faz um negócio, maior será a pipeline de vendas.
Consequentemente, maiores serão os lucros obtidos na comercialização do seu
produto ou serviço.
A
partir do momento em que negócios atingem a maturidade, é muito comum
percebermos que eles não estão tão engajados assim na prospecção de clientes.
O
principal motivo disso é simples. Eles investiram o suficiente nisso para criar
uma base de consumidores suficientes para sustentar o negócio depois de fidelizados.
Porém,
o ideal é que nunca se deixe de lado a prospecção de clientes. Se o objetivo é ver sua empresa crescer,este sempre será um ponto importante para gerar
vendas.
Prospectar
clientes é também algo que ajudará os profissionais de vendas a serem mais
eficientes e aumentará a produtividade deles. As informações coletadas ao longo
do tempo servirão para conduzir a tomada de decisão de executivos e farão com
que o desenvolvimento de soluções pelo negócio seja cada vez melhor.
Especialmente
naquelas situações em que os gestores também se envolvem na prospecção de
clientes é que temos os melhores resultados. É porque ali eles têm a oportunidade
de aprender o que resulta, ou não, em uma conversão.
Essa
experiência pode então ser usada para otimizar vários processos na empresa.
Tanto
a prospecção de clientes quanto a manutenção do relacionamento com eles é
responsabilidade do departamento de vendas. Todavia, isso não significa que os
outros membros de uma equipe não devem se envolver nela.
É
que prospectar é muito mais fácil quando um negócio está alinhado e todos
demonstram uma abordagem hands-on no processo.
QUAIS SÃO AS MELHORES PRÁTICAS NA ÁREA?
Agora
que você já conhece melhor o conceito e os princípios que norteiam a prospecção
de clientes, é hora de se familiarizar com as melhores práticas que a tornam
possível.
INVISTA EM CONSISTÊNCIA NA PROSPECÇÃO DE CLIENTES
Vendedores
são os responsáveis por adquirir novos consumidores e este é um processo
calçado na criação de relacionamentos. Esses relacionamentos devem, para que um
negócio possa se considerar realmente eficiente, ser construídos diariamente.
Afinal,
as novas oportunidades que no futuro se transformam em negócios são descobertas
no processo de prospecção.
Separar
tempo e energia para que a equipe se dedique a ele todos os dias vai definir o
sucesso de um empreendimento.
DIVERSIFIQUE OS MÉTODOS UTILIZADOS
Sua
equipe de vendas já deve ter notado, ao longo dos anos, que obtém melhores
resultados quando customiza a sua abordagem para atender melhor a cada
consumidor em potencial.
Durante
a prospecção isso continua verdadeiro. Ou seja, é preciso empregar todos os
métodos possíveis para cativar as pessoas.
Abordagens
diretas, e-mail marketing, inbound, marketing de conteúdo,
networking, mídias sociais e digitais e malas diretas são
alguns dos vários recursos que uma empresa tem para gerar negócios. Coloque-os
em prática e aprenda a obter o melhor de cada um deles.
ESCREVA ROTEIROS
A
prospecção funciona melhor quando uma equipe de vendas sabe exatamente o que está
fazendo. Roteiros podem ajudar com isso. Eles tornam o ato de prospectar mais eficaz
e, por isso, melhoram resultados.
Por
mais experiência que você tenha, um roteiro vai fazer com que não se esqueça
dos pontos mais importantes para convencer um prospect e auxiliará na hora de
escolher as palavras certas e entender o que anda funcionando para um negócio
ou não.
ALIMENTE RELACIONAMENTOS AO LONGO DO TEMPO
Mesmo
com todas as ideias citadas anteriormente, é provável que a sua equipe de
vendas escute muitas negativas. O que faz com que o desenvolvimento de
relacionamentos duradouros aconteça é persistir com o passar do tempo.
É
preciso colocar o foco na consistência e fazer com que os clientes dos seus
sonhos ouçam falar da sua empresa de vez em quando. Eventualmente, ligações,
cartões de agradecimento e e-mails farão com que uma oportunidade apareça.
O
importante é nunca deixar de criar valor para esses clientes em potencial.
Mostre que os produtos e serviços da empresa evoluem e deixe claro que tê-los
como cliente será muito relevante para que isso aconteça.
Uma
prospecção de clientes melhor fará com que uma empresa converta mais e,
consequentemente, torne-se mais lucrativa.
Investir
nesse aspecto dos negócios será fundamental para aumentar o ROI, vender mais e
tornar-se um dos líderes em determinado setor.
A ACM marketing
digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais
clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e
gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos
clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do
seu negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
Acesse nosso site para saber mais - http://acmdigital.com.br/
Central de Atendimento - (11) 2228.2871
Nenhum comentário:
Postar um comentário