É POSSÍVEL FAZER
CAMPANHAS DE MARKETING CRIATIVAS?
O marketing digital
proporcionou inúmeros benefícios aos anunciantes. Enquanto antes não tínhamos
informações exatas sobre o desempenho das campanhas,
hoje conseguimos acompanhar esses dados em tempo real.
Com isso, criou-se uma
falsa impressão de que a criatividade já não era mais tão importante. No
entanto, as campanhas de marketing criativas ainda têm papel fundamental e
mostraremos o porquê ao longo deste artigo.
É claro que a forma de
fazer publicidade não é mais a mesma do século anterior, como mostrado na
série Mad Men. Contudo, o
fator humano para conquistar o público permanece. De nada adianta você conhecer
o perfil dos consumidores, mas não despertar qualquer desejo que os façam agir.
Quer conhecer a importância das campanhas criativas, as
melhores práticas na hora da execução e alguns cuidados que você deve tomar?
Continue lendo e confira!
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NAS CAMPANHAS?
Somos bombardeados o
tempo inteiro com novas informações em diversas mídias, e após a popularização
dos smartphones, essa situação se intensificou. Basta dar um intervalo no
trabalho para tirarmos o aparelho do bolso e checar o e-mail, ler as mensagens
no WhatsApp, conferir as redes sociais ou até mesmo jogar uma partida do nosso jogo
preferido.
Devido à frequência de usuários, obviamente, as marcas
começaram a investir cada vez mais nessas plataformas para anunciar seus
serviços ou produtos. Mas, seja sincero, você consegue prestar atenção em todos
esses anúncios? É provável que não. Então, é preciso se diferenciar para causar
algum efeito no público.
Além de mensagens que despertem a atenção das pessoas, a
criatividade deve ser usada para se destacar da concorrência por meio de um
posicionamento único. Se você faz uma propaganda que provoca reações positivas,
mas, no final das contas, ninguém lembra qual era a marca mostrada no
comercial, isso pode ser um sinal de que você caiu no clichê.
Outra questão para qual você deve se atentar em sua campanha
de marketing é com o engajamento. Agora, os consumidores podem se comunicar com
as marcas nas mídias digitais, e você pode utilizar isso em seu favor. Ao criar
um conteúdo promocional diferente daquilo que as pessoas estão acostumadas, há
grandes chances de viralizar. Logo, você consegue um alcance orgânico acima do
esperado.
COMO FAZER CAMPANHAS DE MARKETING CRIATIVAS?
CAPRICHE NO BRIEFING
O briefing é a primeira etapa antes de começar a execução da
campanha, e jamais deve ser ignorada. Ao elaborar um documento com todas as
informações da empresa, do público e o objetivo pretendido, você tem um guia
para criar suas ações de marketing. Dessa forma, os responsáveis pela criação
conseguem entregar um trabalho coerente com o propósito, e que pode render
frutos incríveis.
PESQUISE A FUNDO
Pesquisas sobre o mercado
e o público-alvo são
essenciais para o processo criativo. Antes de se comunicar com os consumidores,
é preciso conhecer seus interesses, hábitos, problemas, entre outras questões.
Durante o andamento da pesquisa, é comum que surjam algumas ideias para a sua campanha.
Realizar entrevistas
qualitativas é uma excelente maneira de conseguir bons insights. Imagine,
por exemplo, que você tenha uma fábrica de molho de tomates e reúna um grupo de
pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Ao longo da entrevista, alguém diz
que o maior prazer em utilizar esse produto é abrir o pacote e sentir o aroma.
Pronto! Talvez essa seja a ideia que você estava procurando.
FAÇA UM BRAINSTORM COM
A EQUIPE
O brainstorm, também
chamado de tempestade de ideias aqui no Brasil, trata-se de uma técnica
bastante utilizada pelas agências no processo criativo.
Funciona da seguinte
forma: você reúne a sua equipe e pede a sugestão de todos para a criação da
campanha. Todos devem falar o que vier à cabeça imediatamente e as ideias são
anotadas. No final do tempo estabelecido, é selecionado a melhor delas.
Esse método é bastante eficaz, pois haverá uma grande
divergência de opiniões, o que é ótimo para que surjam soluções pouco
convencionais. É importante não criticar as ideias que forem surgindo para que
tudo flua da melhor maneira.
ACUMULE UMA BAGAGEM CULTURAL
Essa dica você deve levar para a vida inteira. Nós somos
moldados por tudo o que vivenciamos e consumimos, então, quanto mais
experiências acumuladas, maiores serão as chances de você encontrar uma solução
em um momento crucial. Portanto, leia livros de diversos autores, veja filmes e
séries de vários gêneros, visite locais incomuns, enfim, procure sempre sair da
rotina e conhecer coisas novas.
QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS?
EVITE ASSUNTOS POLÊMICOS
Às vezes, na ânsia de criar algo fora da caixinha, muitas
pessoas acabam perdendo a mão e chamam a atenção da maneira errada. Sabe aquela
brincadeira de duplo sentido que pode fazer sucesso em uma reunião de amigos?
Talvez não seja uma boa ideia utilizá-la na comunicação da empresa.
O mesmo vale para as piadas. É essencial tomar bastante
cuidado para não ofender nenhum grupo de pessoas.
LEMBRE-SE DO SEU OBJETIVO
Por fim, lembre-se de
sempre estar focado no objetivo da campanha. Você até pode criar uma ação digna
de elogios, mas se ela não atingir o propósito, de nada valeu o esforço.
Cada intenção exige uma
comunicação diferente. Não dá para criar uma peça publicitária para vender mais, ser reconhecido no mercado e aumentar a sua
autoridade ao mesmo tempo.
Vamos supor que você
queira gerar mais leads para a sua empresa. Então, você cria
um vídeo com uma história emocionante, recebe curtidas e comentários, mas não
convence o espectador a clicar no link ao final para se cadastrar. ou seja,
essa ação apresentou resultados, mas não aqueles que eram esperados pela
empresa.
Portanto, ainda é possível fazer campanhas de marketing
criativas e elas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Em um cenário
competitivo, quem não se destaca corre o risco de sumir do mercado.
O foco em resultados nunca deve se basear apenas na
matemática, pois a máquina não consegue substituir o ser humano em todos os
seus afazeres.
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sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
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