CANAIS DE MARKETING DIGITAL: SAIBA COMO OBTER OS
MELHORES RESULTADOS.
A
internet definitivamente acabou com as barreiras físicas que tinham o mercado
como um todo. Antes da conectividade, as empresas eram limitadas ao público da
região em que estavam instaladas. Já para os consumidores, as opções eram
poucas, uma vez que eles tinham que ir até o estabelecimento físico para
concluir a compra.
Junto
à internet surgiram diferentes canais de marketing digital. Com isso, as marcas
puderam criar estratégias focadas em cada meio de comunicação. No entanto,
engana-se quem acha que basta tomar as mesmas ações em cada canal. Eles têm
comportamentos diferentes e é preciso conhecê-los para buscar melhores
resultados.
Por
isso, criamos este conteúdo bem completo em que mostraremos quais são os
melhores canais de marketing digital, a importância deles para as estratégias,
boas práticas de utilização e ainda a importância de um sistema integrado.
Acompanhe e tenha uma boa leitura!
CONHEÇA OS CANAIS DE MARKETING DIGITAL
Atualmente
existem vários canais de marketing digital. Antes deles, com o marketing
offline, as estratégias eram caras e com público limitado. Além disso, a experiência gerada aos
clientes não
era tão agradável, uma vez que se tornavam invasivas e interruptivas.
Propagandas
na televisão, rádio, revistas e panfletos são alguns exemplos do marketing
offline. É claro que essas ações não desaparecem e nem vão! Elas apresentam sim
vários benefícios, mas é necessário entender as limitações e saber trabalhar com
o que há de melhor agora: os canais de marketing digital!
Acompanhe
quais são os principais canais, a seguir:
Redes
sociais
As redes sociais são ótimos
exemplos desses canais. Elas podem aproximar a marca de seu público,
possibilitar que os produtos e serviços sejam apresentados no mercado, conhecer
mais o comportamento dos consumidores, acompanhar a aceitação das soluções e,
claro, verificar o que anda fazendo a concorrência.
No
entanto, mesmo nas redes sociais não podemos generalizar o comportamento que as
empresas devem manter. O Facebook, por exemplo, é uma rede em que as empresas
podem postar uma gama de conteúdos, desde textos, vídeos, imagens ou publicar
produtos para venda.
Já
no Instagram as marcas são estimuladas a explorar os efeitos visuais, com
imagens e vídeos curtos. O engajamento é ótimo e você pode demonstrar os
diferenciais dos seus produtos. A dica é apostar na qualidade das imagens para
chamar a atenção dos usuários.
O
Twitter é uma rede social mais focada na comunicação direta. As mensagens são
construídas com texto curto e a dinâmica é bem alta, permitindo mais conteúdos
sendo postados.
Enquanto
isso, o LinkedIn foca totalmente nas empresas, em perfis corporativos. As
organizações exploram esse ambiente para buscar novos negócios e resultados. Os
profissionais também usam a rede para alcançar novas oportunidades e também
conhecimento.
Por
isso, é preciso alinhar bem os perfis nas redes sociais, conhecendo o público e
também as características da rede.
E-mail
marketing
O
e-mail marketing é outro canal de marketing digital muito utilizado pelas
empresas. Alguns gestores não acreditam no poder dessa estratégia, acreditando
que se trata de uma ação invasiva, mas não pense assim.
Não
estamos falando de enviar spam para o público, mas sim conteúdos relevantes,
que agreguem valor aos contatos. Isso permite uma aproximação com a marca e que
ela mantenha o público sempre atualizado com o que anda fazendo e apresentando
ao mercado.
Busca
orgânica
Quando
você precisa encontrar alguma informação na internet, como uma consulta de
preços e disponibilidade de um produto, como faz essa pesquisa? Normalmente, as
pessoas utilizam o Google ou outros buscadores para encontrar as respostas. Então,
nada mais interessante para as empresas do que aparecer entre as primeiras
posições no ranking de respostas!
A
busca orgânica (não paga) é realmente uma fonte de renda para as organizações.
Afinal, uma grande parcela do tráfego no site é oriunda desse tipo de busca.
Para
ter bons resultados é fundamental ranquear bem, estar nas primeiras opções.
Para isso, é preciso investir no trabalho de SEO, ou Search Engine
Optimization. Traduzido ao português, podemos chamar de Otimização para a Busca
Orgânica.
Esse
conjunto de técnicas incluem a criação de páginas responsivas, uso de links
internos e externos, adequação dos endereços eletrônicos, otimização das
imagens, cuidado com o tempo de carregamento das páginas, entre outras ações.
Referências
Assim
como a busca orgânica leva um número considerável de tráfego aos sites, as
referências também conseguem esse efeito.
A
ideia é que diferentes sites e páginas direcionem pessoas para os seus canais
de marketing digital, como o site, redes sociais ou outros. Esse direcionamento
pode ser feito a partir de parcerias e acordos.
Os
influenciadores digitais fazem essa ação muito bem. Eles são pessoas
reconhecidas por um grande público e conseguem atingir uma alta taxa de
engajamento. Assim, podem alavancar o conhecimento de uma marca ou mesmo as
vendas, de forma direta, bem rapidamente.
Mídia paga
Outra
solução encontrada para buscar melhores resultados é investir em mídia paga. Quando se faz uma pesquisa no
Google os primeiros resultados mostrados pertencem à mídia paga e são
acompanhados com a tag de anúncio. Depois deles estão as respostas da busca
orgânica.
Então,
você pode utilizar a mídia paga nos buscadores. Além deles, as redes sociais
também permitem esse investimento. Com valores sendo aplicados você destaca
anúncios e consegue atingir um grande número de público.
A conversão nesse tipo de
mídia deve ser sempre controlada, uma vez que se trata de um investimento
direto e, se não for bem realizado, pode acabar sendo um desperdício de verba e
também de oportunidade, já que, se bem trabalhado, pode gerar ótimas vendas.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
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empresa com o marketing digital!
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