FORMAS DE USAR O IGTV PARA
AUMENTAR AS VENDAS DA SUA MARCA.
No final de junho de 2018, o Instagram lançou o Instagram
TV, ou IGTV — uma nova funcionalidade dentro do aplicativo, voltada para os
usuários assistirem vídeos na vertical e com um conteúdo mais longo. A ideia da
rede social é seguir a tendência de aumento do consumo de vídeo, que, segundo a
Cisco, vai equivaler a 78% do tráfego de dados móveis até 2021.
Diante dessa novidade, muitas empresas vêm testando como
a ferramenta pode ser útil para os seus objetivos de marketing. Por isso,
selecionamos 6 maneiras de usar o IGTV com o potencial de aumentar as vendas da
sua marca. Acompanhe!
CRIE
TUTORIAIS
Os vídeos com tutoriais ou instruções de “como fazer” são
um dos conteúdos mais populares nas redes sociais. Para termos uma ideia dessa notoriedade, basta
observar a quantidade de inscritos em canais de dicas, de “do it yourself”
(DIY) — ou “faça você mesmo” — e de culinária no YouTube, apenas para citar
alguns.
Sendo assim, procure explicar como os seus produtos ou
serviços funcionam e deixe bem claro quais são os benefícios deles para o dia a
dia das pessoas. É essencial demonstrar como são úteis na prática para chamar a
atenção da audiência.
Vale lembrar que o ideal é que todas as formas de
conteúdo que listamos aqui sejam criadas especificamente para o IGTV ou que
estejam no formato de vídeo vertical. Evite adaptar vídeos com orientação
originalmente horizontal apenas para preencher seu canal do Instagram TV, de
modo a não causar estranheza e não prejudicar a experiência dos espectadores.
FAÇA
ENTREVISTAS
Promover entrevistas com os líderes da sua empresa é uma
ótima oportunidade de mostrar para o público o que eles têm a dizer, além de
aproximar os seguidores dessas figuras influentes da organização.
Como entrevistas que permitem ao convidado expor bem suas
ideias levam tempo, seria difícil editar um material extenso para caber dentro
de um minuto, que é o máximo permitido para vídeos no feed do Instagram.
Sendo assim, use o fato de o IGTV permitir a publicação
de vídeos mais longos para produzir esse formato de conteúdo. Lembre-se: as
perguntas devem abrir espaço para que o entrevistado diga a sua opinião sobre
temas relevantes para a audiência e para a companhia, mas também é interessante
que elas o permitam falar do negócio e do que ele tem a oferecer.
MOSTRE OS
BASTIDORES
Outra forma válida de usar o IGTV é mostrar como são os
bastidores da rotina de trabalho dos colaboradores da sua empresa. Afinal, é
provável que muitos dos seus clientes e leads tenham curiosidade de saber como
é o cotidiano de uma marca que eles admiram.
Nesses vídeos “por trás das câmeras”, você pode
aproveitar a participação de alguns membros do seu time para passar informações
de valor, o que pode envolver:
·
educar o público sobre um novo conceito ou
uma tendência de mercado;
·
demonstrar um dos seus produtos ou serviços;
·
perguntar se o time está trabalhando em
alguma novidade (desde que isso não seja sigiloso);
·
mostrar a preparação de eventos promovidos
pela empresa.
Ao transmitir esses conteúdos com frequência, os usuários
terão uma clareza muito maior de como é a cultura da empresa e como ela
valoriza os seus colaboradores. Essa é uma excelente prática para despertar a
empatia dos consumidores e transmitir a eles mais credibilidade.
APRESENTE
WEBINARS
Outra vantagem dos vídeos mais longos do IGTV é que você
pode usá-los para fazer webinars — seminários online em que é possível se
aprofundar mais em determinado tema. Fornecendo conteúdo interessante e
engajando o público, sua empresa vai demonstrar que conta com profissionais
competentes, o que reflete na qualidade das soluções que ela tem a oferecer.
Tenha em mente que, ao contrário dos posts do Instagram,
a plataforma permite incluir links clicáveis na descrição. Portanto, pense
nisso quando for fazer as chamadas para a ação ao longo do vídeo. Use a atenção das
pessoas a seu favor para incentivá-las a visitar o seu site ou uma landing page.
TIRE DÚVIDAS
DA SUA AUDIÊNCIA
Já que os vídeos do Instagram TV permitem que o usuário
escreva comentários, não deixe de verificá-los para saber como está a reação
aos seus materiais. Use esse recurso também para coletar perguntas e dúvidas
das pessoas. Elas servirão como fonte para novos vídeos com respostas aos
principais questionamentos.
O formato de Q&A, sigla em inglês para “perguntas e
respostas”, pode funcionar muito bem porque esclarece uma dúvida que pode ser
de várias pessoas, mas que elas nem sempre tiveram disposição de perguntar. Ao
final do vídeo, peça à audiência que envie mais perguntas para que você
responda nos próximos vídeos.
COMENTE
NOTÍCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO DA SUA EMPRESA
Por último, mais uma maneira de mostrar à audiência que a
sua empresa é uma referência no mercado em que atua: use o IGTV para comentar
notícias importantes para o seu setor. É claro que isso depende da área na qual
o seu negócio se insere, mas como as novidades têm um apelo bastante atraente
com o público, é interessante estabelecer uma frequência para publicar esse
tipo de programa.
Tome cuidado apenas para que o vídeo não pareça sério ou
monótono demais. Ao mesmo tempo em que ele deve ser informativo — e é preciso
ter atenção redobrada para não reproduzir informações falsas aqui —, o conteúdo
precisa entreter os usuários para que eles retornem ao seu canal em busca das
suas impressões sobre outras notícias.
Seguindo essas ideias você certamente vai descobrir quais
formatos de material são mais adequados para a sua organização e que fazem mais
sucesso com seus clientes e prospects. Faça testes e não se esqueça de usar o
recurso insights do IGTV — que apresenta métricas como número de visualizações,
likes, comentários e retenção da audiência — para mensurar os resultados e saber o que funciona melhor.
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