CONHEÇA AS
PRINCIPAIS MÉTRICAS DE MARKETING.
Agora que você já sabe a
importância e benefícios das
métricas de marketing para o desempenho da sua empresa, vamos
analisar quais são as principais. Acompanhe:
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI representa o Retorno
Sobre o Investimento, como já demonstramos anteriormente em um exemplo.
Essa métrica faz uma relação entre o valor retornado em uma
estratégia e o que foi aplicado nela. A importância de acompanhar esse
indicador está justamente no poder de identificar se é uma ação realmente
eficiente ou não, além de quantificar isso.
Você pode comparar o ROI entre
diferentes estratégias para encontrar o que é mais vantajoso.
No cálculo do ROI são
considerados todos os gastos relativos a ação, tais como salário dos
envolvidos, ferramentas utilizadas, gastos com publicidade, entre outros.
Retorno sobre o investimento publicitário (ROAS)
O ROAS é bem parecido com o ROI,
a diferença está no que é levado em consideração no momento de calcular o
investimento aplicado. Aqui, só é tratado o valor específico de publicidade.
O cálculo se faz da seguinte
forma:
ROAS = (receita gerada –
investimento na campanha) / investimento na campanha
Se o ROAS calculado for igual a
1, ou 100%, significa que você está investindo o mesmo que está ganhando, ou
seja, ficando no zero a zero. Se o resultado do ROAS der maior do que 100%
significa que a estratégia gerou lucro. No entanto, se o valor calculado for
menor do que 100%, você teve prejuízo na ação publicitária.
Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição de Cliente,
ou abreviado em CAC, representa o valor
necessário para se conquistar um cliente, a partir de uma determinada
estratégia.
Essa métrica é fundamental para
que você avalie seu plano de ação e encontre as melhores práticas, com os
menores valores de CAC.
Se o CAC for muito alto,
significa que a ação praticada demanda um valor muito alto para alcançar a
conversão.
Para calcular o CAC basta seguir
a fórmula:
CAC = Valor investido na estratégia
/ número de clientes conquistados
Ticket médio
O ticket médio representa o valor
médio que os clientes gastam na sua empresa, ou seja, os valores dos pedidos.
É muito interessante manter um
plano de acompanhamento do ticket médio justamente para criar ações que elevem
esse indicador. Quanto mais seus clientes gastarem por pedidos, maior será o
lucro.
Algumas ações de marketing e
vendas conseguem elevar diretamente essa métrica, tais como oferecer frete
grátis a partir de um determinado valor no pedido, oferecer combos de produtos
ou descontos progressivos.
Para calcular o ticket médio
basta utilizar a seguinte fórmula:
Ticket médio = Valor total
faturado / número de pedidos concluídos
Valor do tempo de vida do cliente (LTV, ou Lifetime
Value)
O LTV, ou Lifetime Value,
representa o valor do tempo de
vida do cliente. Isso porque cada empresa consegue cativar o consumidor
por um determinado tempo, por diferentes motivos. Um cliente pode deixar de
comprar na sua empresa por insatisfação, uma má experiência, influência de um
concorrente, a pessoa não utiliza mais o produto ou serviço ou ainda algum
outro fator.
Para calcular o LTV, primeiro
você deve conhecer o tempo médio de retenção dos clientes. Por exemplo, se você
tem uma empresas SaaS, com um serviço de plano com duração de 12 meses e após
esse período os clientes não renovam a assinatura, o tempo de retenção é de um
ano.
Então, conhecido esse período,
basta multiplicar pelo ticket médio. Dessa forma, você encontra o valor total
que cada cliente apresenta para a empresa.
Confira a fórmula:
LTV = ticket médio x tempo médio
de retenção dos clientes
Taxa de cliques (CTR)
A taxa de cliques, ou CTR, é um
importante indicador nas campanhas
de mídia de performance. Isso porque o número de cliques, além dos
resultados, claro, está diretamente relacionado ao custo da estratégia.
Então, a taxa de cliques
relaciona a quantidade de impressões, ou seja, o número que seu anúncio é
apresentado aos usuários de uma determinada plataforma, e os cliques. O cálculo
se faz da seguinte forma:
CTR = Número de cliques no
anúncio x número de impressões do anúncio
Custo por Clique (CPC)
Outra importante métrica
relacionada com a sua campanha de mídia de performance é o CPC, ou Custo por
Clique.
O CPC deve ser sempre acompanhado
porque ele direciona o anunciante para o resultado apresentado e também para o
custo da campanha. O Custo por
Clique é calculado da seguinte forma:
CPC = Custo total da campanha /
número de cliques
Custo por Lead (CPL)
O CPL representa o Custo por
Lead. Para recordar, chamamos de lead todos aqueles potenciais consumidores com
alguns dados de contato conhecidos, como o nome e e-mail.
Dessa forma, depois que o lead é
cadastrado na empresa, ela pode traçar estratégias de nutrição. Isso é muito
interessante, ainda mais se for criado um plano de automação de marketing,
enviando os conteúdos mais adequados, no momento e para o alvo certos.
Para calcular o CPL, basta
conhecer o número de leads gerados
pela campanha e o valor que foi investido nela, aplicando a
seguinte fórmula:
CPL = valor investido na
estratégia / número de leads gerados
Visitas no site
Um dos grandes objetivos de
qualquer empreendedor que tem um site é levar mais visitantes até o
ambiente online. Isso aumenta a possibilidade de conversão em vendas.
Sendo assim, o tráfego no site,
que é o número de visitas, é uma das principais métricas de marketing. Para
encontrar o valor, basta acessar o Google Analytics.
Visitantes únicos
O tráfego no site, mostrado no
item anterior, é composto pelo número de visitas totais e o número de
visitantes únicos. Esse segundo termo representa o número exato de quantas
pessoas entraram no seu domínio. A diferença disso para o número de visitas é
que uma mesma pessoa pode entrar e sair do site várias vezes no dia.
O Google Analytics também mostra o número de visitantes únicos
no site. É muito importante buscar estratégias cada vez mais eficientes para
elevar essa métrica.
Origem do tráfego
Mais do que simplesmente saber
quantas pessoas estão acessando o seu site, é fundamental descobrir a origem
deles, de qual canal eles estão
chegando.
Muitas estratégias são possíveis,
tais como o investimento em links patrocinados, o envio de e-mail marketing,
publicações nas diferentes redes sociais, sites de referência ou mesmo a
pesquisa orgânica do Google e de outros buscadores.
Então, quando se analisa a origem
do tráfego, é possível traçar um paralelo com as métricas anteriormente
mostradas, como o número de visitantes únicos. Além da quantidade, descobre-se
a fonte de geração e, dessa forma, pode-se otimizar os investimentos.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma das
métricas mais acompanhadas em todos os sites. Isso porque ela mostra a relação entre o volume do tráfego e uma
determinada ação do público, seja a própria compra de um produto ou
serviço, o download de um aplicativo, a assinatura de uma newsletter ou
qualquer outro comportamento.
Pensando nas vendas, como é mais
comumente utilizada, a métrica funciona da seguinte forma:
Taxa de conversão = número de
pedidos concluídos / número de visitantes do site
Devemos lembrar que esse cálculo
serve para os outros exemplos mencionados. Ao invés da compra, basta colocar o
número de pessoas que tomaram uma determinada ação.
Taxa de rejeição
Nem todas as pessoas que entram
no seu site terão uma boa experiência. Infelizmente, isso acontece! Às
vezes, o usuário acaba entrando na página buscando uma outra informação e
simplesmente fecha a página quando vê que não vai encontrar o que precisa, sem
buscar outras informações.
Então, a taxa de rejeição mostra
exatamente a parcela de pessoas
que entraram e saíram do seu site pela mesma página, sem ao menos clicar
em algum botão.
São vários os fatores que podem
gerar uma alta taxa de rejeição, tais como:
·
erros de construção das páginas;
·
direcionamento de link errado;
·
informações confusas,
ausentes ou inadequadas;
·
excesso de elementos na página,
como pop ups;
·
entre outros.
Então, é preciso estar sempre
atento à essa taxa e buscar maneiras de reduzi-la. A fórmula para o cálculo é a
seguinte:
Taxa de rejeição = número de
visitantes de uma única página / número de visitantes de mais de uma só página
Tempo de permanência no site
O tempo de permanência no site é
um dos fatores principais para um bom ranqueamento do Google na pesquisa orgânica. Quanto mais
tempo os usuários permanecem acessando as páginas, mais o buscador entende que
aquele conteúdo é realmente relevante.
Esse dado também é importante
para entender o comportamento dos consumidores. Aliando essa métrica com as
páginas acessadas, consegue-se entender em quais páginas eles passam o maior
tempo e, assim, quais são os maiores interesses.
Para conhecer esse dado, basta
acessar o Google Analytics.
Tempo de carregamento das páginas
Outro fator importante para o
ranqueamento do site é o tempo de
carregamento das páginas. Afinal, ninguém gosta de clicar em um link ou
em um botão e ficar esperando por muito tempo até que o conteúdo seja aberto,
não é mesmo?
Se o tempo de carregamento for
longo, a taxa de conversão pode cair bastante, o que interfere diretamente nas
vendas.
Os motivos para levar a uma
demora no acesso também são vários, tais como:
·
erros na construção do site;
·
utilização de imagens e vídeos
pesados;
·
falta de suporte para
os dispositivos móveis;
·
entre outros.
Devemos nos lembrar que o tempo
de carregamento das páginas também influencia na experiência gerada ao usuário.
Se ela não for agradável, a chance de ele concretizar um negócio se torna
baixa.
Taxa de abertura de e-mail
O e-mail marketing é
uma das estratégias mais tradicionais entre o marketing digital. Mesmo sendo
tão antiga, essa técnica ainda apresenta uma alta taxa de conversão.
Para isso, é interessante manter
uma boa lista de contatos, com pessoas qualificadas e interessadas nas soluções
apresentadas pela empresa.
Além disso, o conteúdo enviado no
e-mail é de suma importância. Não confunda essa prática com o envio de lixo
eletrônico. Enviar spam, além de não ter eficiência, pode prejudicar a entrega
das suas mensagens.
Então, planeje muito bem os
conteúdos do seu e-mail e tenha certeza de que eles serão relevantes ao seu
público.
Para comprovar o desempenho do
e-mail marketing, temos a métrica da taxa de abertura. Ela relaciona para
quantas pessoas você enviou o e-mail e, dessas, quantas realmente abriram a
mensagem e leram o conteúdo, não ficando somente no título.
Taxa de cliques de e-mail
Quando você envia um e-mail
marketing, o objetivo por trás disso é grandioso. Você pode direcionar o
contato para a página de um produto, pode enviá-lo até uma landing page para
buscar mais dados relevantes, pode apresentar as mídias sociais da empresa,
entre outros.
Então, para fazer esse
direcionamento, utilizamos botões. É crucial acompanhar a taxa de cliques
nesses botões para acompanhar quantas pessoas realmente tomaram a ação
determinada.
Seguindo o caminho desde o
início, você envia um e-mail para a sua lista de contatos. Do total, uma
parcela abre a mensagem (taxa de abertura) e desses, uma parcela menor clica em
uma das chamadas para ação (taxa de cliques).
Portanto, como vimos em nosso
conteúdo, as métricas de marketing servem para que o gestor ou empreendedor de
um negócio consiga acompanhar bem de perto tudo o que está acontecendo.
Analisando as métricas,
consegue-se entender o desempenho de cada investimento, otimizando as ações e
buscando melhores resultados.
Mostramos uma lista com as
principais métricas. Avalie cada uma delas e veja quais são relevantes para a
sua empresa manter o acompanhamento!
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