Estratégias
para vender mais com o email marketing.
O email marketing pode parecer coisa do passado em tempos
de social media e aplicativos de mensagens instantâneas em alta. Mas a verdade
é que, mesmo com todas as inovações na área da comunicação, o email marketing
continua sendo uma das mais eficazes maneiras de falar diretamente com seus
clientes em potencial e aumentar as vendas rapidamente.
Mas não pense que basta escrever qualquer mensagem e
enviar para seus contatos. Uma campanha de email marketing bem sucedida envolve
muito planejamento, técnica e estratégia.
O que o email marketing pode fazer por mim?
O email marketing pode ser uma maneira de manter contato
com clientes antigos, lembrando-lhes por que eles compraram de sua loja e
mantendo-os atualizados sobre o que está acontecendo com sua empresa. É também
uma forma de recompensar os clientes fiéis oferecendo descontos ou incentivar
os clientes que não visitam há algum tempo a comprar na sua loja online
O formato de um email também oferece mais espaço para
divulgar sua mensagem e dizer coisas que não cabem em um tweet de 280
caracteres, por exemplo. Mas qual é a melhor maneira de começar uma campanha
por email e quais são algumas das melhores práticas de email marketing? Confira
dicas rápidas e fáceis que ajudarão você a ajustar sua campanha e impulsionar
suas vendas por meio de email marketing.
Personalize seus e-mails
Sempre que possível, direcione-se aos seus clientes pelo
primeiro nome no seu email marketing. Se você não tiver essa informação,
escreva o email com um tom familiar e amigável – como se estivesse mandando uma
mensagem para seu melhor amigo. Emails personalizados costumam ter um retorno
mais interessante do que aqueles escritos de maneira genérica.
Segmente os seus envios
Digamos que você tem uma lista com 10 mil contatos. É
muito difícil que essas 10 mil pessoas tenham os mesmos interesses, morem nos
mesmos lugares e procurem os mesmos produtos. Por isso, a menos que a sua
empresa venda um único produto, é interessante que você organize listas de
acordo com as informações que você possui sobre seus assinantes. Dessa maneira
você poderá enviar emails segmentados de acordo com os interesses dos usuários
– e, consequentemente, ter resultados muito mais interessantes com o email
marketing.
Envie descontos em datas especiais
Os usuários respondem bem a descontos que são enviados a
eles antes de eventos pessoais, como aniversários e aniversários de casamento.
Naturalmente, você também pode tentar enviar descontos em todos os grandes
feriados e datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal. Os emails da
Black Friday e do Boxing Day tendem a ser bem recebidos porque as pessoas estão
antecipando compras e pesquisando ativamente o que está em oferta.
Use um calendário de datas especiais para ficar à frente
dos feriados
Não perca tempo na elaboração do email marketing do Dia
dos Namorados no dia 11 de junho. Elaborando um calendário de 12 meses e
planejando com antecedência os seus envios, você irá direcionar seu trabalho e
economizar tempo, esforço e estresse.
Mostre novos produtos e ofereça pré-vendas
Apresentar sua nova coleção em um email e oferecer a
oportunidade de pré-compra é uma forma de fazer com que os clientes fiéis se
sintam recompensados e, ao mesmo tempo, facilitar o seu trabalho. Ao
organizar uma pré-venda você poderá organizar com antecedência o envio dos
produtos e ter uma ideia do faturamento antes mesmo do produto estar
pronto.
Mostre os bastidores da sua empresa
Sua newsletter é uma excelente oportunidade para mostrar
a seus clientes como é realmente o trabalho por trás da sua loja online. É
também uma ótima maneira de interagir com seus clientes, o que ajuda a
fortalecer seus relacionamentos. Não pense que emails como esse não ajudam a
aumentar as vendas: as pessoas tendem a comprar mais das empresas que conhecem
e confiam.
Continue vendendo, mesmo em emails transacionais
Emails automatizados, como confirmações de pedidos e
notificações de envio, são esperados e abertos com mais frequência do que
emails com um foco óbvio de vendas. Use essa oportunidade para promover seus
outros produtos com uma seção de recomendação de “produtos relacionados”. Você
também deve adicionar links para suas contas de mídia social nesses emails,
pois eles não afetam diretamente a venda, mas ajudam sua empresa no geral.
Tenha uma caixa de inscrição bem visível em seu site
Você pode coletar endereços de email em uma caixa de
inscrição posicionada junto ao seu conteúdo e em sua página Sobre Nós – se os
clientes já demonstraram interesse em saber mais sobre sua empresa, eles vão
gostar de receber as novidades em suas caixas de entrada.
Mas você também deve ter uma barra de inscrição no email
em destaque na página da sua loja online para que sua lista de email, e consequentemente
seu alcance, cresça o máximo possível. Convença seus clientes a se inscreverem
oferecendo atualizações exclusivas e ofertas incríveis.
Use o email marketing
para obter reviews
Os reviews dão às pessoas a confiança para clicar em
“comprar” em seu site, mas eles são mais difíceis de conseguir do que você
imagina. Ter um email automático enviado aos seus clientes alguns dias após o
pedido deles é uma ótima maneira de coletar depoimentos. Se ninguém morder a
isca, você pode adicionar um incentivo, como um sorteio ou um pequeno desconto
na próxima compra.
No entanto, um email automático personalizado que peça às
pessoas comentários sobre suas compras específicas, com a promessa de que você
está ouvindo e compartilhará as resenhas, sejam elas boas ou ruins, geralmente
funciona.
Envie newsletters para seus clientes
Manter contato com seus clientes por email pode ser
assustador, então um bom começo é se comprometer a enviar uma newsletter por
mês. Depois de começar, você pode aumentar sua frequência para o que achar
melhor para sua empresa.
Não se esqueça de acompanhar a porcentagem de pessoas que
estão abrindo seus emails e clicando para acessar sua loja. Essas informações
valiosas fazem com que cada email enviado contribua para melhorar sua
estratégia geral de email marketing!
Recompense os clientes fiéis
Como a maioria das coisas na vida, as vendas no comércio
eletrônico geralmente seguem a regra 80/20 quando se trata de quem gera
receita. Provavelmente uma grande parte de sua receita geral será proveniente
de um pequeno número de clientes, e esses são os que você deseja recompensar,
pois eles já estão mais propensos a se envolver com seus emails, resgatar seus
cupons e repetir negócios.
Alguns especialistas recomendam dividir seus clientes em
cinco níveis de acordo com a lealdade deles e segmentá-los de acordo com o
nível de envolvimento deles com a sua marca. Você pode até não ter clientes
suficientes para separá-los em 5 níveis, mas preste atenção em quem compra mais
e envie incentivos por email.
Reconquiste os clientes perdidos
Configure emails automáticos para serem enviados a
clientes que não visitaram sua loja virtual em 6 ou 12 meses. Esses emails de
“sentimos a sua falta” devem oferecer um incentivo para clicar na sua loja
online, como um desconto, mas muitas vezes é necessário um lembrete gentil de
quem é sua marca e do que eles podem receber de você.
Algumas marcas, por exemplo, oferecem 20% de desconto aos
clientes que não visitam o site há algum tempo. É mais provável que os
compradores voltem se tiverem uma razão, e economizar dinheiro é um bom motivo.
Oferecer um incentivo é uma maneira forte de mostrar que você se importa. O
incentivo não precisa ser um desconto: pode ser frete grátis ou um pequeno
brinde.
Coordene seu email marketing com outras campanhas de
publicidade pagas
Nem todas as pequenas empresas podem pagar por
publicidade – se você não pode, não se preocupe. No entanto, se você está
pagando por publicidade, faça com que seus emails e sua publicidade se relacionem.
Um estudo recente de um varejista dos EUA acompanhou
usuários que viram emails de marketing e seus anúncios no Facebook
relacionados. As pessoas que viram os anúncios coordenados do Facebook, bem
como os emails, tinham 22% mais chances de fazer uma compra do que as pessoas
que acabaram de ver um email. Esse é um motivo extremamente convincente para
pensar “fora da caixa de entrada” e garantir que todos os seus esforços de
marketing trabalhem juntos.
Construa oportunidades de conversão em seus emails para
que as pessoas se acostumem a clicar
Ou, em outras palavras, construa muitas oportunidades
para fazer as pessoas fazerem o que você quer. Pode ser algo pequeno como
“siga-me no Twitter” ou grande como “torne-se um membro vitalício!”. Uma ótima
dica é dar às pessoas algo de valor no email, pois elas vão querer clicar nele
e se acostumar a receber links úteis e clicáveis em seus emails. Você pode
colocar um link para o seu e-book grátis ou outro conteúdo online gratuito,
vídeos que você acha que seriam atraentes – qualquer coisa que os faça clicar
no CTA (call to action, ou chamada para ação)!
Envie códigos de referência com seus emails
A maioria das pessoas deseja recomendar um produto a
outras pessoas, mas poucas delas realmente o fazem, por isso é importante
facilitar ao máximo que seus clientes falem aos outros sobre sua marca. Uma vez
que o fazem, o crescimento das vendas é fácil, porque as pessoas confiam em
referências de alguém que conhecem. Um bom exemplo são os emails da Uber: até
mesmo os emails transacionais oferecem um código de referência na parte
inferior e oferecem um incentivo para que você forneça o código a outra pessoa
e recomende o serviço. Os usuários que usam códigos de referência recebem
descontos ou incentivos e o amigo que acabou de se tornar um novo cliente
também o faz – quem não gostaria de participar?
Use o senso de urgência a seu favor
As pessoas querem evitar perder oportunidades a todo
custo, então tente enviar um email para seus clientes fiéis dizendo que eles
têm um valor em crédito de loja para gastar nas próximas 24 horas. Em vez de 10
ou 20% de desconto – que muitas vezes não atraem os clientes, pois gostam de
ouvir grandes porcentagens – seus clientes sabem exatamente quanto dinheiro
livre estão perdendo por não agir rapidamente. O aumento da urgência também é
um excelente motivador psicológico para aumentar as vendas.
Agradeça
Parece simples, mas um sincero obrigado faz com que todos
se sintam bem e ajuda você a se conectar emocionalmente com seus clientes. Se
você é grato por todos os seus inscritos, informe-os. Você não precisa enviar
um email inteiro dedicado a agradecê-los, mas deixe que sua gratidão apareça
nas suas mensagens. Também é útil enviar um agradecimento a seus clientes
depois que você atingir um marco para incluí-los em seus sucessos.
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