Formas
de alimentar as vendas com o Marketing digital.
Para aumentar o número de conversões, além de compreender
a mentalidade desse lead em cada etapa, é importante utilizar as ferramentas
corretas para alimentar o funil de vendas.
É preciso fornecer as informações adequadas a cada etapa,
acompanhando esse lead para que ele avance e se torne verdadeiramente um
consumidor de seu negócio. E na prática, isso pode não ser tão simples quanto
parece.
Por outro lado, já que o processo de compras dos consumidores
mudou muito com as tecnologias, o marketing digital pode ser um grande aliado
nesse processo, facilitando seu relacionamento com esse potencial cliente.
Pensando nisso, separamos 5 formas de alimentar o funil
de vendas que você construiu utilizando as estratégias atualizadas e eficazes
do meio digital.
Quem trabalha com marketing digital, criação de sites e
vendas sabe que o consumidor de hoje já não é desinformado como foi em outra
época. As pessoas não dependem exclusivamente de comerciais em televisões ou
panfletos nas ruas, não é mesmo?
São consumidores atentos, que fazem comparações em seus
smartphones e tablets antes de tomar qualquer decisão de compra. Segundo o
Business 2 Community, mais exatamente, 77% das pessoas que compram online,
consultam avaliações e classificações para efetivarem o negócio.
Por essa razão, seu negócio precisa ser encontrado nas
pesquisas online. Como o Google recebe mais de 40 mil pesquisas por segundo
(Internet Live Stats), e um total de 100 bilhões de buscas por mês, segundo a
Mashable, é importante que seu negócio seja visto por lá.
Por meio dos Anúncios Dinâmicos da Rede de Pesquisa (DSA)
é possível criar campanhas no Google, escolher palavras-chaves e formar grupos
de anúncios de forma quase automática, otimizando seu tempo e recurso
financeiro.
Outra saída é recorrer aos anúncios no YouTube, nos
formatos de In-Stream (vídeos) e TrueView (links), permitindo que seu potencial
cliente entre em contato com o seu negócio enquanto assiste vídeos de assuntos
relacionados.
Recorrer
ao SEO
A visibilidade orgânica de sua marca é outra forma de
fazê-la se mostrar confiável, relevante e também presente em todas as etapas do
processo de compra.
Mais do que garantir compras por impulso, que podem gerar
um churn rate alto, o objetivo é fidelizar clientes e fazê-los tornarem-se
verdadeiros replicadores de seu negócio. São esses que irão avaliar
positivamente a sua empresa nas redes sociais, gerando novos potenciais
clientes.
Por isso, ainda que seu funil de vendas seja complexo, a
estratégia de Search Engine Optimzation (SEO) permite que, por meio de
palavras-chaves, seu negócio seja ainda mais facilmente encontrado durante as
buscas.
Você deve aliar esse recurso também aos anúncios do
Google e às suas estratégias de marketing de conteúdo (veja abaixo), otimizando
cada vez mais os seus recursos e atingindo leads ainda mais qualificados.
Utilizar
o e-mail marketing
O uso do e-mail marketing para alimentar o funil de
vendas é também muito relevante. Assim que você compreende a mentalidade do
potencial consumidor em cada etapa do funil, fica mais fácil produzir e enviar
e-mails para conduzi-lo ao fundo do funil.
Essa estratégia pode ser usada para atrair, converter,
gerar novas oportunidades (up selling e cross selling) e também encantar e
fidelizar os clientes satisfeitos.
O mais importante aqui é estabelecer uma rotina de
e-mails, com conteúdos relevantes, e que esteja direcionado para cada momento
da jornada do cliente.
Os leads também podem ser direcionados para diferentes
funis de e-mails, com conteúdos específicos de acordo com suas atitudes em
relação à abertura ou clique em determinados botões de Call-to-action.
Investir
em publicidade em redes sociais
Além de fazer com que seus potenciais clientes te
conheçam e te vejam, as redes sociais são canais relevantes para manter o bom
relacionamento com leads qualificados e clientes.
Para alimentar seu funil de vendas você pode divulgar
seus posts criados pelo Marketing de Conteúdo para cada etapa do funil e
investir em patrociná-los (publicidade paga). Ao patrocinar essas postagens,
você alcança pessoas específicas a partir das ferramentas de segmentação
fornecidas.
As publicidades em redes sociais, além de gerar tráfego
para sua fanpage e para seu site (ou landing page), também fornecem métricas e
um panorama de ROI (retorno sobre investimento) que auxiliam em novas
estratégias.
As variadas opções de segmentação também permitem que você
foque cada campanha para uma distinta persona, em cada etapa do funil, e possa
conduzir esse lead até efetivar a compra.
Valorizar
o Marketing de Conteúdo
E como você deve ter percebido ao longo do post, aliado a
todas as estratégias acima, está o Marketing de Conteúdo.
Seja para alimentar suas redes sociais, seja para a
formação de listas de e-mails pela criação de landing pages, ou ainda para o
fornecimento de conteúdos interessantes para os e-mails, essa estratégia de
Inbound Marketing é essencial para o Funil de Vendas.
Por meio dos conteúdos, você consegue educar seu
potencial cliente e também sanar suas dúvidas, anseios e problemas, fornecendo
seu negócio como solução e encaminhando esse lead pelo funil até o momento da
decisão.
Para isso, você pode trabalhar com conteúdos distintos
para cada etapa do funil, sendo eles posts em blogs, webinars, vídeos
explicativos, e-books, infográficos ou outros.
É importante considerar o tipo de conteúdo de acordo com
a situação que se almeja resolver e atendo-se às características da persona
para quem se fala.
A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse
engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa,
criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e
criação de conteúdo para atrair novos clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu
negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
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