Como
gerar Leads usando os grupos do LinkedIn.
Há várias formas de gerar Leads com os
grupos do LinkedIn, como aproveitar discussões populares, ser influente, criar
um próprio grupo e investir na company page de sua empresa.
Muito mais do que uma rede social desenhada
para facilitar o networking entre profissionais de negócios, o LinkedIn precisa
ser visto como uma plataforma de interação entre pessoas influentes do mundo
todo.
Esse é o seu maior diferencial: conectar,
de maneira única e simples, profissionais de diferentes nichos e interesses.
A rede permite, por exemplo, que um
estagiário possa tanto se engajar em discussões com CEOs de grandes empresas
como conseguir indicações para oportunidades de trabalho por meio de seus
contatos.
Outra ótima maneira de obter oportunidades
com o LinkedIn é construir uma reputação na rede por meio de interações e
debates em Grupos de interesse.
Neste post vamos dar algumas dicas de como usar os grupos para
conquistar autoridade nas áreas de negócios em que sua empresa atua, gerar mais
visitas para seu site e, aos poucos, garantir novos Leads para sua empresa.
Você pode tirar mais proveito dos grupos se
começar a usar a ferramenta de buscas do LinkedIn a seu favor. Com ela você
pode identificar facilmente muitas oportunidades dentro do seu nicho.
Por exemplo: buscar profissionais da sua
área ou que tenham cargos específicos do seu público-alvo e, a partir desses
perfis, mapear os grupos de que eles participam. O mesmo vale para fornecedores,
parceiros e clientes.
Utilizar palavras-chave relacionadas a
oportunidades para o seu negócio também é bastante válido Se você é um
consultor, por exemplo, tente identificar grupos com os termos empreendedores,
pequenos negócios, start-ups etc.
Como escolher grupos para participar
1. Pesquise: busque os grupos que os seus
principais prospects participam, indo além dos comuns ao seu setor. Eles podem
ajudá-lo a criar oportunidades para o seu negócio.
2. Avalie: a frequência das postagens, quão
ativos são os membros e a existência de comentários nos grupos. O nível de
engajamento dos participantes vale mais que milhares de membros sem interação.
Cuidado com grupos abertos, cheios de links e autopromoções. Geralmente, essas
são indicações de um grupo mal gerenciado.
3. Escolha: a plataforma permite que você
participe de até 50 grupos, mas você acha que é possível empregar tempo
suficiente para ser influente em cada um deles? Difícil. Prefira os grupos mais
engajados e com conteúdo de qualidade. Observe também se existem membros da sua
rede por ali, o que pode auxiliar na promoção de algum post que você venha a
publicar. O recomendável é começar escolhendo de 3 a 5 grupos para participar.
4. Fique por dentro: planeje visitar seus
grupos duas a três vezes por semana ou facilite esse processo configurando seu
LinkedIn para receber atualizações frequentes dos grupos mais importantes. Com
essa simples medida, você identifica oportunidades rapidamente, permitindo
participações frequentes e mais ágeis.
Como aproveitar discussões populares
Discussões bastante comentadas geralmente
recebem mais visibilidade, ficando no topo da página. Contribuir nesses tópicos
é uma boa forma de ficar em evidência. Dica: identifique no histórico de
postagens ações que tiveram mais resultado para replicar alguns modelos de
interação.
O passo seguinte é intensificar sua
participação nas discussões, sejam próprias ou de terceiros: comente, faça
perguntas e curta as contribuições de outros participantes.
Aproveite para compartilhar links de seu
blog de forma contextualizada dentro de uma conversa. Além de atrair tráfego
qualificado para o seu conteúdo, se os participantes gostarem, podem aumentar
seu alcance em outras redes compartilhando no Twitter e Facebook, por exemplo.
Ao oferecer conteúdo de qualidade, sua
empresa será aos poucos percebida como uma influenciadora.
Seja influente e não vendedor
Ser influenciador num grupo é o tipo de
visibilidade que não pode ser comprada. Melhor ainda se você for o criador da
discussão mais popular.
Mas atenção ao começar uma interação. Ainda
é frequente atitudes de spammers dentro de grupos, que publicam links
aleatórios e fora de contexto tentando gerar tráfego e Leads. O resultado desse
tipo de atitude em um grupo bem gerenciado e fechado é certo: ser banido!
Outro erro frequente é postar links para o
seu material esperando construir relacionamentos no grupo. Esteja disposto a
ajudar o grupo, contribuindo com esclarecimentos, exemplos práticos e dicas de
materiais.
Dentro deste princípio colaborativo, você
pode postar tanto links de terceiros como de seu próprio blog. Ao perceberem a
sua disponibilidade em compartilhar conhecimento, os participantes vão
considerar você mais do que um simples “vendedor de conteúdo”.
As vantagens de ter seu próprio grupo no
LinkedIn
Prática ainda pouco comum entre as
empresas, a criação de um grupo próprio no LinkedIn oferece muitas
possibilidades: inserir o link do seu site no perfil, adicionar um feed RSS do
site para atualização de notícias e configurar o envio de um email semanal para
todos os participantes são algumas delas. Você ainda pode colocar links no
email de boas-vindas do grupo e em novas discussões que você criar.
O desafio é fazer o grupo ganhar destaque.
O melhor caminho é encontrar um nicho do seu mercado mal representado e
trabalhar para ser autoridade nesse campo.
Considere sempre os interesses do grupo
A chave do sucesso é a publicação de
conteúdo de qualidade. Quanto mais textos, vídeos e outras mídias você
produzir, mais sua comunidade irá apoiá-lo e você se consolidará como
autoridade no tema. Está aí uma ótima maneira de gerar oportunidades para o seu
negócio, de forma simples e de baixo custo.
A geração de Leads traz resultados
consistentes a longo prazo, mas, tão logo você conquiste o engajamento dos
membros dos grupos, tenderá a receber mais visitas e, portanto, potenciais
novos Leads.
Em vez de enviar discursos de vendas
aleatórios, use uma abordagem mais gradual, seja paciente para a construção de
relacionamentos e conquiste a confiança dos participantes.
Lembre-se: para você ser influente, foque
nos interesses dos membros dos grupos. Dedique-se a criar diálogos construtivos
e interaja.
Dedique-se à página da sua empresa
De forma semelhante ao Facebook, o LinkedIn
possibilita a criação de páginas para as empresas se comunicarem diretamente
com o público. Elas são batizadas de Company Pages. Vale lembrar que é proibido
se valer de um perfil pessoal para fazer o de uma empresa.
Além da já mencionada audiência qualificada
do LinkedIn e seu aspecto profissional, um ponto bastante positivo de investir
na sua página no LinkedIn é a concorrência relativamente pequena da rede se a
compararmos com a do Facebook, por exemplo. Tem mais: todas as publicações
aparecem na timeline dos usuários que seguem a empresa.
A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse
engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa,
criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e
criação de conteúdo para atrair novos clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu
negócio e alavanque sua empresa com o marketing digital!
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