Reformulação
de Sites.
Diariamente surgem novidades na área de criação de
sites, e é preciso se manter atualizado.
Porém, como saber se é o momento de reformular o site? Existem diversos motivos
para atualizá-lo, seja porque ficou obsoleto, baixa conversão, poucos acessos,
mudança de marca, etc.
O mais importante é que você crie um planejamento e
execute a reformulação por etapas, assim ficará mais fácil de identificar os
problemas. Separamos os pontos principais que você deve se atentar.
Seu conteúdo é fácil de gerenciar?
Você deve ser capaz de gerenciar o conteúdo de seu site
facilmente, e utilizar ferramentas que permitam alterações e atualizações, e o
acompanhamento das métricas. Certifique-se de que as informações sobre o seu
site como: telefone, endereços de e-mail, redes sociais e informações do
produto estão corretas.
Se você tem pouco tempo e seu conhecimento em programação
é básico, você vai precisar de um sistema de gerenciamento de conteúdo(CMS).
Quanto mais moderno for o gerenciador, menor o esforço necessário para cuidar
das informações do seu site.
Além disso, você deve se preocupar se o seu CMS, é
amigável para SEO (search engine Optimization) pois isso garante que o seu site
e o seu conteúdo, tenham o maior desempenho possível e que não seja necessário
desempenhar um esforço fora do comum.
O WordPress é o CMS mais utilizado na atualidade, e além
de ser gratuito, permite que você modifique seu site da forma que achar melhor.
Você também pode optar pelo: Joomla ou Drupal, que também possuem diversas
funcionalidades, porém maiores dificuldades para editar e gerenciar o site.
Seu site gera resultados?
Se você não sabe qual é a taxa de conversão do seu site,
saiba que muitos clientes em potencial podem estar deixando seu site, sem
comprar nada. Se você não é capaz de avaliar a conversão, certamente está
jogando seus investimentos pelo ralo. É importante definir métricas para o seu
site ou loja virtual, assim poderá mensurar o sucesso das suas ações.
A reformulação do site é o momento ideal para instalar as
ferramentas de análise e monitoramento. Ferramentas como o Google Analytics e
Google Tag Manager, auxiliam no acompanhamento das métricas. Se você não usa
essas ferramentas em seu site, você certamente está perdendo ótimas
oportunidades de entender seu público e aumentar suas vendas.
Seu site está bem posicionado no Google?
O primeiro passo é buscar o nome da sua empresa no
Google, e se o seu site está entre os TOP 3. Caso seu site esteja pelo menos na
primeira página, este é um bom começo.
Obviamente você irá buscar posicionar seu site, nas
primeiras três posições para palavras-chaves que são relevantes para o seu
segmento. Isso porque, o simples fato de estar na quarta ou quinta posição da
primeira página pode fazer com que você perca dezenas, centenas ou até mesmo
milhares de clientes potenciais.
Para obter melhores posições na pesquisa, você precisa
ter uma boa estratégia, marketing, desenvolvimento web, equipe técnica bem
preparada, um bom servidor de hospedagem, conteúdo rico e exclusivo, executar
otimizações constantes, e de muitos meses de otimização de SEO.
Tudo deve ser muito bem planejado, e é necessário que
você se atente aos detalhes. Alguns pontos importantes são:
Criar personas (perfil do cliente) detalhadamente e
entender quais são seus problemas e o que os levariam até o seu site;
Analisar os conteúdos atuais e efetuar melhorias, para
que eles ajudem os usuários;
Faça uma tabela de palavras-chave relacionadas a sua
empresa, serviços e produtos, e certifique-se de que seu site está bem
posicionado para elas.
Atenção para o design do layout da página, quanto mais
atrativo e intuitivo, melhor.
A produção de conteúdo rico e com informações úteis para
os seus usuários, é algo trabalhoso e complexo, por isso, o mais indicado é
eleger um profissional da sua empresa para supervisionar o conteúdo gerado por
uma agência terceirizada.
Certamente esta decisão irá demandar de um investimento
financeiro maior, mas que será recompensado no longo prazo quando o seu site
começar a dominar os resultados das pesquisas, o que refletirá no aumento das
suas vendas.
Seu site funciona no smartphone?
Se você tiver que dar zoom na tela do smartphone para ler
alguma informação do seu site, ou tiver que rolar a tela para o lado para
continuar navegando, certamente seu site não funciona no smartphone, ou melhor,
não é responsivo. Um site que funciona em smartphone deve ser totalmente
adaptado para entregar a melhor experiência para o usuário.
Seus telefones devem ser clicáveis, seu endereço deve
linkar com o Google Maps e você deve ter imagens e fontes nos tamanhos
condizentes com a tela de um celular.
Seu layout está moderno e de acordo com a identidade
visual da empresa?
É muito comum que as empresas esqueçam de atualizar a
identidade visual da marca em seus sites, e isso é muito prejudicial. Uma marca
deve ter uma linha de comunicação que utiliza a mesma identidade visual em
todos os veículos. Portanto, um site que seja fácil de gerenciar é ideal para
que você mesmo consiga trocar cores principais, logos, fontes e ícones.
Utilizar a mesma identidade visual em diferentes
plataforma faz com que seus visitantes reconheçam sua marca e consigam fixá-la
cada vez mais. Sobre a modernidade do layout, isso é um tema subjetivo. Porém,
facilmente conseguimos perceber quando um layout parece antigo. Por exemplo, há
uns anos atrás, os monitores eram menores e mais quadrados, portanto os sites
eram mais estreitos. Atualmente, os monitores são mais largos (wide), e com
isso começaram a criar sites mais horizontais, para aproveitar melhor o espaço
da tela.
Seu site usa tecnologias antigas?
Outro ponto importante é verificar se o seu site
apresenta algum erro de incompatibilidade. Muitos sites antigos, usam
tecnologias que não funcionam mais nos navegadores, e, portanto, acabam
apresentando erros ou layouts quebrados. Isso acontece pois a tecnologia evolui
e sobrepõe de maneira muito rápida.
Desta forma, um site feito há 10 anos atrás pode não ter
um bom funcionamento pelo simples fato de que os novos navegadores não dão
suporte a tecnologias antigas.
Seu site gera conversões?
Uma conversão é quando um usuário realiza uma ação dentro
do seu site, seja ela um cadastro de newsletter, uma compra ou um pedido de
orçamento.
Seu site deve ser utilizado para a captação de Leads, e
integrar formulários e chatbots, pode ajudá-lo(a) nesta importante tarefa.
Chatbots podem ser programados para responder as
perguntas mais frequentes, e caso não seja possível fornecer uma resposta
satisfatória para o usuário, então deverá ser acionado o chat com um atendente
humano.
Conforme o usuário interage com o Chatbot, pode ser feita
a integração com o seu sistema de CRM para que acompanhe o avanço do Lead no
funil. Isto permite mais agilidade para a equipe de vendas, e garante que mais
Leads sejam qualificados, o que impacta positivamente nas vendas da sua empresa.
O Manychat talvez seja o chatbot mais famoso e fácil de
configurar para Facebook. Ele permite que você envie arquivos ou links para os
usuários, conforme a resposta selecionada. Assim você não precisa desenvolver
uma solução do 0, e ainda aproveita as informações que estão presentes na
própria rede social.
Suas Landing Pages também devem ser otimizadas, e os
formulários precisam ser curtos. Deixe para fazer mais perguntas em uma próxima
oportunidade. No primeiro momento, o mais importante é capturar o email deste
Lead, e além de enviar a oferta por email, a entrega pode ser otimizada através
do seu chatbot.
Foque na estratégia da empresa
Toda essa reestruturação deve ser pensada na obtenção de
novos clientes para sua empresa. Por isso você deve entender muito bem o perfil
dos seus usuários.
Pense sempre em oferecer uma experiência melhor para o
seu usuário, pois este é um fator muito importante para que o Google mantenha
seu site nas primeiras posições.
Não se esqueça de verificar a velocidade do seu site
também, quanto mais rápido for o seu site, melhor para seus usuários e também
para seu posicionamento no Google.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
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empresa com o marketing digital!
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