Como
converter os leads em clientes.
O primeiro a se fazer para
conseguir captar e converter seus leads em clientes é entender todo o processo
de vendas, e, por isso, como primeira forma de converter visitantes, precisamos
pensar no Inbound Marketing.
Muitas empresas pecam nesse
trabalho, durante a fase de captação ou de nutrição, e acabam comprometendo
todo o resultado de seus esforços e investimentos. É fundamental saber com
converter visitantes em leads.
A geração de leads é uma das
etapas mais importantes de um negócio. Seus contatos representam potenciais
clientes, que devem ser corretamente trabalhados e nutridos, passando todo o
conhecimento necessário e aproximando-os da decisão de compra.
Por isso, no post de hoje, vamos
mostrar quais elementos devem ser trabalhados para que você consiga converter
visitantes em leads.
O Inbound transformou o mercado.
Antes dele, o processo de vendas era concentrado no produto. Um vendedor
insistente e intrusivo fazia contato direto com o público-alvo da marca
apresentando aquele item.
Muitas vezes, o
contatado nem mesmo tinha o conhecimento a respeito do que tratava o
produto ou dos motivos de por que ele deveria possuí-lo. Todo o resultado
estava condicionado ao poder de persuasão do vendedor.
Então, o Inbound mudou esse
cenário e colocou o foco no cliente. Com a expansão do acesso à internet, ficou
muito mais fácil compartilhar experiências e conhecimentos.
Os consumidores passaram a buscar
dados antes de comprar uma solução, justamente para embasar a sua decisão e
torná-la mais certeira.
Nesse contexto, as empresas
enxergaram a necessidade de compartilhar as informações, criando
uma jornada de compra e nutrindo os seus potenciais clientes com o
conhecimento necessário.
Todo cliente deve percorrer essa
jornada, que começa com um simples desconhecido. Ele é atraído para o site ou
blog com conteúdos relevantes e passa a ser um visitante.
Esse visitante encontra diversas
opções para preencher seus dados e se cadastrar na empresa, processo de geração
de leads. Esses leads serão fomentados com conteúdos relevantes até que
estejam preparados para concretizar uma compra, tornando-se
clientes.
Acabou? Ainda não. Os clientes
devem ter suas expectativas superadas para que sejam promotores da marca.
Observando a jornada, conseguimos
perceber que os estágios devem seguir a sequência descrita, pois cada um deles
se relaciona a um material adequado. É como um conjunto de engrenagens que
faz movimentar todo um sistema. Se uma peça falhar, todo o resultado será
comprometido.
Por isso, no próximo tópico,
vamos indicar o que fazer para converter os visitantes em leads.
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