O que é SEO.
Vejamos então cada um destes itens para que você possa ter uma noção de
o que é SEO e como ele funciona, para então conseguir gerar mais tráfego
orgânico para o seu site e se colocar entre os primeiros resultados das páginas
de respostas do Google.
Situando o SEO no marketing de busca
As páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por
exemplo, são divididas em duas áreas distintas, a de resultados pagos e a de
resultados orgânicos.
Na área de resultados pagos, aqueles que são exibidos logo no início e
ao final das páginas de respostas do Google, são exibidos links de empresas que
pagaram para figurar logo entre os primeiros links listados quando é feita uma
pesquisa no buscador.
Na área logo abaixo, na seção de resultados orgânicos são listadas
páginas, que em função de sua relevância, são classificadas nestas posições. É
justamente nesta área que o SEO faz toda a diferença. Para estar listado nas
primeiras posições, não é preciso pagar nada, basta ser relevante.
O que significa SEO?
SEO é o acrônimo para a expressão em inglês Search Engine Optimization,
otimização para ferramentas de busca, um conjunto de técnicas que visam colocar
as páginas de um site em posições de destaque nas páginas de respostas dos
grandes buscadores como o Google, Bing e Yahoo.
Como o bom posicionamento nas SERPs – Search Engine Response Pages, é
fundamental para uma boa exposição neste canal, o SEO é considerado uma das
principais ferramentas do marketing de busca.
Como funciona a otimização de sites
para ferramentas de busca
Agora que você já sabe o que é SEO, vamos ver como ele funciona. Como
dito anteriormente o SEO reúne um conjunto de técnicas, que quando aplicadas a
um site, possibilitam que suas páginas sejam listadas logo no início da área de
resultados orgânicos das páginas de respostas dos buscadores.
Estas técnicas são aplicadas em diversas dimensões do site, e devem
trabalhar de forma integrada para que produzam a exposição desejada nas
ferramentas de busca. Para que você possa entender melhor o funcionamento do
SEO, vamos em primeiro lugar conhecer os pilares do processo de otimização de
sites para ferramentas de busca.
Os pilares de SEO
Vamos começar a nossa explicação sobre o que é SEO por seus pilares, ou
seja os conceitos fundamentais para que um site seja considerado pelo Google
como mais relevante do que outros.
A relevância de um site tem como pilares os seguintes pontos:
Reputação do site – Conceito técnico do site junto aos buscadores, como
estabilidade do provedor de hospedagem e estrutura de programação;
Autoridade do site – Relevância do site e seu conteúdo dentro do seu
campo semântico em que se situa;
Popularidade do site – Quantidade de links de qualidade e dentro da
mesma dimensão temática que apontam para o site.
Em nosso curso de SEO sempre faço questão de deixar claro que tentar
fazer o trabalho de otimização sem compreender e levar em consideração estes
pilares é uma verdadeira perda de tempo, pois o SEO moderno prioriza estes
conceitos.
Os fatores de SEO
Visto o que é SEO em termos dos conceitos envolvidos, é hora de
tratarmos das dimensões do trabalho de otimização para ferramentas de busca em
um site. É nesta etapa que aplicamos um
conjunto de regras que vão da estrutura até formatação do conteúdo.
SEO de Estrutura – Um conjunto de técnicas que são aplicadas à estrutura
do site, indo desde o relacionamento entre seções e páginas, até recursos
técnicos específicos como mapas do site e outros que afetam seu posicionamento
nas ferramentas de busca;
SEO Onpage – Técnicas que são aplicadas basicamente no conteúdo do site
e sua estrutura, como a escolha da palavra-chave, URLs amigáveis, meta tags,
tags de ênfase, imagens e estrutura de links internos e externos de cada
página;
SEO Offpage – Técnicas que são aplicadas para promover a popularidade
digital do site através da criação de links de qualidade apontando para o site,
reforçando assim seu relacionamento com outros elementos online e a relevância
do site.
A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse
engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa,
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