Quais
as diferenças entre HTTP ou HTTPS.
Quando foi anunciado que era um sinal muito pequeno e
que, como foi revelado, resultaria num aumento de pouco menos de 1% da pesquisa
global, sendo menos relevante que o conteúdo de alta qualidade, sob a alegação
de dar tempo aos webmasters realizarem a troca de HTTP para HTTPS. Mas, com o tempo,
o Google poderia decidir reforçá-lo pois, assim, eles encorajariam os donos de
sites a mudar de HTTP para HTTPS, garantindo, assim, a segurança de todos os
usuários na internet.
HTTPS é um protocolo seguro de transferência de hipertexto
que protege a privacidade e criptografa os dados do usuário entre o computador
e o website. HTTPS protege os dados pessoais do visitante quando são
transmitidos e inseridos num formulário do site ou quando você compra um
produto em e-commerces.
Os dados enviados por HTTPS têm a proteção do protocolo
TLS, que fornece os 3 principais níveis de proteção:
Criptografia. Criptografa os dados enviados para
protegê-los de ataques de eavesdropping. Isto quer dizer que, enquanto o
visitante estiver navegando em um site, nenhuma pessoa pode “ouvir” suas
conversas, seguir suas atividades em diversas páginas ou furtar suas
informações.
Integridade dos dados. Os dados não podem ser alterados
ou danificados enquanto acontece a transferência sem serem detectados, mesmo
que isso seja intencional ou não.
Autenticação. Comprova que os usuários estão se
comunicando com o site desejado. Protege contra ataques man-in-the-middle e
eleva a confiança do visitante, algo benéfico para a empresa.
Por
que mudar o site de HTTP para HTTPS?
A principal razão é o fator de posicionamento nas SERPs
(em inglês, Search Engine Results Page) do Google, mas deveria ser porque ele
torna o site mais seguro através da criptografia de dados. O SSL criptografa
todos os dados, além de elevar a segurança do site, também traz maior credibilidade
junto aos seus clientes e/ou visitantes.
O site deve estar inteiramente em HTTPS, não apenas nas
páginas onde o usuário precisa inserir dados. Se você alterar seu site de HTTP
para HTTPS, o Google vai entender como mudança de site com alterações na URL, o
que pode afetar de forma temporária as estatísticas de tráfego, por exemplo:
Variação temporária de posicionamento nas SERPs;
O site HTTPS tem uma pequena alteração na classificação,
mas não será muito significativa.
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