Como impulsionar os
resultados do google.
O Google ainda é, definitivamente, o buscador mais importante da
Internet, já que realiza 67% de todas as buscas mensais e mais de 80% dos
usuários recorrem ao mecanismo para encontrar produtos ou serviços que
precisam. Esses dados mostram ainda como os buscadores se tornaram importantes
para negócios locais que tem orçamento limitado para investir em campanhas de
mídia.
Conteúdo de qualidade
Atualmente, a regra número 1 do marketing online é gerar novos
conteúdos. Isto significa que você precisa publicar conteúdo original,
relevante e oportuno, que tenha apelo para pessoas à procura de termos
relacionados ao seu negócio.
Uma das melhores maneiras de compartilhar ativamente conteúdo de
qualidade é ter um blog para o seu negócio. Então, é questão de encontrar tempo
para criar e compartilhar conteúdo. Comece com um calendário editorial e plano
semanal de mensagens informativas e envolventes.
De vez quando, conteúdos longos podem ser interessantes, mas é
importante que você mantenha a maioria de suas mensagens curtas e simples.
Posts podem incluir fotos de projetos antes e depois de sua conclusão,
descontos ou promoções, um evento futuro ou ainda o lançamento de um novo
produto.
Ad Search
O Ad Search tem sido fortemente enfatizado na primeira página de
resultados de pesquisa local – independente de o consumidor em potencial
realizar a pesquisa utilizando termos locais ou o Google detectar a intenção de
pesquisa local.
Por exemplo, se procurarmos um encanador em Belo Horizonte,
Minas Gerais, os seis primeiros resultados da página são anúncios pagos,
enquanto apenas dois são resultados orgânicos.
Na verdade, o Google mostra apenas de sete a dez resultados
orgânicos, além de anúncios e listagens mapa – cerca de 13% da primeira página
– e a concorrência por esses pontos é grande.
Então, é importante ter uma abordagem equilibrada, utilizando
tanto SEO(Search Engine Optimization) quanto o ad search para que os
consumidores encontrem sua empresa quando procurarem por palavras-chave do
negócio.
Mobile
Atualmente, 25% dos cliques de buscas são provenientes de
dispositivos móveis, e 88% dos cliques em anúncios para mobile resultam em
aumentos de cliques orgânicos.
Isso significa que cliques pagos não são substituídos por
cliques orgânicos quando ad search é interrompido. Em outras palavras, você tem
mais cliques móveis, em geral, tanto quando promove campanhas de publicidade
pagas quanto ao utilizar o SEO sozinho.
Portanto, é mais importante do que nunca, além de investir em
publicidade móvel, garantir que esses cliques móveis levem os consumidores a
uma página adaptada para mobile ou um site otimizado para capturar os leads.
Listagem de mapas
Não importa se os consumidores estão realizando buscas via
celular ou desktop, ter sua empresa em listagens de mapa é fundamental para ser
encontrado no Google.
É importante ter e atualizar sua página local no Google+, porque
muitos consumidores verão seu mapa listado antes mesmo de encontrar o seu site
nos resultados de pesquisa locais.
Certifique-se de otimizar a sua listagem com as palavras-chave
de negócios, categoria, endereço, horário de atendimento e outras informações
importantes. Google+Local é ainda mais importante para alguns tipos de
negócios, como restaurantes.
Compartilhamentos &
Likes
Além de otimizar sua página do Google+ , reivindicar e otimizar
perfis em sites de mídia social – juntamente com manter o conteúdo atualizado,
é necessário postar conteúdo envolvente e compartilhável, que sinalizará aos
buscadores que estas páginas são úteis e ativas, algo que pode conseguir um
ranqueamento mais elevado na pesquisa. Além disso, compartilhamentos do
Facebook e tweets do seu site ou blog podem servir como sinais para pesquisa no
Google também.
Palavras-chaves locais
Para que sua empresa seja encontrada por consumidores na sua
área-alvo, é importante usar palavras-chave específicas de geolocalização. De
acordo com os fatores de ranking de busca do Google, o termo chave com o qual
você quer conseguir classificação, como por exemplo, “emergência encanamento
São Paulo”, deve estar presente no seu site, no título da página, links e texto
âncora.
Também é importante usar essas mesmas palavras-chave em suas
páginas de mídia social, Google+ e outros sites de revisão ou de diretório que
você utilize para conduzir visitas de consumidores locais.
Certifique-se de escolher palavras-chave que são direcionados
para a sua localização, tipo de negócio e nome, mas tome cuidado para não
encher suas páginas e perfis com palavras-chave que possam ter um impacto
negativo em seus resultados – e sobre os consumidores.
Backlinks
Backlinks ainda são sinais importantes de autoridade para o
algoritmo do Google que ajuda o mecanismo de busca a determinar a utilidade de
seu conteúdo. Essencialmente, backlinks são links para seu site a partir de
outros sites da web. No entanto, nem todos os links são criados iguais.
Atualizações recentes no algoritmo do Google enfatizam a
importância de links de alta qualidade, em outras palavras, links que
relacionem seu conteúdo a sites e influenciadores que têm autoridade e
credibilidade.
É por isso que é essencial que conteúdo produzido pela empresa
seja interessante e cativante para que outros sites queiram se vincular a ele.
A dica é começar criando conteúdo atraente e compartilhá-lo no blog da empresa,
redes sociais, e-mails marketing e outras propriedades online.
Ao compartilhar o conteúdo, inclua um call to action que peça
aos clientes, fãs e seguidores que o compartilhem também. Isso pode ajudar a
espalhar o seu conteúdo e aumentar a qualidade de backlinks.
Avaliações
Avaliações sobre o seu negócio em Google+ Local são extremamente
valiosas, porque eles aparecem junto com o seu mapa na página de resultados de
pesquisa. Mas, ninguém quer apresentar seus negócios em destaque com apenas uma
estrela na avaliação.
Então, peça a clientes fieis para fazerem comentários positivos
na sua página Google+ para garantir que os novos consumidores vejam ótimos
comentários sobre sua empresa. Além disso, quanto mais comentários você tem com
as palavras-chave selecionadas, maior será o seu mapa listado exibido nos
resultados da pesquisa.
Autoria
Autoria é um recurso do Google+ que permite vincular o conteúdo
que você publica em outro domínio diretamente para seu perfil pessoal do
Google+.
Quando você fizer isso, sua foto do perfil Google+ irá aparecer
junto ao conteúdo que você escreveu nos resultados da pesquisa, ressaltando o
seu conteúdo e ajudando a aumentar os cliques para ele.
Isso é ótimo para a construção de sua marca pessoal, o que pode
ajudá-lo a construir a credibilidade para seu negócio e estabelecê-lo como o
perito em seu campo. Além disso, usar sua conta do pessoal do Google+ é uma
ótima maneira de divulgar seu negócio para alavancar o interesse e
compartilhamentos.
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