Converta
visitantes em leads.
O primeiro passo para conseguir
captar e converter seus leads em clientes é entender todo o processo de vendas,
e, por isso, como primeira forma de converter visitantes, precisamos pensar
no Inbound Marketing.
O Inbound transformou o mercado.
Antes dele, o processo de vendas era concentrado no produto. Um vendedor
insistente e intrusivo fazia contato direto com o público-alvo da marca
apresentando aquele item.
Muitas vezes, o
contatado nem mesmo tinha o conhecimento a respeito do que tratava o
produto ou dos motivos de por que ele deveria possuí-lo. Todo o resultado
estava condicionado ao poder de persuasão do vendedor.
Então, o Inbound mudou esse
cenário e colocou o foco no cliente. Com a expansão do acesso à internet, ficou
muito mais fácil compartilhar experiências e conhecimentos.
Os consumidores passaram a buscar
dados antes de comprar uma solução, justamente para embasar a sua decisão e
torná-la mais certeira.
Nesse contexto, as empresas
enxergaram a necessidade de compartilhar as informações, criando
uma jornada de compra e nutrindo os seus potenciais clientes com o
conhecimento necessário.
Todo cliente deve percorrer essa
jornada, que começa com um simples desconhecido. Ele é atraído para o site ou
blog com conteúdos relevantes e passa a ser um visitante.
Esse visitante encontra diversas
opções para preencher seus dados e se cadastrar na empresa, processo de geração
de leads. Esses leads serão fomentados com conteúdos relevantes até que
estejam preparados para concretizar uma compra, tornando-se
clientes.
Observando a jornada, conseguimos
perceber que os estágios devem seguir a sequência descrita, pois cada um deles
se relaciona a um material adequado. É como um conjunto de engrenagens que
faz movimentar todo um sistema. Se uma peça falhar, todo o resultado será
comprometido.
Por isso, no próximo tópico,
vamos indicar o que fazer para converter os visitantes em leads.
Crie
conteúdos relevantes
No tópico anterior, nós falamos
sobre o Inbound Marketing e como ele transformou o mercado na forma de
converter visitantes. O coração desse processo é a geração de conteúdo
relevante!
Seu público-alvo procura por
informações que os ajudem a entender suas necessidades, identificar as
oportunidades, avaliar as melhores soluções e escolher as ofertas que mais os
satisfazem.
Então, se eles estão nessa busca,
a empresa que conseguir oferecer todas essas informações de forma clara e
objetiva sairá na frente e poderá conquistar a preferência no momento da
compra.
Explore cada
tipo de conteúdo
Para uma boa geração de leads,
você deve criar e divulgar conteúdos de qualidade. Mas existem vários tipos de
conteúdo, e cada um deles possui características e oportunidades diferentes.
Você pode criar artigos como este
que está lendo, e-books completos e infográficos com dados interessantes sobre
o seu mercado ou sobre um tema específico.
O blogpost, por exemplo, pode ser
utilizado para atrair um desconhecido até o seu site. Você pode escrever um
artigo que desperte a curiosidade do leitor e que faça com que ele se
interesse por mais informações.
O e-book já é um guia, um
material mais completo e elaborado. É uma excelente ferramenta para transformar
os visitantes em leads. Você pode, por exemplo, condicionar a leitura do e-book
ao preenchimento de um cadastro, com nome e e-mail. Assim, aquele contato passa
a entrar na sua lista de potenciais clientes.
Já o infográfico é muito
interessante para transmitir dados sobre um determinado assunto. É uma
comunicação mais objetiva e direta. Você pode divulgar números e resultados de
pesquisas, atraindo a curiosidade do leitor e criando uma boa nutrição dos
leads.
Elabore CTAs
chamativos
O CTA — Call To
Action — é a chamada para ação. Ao final de um conteúdo, seja ele um blogpost,
e-book, infográfico ou qualquer outro, indique para o seu leitor o que ele deve
fazer.
O CTA vai depender do objetivo de
cada conteúdo. Se você deseja que o seu leitor curta as suas páginas nas redes
sociais, por exemplo, indique isso. Já se o objetivo é o compartilhamento,
mostre esse caminho. Outra possibilidade interessante é indicar outro material,
para que o lead continue o seu aprendizado.
Agora, se você acredita que
aquele contato já está pronto para baixar um e-book e ter acesso a um conteúdo
mais específico, leve-o até uma landing page, peça seus dados de contato e
disponibilize o conteúdo. Falaremos das landing pages a seguir.
Construa
landing pages eficazes
A landing page tem
papel fundamental na geração de leads na hora de converter visitantes. Ela
representa o local onde o visitante será, efetivamente, transformado em lead.
Infelizmente, muitas empresas pecam nesse ponto.
Elas criam o conteúdo relevante,
disponibilizam-no em grandes canais de comunicação, mas não se atentam para a
obtenção dos dados de contato. Então, como nutrir um lead e depois convertê-lo
em cliente se você não sabe quem ele é?
Para criar landing pages
eficazes, você deve manter todo o foco do seu leitor em preencher os campos de
cadastro. Crie um ambiente limpo, atrativo. Retire os menus e as outras opções
do seu site.
Feito isso, peça somente os dados
realmente necessários, aqueles que você precisa para entrar em contato. Se você
acha que somente o nome e o e-mail são suficientes, concentre-se nisso.
Um ponto que deve ser observado é
que o preenchimento de um formulário deve ser uma troca entre o
visitante e a empresa. Ao pedir que ele forneça seus dados, dê algo em
troca.
Por exemplo: “complete o cadastro
para baixar nosso e-book”. Certifique-se de que, depois do cadastro, o lead
receba aquilo que foi prometido!
A geração de leads é um processo
extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Os leads são os
potenciais clientes da sua marca, que devem ser nutridos com conteúdos
relevantes, a fim de percorrer toda a jornada de compra e se
tornar clientes, ou até mesmo promotores da marca.
Crie conteúdos relevantes, que
ajudem seu público a tirar as dúvidas e embasar suas decisões. Explore cada
tipo de conteúdo. Um blogpost, um e-book ou um infográfico, cada um deles
representa um potencial para gerar e nutrir seus potenciais clientes.
Elabore CTAs chamativos,
indicando a ação que seu leitor deve tomar, e crie uma boa landing page,
obtendo os dados necessários dos seus visitantes.
Seguindo essas dicas que
fornecemos, você conseguirá converter seus visitantes em leads e manter todo o
seu processo de vendas bem encaminhado.
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