Tendências de Marketing
Digital para 2020.
Final
de ano chegando e o pessoal de marketing começa a se questionar quais as
tendências de marketing digital para 2020. O que vai decolar? Onde investir o
dinheiro da empresa para ter melhores resultados? As novidades em marketing
digital para o próximo ano são muitas.
Marketing Conversacional
Marketing conversacional é, segundo a Drift, "a maneira
mais rápida de levar os compradores pelos
funis de marketing e vendas, por meio do poder das conversas em tempo
real. Ele cria relacionamentos e experiências autênticas com clientes e
compradores."
As pessoas querem respostas rápidas, então quanto mais
rapidamente a sua empresa respondê-las, maiores as chances de conversão. Quando
a sua empresa tem esse contato um a um, cria uma personalização. E é isso que as
pessoas vêm buscando cada vez mais: elas querem respostas únicas para as suas
necessidades exclusivas.E respostas imediatas.
Os três passos principais do marketing conversacional são
engajar os leads com conversas, e não com formulários extensos; entender o que
eles querem rapidamente, e recomendar os próximos passos corretamente, para
movê-los pelo funil de vendas, rumo à conversão.
Os chatbots são uma ótima opção para o marketing conversacional,
pois estão disponíveis 24/7. Mas o final do processo deve se dar pela interação
com um humano, porque a máquina ainda não possui uma relação totalmente
humanizada para oferecer. Quem sabe em breve?
Marketing de Influência
Os famosos influenciadores digitais vieram para ficar. O desafio
é se manter ligado a quem está emergindo e quem está perdendo seguidores. Você
também precisa escolher aqueles que tem identificação com a empresa e que
caibam no seu orçamento.
De acordo com relatório da Elderman, 63% dos consumidores
confiam muito mais nas opiniões dos influenciadores sobre os produtos, do que
naquilo que as marcas dizem sobre si mesmas. Além disso, 58% das pessoas
compraram um novo produto nos últimos seis meses, devido à recomendação de um
influenciador.
Atualmente, o Instagram é a melhor rede social para usar
influenciadores. Mas antes de sair pedindo orçamentos, tenha em mente uma ideia
bem detalhada do que a sua empresa quer, formato e quantidade de postagens
etc., para depois partir para a busca de influenciadores, cujo perfil se
identifique com as diretrizes da empresa.
Só quando tiver uma lista dos mais interessantes, peça
orçamentos para fazer comparações e ter uma ideia da ordem de grandeza de
seguidores versus valor do trabalho, para ver em qual vale mais a pena apostar.
Segundo a NeoReach, o valor médio da "earned media"
(valor de publicidade que uma empresa ganha, derivado de esforços promocionais
que não sejam publicidade paga) é de 5,20 dólares para cada dólar gasto em
marketing de influência. É algo que pode valer muito a pena para o seu negócio.
Busca por Voz
Os assistentes de voz já são uma realidade em muitos países e
estão crescendo aqui no Brasil também. Alexa, Siri e Google podem ajudar a
fazer buscas, enviar mensagens, ler textos em voz alta e ter grande valia no
marketing digital.
A pesquisa por voz vem aumentando rapidamente. Para se ter uma
ideia, a ComScore afirma que, em 2020, 50% das buscas serão feitas por voz.
Desse modo, otimizar o VSEO (voice search engine optimization)
do seu negócio é algo imprescindível nos próximos anos. Para isso, tenha sempre
em mente como a pessoa falaria para buscar algo, em vez de como ela escreveria
essa busca.
Use perguntas, pois é assim que fazemos na maioria das buscas
por voz (Qual o restaurante italiano mais próximo? Qual a previsão do tempo
para hoje?).
Quem otimizar primeiro e com mais qualidade, ganha as primeiras
posições na busca orgânica.
Video Marketing
O vídeo tem se tornado cada vez mais importante no marketing
digital. O consumo de vídeo tem aumentado exponencialmente e, de acordo com
dados da MarketingCharts.com, de Outubro de 2019, essa tendência continuará em
alta nos próximos anos.
E
vale lembrar que vídeo não se trata somente de YouTube, apesar de ele ser o
grande favorito. Mas você pode usar os stories do Facebook e do Instagram, o
IGTV, fazer transmissões ao vivo (lives) somente da sua empresa ou com
convidados. Há diversas possibilidades.
Aplicativos de Mensagens
Apesar de muita gente ainda acreditar que os apps de mensagens
só servem para se comunicar com amigos e familiares, eles têm sido uma
ferramenta muito útil de marketing digital, para a empresa conversar one-to-one
com os consumidores. E muitas empresas têm utilizado essa forma de mensagem em
substituição aos e-mails, enviando mensagens personalizadas e até mesmo para
grupos.
Para isso, o WhatsApp é a plataforma campeão. O aplicativo
detinha, em outubro, 1,6 bilhão de usuários. Hoje mesmo, recebi uma mensagem
(chatbot) de um aplicativo de comidas no meu WhatsApp, querendo saber por que
eu não estava mais comprando lá.
Com a informação que dei, eles podem me oferecer algo
personalizado, para que eu volte a comprar com eles, além de terem detectado
uma possível falha no processo.
A propósito, quando eu quero uma resposta rápida de uma empresa,
vou logo no Facebook Messenger e, geralmente, recebo uma resposta bem
rapidamente. É muito melhor que ligar e acessar diversos menus, esperar meia
hora para ser atendido.
Além disso, você pode enviar imagens para explicar um problema,
se for o caso. Enfim, acaba sendo mais fácil e prático. E quando quero uma
resposta imediata, uso o live chat, se a empresa tiver esse recurso.
Como passamos muito tempo nesse aplicativos (até reunião de
negócios faço com frequência por WhatsApp), as empresas já vêm utilizando
alguns deles para fazer anúncios patrocinados. Talvez seja uma boa ideia para
implementar na sua empresa. Afinal, logo as pessoas poderão fazer compras por
meio deles.
Personalização
O marketing personalizado, também conhecido como marketing
one-to-one, consiste em usar dados para entregar mensagens individualizadas a
potenciais clientes. Assim, uma mensagem diferenciada pode ser entregue a um
cliente potencial, no momento ideal.
Mercado Livre, YouTube, Spotify, AliExpress, Netflix e Amazon,
por exemplo, são grandes exemplos de empresas que usam a personalização. Com
base no que você comprou, ouviu ou assistiu, elas te dão outras recomendações,
que têm a ver com o seu gosto. Afinal, elas sabem do que gostam as pessoas que
têm um gosto parecido com o seu.
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ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
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