E-commerce e marketing digital devem caminhar juntos.

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 E-commerce e marketing digital devem caminhar juntos.



Nos últimos anos e principalmente com a chegada da pandemia o setor de e-commerce tem ganhado ainda mais destaque e confiança dos consumidores. Para se ter ideia, no Brasil o setor cresceu.


Agora, em meio a esse cenário de pandemia e isolamento social, pudemos ver como o marketing digital está salvando os negócios. Mas é necessário tomar alguns cuidados para mirar em estratégias certeiras: o maior erro que muitos negócios vem cometendo é não ter uma estrutura de marketing digital robusta. Simplesmente criam a loja e não seguem um posicionamento. Hoje, é visível que qualquer negócio, seja físico ou online, deve ter um posicionamento de marketing digital.


Se o e-commerce já existe é preciso partir do pressuposto que ele precisa ter um público-alvo para determinar as ofertas dele e o nicho que está inserido. A determinação do nicho é fundamental para criar um passo a passo do e-commerce. Saiba definir se vai vender produtos relacionados à saúde, moda, decoração ou outros. 


É fundamental saber com quem você fala. Além disso, e-commerces pequenos devem focar em um nicho específico, pois fica mais difícil concorrer com os grandes que oferecem diversos produtos e fazem grandes investimentos em ações de marketing e publicidade.



Com o site no ar é necessário ter um bom posicionamento e, a partir disso, criar toda uma estrutura social. Crie um blog de conteúdo que possa atrair pessoas interessadas em um determinado produto. Por exemplo: digamos que você tenha um e-commerce que venda produtos naturais. Você pode criar conteúdos explicando os benefícios de cada produto, para parte estética, saúde.


Outra opção seria criar alguns conteúdos gratuitos que podem ser baixados, como um e-book sobre como realizar uma receita saudável e saborosa, por exemplo. Depois disso é mais simples capturar essa pessoa interessada — que chamamos de lead — para sugerir uma série de ofertas e produtos via e-mail marketing. O marketing de conteúdo também está atrelado ao marketing digital.



Confirme se você tem a instalação do certificado de segurança SSL, Secure Socket Layer. Mas, já falando especificamente de e-commerce, é preciso que ele passe uma segurança para quem está visitando. Por isso é necessário ter depoimentos de outros clientes em relação a outros produtos, taxa de entrega e utilizar também plataformas de pagamento que sejam de confiança — como por exemplo Pagseguro ou a própria Hotmart.


Anúncios no Facebook Ads e Google Ads são fundamentais para alcançar pessoas interessadas. No Google Ads é possível realizar anúncios baseados na pesquisa. Se você vender tênis, poderá anunciar os tênis para quem busca por eles. Outra estratégia fundamental é o e-mail marketing, a fim de criar relacionamento com os clientes e poder enviar novas ofertas.



E se tem uma estratégia que não pode faltar, é o remarketing. Basicamente, trata-se de criar anúncios para quem já teve contato com alguma oferta da loja. Se alguém visita a página de um produto, os anúncios de remarketing “vão seguir” a pessoa onde quer que ela vá na internet. Unindo todos esses pontos é possível ter uma estratégia de marketing digital e de conteúdo que ajude a alavancar seu negócio.



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