Lançado em 2016 na China, o Tik Tok tem se destacado entre as demais redes sociais pela quantidade de usuários que conseguiu atrair em um curto período de tempo. Estudos analíticos apontam que o aplicativo foi baixado por 2 bilhões de usuários somente no primeiro trimestre de 2020 e possui em 2021 mais de 7 milhões de usuários brasileiros.
O aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil é o Telegram, que está instalado em 45% dos smartphones brasileiros em 2021. Ele está na décima posição entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Apesar da popularidade, o aplicativo ganhou mais usuários devido à instabilidade de outras redes de trocas de mensagens como o Whatsapp.
O Twitter já foi uma das redes sociais mais utilizadas entre os brasileiros em 2018, mas continua a perder usuários ao redor do mundo. Na pesquisa Digital 2021, ele configura em sexto lugar entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. O principal destaque do Twitter é a sua facilidade de uso. Essa rede é também conhecida pelo fácil engajamento entre marcas, celebridades e pessoas públicas com os fãs.
O Skype é na realidade um programa que permite com que os usuários se comuniquem através da conexão de voz e vídeo. Ele possui mais de 40 milhões de usuários ao redor do mundo e está na décima primeira posição entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2021.
Lançado em 2010, o Pinterest é uma rede social com grande ascensão ao redor do mundo e configura em oitavo lugar entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2021. A plataforma consiste em compartilhamento de fotos de acordo com os interesses dos usuários, como decoração, gastronomia, moda, entre outros. Muitas empresas têm ingressado no Pinterest pelo engajamento que a plataforma proporciona.
O LinkedIn foi lançado em 2002 e é considerado hoje a maior rede social de negócios do mundo. Ele aparece em nono lugar entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em janeiro de 2021 pela pesquisa Digital. Com mais de 270 milhões de usuários ativos, a rede é especialmente utilizada por estudantes universitários e empresas privadas.
Existem cerca de 99 milhões de usuários brasileiros no Instagram. O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia em relação ao número de usuários ativos nesta rede social. Ao longo dos anos, o Instagram ganhou diversos recursos para continuar relevante em relação às redes sociais mais novas, sendo a função mais recente o Reels, que possibilita com que os usuários compartilhem vídeos pequenos tal como no Tik Tok.
Integrado ao Facebook, o Messenger também pode ser considerado uma rede social a parte, pois possui hoje diversas ferramentas de conexão entre os usuários. Ele se encontra em quinto lugar entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil no início de 2021, de acordo com a pesquisa Digital.
O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no mundo com cerca de 3 bilhões de usuários ativos mensais. No Brasil, apesar de ter perdido um pouco da popularidade, ele se encontra na terceira posição entre as redes sociais mais utilizadas no início de 2021 e continua sendo uma plataforma forte para publicidade e engajamento.
Quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2021?
De acordo com o relatório Digital 2021, existem cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. Os dados foram realizados a partir de uma pesquisa de janeiro deste ano e revelam que 70,3% da população brasileira utiliza alguma rede social no seu dia a dia. Entre as redes mais utilizadas no Brasil estão o Youtube, o Whatsapp, o Facebook e o Instagram.
Mesmo que você utilize o Youtube somente como uma plataforma de vídeo, ele também é uma rede social que permite interação através de comentários e o acompanhamento de canais. De acordo com a pesquisa Digital 2021, o Youtube foi utilizado por 96,4% das pessoas que responderam ao questionário, sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros no começo do ano.
Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Não é novidade que o aplicativo tem bilhões de usuários ativos. Em vista disso, muitas empresas já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade online, por meio do WhatsApp Business.
Em 2021, as empresas vão utilizar ainda mais desse aplicativo.
Uma oportunidade imperdível para quem quer fazer negócios e melhorar resultados de marketing digital.
Funciona tanto para promover as soluções que você vende quanto para estabelecer contato e se aproximar dos clientes.
Reconhecendo seu potencial para incrementar a comunicação das empresas, o WhatsApp lançou no início de 2018 o WhatsApp Business.
Um aplicativo gratuito com funcionalidades poderosas para empresas que querem sair na frente.
Foi então que o marketing na ferramenta sofreu um upgrade e passou do nível amador para o profissional.
Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam essa estratégia em suas ações de marketing. O mix de conteúdo também pode ser um grande diferencial. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores.
Podemos afirmar que a postagem de conteúdo em blogs continua sendo uma das principais e mais eficientes “técnicas” para atrair o público-alvo, aumentando em 2 vezes a média mensal de visitas. É por meio do blog que a empresa mostra a sua autoridade em determinado assunto, segmento, e fornece mais informações sobre os seus serviços.
A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência para 2021. A inclusão de conteúdo em vídeo em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.
Páginas institucionais em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Vimeo também são excelentes opções. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a consquistar novos clientes.
Quantos sites fazem parte da Rede de Display do Google?
Quando você anuncia na Rede de Display do Google, que tem mais de dois milhões de sites e alcança mais de 90% das pessoas na Internet, seus anúncios podem ser exibidos em um enorme conjunto de sites, aplicativos para dispositivos móveis e conteúdo em vídeo.
Desfrute do amplo alcance da Rede de Display para atingir suas metas de publicidade ao se concentrar na sua campanha. Para isso, use as configurações e a segmentação. Dessa maneira, você poderá exibir anúncios às pessoas mais importantes para sua empresa.
Onde os anúncios podem ser exibidos na Rede de Display?
Seus anúncios são exibidos na Rede de Display de acordo com o tipo de segmentação que você define para a campanha.
Suas opções de segmentação.
Na Rede de Display, você pode usar a segmentação de grupos de anúncios para que seus anúncios sejam exibidos para determinados tipos de pessoas ou em contextos ou conteúdos específicos.
Quando você concentra a segmentação em determinados tipos de pessoas, é possível direcionar as visualizações dos seus anúncios a certos públicos-alvo (por exemplo, pessoas que já acessaram seu site antes ou que podem estar procurando um determinado produto) ou de acordo com informações demográficas específicas (por exemplo, jovens do sexo masculino).
Quando você concentra sua segmentação em determinados momentos, pode especificar palavras-chave ou tópicos para que seus anúncios sejam vistos no contexto de certos tipos de conteúdo (por exemplo: conteúdo relacionado a bicicletas) ou em determinados sites (por exemplo: artigos esportivos netshoes.com.br).
Anúncios de display e a Rede de Display do Google.
A Rede de Display do Google ajuda você a alcançar pessoas com anúncios de display segmentados enquanto elas navegam pelos sites que mais gostam, assistem a vídeos do YouTube, conferem os e-mails no Gmail ou usam dispositivos móveis e apps.
Como a Rede de Display do Google funciona?
A Rede de Display do Google foi criada para ajudar você a encontrar o público-alvo certo. Com as opções de segmentação que ela oferece, é possível exibir sua mensagem estrategicamente para clientes em potencial no lugar certo e no momento certo. Veja alguns exemplos de como usar a segmentação com anúncios de display:
Use os públicos-alvo para encontrar novos clientes ou atrair de volta os antigos. Os Públicos-alvo semelhantes e os públicos-alvo no mercado permitem segmentar as pessoas que têm mais interesse nos seus produtos, ajudando a encontrar novos clientes em potencial.
Você também pode usar os dados das listas de remarketing para, por exemplo, atrair de volta as pessoas que já acessaram seu site.
Gere mais conversões usando a automação. Com a segmentação automática, você encontra públicos-alvo de alta qualidade com base nos atuais e na página de destino para gerar mais conversões.
O Google Ads faz otimizações automáticas ao longo do tempo para entender quais públicos-alvo funcionam para você. Os lances automáticos ajudam você a alcançar o retorno do investimento ajustando os lances automaticamente. As campanhas inteligentes de display fazem a combinação ideal entre a segmentação automática, os lances e os criativos para maximizar suas conversões no Google Ads.
Não é possível mudar o tipo da campanha depois que ela é criada. Se quiser ajustar onde seus anúncios podem ser exibidos, crie uma nova campanha usando outro tipo.
Para as campanhas de pesquisa, de vídeo e do Shopping, altere as configurações de rede, que também afetam onde o anúncio pode ser exibido. Por exemplo, você pode ativar sua campanha de pesquisa para exibir anúncios na Rede de Display.
Como alterar as configurações de rede da campanha:
- Faça login na sua conta do Google Ads.
- Clique em Campanhas no menu à esquerda.
- Clique no nome da campanha cujas configurações de rede você quer atualizar.
Como criar e gerenciar campanhas inteligentes no Google?
As campanhas inteligentes de display automatizam e otimizam a segmentação, os lances e os anúncios. Com o aprendizado de máquina do Google, essas campanhas encontram clientes novos e existentes, definem os lances certos e criam anúncios atraentes que se adaptam a qualquer tela ou espaço para anúncios na Web e nos aplicativos. Em média, os anunciantes que usam campanhas inteligentes de display geram 20% mais conversões com o mesmo custo por ação (CPA) em comparação a outras campanhas dessa rede.
As campanhas inteligentes de display combinam seus recursos (títulos, imagens e muito mais) para criar anúncios responsivos de display, que substituíram os anúncios responsivos como o tipo padrão dessa rede. Esses anúncios podem até se transformar em anúncios nativos se integrando perfeitamente aos sites dos editores. Com o tempo, seus anúncios são otimizados de acordo com o que gera conversões para você.
Verifique se você configurou o acompanhamento de conversões e se atende aos requisitos de qualificação com base em conversões.
Verifique se você tem orçamento diário suficiente para cobrir pelo menos o dobro do lance de CPA desejado.
Reúna os recursos que serão usados no seu anúncio, como títulos, descrições, imagens e logotipos.
Controles adicionais disponíveis para você:
Embora a segmentação de campanhas inteligentes de display seja automática, o Google Ads oferece um nível de controle a mais para ajudar você a gerenciar onde seus anúncios serão exibidos. É possível criar exclusões de canais no nível da conta para impedir que o anúncio apareça em sites específicos, além das exclusões de categoria e conteúdo do site, tópico e palavra-chave.
Como funcionam as campanhas inteligentes do Google?
As campanhas inteligentes ajudam a destacar as vantagens da sua empresa e atrair clientes.
Você pode criar uma única campanha para a empresa ou exibir várias campanhas para mostrar os diferentes produtos ou serviços oferecidos, cada uma com um conjunto de temas de palavra-chave.
Ao configurar uma campanha inteligente, você criará um anúncio que descreve sua empresa. Você também escolherá quais temas de palavra-chave quer segmentar no anúncio e definirá um orçamento. Esse anúncio será exibido automaticamente aos clientes em potencial na Pesquisa Google, no Maps, no YouTube, no Gmail e em sites parceiros do Google.
O anúncio aparecerá quando os clientes em potencial na sua área geográfica buscarem frases relacionadas à empresa no Google ou no Maps. Ele também pode ser exibido a pessoas que estão fora da sua vizinhança, mas que incluíram termos relacionados ao negócio e ao local da empresa nas pesquisas.
Não existe um valor fixo estipulado, pois, a partir de R$ 5,00 por dia já é possível investir. O recomendado é que se pense nos objetivos da campanha para assim definir uma estratégia de investimento, podendo se basear em taxas de conversão, branding e muito mais.
Consulte um especialista em estratégias de marketing digital para criar e gerenciar suas campanhas no Google Ads.
O Google Ads é capaz de gerar resultados imediatos para seu negócio. Além disso, ele pode ajudar a descobrir novas palavras-chave para SEO, e trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas.
A plataforma de ajuda a gerar leads, e a conquistar novos clientes.
O Google Ads funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques. Mas nem sempre quem faz o maior lance é o que vence. Isso acontece pois o Google analisa fatores de qualidade e o Ad Rank. Por isso, para seu anúncio aparecer é preciso que ele seja realmente bom.