Há quem diga que tecnicamente o WhatsApp não é uma rede social típica, mas apenas um aplicativo de mensagens. Por outro lado, há quem a considere que as características de socialização que ele tem associado, como por exemplo, os grupos, façam dele também uma espécia de rede social.
A verdade é que se trata de outro nome expressivo tanto em termos globais, com mais de 2 bilhões de usuários, sendo que destes 99 milhões estão no Brasil.
E como aplicativo de mensagens para smartphones Apple ele surgiu em 2009, criado por dois ex-funcionários do Yahoo – Brian Acton e Jan Koum.
O WhatsApp 2.0 foi um sucesso instantâneo, o que motivou investimentos que permitiram melhorias e a ser disponível para smartphones Android, sendo o que faltava para integrar a lista dos apps mais baixados em ambas as plataformas, fazendo com que em 2013 já tivesse mais de 200 milhões de usuários ativos.
Investimentos de empresas de capital de risco, como a Sequoia Capital na empresa por trás do WhatsApp, possibilitaram seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que abriram os olhos de outras empresas, entre elas o Facebook que em 2014 o comprou pela expressiva cifra de US$ 19 bilhões.
Desde então o híbrido de aplicativo e rede social, consolidou-se não apenas como uma das principais formas de comunicação digital entre pessoas, mas também no segmento de negócios, onde muitas empresas usam-no para atendimento a clientes em muitas situações, aproveitando-se da familiaridade que os clientes têm com a ferramenta.
Outro atrativo para a utilização “business” do “Zap” – apelido dado pelos brasileiros – é o fato de que muitos planos de operadoras de telefonia permitem uso ilimitado do aplicativo, sem descontar do pacote de dados.
Fundado em 2005, pode-se dizer que o YouTube é sinônimo de vídeos na Web.
A facilidade de publicar um vídeo no YouTube, bastando para isso um celular com câmera e acesso à Internet, foi uma das razões do seu sucesso, já que essa é a atualmente a principal maneira de acesso à rede global de computadores.
O YouTube foi o primeiro site de compartilhamento de vídeos em grande escala na Web e está disponível em mais de 100 países, 80 idiomas, com mais de 2 bilhões de usuários, segundo dados do próprio YouTube.
Os números são colossais e alguns são difíceis de quantificar usando os parâmetros que temos e do quão grande algo pode ser, como por exemplo, o volume de dados ocupados por todos os vídeos já publicados e, por isso vamos apresentar alguns dados compreensíveis do que é o canal e que demonstram seu gigantismo:
O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, por meio da sua busca interna, perdendo apenas para o Google, a quem pertence e o segundo site mais visitado, ficando atrás apenas do Google segundo dados de 2021 também do Hootsuite;
Mais de 1 bilhão de horas de vídeos são assistidas diariamente e supera o volume de NetFlix e Facebook somados;
Em termos globais, 79% dos usuários de Internet revelaram ter uma conta no YouTube;
Mais de 720.000 horas de vídeo são enviadas para a plataforma diariamente;
O vídeo mais popular, já teve mais de OITO BILHÕES de visualizações e é “Baby Shark Dance”. O primeiro a romper a casa dos 10 dígitos, foi Gangnam Style e que passados 8 anos, tem quase 4 bilhões de visualizações.
Cogita-se que seja a maior rede de usuários ativos no Brasil. Embora o número oficial seja de 105 milhões de brasileiros, o YouTube considera para esse levantamento apenas usuários entre 18 e 65 anos. Ou seja, todo o contingente abaixo e acima desse intervalo, foi desconsiderado.
O Facebook surgiu em 2004, a partir de um projeto interno dos então estudantes de Harvard, Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
Assim como o Orkut em seu início, também era restrita, mas no caso aos alunos da universidade e que basicamente consistia da versão digital de um livro que continha as fotos e informações dos alunos de Harvard e que chamava-se FaceBook, ou em tradução livre, "livro de caras". Portanto, pode-se dizer que o Face nasceu como resultante de uma transformação digital.
Aos poucos a rede foi sendo ampliada em recursos, bem como abriu para adesões de outras universidades norte-americanas, como Stanford, Columbia e Yale.
É desnecessário dizer o quanto o Facebook mudou desde então, principalmente para os brasileiros, já que o market share do gigante de Menlo Park, California é de 66,96% segundo o Statcounter, o que significa dizer que aproximadamente 2 em cada 3 usuários de redes sociais utiliza o Facebook.
Os números de janeiro de 2021, apontam para 150 milhões de brasileiros ativos na rede criada por Zuckerberg e que representam impressionantes 69,6% da população.
Os brasileiros estão entre aqueles que mais tempo dispensam às redes sociais, com um total diário de 03:34 horas / dia, segundo um levantamento relativo ao panorama digital mundial de 2019 da Hootsuite e boa parte desse tempo, é dedicado ao Face.
Gratuito para os quase 3 bilhões de usuários ativos mensais, estima-se que cerca de 90% do faturamento do Facebook é proveniente de empresas que pagam pela publicidade exibida na rede e que representou mais de 27 bilhões de dólares apenas no quarto trimestre de 2020 e um total de 86 bilhões no mesmo ano!
Os números projetados indicam que em 2021 mais de 66,5% da população deve acessar redes sociais diferentes. Em termos globais, são mais de 3,6 bilhões segundo o mesmo site, para o ano de 2020.
São números que não deixam dúvidas quanto à penetração que esse tipo de site ou serviço, se podemos chamar assim , tem em meio aos usuários de Internet, o que não é diferente no Brasil.
Quando o Orkut surgiu, ingressar nele não era possível para todos e as pessoas nem sabiam bem do que se tratava. Era preciso receber um convite de alguém que já fizesse parte da rede, o qual só poderia enviar até 30 convites.
Os primeiros a ingressar, foram os colaboradores do próprio Google, onde Orkut Büyükkökten um engenheiro de software turco trabalhava e que concluiu o projeto independente de rede social que havia concebido inicialmente na Universidade de Stanford. Mas isso não foi limitação para seu gigantesco e rápido crescimento, logo dominando o mundo e o Brasil.
Apenas 4 anos depois de sua criação, em 2008, o Brasil tomou o posto de país com maior número de usuários do Orkut no mundo, com mais de 40 milhões, condição que manteve-se até o encerramento da rede 10 anos depois.
Durante esses 15 anos desde o início do Orkut, várias outras redes sociais surgiram, cada qual com suas próprias propostas e conceitos, muitas vezes bem diferentes das mais populares, mas assim como a primeira, algumas também naufragaram e diferentemente dela, sem terem alcançado seu sucesso.
Chegou a data mais especial do ano, um tempo de paz e harmonia que nos permite esquecer todos os problemas e reunir as pessoas que mais amamos em volta da mesa.
Os momentos de felicidade mais pura podem ser também os mais simples: a família unida, o riso que toma conta da casa, o entusiasmo no rosto das crianças, o carinho que transborda em todos os corações…
Desejo que o amor que há entre nós neste dia permaneça nas nossas vidas para sempre.
Vale apena comprar seguidores para o Instagram ou Facebook?
É muito comum ver clientes desesperados por ter mais seguidores e conseguir um bom reconhecimento nas redes sociais mais rapidamente. Por conta desse desespero, eles acabam por optar por comprar seguidores para seu Instagram ou Facebook.
Com certeza, você já deve ter visto alguns perfis do Instagram ou Fanpages do Facebook que fazem venda de seguidores em pacotes.
Geralmente, esses pacotes com centenas de seguidores são perfis fakes, contas inativas, perfis de outros países e até mesmo pessoas que não tem o perfil compatível com o do seu público-alvo. Com isso, vai ser muito difícil converter seguidores em vendas.
Por mais que você tenha 5.000, 50.000 ou 100.000 seguidores comprados nas redes sociais, não quer dizer que são seguidores segmentados de acordo com seu negócio. Sendo assim, é muito difícil você converter até mesmo uma pequena porcentagem dessas em vendas.
Esses seguidores comprados nunca viram sua marca e nem interagiram com as suas publicações. Mesmo que você tenha um grande número de seguidores, seu conteúdo não será relevante para eles. Assim, não haverá interação, como curtidas, views e comentários. Ou seja, seu engajamento continuará tão baixo como era antes de fazer essa compra de seguidores.
O algoritmo do Facebook e Instagram trabalha todos os dias para remover o máximo de perfis falsos existentes. Assim que localizam contas que infringem as regras ou fazem ações suspeitas em uma conta, elas são imediatamente removidas. Dessa forma, uma conta que recebe centenas de seguidores de uma hora para outra com vários perfis fakes pode ser considerada bem suspeita. O resultado disso pode ser o cancelamento da sua conta.
Qual é a importância do engajamento nas redes sociais?
As interações conquistadas pela marca nas redes sociais podem ser comparadas ao relacionamento entre dois amigos. Para que permaneçam próximos, eles precisam se encontrar com regularidade, conversar bastante e manter contato.
O mesmo conceito se aplica à marca. Ela conseguirá aproveitar diversos benefícios ao ter um bom engajamento nas redes sociais, como ganhar mais visibilidade, conquistar a confiança do público, aumentar as conversões, entre outros.
Pense bem: assistir a um comercial de TV é uma atividade passiva. A marca não tem acesso à repercussão das pessoas, a não ser que realize uma pesquisa. Nas redes sociais, pode acompanhar de forma instantânea o feedback dos clientes.
Além disso, plataformas como Facebook e Instagram costumam aumentar o alcance orgânico do conteúdo que tem bom engajamento.
O engajamento nas publicações é um dos melhores fatores para viralizar o conteúdo, fazendo com que ele alcance até quem ainda não segue o perfil da marca, graças às interações.
O engajamento nas redes sociais é uma métrica que mostra como as pessoas estão interagindo com os perfis e publicações da marca. O termo é amplo e inclui uma série de interações nas mais diversas plataformas sociais. Confira algumas delas!
✔Cliques;
✔Curtidas;
✔Comentários;
✔Compartilhamentos;
✔Menções;
✔Salvos;
✔Mensagens diretas etc.
Como você pode perceber, cada interação demonstra um grau de envolvimento diferente. Um clique em uma publicação, por exemplo, tem menor peso do que um compartilhamento.
Mas no geral, todo envolvimento representa uma maneira de medir se o conteúdo que você criou está atendendo as expectativas, despertando interesse do seu público.
Quem já ouviu a expressão “Se a sua empresa não está na internet, ela não existe”, provavelmente parou para refletir sobre a importância do marketing digital e dos canais de divulgação para promover uma marca.
Considerada pelos especialistas como o principal canal de tráfego e relacionamento com os potenciais consumidores, o site é uma ferramenta fundamental para construir uma presença digital, não importa o tamanho da empresa.
Apesar de todas as transformações causadas pelo crescimento e popularização das redes sociais, elas não são suficientes.
Dessa forma, é preciso criar as relações nas redes sociais, divulgar a marca, mas sempre direcionando para um site. Onde a persona poderá conhecer sobre os produtos ou serviços, visualizar as opções de contato, solucionar alguma dúvida, observar depoimentos de clientes satisfeitos ou ainda consumir conteúdo de valor, através de um blog.
A ACM Marketing Digital faz a criação de sites profissionais, responsivo, totalmente otimizado para os principais buscadores, Google, Bing e Yahoo.
Você pode criar anúncios mais assertivos a partir da análise de informações: Uma campanha de sucesso é aquela que chega exatamente na hora que o consumidor precisa daquele produto e/ou serviço.
Em um primeiro momento, o cliente pode não estar pronto para efetivar a compra ou executar a ação que você deseja. Porém, o cenário pode ser diferente no segundo contato.
O remarketing pode engajar seus clientes: O remarketing é uma ação que faz com que sua marca seja vista e, mais do que visibilidade, busca o engajamento dos clientes. Se uma pessoa visita seu site, mas nunca mais recebe nada da sua empresa, é bem provável que ela procure outras marcas e até esqueça da sua.
Fazer remarketing melhora o reconhecimento da marca: Se você chegou até aqui, já sabe que é possível saber o comportamento do consumidor na internet com ferramentas específicas, extrair insights e personalizar campanhas. Ao unir todas essas possibilidades, fica muito mais fácil fazer remarketing de forma estratégica e precisa. Geralmente, as campanhas de remarketing aumentam o reconhecimento da marca, fixando-a na lembrança do consumidor.
Também chamado de InstaShop, o Instagram Shopping é um recurso feito para os usuários do perfil comercial do Instagram. A ferramenta permite aos varejistas criarem uma espécie de loja virtual dentro da rede social. Na loja, é possível adicionar links, taguear produtos, exibir valores e adicionar um botão de compra na publicação.
Também é possível usar o recurso do feed e dos stories para exibir os produtos e direcionar o usuário diretamente para o site da loja, sem que ele precise abrir várias abas ao mesmo tempo. Em resumo: o Instagram Shopping é uma poderosa ferramenta para potencializar suas vendas e tornar o processo de compra mais dinâmico, já que seu próximo cliente pode estar literalmente a um clique de distância.
O Instagram Shopping funciona como uma loja virtual com múltiplas funções. É uma plataforma que permite a visualização dos produtos em diversos formatos e ângulos. Caso o usuário queira visitar a loja sem entrar diretamente no feed, basta acessar o ícone que fica na aba superior do app em formato de “bolsinha”.
Criação e Gerenciamento de um site profissional (Html5, CSS3, JavaScript, Responsivo - ajustável em todos os dispositivos, celular, tablet , notebook e desktop).
Somos uma agência de marketing digital, trabalhamos com a criação de websites, lojas virtual, fanpages (facebook), e fazemos campanhas de marketing digital - Google ADS , Bing / Yahoo Ads , Facebook ADS , Twitter ADS, e disparos de e-mail marketing.
"Quando se pensa em ter presença digital, o primeiro passo é desenvolver um bom website."
Pesquisas mostram que o brasileiro passa cerca de 12 horas por semana conectado a internet.
O Instagram for Business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas. Ela permite que negócios que possuem conta na rede social conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem resultados.
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Por meio do Instagram for Business, mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.
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Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). E mais, é possível promover publicações e até vender produtos dentro da plataforma do Instagram.
Como criar um perfil comercial no Instagram para minha empresa?
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Com o perfil comercial, as empresas podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato, por email, telefone ou mensagem, clicando no botão de contato, além de ver o endereço da empresa.
O botão de contato aparece ao lado do botão de seguir.
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Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “mudar para perfil comercial”. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil.
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A sua conta no Instagram deve estar definida como pública. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.
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Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em concluído.
Todas as ferramentas recentes de redes sociais valorizam o dia a dia. Quanto mais cotidiano for o conteúdo melhor, para o algoritmo e para a sua comunidade. É preciso cada vez mais ter em conta o quanto o relacionamento com as pessoas que seguem você ou sua marca é importante.
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Na medida em que incentiva, por exemplo, mostrar bastidores o Reels te oferece uma oportunidade para estar mais próximo do seu público. E mais: desafia também a sua criatividade.
No mundo digital, cada vez menos, tem espaço para a relação antiga entre os consumidores e as marcas. Em outras palavras: a publicidade tradicional, a divulgação pura e simples perde relevância a cada segundo na comunicação digital.
O Reels tem alcance maior do que os outros formatos do Instagram.
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Como o Reels é um novo formato de conteúdo dentro do Instagram, é do interesse da rede social que ele alcance mais pessoas, para assim se tornar mais relevante.
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Isso faz com que os algoritmos trabalhem de forma diferente e permitam que um conteúdo publicado no Reels alcance mais pessoas do que um post de feed, por exemplo, ou seja, é uma forma rápida e barata de atrair mais pessoas para a sua conta.
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O Instagram é uma rede social que possui um aspecto mais alegre, divertido, jovem e por isso acaba combinando perfeitamente com o Reels.
Por sua natureza, o marketing de atração busca alinhar o conteúdo produzido com os interesses do consumidor para, de forma natural e espontânea, atrair e conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente. Assim, o lead consente ativamente apenas com aquilo que desejar, criando um vínculo de confiança para um relacionamento que é interesse de ambas as partes.
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A aplicação da metodologia de Inbound Marketing, se feita corretamente e em atenção às regras de transparência, minimização do uso de dados e o consentimento explícito, permitirá a coleta de informações do consumidor e da empresa de forma legal e efetiva.
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O objetivo aqui será promover o engajamento. Quando alguém concede permissão, está agindo conscientemente, tornando-se um participante ativo, em vez de uma fonte passiva de dados a serem pilhados. Permissão é igual à compromisso.
- Criação e Gerenciamento do site Profissional Institucional (Html5, CSS3, JavaScript, Responsivo - ajustável em todos os dispositivos, celular, tablet , notebook e desktop);
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- Gerenciamento de páginas nas redes sociais ( Facebook / Twitter / Linkedin / Instagram / Tik Tok / Pinterest / Blog e Canal no Youtube);
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- Otimização do site em todos os buscadores (Google / Bing e Yahoo);
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- Criação de identidade visual (Logo, Etc);
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- Criação de um Blog - (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
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- Postagens semanais nas redes sociais com promoções, informações, dicas, etc. (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
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- Criação de banner´s para ações promocionais no WhatsApp Business (semanal/quinzenal ou mensal);
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- Edição de vídeos colocamos a logo e os dados da sua empresa em todos os videos;
O que é, e como ter um perfil no Instagram para empresas.
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Perfis comerciais podem fazer anúncios e têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das publicações.
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O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham um perfil comercial, façam anúncios e acessem dados dos seguidores na rede social.
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Ficam disponíveis informações como gênero, idade, localização e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das publicações.
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Por anos empresas de diversos segmentos utilizaram o Instagram para ganharem audiência e se conectarem com o público. No entanto, tudo era feito sem muito retorno sobre a performance dos conteúdos e as métricas se resumiam a curtidas e comentários.
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Até que, em 2016, um lançamento da rede social tornou a relação entre empresas e Instagram bem mais profissional.
Quer saber Como funciona o marketing digital na prática?
De modo geral, o primeiro passo é trabalhar com o Facebook Business, que permitirá o desenvolvimento de campanhas para o Facebook e para o Instagram.
Por meio do Facebook Ads você não precisa ter um site para criar boas campanhas, que comprovadamente convertem.
Além disso, será um momento importante para criar o Google Meu Negócio, que servirá para cadastrar as informações de sua empresa e mostrar no Google Maps. Assim, será possível até mesmo criar um site para o seu negócio, é algo simples, mas que pode ser útil.
O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e ajuda muito no SEO local.
Um bom caminho para trabalhar o marketing digital é por meio de blogs. Então, se você tem uma empresa e já conta com um site, no blog será possível reservar um espaço para falar sobre os produtos que você vende ou produz. Assim como é possível utilizar esse espaço com o objetivo de fortalecer a conversão.
Em termos técnicos de como funciona o marketing digital?
Basicamente existem quatro termos técnicos que são o objetivo do marketing digital, conforme citamos antes: tráfego, engajamento, conversão e retenção estão entre eles.
O tráfego consiste na captura de visitantes em sua página, que são atraídos devido a algo que lhes chamou atenção. Geralmente eles estão no Facebook, Instagram, Google ou YouTube. Dependendo do nível de familiaridade que possuem com o produto a relação pode acontecer rapidamente.
Depois que a pessoa já teve contato com o seu produto, seja por meio das redes sociais ou então entrando no seu site, é interessante que exista um engajamento. Assim, ele acontece apenas no momento em que o usuário toma alguma atitude, seja dar um like ou compartilhar uma publicação.
A conversão é o terceiro passo, que acontece quando o usuário informa o seu e-mail ou realiza algum dos objetivos procurados pela campanha. Dessa forma, uma alternativa é fornecer e-books gratuitos, que são liberados apenas pelo e-mail dos interessados. Portanto, é possível obter leads ou então vendas.
O último termo é a retenção, que consiste no fato de fazer com que aquele possível cliente realmente vire um comprador e dê lucros para o seu negócio. Por isso, podem ser enviados e-mails com ofertas e utilizadas outras técnicas que vão ajudar nesse processo.
Para que o marketing digital funcione corretamente é importante que exista um planejamento, para que assim diversas ferramentas sejam colocadas em prática. Inclusive trata sobre a otimização de sites, visando um melhor posicionamento nos motores de busca. Além disso, a produção de conteúdo e a administração das redes sociais fazem parte.
Qualquer empresa que busca ter resultados no meio digital precisa pensar em uma estratégia de marketing bem desenvolvida. A internet pode ser utilizada para a realização de vendas diretas, por meio de e-commerce, mas também serve como um canal para responder questionamentos enviados pelos usuários e clientes.