Todas as ferramentas recentes de redes sociais valorizam o dia a dia. Quanto mais cotidiano for o conteúdo melhor, para o algoritmo e para a sua comunidade. É preciso cada vez mais ter em conta o quanto o relacionamento com as pessoas que seguem você ou sua marca é importante.
⠀
Na medida em que incentiva, por exemplo, mostrar bastidores o Reels te oferece uma oportunidade para estar mais próximo do seu público. E mais: desafia também a sua criatividade.
No mundo digital, cada vez menos, tem espaço para a relação antiga entre os consumidores e as marcas. Em outras palavras: a publicidade tradicional, a divulgação pura e simples perde relevância a cada segundo na comunicação digital.
O Reels tem alcance maior do que os outros formatos do Instagram.🛒💻🖱
⠀
Como o Reels é um novo formato de conteúdo dentro do Instagram, é do interesse da rede social que ele alcance mais pessoas, para assim se tornar mais relevante.
⠀
Isso faz com que os algoritmos trabalhem de forma diferente e permitam que um conteúdo publicado no Reels alcance mais pessoas do que um post de feed, por exemplo, ou seja, é uma forma rápida e barata de atrair mais pessoas para a sua conta.
⠀
O Instagram é uma rede social que possui um aspecto mais alegre, divertido, jovem e por isso acaba combinando perfeitamente com o Reels.😉👇
Por sua natureza, o marketing de atração busca alinhar o conteúdo produzido com os interesses do consumidor para, de forma natural e espontânea, atrair e conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente. Assim, o lead consente ativamente apenas com aquilo que desejar, criando um vínculo de confiança para um relacionamento que é interesse de ambas as partes.
⠀
A aplicação da metodologia de Inbound Marketing, se feita corretamente e em atenção às regras de transparência, minimização do uso de dados e o consentimento explícito, permitirá a coleta de informações do consumidor e da empresa de forma legal e efetiva.
⠀
O objetivo aqui será promover o engajamento. Quando alguém concede permissão, está agindo conscientemente, tornando-se um participante ativo, em vez de uma fonte passiva de dados a serem pilhados. Permissão é igual à compromisso.
- Criação e Gerenciamento do site Profissional Institucional (Html5, CSS3, JavaScript, Responsivo - ajustável em todos os dispositivos, celular, tablet , notebook e desktop);
⠀
- Gerenciamento de páginas nas redes sociais ( Facebook / Twitter / Linkedin / Instagram / Tik Tok / Pinterest / Blog e Canal no Youtube);
⠀
- Otimização do site em todos os buscadores (Google / Bing e Yahoo);
⠀
- Criação de identidade visual (Logo, Etc);
⠀
- Criação de um Blog - (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
⠀
- Postagens semanais nas redes sociais com promoções, informações, dicas, etc. (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
⠀
- Criação de banner´s para ações promocionais no WhatsApp Business (semanal/quinzenal ou mensal);
⠀
- Edição de vídeos colocamos a logo e os dados da sua empresa em todos os videos;
Quer saber Como funciona o marketing digital na prática?
De modo geral, o primeiro passo é trabalhar com o Facebook Business, que permitirá o desenvolvimento de campanhas para o Facebook e para o Instagram.
Por meio do Facebook Ads você não precisa ter um site para criar boas campanhas, que comprovadamente convertem.
Além disso, será um momento importante para criar o Google Meu Negócio, que servirá para cadastrar as informações de sua empresa e mostrar no Google Maps. Assim, será possível até mesmo criar um site para o seu negócio, é algo simples, mas que pode ser útil.
O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e ajuda muito no SEO local.
Um bom caminho para trabalhar o marketing digital é por meio de blogs. Então, se você tem uma empresa e já conta com um site, no blog será possível reservar um espaço para falar sobre os produtos que você vende ou produz. Assim como é possível utilizar esse espaço com o objetivo de fortalecer a conversão.
Em termos técnicos de como funciona o marketing digital?
Basicamente existem quatro termos técnicos que são o objetivo do marketing digital, conforme citamos antes: tráfego, engajamento, conversão e retenção estão entre eles.
O tráfego consiste na captura de visitantes em sua página, que são atraídos devido a algo que lhes chamou atenção. Geralmente eles estão no Facebook, Instagram, Google ou YouTube. Dependendo do nível de familiaridade que possuem com o produto a relação pode acontecer rapidamente.
Depois que a pessoa já teve contato com o seu produto, seja por meio das redes sociais ou então entrando no seu site, é interessante que exista um engajamento. Assim, ele acontece apenas no momento em que o usuário toma alguma atitude, seja dar um like ou compartilhar uma publicação.
A conversão é o terceiro passo, que acontece quando o usuário informa o seu e-mail ou realiza algum dos objetivos procurados pela campanha. Dessa forma, uma alternativa é fornecer e-books gratuitos, que são liberados apenas pelo e-mail dos interessados. Portanto, é possível obter leads ou então vendas.
O último termo é a retenção, que consiste no fato de fazer com que aquele possível cliente realmente vire um comprador e dê lucros para o seu negócio. Por isso, podem ser enviados e-mails com ofertas e utilizadas outras técnicas que vão ajudar nesse processo.
Para que o marketing digital funcione corretamente é importante que exista um planejamento, para que assim diversas ferramentas sejam colocadas em prática. Inclusive trata sobre a otimização de sites, visando um melhor posicionamento nos motores de busca. Além disso, a produção de conteúdo e a administração das redes sociais fazem parte.
Qualquer empresa que busca ter resultados no meio digital precisa pensar em uma estratégia de marketing bem desenvolvida. A internet pode ser utilizada para a realização de vendas diretas, por meio de e-commerce, mas também serve como um canal para responder questionamentos enviados pelos usuários e clientes.
Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público e em pouco tempo ultrapassou os concorrentes. A chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções.
O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que criassem uma página de negócios, as fan pages.
O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes e aos seus stakeholders (públicos-alvo), dados demográficos de pessoas que são mais propensas a mostrar interesse em um produto ou serviço.
Com o marketing aplicado ao meio digital um novo consumidor surgiu: o consumidor 2.0. Este gênero de consumidor é um ser exigente, informado, atento, e que procura sempre registros que lhe possibilitem saber mais antes de sair do conforto de sua casa. A troca de ideias com outros consumidores também são interessantes.
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
Expandir o alcance da sua empresa com o Google Meu Negócio.
Gerenciar sua performance online por meio da ferramenta vai ajudar para que mais clientes em potencial encontre sua empresa no Google.
✔Mantenhas suas informações atualizadas.
Se você mudou de número, endereço ou mesmo alterou o horário de funcionamento, é fundamental essas informações estarem atualizadas. A maioria das oportunidades online são perdidas não por causa de estratégias ruins mas por desatualização de informações na conta do Google Meu Negócio.
Fique de olho em:
✔Horário de funcionamento;
✔Endereço físico (se você mudar de endereço, precisará passar pelo processo de verificação novamente para confirmar o novo endereço)
Como criar um perfil no Google Business e destacar sua empresa nos resultados do Google?
Acesse google.com.br/business e clique em Começar agora no canto superior direito.
Faça login na sua Conta do Google.
Insira o nome da sua empresa e clique em Próxima. Observação: também é possível selecionar sua empresa entre as sugestões exibidas à medida que você digita.
Insira o endereço da sua empresa e clique em Próximo. Será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa.
Se você gerencia uma empresa que atende no local do cliente, siga estas etapas adicionais:
Marque a caixa Entrego produtos e presto serviços para meus clientes. Você também pode marcar a caixa Ocultar meu endereço (não é uma loja) – Mostrar somente a região.
Clique em Próxima.
Selecione uma opção de área de entrega e clique em Próximo.
Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios. Em seguida, clique em Próximo.
Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa e clique em Próxima.
Dica: você também terá a opção de criar um site gratuito com base nas suas informações.
Clique em Continuar para concluir a inscrição e confirmar seu vínculo com a empresa.
Observação 1: se for exibida a mensagem “Esta ficha já foi reivindicada”, clique em Solicitar acesso e siga as instruções para reivindicar sua empresa. Saiba mais sobre como solicitar a propriedade de uma ficha no GMN.
Observação 2: é muito importante que você mantenha as informações da sua empresa, ou dos vários locais que você gerencia completas e atualizadas.
O que você pode fazer com um Perfil da empresa no Google Business?
Você pode encontrar os benefícios do Perfil da empresa em três categorias principais.
Mantenha informações precisas sobre sua empresa na Internet.
Informe o Google sobre o horário de funcionamento, site, número de telefone e local (um endereço, área de cobertura ou marcador de lugar, dependendo da empresa).
✔Use o app para dispositivos móveis se você quiser monitorar sua presença on-line onde estiver.
✔Interaja com os clientes.
✔Poste fotos da sua empresa e dos produtos e serviços.
✔Colete e responda às avaliações dos clientes.
✔Conquiste novos clientes.
✔Melhore a forma como sua empresa aparece on-line para que novos clientes encontrem você.
✔Direcione os clientes para seu site.
✔Quando estiver tudo pronto, use anúncios com base no local junto a campanhas inteligentes no Google Ads para alcançar um público-alvo ainda maior.
Facebook anuncia integração entre Messenger e Direct do Instagram.
O Facebook anunciou que agora será possível fazer uma integração entre o Facebook Messenger e as mensagens diretas enviadas pelo Instagram. Essa novidade já estava em teste há alguns meses pela empresa, mas só agora chega de forma completa ao Brasil.
Com isso, diversas funcionalidades do Facebook e do Instagram poderão ser feitas em um só aplicativo, para facilitar, principalmente, a troca de mensagens entre o usuário de uma rede social e o de outra.
As novidades já começaram a ser disponibilizada aos usuários e, para aqueles que já usam o Instagram, basta clicar em “Saiba mais sobre essa alteração” em uma mensagem que aparecer na tela inicial e depois em “Continuar para atualizar” para fazer o update do aplicativo e começar a aproveitar o recurso. Já para quem utiliza o Messenger ou ainda vai baixar ele ou o próprio Instagram, essa atualização é automática.
O Facebook Messenger para empresas, ou seja, na utilização desse recurso para comunicação entre negócios e clientes, traz uma série de vantagens para as marcas que o utilizam.
Por exemplo, ele vai ao encontro das necessidades e expectativas do público. Dados citados no próprio site da rede social apontam que, no Brasil, 76% das pessoas afirmam que enviar mensagens para uma empresa ajuda a ter confiança sobre a marca.
Com isso, você descobre um meio de como melhorar o relacionamento com o cliente. Afinal, estará disponibilizando-lhe um dos seus canais de comunicação preferidos.
Somado a esse ponto, o uso do Messenger for Business é uma forma de diversificar os seus pontos de comunicação com o seu público.
Com essa ferramenta o seu time poderá prestar suporte via chat do Facebook, fazer diferentes tipos de atendimento, vender produtos e serviços, abrir chamados e muito mais.
Por ser uma solução gratuita, ela conta com um excelente custo-benefício e também contribui para:
Expandir o alcance da marca✔
Estabelecer contato direto e personalizado com os consumidores✔
Capturar dados dos clientes para serem utilizados em outras estratégias✔
O Facebook Messenger é um serviço gratuito de troca de mensagens e bate-papo disponibilizado pelo Facebook que conta com a sua própria plataforma e aplicativo.
A solução permite troca de mensagens escritas, imagens, vídeos, ligação de voz e chamadas de vídeo.
Para usar o Facebook Messenger para empresas é preciso que a companhia crie uma página da marca na rede social, destacando que não se trata de um perfil pessoal, mas, sim, de uma página corporativa.
Mudança de nome do Facebook para Meta, faz parte de uma estratégia de reconstrução da marca.
O rebranding pode ser encarado como uma "reconstrução", já que ele tem como objetivo resgatar o propósito, as missões e os valores de uma marca. Para alcançar tudo isso, as modificações não acontecem somente da porta para fora, mas também dentro dos escritórios.
O caso do Facebook é mandatório um rebranding. O propósito e a estratégia foram afetados por falhas na 'espinha dorsal' da empresa. A comunicação e a expressão com os usuários foram desfiguradas e, por isso, a resposta precisa ser rápida para evitar ainda mais desconfiança e perda de credibilidade.
As empresas precisam evoluir para contornar problemas e se adaptar à nova realidade do mercado. Isso é importante porque as marcas "envelhecem assim como as pessoas", fazendo com que haja a necessidade de atualização.
Um bom exemplo de rebranding foi a Havaianas, que alterou seu foco, que era explicitamente o público popular, para se transformar em um objeto de desejo sofisticado e virando tendência, inclusive desbravando a geografia e indo para vários outros países.
Em um dia repleto de ideias futuristas, o Facebook apresentou de forma mais detalhada como o metaverso deverá trabalhar. E a empresa decidiu fazer uma mudança maior: trocar de nome. Dessa forma, nasceu a Meta, uma holding que controlará Facebook, WhatsApp, Instagram e outras plataformas e projetos do Facebook.
"A palavra 'Meta' vem da palavra grega que significa além. Para mim, simboliza que sempre há algo a mais para construir. Há sempre um novo capítulo para uma história. Para nós, é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de tudo o que podíamos imaginar", anunciou Mark Zuckerberg, CEO da Meta e cofundador do Facebook.