Todas as ferramentas recentes de redes sociais valorizam o dia a dia. Quanto mais cotidiano for o conteúdo melhor, para o algoritmo e para a sua comunidade. É preciso cada vez mais ter em conta o quanto o relacionamento com as pessoas que seguem você ou sua marca é importante.
⠀
Na medida em que incentiva, por exemplo, mostrar bastidores o Reels te oferece uma oportunidade para estar mais próximo do seu público. E mais: desafia também a sua criatividade.
No mundo digital, cada vez menos, tem espaço para a relação antiga entre os consumidores e as marcas. Em outras palavras: a publicidade tradicional, a divulgação pura e simples perde relevância a cada segundo na comunicação digital.
O Reels tem alcance maior do que os outros formatos do Instagram.🛒💻🖱
⠀
Como o Reels é um novo formato de conteúdo dentro do Instagram, é do interesse da rede social que ele alcance mais pessoas, para assim se tornar mais relevante.
⠀
Isso faz com que os algoritmos trabalhem de forma diferente e permitam que um conteúdo publicado no Reels alcance mais pessoas do que um post de feed, por exemplo, ou seja, é uma forma rápida e barata de atrair mais pessoas para a sua conta.
⠀
O Instagram é uma rede social que possui um aspecto mais alegre, divertido, jovem e por isso acaba combinando perfeitamente com o Reels.😉👇
Por sua natureza, o marketing de atração busca alinhar o conteúdo produzido com os interesses do consumidor para, de forma natural e espontânea, atrair e conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente. Assim, o lead consente ativamente apenas com aquilo que desejar, criando um vínculo de confiança para um relacionamento que é interesse de ambas as partes.
⠀
A aplicação da metodologia de Inbound Marketing, se feita corretamente e em atenção às regras de transparência, minimização do uso de dados e o consentimento explícito, permitirá a coleta de informações do consumidor e da empresa de forma legal e efetiva.
⠀
O objetivo aqui será promover o engajamento. Quando alguém concede permissão, está agindo conscientemente, tornando-se um participante ativo, em vez de uma fonte passiva de dados a serem pilhados. Permissão é igual à compromisso.
- Criação e Gerenciamento do site Profissional Institucional (Html5, CSS3, JavaScript, Responsivo - ajustável em todos os dispositivos, celular, tablet , notebook e desktop);
⠀
- Gerenciamento de páginas nas redes sociais ( Facebook / Twitter / Linkedin / Instagram / Tik Tok / Pinterest / Blog e Canal no Youtube);
⠀
- Otimização do site em todos os buscadores (Google / Bing e Yahoo);
⠀
- Criação de identidade visual (Logo, Etc);
⠀
- Criação de um Blog - (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
⠀
- Postagens semanais nas redes sociais com promoções, informações, dicas, etc. (5 postagens semanais com conteúdo relevante aos serviços da sua empresa);
⠀
- Criação de banner´s para ações promocionais no WhatsApp Business (semanal/quinzenal ou mensal);
⠀
- Edição de vídeos colocamos a logo e os dados da sua empresa em todos os videos;
Quer saber Como funciona o marketing digital na prática?
De modo geral, o primeiro passo é trabalhar com o Facebook Business, que permitirá o desenvolvimento de campanhas para o Facebook e para o Instagram.
Por meio do Facebook Ads você não precisa ter um site para criar boas campanhas, que comprovadamente convertem.
Além disso, será um momento importante para criar o Google Meu Negócio, que servirá para cadastrar as informações de sua empresa e mostrar no Google Maps. Assim, será possível até mesmo criar um site para o seu negócio, é algo simples, mas que pode ser útil.
O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e ajuda muito no SEO local.
Um bom caminho para trabalhar o marketing digital é por meio de blogs. Então, se você tem uma empresa e já conta com um site, no blog será possível reservar um espaço para falar sobre os produtos que você vende ou produz. Assim como é possível utilizar esse espaço com o objetivo de fortalecer a conversão.
Em termos técnicos de como funciona o marketing digital?
Basicamente existem quatro termos técnicos que são o objetivo do marketing digital, conforme citamos antes: tráfego, engajamento, conversão e retenção estão entre eles.
O tráfego consiste na captura de visitantes em sua página, que são atraídos devido a algo que lhes chamou atenção. Geralmente eles estão no Facebook, Instagram, Google ou YouTube. Dependendo do nível de familiaridade que possuem com o produto a relação pode acontecer rapidamente.
Depois que a pessoa já teve contato com o seu produto, seja por meio das redes sociais ou então entrando no seu site, é interessante que exista um engajamento. Assim, ele acontece apenas no momento em que o usuário toma alguma atitude, seja dar um like ou compartilhar uma publicação.
A conversão é o terceiro passo, que acontece quando o usuário informa o seu e-mail ou realiza algum dos objetivos procurados pela campanha. Dessa forma, uma alternativa é fornecer e-books gratuitos, que são liberados apenas pelo e-mail dos interessados. Portanto, é possível obter leads ou então vendas.
O último termo é a retenção, que consiste no fato de fazer com que aquele possível cliente realmente vire um comprador e dê lucros para o seu negócio. Por isso, podem ser enviados e-mails com ofertas e utilizadas outras técnicas que vão ajudar nesse processo.
Para que o marketing digital funcione corretamente é importante que exista um planejamento, para que assim diversas ferramentas sejam colocadas em prática. Inclusive trata sobre a otimização de sites, visando um melhor posicionamento nos motores de busca. Além disso, a produção de conteúdo e a administração das redes sociais fazem parte.
Qualquer empresa que busca ter resultados no meio digital precisa pensar em uma estratégia de marketing bem desenvolvida. A internet pode ser utilizada para a realização de vendas diretas, por meio de e-commerce, mas também serve como um canal para responder questionamentos enviados pelos usuários e clientes.
Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público e em pouco tempo ultrapassou os concorrentes. A chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções.
O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que criassem uma página de negócios, as fan pages.
O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes e aos seus stakeholders (públicos-alvo), dados demográficos de pessoas que são mais propensas a mostrar interesse em um produto ou serviço.
Com o marketing aplicado ao meio digital um novo consumidor surgiu: o consumidor 2.0. Este gênero de consumidor é um ser exigente, informado, atento, e que procura sempre registros que lhe possibilitem saber mais antes de sair do conforto de sua casa. A troca de ideias com outros consumidores também são interessantes.
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
Expandir o alcance da sua empresa com o Google Meu Negócio.
Gerenciar sua performance online por meio da ferramenta vai ajudar para que mais clientes em potencial encontre sua empresa no Google.
✔Mantenhas suas informações atualizadas.
Se você mudou de número, endereço ou mesmo alterou o horário de funcionamento, é fundamental essas informações estarem atualizadas. A maioria das oportunidades online são perdidas não por causa de estratégias ruins mas por desatualização de informações na conta do Google Meu Negócio.
Fique de olho em:
✔Horário de funcionamento;
✔Endereço físico (se você mudar de endereço, precisará passar pelo processo de verificação novamente para confirmar o novo endereço)
Como criar um perfil no Google Business e destacar sua empresa nos resultados do Google?
Acesse google.com.br/business e clique em Começar agora no canto superior direito.
Faça login na sua Conta do Google.
Insira o nome da sua empresa e clique em Próxima. Observação: também é possível selecionar sua empresa entre as sugestões exibidas à medida que você digita.
Insira o endereço da sua empresa e clique em Próximo. Será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa.
Se você gerencia uma empresa que atende no local do cliente, siga estas etapas adicionais:
Marque a caixa Entrego produtos e presto serviços para meus clientes. Você também pode marcar a caixa Ocultar meu endereço (não é uma loja) – Mostrar somente a região.
Clique em Próxima.
Selecione uma opção de área de entrega e clique em Próximo.
Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios. Em seguida, clique em Próximo.
Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa e clique em Próxima.
Dica: você também terá a opção de criar um site gratuito com base nas suas informações.
Clique em Continuar para concluir a inscrição e confirmar seu vínculo com a empresa.
Observação 1: se for exibida a mensagem “Esta ficha já foi reivindicada”, clique em Solicitar acesso e siga as instruções para reivindicar sua empresa. Saiba mais sobre como solicitar a propriedade de uma ficha no GMN.
Observação 2: é muito importante que você mantenha as informações da sua empresa, ou dos vários locais que você gerencia completas e atualizadas.
O que você pode fazer com um Perfil da empresa no Google Business?
Você pode encontrar os benefícios do Perfil da empresa em três categorias principais.
Mantenha informações precisas sobre sua empresa na Internet.
Informe o Google sobre o horário de funcionamento, site, número de telefone e local (um endereço, área de cobertura ou marcador de lugar, dependendo da empresa).
✔Use o app para dispositivos móveis se você quiser monitorar sua presença on-line onde estiver.
✔Interaja com os clientes.
✔Poste fotos da sua empresa e dos produtos e serviços.
✔Colete e responda às avaliações dos clientes.
✔Conquiste novos clientes.
✔Melhore a forma como sua empresa aparece on-line para que novos clientes encontrem você.
✔Direcione os clientes para seu site.
✔Quando estiver tudo pronto, use anúncios com base no local junto a campanhas inteligentes no Google Ads para alcançar um público-alvo ainda maior.
Facebook anuncia integração entre Messenger e Direct do Instagram.
O Facebook anunciou que agora será possível fazer uma integração entre o Facebook Messenger e as mensagens diretas enviadas pelo Instagram. Essa novidade já estava em teste há alguns meses pela empresa, mas só agora chega de forma completa ao Brasil.
Com isso, diversas funcionalidades do Facebook e do Instagram poderão ser feitas em um só aplicativo, para facilitar, principalmente, a troca de mensagens entre o usuário de uma rede social e o de outra.
As novidades já começaram a ser disponibilizada aos usuários e, para aqueles que já usam o Instagram, basta clicar em “Saiba mais sobre essa alteração” em uma mensagem que aparecer na tela inicial e depois em “Continuar para atualizar” para fazer o update do aplicativo e começar a aproveitar o recurso. Já para quem utiliza o Messenger ou ainda vai baixar ele ou o próprio Instagram, essa atualização é automática.
O Facebook Messenger para empresas, ou seja, na utilização desse recurso para comunicação entre negócios e clientes, traz uma série de vantagens para as marcas que o utilizam.
Por exemplo, ele vai ao encontro das necessidades e expectativas do público. Dados citados no próprio site da rede social apontam que, no Brasil, 76% das pessoas afirmam que enviar mensagens para uma empresa ajuda a ter confiança sobre a marca.
Com isso, você descobre um meio de como melhorar o relacionamento com o cliente. Afinal, estará disponibilizando-lhe um dos seus canais de comunicação preferidos.
Somado a esse ponto, o uso do Messenger for Business é uma forma de diversificar os seus pontos de comunicação com o seu público.
Com essa ferramenta o seu time poderá prestar suporte via chat do Facebook, fazer diferentes tipos de atendimento, vender produtos e serviços, abrir chamados e muito mais.
Por ser uma solução gratuita, ela conta com um excelente custo-benefício e também contribui para:
Expandir o alcance da marca✔
Estabelecer contato direto e personalizado com os consumidores✔
Capturar dados dos clientes para serem utilizados em outras estratégias✔
O Facebook Messenger é um serviço gratuito de troca de mensagens e bate-papo disponibilizado pelo Facebook que conta com a sua própria plataforma e aplicativo.
A solução permite troca de mensagens escritas, imagens, vídeos, ligação de voz e chamadas de vídeo.
Para usar o Facebook Messenger para empresas é preciso que a companhia crie uma página da marca na rede social, destacando que não se trata de um perfil pessoal, mas, sim, de uma página corporativa.
Mudança de nome do Facebook para Meta, faz parte de uma estratégia de reconstrução da marca.
O rebranding pode ser encarado como uma "reconstrução", já que ele tem como objetivo resgatar o propósito, as missões e os valores de uma marca. Para alcançar tudo isso, as modificações não acontecem somente da porta para fora, mas também dentro dos escritórios.
O caso do Facebook é mandatório um rebranding. O propósito e a estratégia foram afetados por falhas na 'espinha dorsal' da empresa. A comunicação e a expressão com os usuários foram desfiguradas e, por isso, a resposta precisa ser rápida para evitar ainda mais desconfiança e perda de credibilidade.
As empresas precisam evoluir para contornar problemas e se adaptar à nova realidade do mercado. Isso é importante porque as marcas "envelhecem assim como as pessoas", fazendo com que haja a necessidade de atualização.
Um bom exemplo de rebranding foi a Havaianas, que alterou seu foco, que era explicitamente o público popular, para se transformar em um objeto de desejo sofisticado e virando tendência, inclusive desbravando a geografia e indo para vários outros países.
Em um dia repleto de ideias futuristas, o Facebook apresentou de forma mais detalhada como o metaverso deverá trabalhar. E a empresa decidiu fazer uma mudança maior: trocar de nome. Dessa forma, nasceu a Meta, uma holding que controlará Facebook, WhatsApp, Instagram e outras plataformas e projetos do Facebook.
"A palavra 'Meta' vem da palavra grega que significa além. Para mim, simboliza que sempre há algo a mais para construir. Há sempre um novo capítulo para uma história. Para nós, é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de tudo o que podíamos imaginar", anunciou Mark Zuckerberg, CEO da Meta e cofundador do Facebook.
Rede social profissional tem 130 novos usuários na plataforma por minuto.
A comunidade brasileira é a quarta maior do mundo na rede com um crescimento médio de 14% ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Índia e China.
De acordo com Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, mais do que um número, esta marca é um reflexo da missão da empresa ao longo desses anos.
Em 2021, a rede lançou diversas funcionalidades como o Cover Story, que permite a apresentação por vídeo no perfil, Páginas de Serviço para freelancers e proprietários de pequenos empreendimentos, Modo de Criação para produtores de conteúdo e campo para pronomes. Estas ferramentas se somam aos recursos de vídeo, enquete, lives, newsletters e eventos virtuais que já estavam disponíveis.
Rede Social LinkedIn para Recolocação Profissional.
⠀
Lançado em 2003, na época em que diversas redes sociais estavam surgindo, o LinkedIn é uma rede profissional onde cada usuário cria o seu perfil e pode seguir ou fazer conexões com outras pessoas.
Cada membro é associado à sua identidade profissional, indicando as suas informações mais importantes como:
⠀
- Foto e capa de perfil;
- Nome, cargo, local e informações de contato;
- Sobre/Biografia;
- Atividades (artigos, publicações, reações em posts);
- Experiência profissional (currículo com a lista de empresas onde trabalhou ou trabalha);
LinkedIn é uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo.
⠀
Em novembro de 2007, tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas (como classificado pelo serviço). Em janeiro de 2015, Linkedin possuía mais de 347 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e territórios.
Uma coisa é verdade: a primeira reação que temos quando precisamos de um produto ou serviço é pesquisar por ele no Google, assim como você faz isso, seus clientes também fazem.
Ao acessar o Google e digitar a palavra referente ao que precisa, no marketing digital denominada palavra-chave, diversos links são sugeridos. Os primeiros referem-se aos anúncios pagos, ou seja, aqueles que as empresas investiram financeiramente para aparecem logo no topo da página.
Já os que vêm em seguida são provenientes da busca orgânica. Eles ocupam essa posição de destaque porque sites como o Google consideram que eles têm conteúdos relevantes.
Além disso, o número de acessos que esses links tiveram também é um ponto a favor dessa posição de destaque.
A busca orgânica traz mais credibilidade à sua marca. Se imagine, agora, olhando para a tela de pesquisa do Google, e diversos links aparecem como sugestão para você. Qual deles lhe passa mais confiança, os primeiros não patrocinados, os que estão em último lugar, ou mesmo os das páginas seguintes.
⠀
Em resumo, quando links do site ou blog da sua empresa aparecem em primeiro lugar nas buscas, o público tem a confirmação que a sua marca é a melhor para atender as necessidades dele. Com isso, suas chances de atrair novos clientes aumentam consideravelmente.
Quando você busca se destacar por meio de busca orgânica, precisa manter uma produção de conteúdo de qualidade e ter sempre definido, para cada conteúdo, uma palavra-chave foco.
Basicamente é o termo de busca que os usuários fazem durante uma pesquisa em algum mecanismo de busca, como o Google, Bing, Yahoo, etc. Mas, para achar a palavra-chave temos que observar todo um contexto, que vai desde entender a jornada de compra, que te ajudará a entender quais palavras usar.
Diferença entre Busca Orgânica e links patrocinados.
⠀
A busca orgânica ou também conhecida como resultados orgânicos são as páginas e links que são exibidos “naturalmente” em um mecanismo de busca como o Google, por exemplo. Para apresentar esses resultados aos usuários, os buscadores “cruzam” diversos atributos como:
Os fatores são muito mais que esses, mas em geral, não se sabe verdadeiramente quantos atributos são considerados para que uma página ou conteúdo seja bem posicionado, tendo em vista que esses atributos variam constantemente, mas alguns já são bem conhecidos e trabalhados por muitas empresas.
⠀
A busca paga é o resultado de outra estratégia de marketing digital.
Os links patrocinados como são mais conhecidos funcionam pela escolha de palavras-chaves estrategicamente pensadas para serem condizentes com o que os usuários procuram.
A busca paga como o próprio nome diz é uma ferramenta onde se investe determinado valor para ter mais visibilidade nos mecanismos de buscas.
Atualmente estamos passando pela era dos vídeos curtos, com o crescimento do TikTok e as grandes mudanças do Instagram, precisamos ficar por dentro das tendências e acompanhar o mercado.
Mas será que é possível acompanhar sem ter que se expor demais, sem ter que fazer dancinha ou usar do humor para engajar? A resposta é SIM!
É fato de que vídeos neste formato de humor engajam mais, porém nem todo mundo se sente confortável em fazer.
Quer ser informativo? Mostre os lançamentos, fale dos seus produtos e ou serviços.
Executando as estratégias de Marketing Digital.🎯💻🖱
O mais importante, ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital, é conhecer as oportunidades que o investimento oferece, mas sem perder de vista que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas com cuidado e aprimoradas mês a mês.📢🛒
Mesmo com a possibilidade de já ter resultados nos primeiros passos da estratégia, é preciso ter paciência para perceber o retorno mais expressivo que vem com o tempo.📑💯
Quanto mais você trabalhar o Marketing Digital da sua empresa e consolidar a sua presença online, mais retorno você terá com os conteúdos que já estão publicados, com a lista de contatos que só tende a crescer e com a audiência que será cada vez mais engajada.✍👁🗨
Pretende iniciar uma estratégia de Marketing Digital para sua empresa e quer a garantia de não cometer nenhum erro que prejudique seu investimento?💪👍
Entre em contato com a ACM Marketing Digital agora mesmo! Vamos ajudar a sua empresa a ter presença digital.😉👇
O marketing offline tem algumas restrições quanto à mensuração dos resultados.
Por exemplo, você não tem como saber exatamente quantas pessoas visualizaram um anúncio no jornal ou um outdoor na rua. Mais difícil ainda é saber quantas pessoas foram comprar o seu produto depois de ver um anúncio da sua empresa.
Com o Marketing Digital, por outro lado, é possível saber tudo isso. Como dissemos, a internet permite rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual.
Por isso, você consegue saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade.
Para isso, diversas métricas são colocadas à disposição pelas redes sociais, pelas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e pelos softwares de análise de dados (como o Google Analytics).
Porém, são tantas métricas que você pode acompanhar, que é importante saber priorizar os dados que merecem mais atenção. A esses dados, damos o nome de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Performance).
Os KPIs são aquelas métricas que estão relacionadas aos objetivos e metas traçados no planejamento da estratégia e que representam um resultado efetivo para o negócio.
Número de impressões, taxa de conversão, custo por clique (CPC), retorno sobre investimento (ROI) e custo de aquisição de clientes (CAC) são alguns exemplos de KPIs que você pode acompanhar para saber se a sua estratégia está performando bem.
O Marketing Digital oferece meios pagos e orgânicos de divulgar a sua empresa e se relacionar com os clientes. Entre os orgânicos, estão a otimização para buscadores (SEO) e o Marketing de Conteúdo que, entre outros benefícios, oferecem resultados duradouros.
Um blog jamais perde os conteúdos publicados, bem como a reputação que conquistou ao longo do tempo. Eles ainda podem ser acessados anos depois da sua publicação e continuam gerando acessos e conversões (se ainda forem relevantes para o público).
Portanto, uma estratégia de conteúdos bem pensada e desenvolvida gera ativos para a empresa, que continua obtendo resultados com aquelas postagens ao longo do tempo, mesmo que eles fiquem lá “parados”.
Mais interessante que segmentar o público de anúncios e os contatos de e-mail marketing é personalizar a comunicação. Afinal, mesmo dentro de um segmento de público, cada indivíduo tem um perfil diferente e vive diferentes momentos de vida.
Por isso, a personalização aparece com força no marketing atual, especialmente porque o Marketing Digital permite criar conteúdos e ofertas únicos para cada pessoa.
Como a internet faz isso?
Da mesma forma que explicamos antes: é possível saber diversas informações sobre cada usuário, desde os seus interesses até o seu histórico de navegação, o que embasa as estratégias de personalização.
É o próprio usuário quem fornece informações sobre ele mesmo, seja por conta própria (ao preencher um formulário, por exemplo), seja por meio dos cookies do seu navegador (que rastreiam seus passos na web).
Diferentemente do que ocorre nos meios tradicionais de comunicação, na internet é possível falar com um público muito específico que esteja interessado em um produto ou serviço.
E, embora o potencial de alcance da internet seja enorme (e esse é também um dos benefícios do Marketing Digital), o seu grande diferencial é o poder de segmentação do público.
A segmentação é possível desde o primeiro contato do visitante com a marca, por meio de um anúncio nas redes sociais, por exemplo. Isso faz com que toda a experiência de compra seja mais satisfatória e gere um sentimento positivo no usuário, que vai receber apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, interesses e comportamentos.
A segmentação também pode ser usada para oferecer conteúdos e ofertas de acordo com as etapas da jornada de compra. Dessa forma, um envio de e-mail marketing só é realizado quando a empresa identifica que o usuário já está na etapa desejada (mais maduro para a compra, por exemplo).
Mas como a internet permite isso?
Simples: é o próprio usuário quem fornece informações sobre ele mesmo, seja por conta própria (ao preencher um formulário, por exemplo), seja por meio dos cookies do seu navegador (que rastreiam seus passos na web).
Assim, as empresas podem analisar esses dados sobre os consumidores e elaborar estratégias segmentadas para cada tipo de público.
Muitas vezes uma empresa pequena tem receio de iniciar uma estratégia de Marketing Digital por acreditar que estará em desvantagem em relação aos concorrentes de grande porte.
Porém, essa diferença é muito mais gritante no marketing offline, que geralmente exige investimentos mais robustos. Anunciar na TV, no jornal ou no rádio é inviável para a maioria das pequenas e médias empresas, o que acaba destacando apenas quem tem mais verba.
Já o ambiente online oferece melhores condições de equiparação dessa diferença.
Você já pode ter excelentes resultados mesmo sem investir em mídia. Com publicações consistentes em um blog corporativo e nas redes sociais, por exemplo, já é possível atrair interessados e engajar a audiência.
E, caso uma pequena empresa queira investir em mídias pagas, pode começar com uma verba pequena e também ter ótimos resultados.
O importante é que as estratégias sejam focadas no público certo e que as técnicas sejam executadas profissionalmente, com eficiência e qualidade, mesmo que os recursos sejam limitados.
Marcas que atuam ativamente no ambiente digital, como por meio de um blog corporativo, site e redes sociais, de acordo com as estratégias de Marketing de Conteúdo, têm grandes chances de se tornar uma marca de autoridade.
Por meio dos seus conteúdos, ela resolve dúvidas, esclarece conceitos importantes e mostra que domina os assuntos do seu mercado.
Dessa forma, ela se torna uma referência para clientes, que passam a confiar mais na empresa, além de formadores de opinião, veículos de comunicação, até mesmo concorrentes, que começam a citá-la também em seus conteúdos.
Uma das evidências de que a marca conquistou autoridade é o seu posicionamento nos resultados da busca do Google. Estar nas primeiras posições significa que você é uma referência para o mercado!
Isso atrai mais interessados para a sua empresa e desperta a confiança no que você produz. Afinal, é natural confiar mais em quem entende do assunto, né?
Mesmo depois de finalizar uma venda, é importante as empresas manterem contato com o cliente para estimular uma recompra ou uma recomendação da marca para outras pessoas, o famoso boca a boca, que agora se tornou online e pode alcançar muito mais gente.
Essas estratégias de marketing, que fazem parte da fidelização de clientes, costumam valer muito mais a pena que o processo de aquisição, que pode ser trabalhoso e custoso.
Na internet, então, você tem diversas ferramentas e canais para não perder o contato com o cliente. Conteúdos de blog, por exemplo, podem nutrir o relacionamento com a empresa e despertar o interesse em uma nova compra. Outro exemplo: ofertas personalizadas por e-mail marketing podem sugerir produtos complementares à última compra do cliente.
O importante é conhecer bem o perfil e os interesses de cada pessoa para fazer as ofertas certas, pois ela precisa se sentir notada e valorizada pela sua empresa para voltar a comprar. Por isso, também é bom oferecer vantagens para quem já é cliente.
Antes, a jornada de compra dos consumidores era relativamente simples. Primeiro, ele via uma publicidade na TV ou no jornal, ia até uma loja física e tomava a decisão lá dentro, onde também fazia o pagamento.
Hoje, porém, essa jornada está muito menos linear e previsível, e muito mais digital.
O consumidor pode pesquisar preços no computador, comparar alternativas pelo celular, ir até o shopping e experimentar os produtos, voltar para casa e comprar no e-commerce. Mas pode também fazer tudo diferente disso para comprar o mesmo produto.
Ainda bem que o Marketing Digital permite acompanhar toda essa jornada de compra. Por todos os canais pelos quais o consumidor passa, site, Facebook, Instagram, blog, loja virtual etc. As empresas podem estar presentes com conteúdos e ofertas interessantes.
Assim, fica mais fácil ajudar o cliente a resolver todas as suas dúvidas e objeções e influenciar sua decisão de compra.
A internet permite que, além de atrair um cliente e aumentar as oportunidades de vendas, as empresas possam criar relacionamentos duradouros com o cliente.
A grande diferença que a comunicação digital trouxe é que ela não é uma via de mão única: as marcas podem oferecer conteúdos relevantes, muito além da publicidade puramente comercial, e os consumidores podem responder e interagir com as empresas.
Com essa interatividade, os laços que se criam entre marcas e consumidores são muito mais fortes. E, num cenário em que a concorrência está cada vez mais acirrada, conquistar o engajamento da persona é essencial para se manter na sua lembrança.
Atualmente, ao ter um contato com alguma marca, muitos consumidores já perguntam diretamente pelo seu site ou redes sociais. Eles gostam de conhecer a identidade da marca, saber mais informações e sentir confiança antes de fazer uma compra.💻🖱
Por isso, você precisa ter uma presença online consistente, em diferentes canais, para que o consumidor encontre a sua empresa na internet.🛒📋
Afinal, os consumidores estão sempre na web para se informar e interagir. Se você não estiver por lá também, para marcar presença na lembrança deles, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar.
No seu dia a dia, certamente você já percebeu como a internet transformou a sua vida. Só para ficar em alguns exemplos, você sempre recorre ao Google para resolver qualquer dúvida e não larga as redes sociais para saber das últimas novidades dos seus amigos. É verdade ou não é?
Se a internet transformou o dia a dia das pessoas, o que dizer então das empresas?
Para acompanhar as mudanças de hábitos, elas precisaram adotar novas ferramentas, canais e formatos. Por isso, cada vez mais negócios aproveitam os benefícios do Marketing Digital.
As pequenas e médias empresas, em especial, percebem ainda mais as vantagens das estratégias digitais, que permitem a elas competirem de igual para igual com os grandes.
Vantagens de ter um domínio próprio para sua empresa.
Ter um domínio na web oferece inúmeros benefícios, principalmente pensando em branding e marketing digital.
Veja agora as vantagens de deixar de lado os domínios genéricos (como um email do @gmail.com ou um blog do .wordpress.com) e ter um nome próprio:
✔Gera mais visibilidade online - seu negócio ganha mais visibilidade quando você tem um domínio próprio. É o nome da sua marca que aparece toda vez que você divulga o link do site ou alguém digita no navegador.
✔Facilita a criação de subdomínios - se você quiser criar um blog, uma landing page, uma área de cursos ou qualquer seção específica dentro do site, ter um subdomínio pode ser a melhor opção. Mas só pode fazer isso quem tem um domínio próprio.
✔Melhora o rankeamento nos buscadores (SEO) - o Google valoriza sites que têm domínio próprio, porque entende que são de marcas profissionais e consolidadas, que transmitem mais confiança.
✔Passa mais credibilidade para o público - o domínio próprio transmite profissionalismo. As pessoas entendem que aquela marca está levando o negócio a sério! Por isso, você ganha credibilidade no mercado.
✔Possibilita criar e-mail personalizado - ter um domínio próprio possibilita que você tenha um email personalizado vinculado a ele. Dessa maneira, você pode usar um email como este: seunome@exemplo.com.br, que cria uma comunicação muito mais profissional no email marketing.
✔Aumenta a confiabilidade da marca - tanto o Google quanto as pessoas passam a confiar mais na sua marca.
É por isso que ter um domínio próprio também favorece o branding, já que a marca se torna mais confiável.
Uma dúvida comum nesse assunto é a diferença entre domínio e a hospedagem.
O domínio é o que identifica e localiza um site na web, tanto para os usuários quanto para os navegadores.
É como se você informasse o nome da rua em que você mora.
Já a hospedagem é o espaço da web onde o site e os seus arquivos ficam armazenados, para que possam ser disponibilizados ao acesso. Na mesma analogia anterior, a hospedagem é onde você realmente mora, a sua casa.
É aquela URL que as pessoas digitam no navegador para chegar até um site, www.acmdigital.com.br, ou que vem depois do @ no endereço de email.
Já o subdomínio é uma ramificação dentro do domínio, para direcionar os usuários a uma seção específica do site.
Cada site tem um número de identificação, chamado de IP.
Mas, para que os usuários não precisem usar um código grande para acessar cada site, foi criado o DNS (Domain Name System), que associa o código a um nome de domínio. Dessa maneira, fica mais fácil memorizar os domínios dos sites.
O domínio do site da ACM Marketing Digital, por exemplo, é este: acmdigital.com.br (o http e o www não fazem parte do domínio).
Já os emails corporativos são assim: exemplo@acmdigital.com.br. E o nosso blog de informações: acmmarketingdigital.com.br.
Para embarcar nessa onda e aproveitar tudo o que esse recurso pode te oferecer é necessário desenvolver algumas estratégias. Separamos a seguir algumas dicas de sucesso para te ajudar a aproveitar ao máximo o poder das lives no Youtube, confira:👀✍
Tenha um bom roteiro✔
Escolha um horário para a transmissão✔
Estabeleça um tempo de duração✔
Cuidado com a qualidade de som e imagem✔
Cuide do cenário✔
Divulgue antes nos mais diversos canais (facebook, instagram, twitter, linkedin, pinterest, etc)✔
O objetivo de uma live é de sempre de informar, seja sobre sua empresa, produtos e ou serviços. Então o conteúdo de uma live deve estar relacionando a sua empresa.📡🏭
Você pode abordar na live do Youtube os assuntos mais diversos, desde que atendam às diretrizes da comunidade e termos de serviço.🔥👏👏👏
Se alguma regra não for cumprida, a plataforma pode aplicar uma restrição de idade ou até remover o conteúdo.⚠
Caso alguma restrição seja aplicada na sua live, você receberá um aviso sobre a medida. E essa punição pode impedir que um canal faça transmissões online por até 14 dias.📵
A transmissão ao vivo no Youtube pode ser via celular, tanto nos aparelhos com sistema operacional Android quanto no iOS. E o processo para publicação é exatamente igual.📡📱
Se você possui um desktop será necessário adquirir um microfone e webcam separadamente.💻📡
Vale ressaltar que para obter melhores resultados na captação de áudio e vídeo vale a pena investir em componentes embutidos.🔊
Outra forma de fazer lives no Youtube é utilizando um codificador, ou seja, um programa que permite transmitir imagens da sua câmera, áudio do microfone, tela do computador, ou qualquer outra cena, apresentação ou vídeo que você desejar. 🎞📽
Este software funciona como uma espécie de editor de vídeo que converte todas as informações para o Youtube transmitir. Ele é bastante utilizado para lives de games, eventos esportivos, shows e conferências.🎮🕹
Existem diversos codificadores que são certificados pelo Youtube. No entanto, nenhum deles é feito diretamente pela plataforma. Avalie os serviços oferecidos e veja qual é a opção que se adequa às suas necessidades.😎👍
2- Em seguida, no canto superior direito, clique em criar✔
3- Depois, selecione a opção: transmissão ao vivo✔
4- Uma nova janela irá abrir. Selecione a opção ▶ “Programar Transmissão”✔
5- Em seguida, você terá que preencher um formulário com algumas informações, tais como: nome da transmissão e descrição✔
6- Após preencher este formulário, clique em mais opções para aparecer mais ajustes✔
7- Posteriormente, irá aparecer uma nova tela. Faça os ajustes sobre a visibilidade. Você poderá escolher: pública (para todos), privada (só para você e que quem escolher) e não listado (qualquer pessoa com o link poderá visualizar)✔
Em seguida, você poderá definir o dia e horário para criar uma transmissão agendada✔
8- Por fim, aparecerá uma tela para copiar o link da live ou compartilhar diretamente para suas redes sociais✔
Vale lembrar que se esta é a sua primeira transmissão ao vivo, a ativação para este recurso pode demorar até 24 horas. E assim que ele for liberado, você poderá criar lives instantaneamente✔
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a transmissão via streaming, conhecida popularmente como live, não é um recurso novo, no entanto, durante a quarentena decorrente da pandemia de covid-19, essa ferramenta se tornou um fenômeno.😉
A plataforma durante o ano de 2020 alcançou excelentes resultados. Pesquisas apontam que o tempo de visualização dos canais aumentaram 91% e 54% dos usuários afirmaram que pretendem usar ainda mais o Youtube. 🎬💻
Diante desse cenário, as marcas começaram a repensar sua estratégia de comunicação, e viram na plataforma uma boa oportunidade para se conectarem com o público-alvo e ainda aumentarem seu alcance.
E esse posicionamento se reflete no comportamento dos usuários. Segundo dados do Youtube 44% das pessoas procuraram ou pesquisaram marcas e produtos pela primeira vez na plataforma durante a pandemia e 87% dos pesquisados resolveram fazer a aquisição de um produto ou serviço após visualizar um vídeo. 😎👍
As lives mudaram a forma de se produzir conteúdo no Youtube, fornecendo aos canais e empresas, uma nova forma de engajar o público, compartilhar informações sobre produtos e serviços.✍💬
O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de marcas, por meio de constantes atualizações, sempre ligando o consumidor a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou o produto oferecido.
Além disso, tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser melhor explorada para esse fim.
Mas, talvez muitas pessoas tenham receio dessa ferramenta, por observarem polêmicas criadas em jornais oriundas de declarações de famosos em seus perfis. Isso acontece quando as pessoas não a utilizam com cuidado.
Use o Twitter para marcar a presença da sua empresa na internet.
Investir no relacionamento e interação nas redes sociais é uma prática que ajuda muito a solidificar e a aumentar a visibilidade da marca.
Por meio do Twitter, ferramenta cujo objetivo é a comunicação curta, direta e objetiva, as empresas podem interagir com as pessoas de forma proativa e focada em campanhas específicas.
Se você deseja publicar um tweet para aparecer no ranqueamento, basta colocar a palavra ou frase que aparece na lista de assuntos do momento (com hashtag, se houver).
Vale ressaltar que devido ao grande número de pessoas publicando com os trending topics, pode ser que o seu tweet não apareça na busca, mas as pessoas que te seguem sempre irão ver os seus tweets.👇🏼
Por que os trending topics do twitter são importantes?
Além das vantagens que comentamos anteriormente, os trending topics possuem diversos outros benefícios para uma estratégia de marketing digital, veja a seguir algumas delas:👀
✔Pode ser analisado como uma tendência de comportamento;
✔Ajudam na compreensão do comportamento da persona, como perfil dos usuários;
✔Auxiliam na visibilidade e reconhecimento da marca;
✔Favorece a aquisição de novos leads;
✔Contribui com a relação entre cliente e empresa;
✔Ajuda na humanização da marca;
✔Instantaneidade na divulgação de informações e campanhas publicitárias;
✔Possibilidade de viralização de conteúdo.
Por fim, vale lembrar que para obter bons resultados e não “entrar pelo cano”, é necessário avaliar quais trending topics vale a pena investir.
Em alguns casos, a intervenção ou posicionamento podem prejudicar a marca. Por isso, antes de sair publicando seus tweets avalie se “assunto” realmente irá trazer benefícios para a empresa.