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sexta-feira, 28 de junho de 2024

Como usar o algoritmo das redes na estratégia de marketing digital?

 



Como usar o algoritmo das redes na estratégia de marketing digital?


Considerar o funcionamento do algoritmo é muito importante para quem trabalha com marketing digital, sobretudo aqueles que trabalham com redes sociais ou mecanismos de busca.


Afinal, o algoritmo é muito importante para cumprir objetivos do seu marketing. Se sua meta nas redes sociais é aumentar o engajamento, obviamente é necessário entender profundamente sobre o algoritmo das redes sociais; se seu objetivo é aumentar o tráfego orgânico do blog, precisa entender a fundo como funciona o algoritmo de buscadores, como o Google.


Esse conhecimento é um diferencial competitivo que pode te deixar à frente da concorrência. Por isso, é de extrema importância buscar entender como o algoritmo da rede social que você quer usar funciona. 


Não adianta só estudar, é preciso botar a mão na massa e sentir os resultados você mesmo. Então, teste diversos conteúdos, formatos, quantidades, horários de postagens, copys, práticas…


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quinta-feira, 27 de junho de 2024

Como o algoritmo funciona?

 



Como o algoritmo funciona?


Você já deve ter visto uma tela de programação cheia de linhas com códigos e linguagens de programação que fazem parte do desenvolvimento de um programa.


E dentro de todo esse código, é preciso colocar todas as regras do programa que se está executando, inclusive os passos que o programa deverá seguir. Essas regras são, na verdade, o algoritmo.


Ainda, como mencionamos anteriormente, a informação de entrada, conhecida como input, passa por diversas etapas que vão modificar seu estado até chegar na informação de saída, chamada de output.


Por isso, podemos dizer que o algoritmo funciona de forma inteligente e automática.



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quarta-feira, 26 de junho de 2024

Algoritmo em redes sociais.

 



Algoritmo em redes sociais.


Infelizmente, os desenvolvedores das plataformas que conhecemos não nos entregam a receita do bolo. Redes sociais e mecanismos de pesquisa não divulgam as equações para o cálculo do conteúdo dentro das plataformas e softwares que são entregues aos usuários.


Além disso, cada um tem suas próprias características. Por isso, a não ser que você trabalhe no alto escalão de desenvolvedores dessas empresas, é impossível saber exatamente como funciona o algoritmo de redes sociais.


E justamente isso abre as portas à experimentação, tentativa e erro de profissionais que se desdobram para entender o algoritmo, como os social media fazem nas redes sociais, por exemplo.



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terça-feira, 25 de junho de 2024

O que é o algoritmo?

 



O que é o algoritmo?



De forma bem resumida e em conceito original, podemos dizer que um algoritmo são passos que realiza uma tarefa, ou seja, é uma sequência de regras específicas cuja finalidade é solucionar um problema ou alcançar um objetivo.


Na tecnologia, ele realiza ações automatizada ao receber valores de entrada (input) e, então, produzindo valores de saída (output).


Pense assim: são as instruções para um resultado que o desenvolvedor deseja. É simples assim, porém fica complicado pois precisa englobar todos os cenários possíveis, o que faz com que o algoritmo cresça e se torne cada vez mais complexo.


Os algoritmos das redes sociais são basicamente softwares que identificam quais posts aparecerão na timeline do usuário baseado em seu consumo digital, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada pessoa. Sendo assim, cada plataforma possui o seu próprio algoritmo.


O objetivo é que cada pessoa tenha uma experiência mais personalizada da rede social, melhorando a experiência do usuário, e consequentemente fazendo-o permanecer por mais tempo na plataforma e, é claro, vendo mais anúncios e quem sabe até realizando uma compra online?. Com isso, o ganho com publicidade da rede sobe.


Por isso, os algoritmos se tornaram tão importantes, pois podem ajudar (ou atrapalhar) o alcance do conteúdo de quem publica.



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segunda-feira, 24 de junho de 2024

Como aparecer nos trending topics do twitter?

 



Como aparecer nos trending topics do twitter?

 

Se você deseja publicar um tweet para aparecer no ranqueamento, basta colocar a palavra ou frase que aparece na lista de assuntos do momento (com hashtag, se houver). 


Contudo, vale lembrar que devido ao grande número de pessoas publicando com os trending topics, pode ser que o seu tweet não apareça na busca, mas as pessoas que te seguem sempre irão ver os seus tweets. 



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sexta-feira, 21 de junho de 2024

Como os trending topics do twitter funcionam?

 



Como os trending topics do twitter funcionam?


Os TTs são determinados através de um algoritmo que mapeia o fluxo de tweets publicados. Mas, desde a sua criação, algumas mudanças ocorreram. 


Hoje em dia, eles podem ser classificados entre “tendências personalizadas”, com base em quem você segue e seus interesses, ou “tendências generalizadas”, ranqueadas através de geolocalização. 


Os algoritmos identificam os tópicos mais populares, por um determinado tempo, e fazem uma classificação das pautas que estão com maior repercussão na rede. Assim, o usuário consegue acompanhar os assuntos do momento em tempo real. 


A ferramenta também agrupa os trending topics, caso eles estejam relacionados a um mesmo assunto. Como por exemplo, #sextou, #sextasualinda, #sextafeirachegou, entre outros.


Vale ressaltar que o número de tweets relacionados aos assuntos do momento, é apenas um dos requisitos para que o algoritmo classifique-o como mais comentado.


O twitter também filtra as buscas pela qualidade do conteúdo. A plataforma afirma que deseja promover conversas saudáveis na rede, por isso, em alguns casos, eles podem impedir temporariamente que um tweet apareça nos assuntos do momento. Principalmente nos casos que o tweet viola, as políticas de privacidade, tais como: 


Não respeitar as regras do twitter.

Ter palavrões ou referências a um conteúdo adulto/explícito.

Estar relacionada a vítima de crimes graves.

Divulgar imagens de menores de idade, que são figuras privadas.



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quinta-feira, 20 de junho de 2024

O que são trending topics do Twitter?

 



O que são trending topics do Twitter?


Os trending topics do twitter são os temas do momento mais comentados em todo mundo. Conhecidos também como TTs, eles reúnem as palavras-chave que são divulgadas com mais frequência pela rede social, em diferentes horas do dia.  


De acordo com o Twitter, este recurso tem como principal finalidade ajudar os usuários a compreender o que de mais importante está acontecendo no mundo de forma rápida e instantânea. 


Atualmente, a rede social possui 326 milhões de usuários ativos na plataforma, sendo que 14,1 milhões são brasileiros. Ocupando a 4ª posição de países que possuem uma audiência ativa e engajada. 


Com o tempo, o Twitter se tornou uma espécie de “microblog” utilizado como ferramenta de divulgação para várias empresas nos mais diversos nichos de mercado.


Diante disso, a visibilidade dos trending topics pode se transformar em uma excelente ferramenta para conhecer o seu público, gerar reconhecimento de marca e visibilidade de produtos ou serviços oferecidos, desde que sejam utilizados através de uma estratégia planejada.



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quarta-feira, 19 de junho de 2024

Twitter Analytics e ADS.

 



Twitter Analytics e ADS.


Twitter Analytics.


Qualquer profissional de social media ou marketing digital sabe que acompanhar dados é essencial. Isso inclui, é claro, o Twitter, que oferece o Twitter Analytics para você se interiar sobre a performance dos seus conteúdos em diversos aspectos.


Ao analisar os dados da rede você pode descobrir melhores temas, abordagens, melhor horário para postar no twitter, melhor formato de publicação, a taxa de engajamento, etc.


Twitter Ads.


E não podemos deixar de mencionar o principal, os anúncios do Twitter.


Com o Twitter Ads, é possível criar anúncios e campanhas de conversão de leads. Negócios podem utilizá-la para promover tweets, promover contas ou promover assuntos.



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terça-feira, 18 de junho de 2024

Principais funções do Twitter.

 



Principais funções do Twitter.


Existem diversas funcionalidades na plataforma, que está sempre se atualizando e trazendo novidades, por isso pode ser interessante saber como usá-las.


1. Tweet

O tweet, agora apenas chamado de publicação, é o conceito principal da rede social. Basicamente, é o conteúdo que o usuário publica no próprio perfil.


Glossário do Twitter: 6 termos que você precisa conhecer

2. Retweet

Agora chamado de repostar, é quando um usuário compartilha o tweet de outro em sua linha do tempo.


É possível, inclusive, repostar com um comentário, dessa forma fomentando a característica de conversa da plataforma.


3. Reply

É claro que, além de compartilhar o tweet de alguém, você também pode responder. Além disso, você pode responder ao próprio tweet, assim criando uma thread – ou fio, podendo então desenvolver uma publicação mais longa, porém separada para se adaptar aos 280 caracteres.


4.Trending topics

Os Trends do Twitter mostram as tendências do momento, em tempo real. São os assuntos que estão sendo falados por uma grande quantidade de usuários ao mesmo tempo.


5. Threads do Twitter, ou Fio do Twitter

Quem nunca já leu um “segue o fio?” Como mencionamos acima, essa é uma forma de se adaptar ao limite de 280 caracteres quando o usuário deseja fazer uma publicação mais longa.


Assim, os tweets da thread ficam posicionados um abaixo do outro, de forma fluida para leitura.



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segunda-feira, 17 de junho de 2024

Rede Social Twitter, agora é X.

 



Rede Social Twitter, agora é X.


A rede social, uma das queridinhas de todos, foi criada em 2006 e conta com milhões de usuários. No Brasil, conta com mais de 24 milhões de pessoas utilizando, ficando atrás do WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook e TikTok.


Essa rede social é conhecida por simular um blog pessoal, ou seja, ela oferece um espaço para que as pessoas publiquem o que desejarem. Antes da mudança de branding da mídia social, as publicações eram chamadas de tweets.


A ideia do Twitter, ou X, é das publicações serem rápidas, instantâneas e dinâmicas, criando conversas e discussões que impactam não só toda a web, mas também no âmbito real.


O trending topics, por exemplo, uma das ferramentas mais características da plataforma, é um espaço que hoje é usada como termômetro social e político.


O Twitter é uma rede social conhecida como microblog, em que os usuários publicam seus posts com, no máximo, 280 caracteres.


Os posts, que podem ser multimídia, contendo vídeos, imagens ou gifs, retratam assuntos diversos para responder à própria pergunta da mídia social: O que está acontecendo?


Criado no ano de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone, da empresa Odeo, dos Estados Unidos, o Twitter – posteriormente renomeado como X, está disponível em 49 idiomas e é, hoje, uma das redes sociais mais acessadas no Brasil, com mais de 320 usuários no mundo.


No início, o Twitter disponibilizava apenas 140 caracteres para publicação. Porém, em 2017 a restrição foi aumentada para 280, possibilitando tweets maiores e mais elaborados para conversas.


O Twitter tem escritório em mais de 23 países e, em 2022, a empresa foi adquirida pelo bilionário Elon Musk, responsável por diversas mudanças polêmicas na plataforma, incluindo a mudança do nome de Twitter para X.



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sexta-feira, 14 de junho de 2024

Marketing Digital para Empresas B2B.



Marketing Digital para Empresas B2B.

 

Já as empresas B2B (Business to Business) são aquelas que oferecem os produtos e serviços para que outras empresas utilizem com seus consumidores finais, seja de forma direta, seja indireta. No nosso exemplo anterior, seriam os atacados, as distribuidoras e as fábricas, por exemplo. Funciona como uma hierarquia.


Diferente do que acontece nas vendas de pessoas físicas, as jurídicas costumam pesquisar bastante antes de efetuar a compra, pois pequenas diferenças de valor geram um grande impacto no lucro líquido. Então, elas comparam não apenas o preço, mas a qualidade do produto para aceitação do público, tempo de entrega e outras questões semelhantes.


Para essas empresas, é importante investir em estratégias que gerem leads para manter a base de contatos sempre aquecida. Alguns exemplos de práticas são inbound marketing, outbound marketing, account-based marketing, SPIN Selling e o uso de um bom CRM.




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quinta-feira, 13 de junho de 2024

Marketing Digital para Empresas B2C.



Marketing Digital para Empresas B2C.

 

As empresas B2C (Business to Consumer) têm o foco em atrair diretamente o consumidor final dos produtos e serviços, como supermercados e e-commerces de vestuário, por exemplo.


Esse tipo de público tem o poder de compra mais curto, com valores não tão expressivos e com o desejo despertado por status ou benefícios pontuais, visando resultados imediatos.


No marketing digital para empresas B2C, é interessante usar estratégias que visam o lado emocional, como realizar campanhas em datas comemorativas, melhorar a conexão usando email marketing e aumentar o engajamento pelas redes sociais.


É um público mais impulsivo, que busca todas as informações de uma vez e tende a fazer compras instantaneamente.


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quarta-feira, 12 de junho de 2024

Marketing Digital para Grandes Empresas.



Marketing Digital para Grandes Empresas.

 

As grandes empresas, por já estarem consolidadas no mercado, são o primeiro alvo dos concorrentes. Isso gera a necessidade de investir em estratégias para continuar sendo a preferida do público em meios a tantas outras ofertas atrativas.


Além disso, por já serem conhecidas nacionalmente, agora elas procuram concorrer em escala internacional, adaptando suas estratégias para cada lugar do mundo.


Nesse sentido, é importante investir em ferramentas de análise de dados para medir a performance das ações, aumentando a percepção de valor da empresa e ajustando o caminho rumo à internacionalização.


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terça-feira, 11 de junho de 2024

Marketing Digital para Médias Empresas.



Marketing Digital para Médias Empresas.

 

Diferente da pequena, as empresas de porte médio costumam ter uma estrutura mais robusta, com cartela de clientes bem definida. Seu maior desafio é manter a fidelização dos clientes e expandir a oferta de produtos e serviços usando o marketing digital. 


Porém, em muitos casos, a falta de investimento necessário pode tornar o processo ainda mais complicado e longo. Nesse sentido, existem duas boas estratégias: marketing de conteúdo e parcerias com influenciadores digitais.


Enquanto o primeiro traz tráfego orgânico para o site, aumentando a visibilidade do negócio, o segundo explora a credibilidade da marca para um público específico. Quando bem alinhados, podem produzir bons resultados.


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segunda-feira, 10 de junho de 2024

Métricas de Marketing Digital.



Métricas de Marketing Digital.


Uma das principais vantagens do Marketing Digital é ser mensurável. Assim, a possibilidade de documentar e avaliar as estratégias usadas permite uma compreensão da estratégia e a tomada de decisões baseadas em dados.


Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem mais difícil. A falta de conhecimento motiva decisões ruins.


E, para você não cometê-las e extrair o melhor de todos os seus esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial. É impossível ter sucesso sem usá-las corretamente.


Abaixo listamos algumas das mais importantes métricas de marketing, mas também recomendamos que você estude mais sobre o assunto ao criar uma estratégia.


A melhor forma de começar a observar as métricas corretas é obtendo alguns dados do seu blog ou site. Métricas comuns utilizadas em uma estratégia, são:


Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acessam a sua página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;


Sessões: é o conjunto de interações, tal qual as visualizações de página e cliques, que um mesmo usuário executa em um dado período;


Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na web;


Taxa de Rejeição: é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;


Taxa de Conversão: é a porcentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões realizadas;


Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.


Mas essas não são as únicas métricas de marketing. Na verdade, conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se adequam ao seu negócio deve ser uma etapa no seu planejamento.



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sexta-feira, 7 de junho de 2024

As vantagens de publicar guest posts.



As vantagens de publicar guest posts.


Você já pensou, ‘Por que é importante ser um autor convidado para escrever artigos?’


Vamos agora mudar um pouco a visão: deixaremos de pensar como dono de site que convida um escritor para fazer posts em seu site e passaremos a pensar como um escritor de guest post.


Então qual a importância de ser convidado para escrever um guest post?


Se há vantagens para os sites que convidam especialistas para escrever textos especiais, por que não haveria para um escritor?


Um bom gerador de conteúdo sempre será convidado para escrever em sites.


Mas para se tornar conhecido do grande público ele precisa ter seus artigos publicados em sites de grande circulação.


Portanto, existem vantagens e benefícios a serem conquistados quando o escritor tem seu conteúdo publicado em sites de grande movimento.


À medida que o criador de conteúdo gera material para outros sites e blogs ele passa a atingir pessoas diferentes, desta forma consegue alcançar um novo público e divulgar o seu trabalho.


Devemos ressaltar que após a publicação de seu conteúdo em novos ambientes o seu público-alvo será renovado, pois suas postagens podem atingir pessoas que nunca tiveram contanto antes com os seus serviços.


Isso faz com que um novo público se interesse pelo seu conteúdo e, consequentemente, por você e seu site, através de mais materiais que foram desenvolvidos por você.



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quinta-feira, 6 de junho de 2024

O que é guest post?



O que é guest post?


Os guest posts são os conhecidos artigos de convidados, ou seja: quando uma pessoa é convidada para escrever em um site ou blog em que não é o dono.


Se você é dono de um blog e convida um especialista no nicho que seu blog aborda para escrever, este artigo que será publicado é um guest post.


A importância do guest post.


Se você acha que somente você — dono do site — é quem deve escrever e publicar o material, comece a mudar um pouco seu conceito — o uso do guest post é uma excelente alternativa para que os sites mantenham a publicação frequente de posts de qualidade no site.


Desta maneira você conseguirá material inteligente, além de manter a publicação de postagens de bom conteúdo e consequentemente manter o número de acessos do site.


O artigo de convidado permite que a página conquiste uma maior credibilidade junto ao target, pois ao trazer especialistas de diversos assuntos qualquer site passa a ter uma melhor aceitação.



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quarta-feira, 5 de junho de 2024

Blogs e sites parceiros.



Blogs e sites parceiros.


Publicar conteúdo em blogs e sites parceiros, com links apontando para o seu próprio domínio, tornou-se uma estratégia crucial no Marketing Digital. Essa prática é comumente conhecida como guest posting, que consiste em escrever e publicar um artigo no blog de outra empresa ou influenciador. 


O objetivo é alcançar uma nova audiência, aumentar a visibilidade da sua marca e, claro, melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, como o Google.


É importante destacar que, ao optar por essa abordagem, a qualidade deve ser priorizada em detrimento da quantidade. A relevância e a autoridade do site parceiro, assim como a qualidade do conteúdo que você oferece, são fatores indispensáveis para o sucesso dessa estratégia. 


Além disso, é essencial que o público-alvo do blog parceiro tenha alguma sinergia com o seu, garantindo que o conteúdo publicado seja de interesse e valor para ambas as audiências.



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terça-feira, 4 de junho de 2024

Como definir uma estratégia de redes sociais?



Como definir uma estratégia de redes sociais?


Uma estratégia efetiva de redes sociais deve gerar uma participação significativa na geração de tráfego para o seu domínio, mas, ao mesmo tempo, é um canal de comunicação e divulgação da marca.


Por isso, vamos dividir em alguns passos simples:


Passo 1 — Estabeleça objetivos e metas. Redes sociais também têm um funil e você deve considerar as métricas relevantes em cada etapa. A metodologia de OKRs para medir o desempenho se encaixa perfeitamente nesse caso;


Passo 2 — Encontre as redes corretas. Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter etc. são canais diferentes e tem suas particularidades, portanto a intenção dos usuários em cada um deles também. Faça pesquisas sobre o perfil do público, as palavras-chave e tendências antes de criar um perfil comercial;


Passo 3 — Crie um perfil. Fique atento aos tamanhos corretos de posts e imagens em mídias sociais. Lembre-se de utilizar um design e tom de voz que obedeça aos padrões da sua marca e sejam focados nos objetivos definidos no primeiro passo;


Passo 4 — Realize um benchmarking. Veja o que os seus concorrentes e blogs de assuntos relacionados estão dizendo. Se você tem concorrentes fortes, certamente eles publicam muita coisa relevante e que você deve aproveitar;


Passo 5 — Defina um plano e um calendário editorial. Isso é necessário para organizar as verbas e analisar o andamento da estratégia. Aplicativos como Buzzsumo são boas ferramentas de pesquisa de tendências e palavras-chave;


Passo 6 — Aprenda com os resultados. Assim como os blogs e sites, mídias sociais também têm ferramentas de análise. Utilize-as para calcular suas métricas e indicadores.


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segunda-feira, 3 de junho de 2024

Maior alcance com Marketing Digital.




Maior alcance com Marketing Digital.


Fica mais fácil entender porque o Marketing Digital contribui para o aumento das suas vendas, não é mesmo? Como você cria ações e estratégias muito mais precisas, por mais que nem sempre você foque em conversões de vendas, é natural que você feche mais negócios.


Uma estratégia voltada para brand awareness vai gerar mais atenção e relevância para a sua marca, mas as ações de Marketing Digital acabam influenciando também no potencial de vendas do seu negócio. Por mais que não seja o objetivo principal, as campanhas baseadas em dados geram esse retorno.


Na prática, portanto, empresas que ainda estão começando e não têm muitos recursos disponíveis conseguem ter resultados positivos mesmo sem investimentos significativos. Ou seja, é uma excelente oportunidade para quem empreende no ambiente digital e precisa melhorar os seus resultados.


Investir em Marketing Digital, portanto, se torna muito mais do que uma forma de promover a sua marca, mas sim conseguir ter melhores resultados finais. Seja para uma agência de comunicação, seja para uma empresa SaaS.


As alternativas permitem que campanhas e estratégias de vendas sejam potencializadas.


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