POR QUE É VANTAJOSO
CONCENTRAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM UMA AGÊNCIA SÓ?
Como você cuida do marketing da sua
empresa? Você utiliza várias agências ou prefere concentrar estratégias de
marketing em uma só? Quem contratar uma agência é um ótimo investimento, isso
não resta dúvidas, mas qual opção tomar é uma boa questão!
É preciso avaliar as
vantagens e desvantagens de cada alternativa e escolher o melhor modelo para o
seu negócio.
Se você também tem essa dúvida, este
post pode ajudar bastante! Vamos mostrar aqui as vantagens e desvantagens das
duas opções para ajudar você a tomar a melhor decisão para o seu negócio.
POR QUE CONTRATAR UMA
AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
O marketing é essencial para o
sucesso de um negócio, qualquer que seja o setor de atuação. Ele é responsável
por criar as oportunidades, atraindo novos clientes, fidelizando os
consumidores da marca e promovendo a empresa, tornando-a uma referência para a
escolha do consumidor.
As estratégias são diversas, desde
ações off-line, como publicidade impressa, até ações on-line, como a presença nas redes
sociais, o envio de e-mail marketing, a construção de um site, loja virtual, blog, entre outras.
As agências possuem experiência
nessas estratégias e podem potencializar cada investimento. A construção de uma loja virtual, por exemplo: essa estratégia tem alto poder para cativar o mercado,
criar uma jornada de compra, investir no conhecimento e fazer com que o
potencial consumidor tire todas as suas dúvidas para tomar a decisão de compra.
TRABALHAR COM VÁRIAS
AGÊNCIAS OU CONCENTRAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING?
Depois que é identificado o grande
potencial em contratar uma agência para cuidar do marketing, os empreendedores
enfrentam um dilema entre optar por uma única agência ou entregar partes da
estratégia diferentes para cada uma. Para esclarecer essa questão, vamos
mostrar as vantagens e desvantagens de cada caso.
Trabalhar com mais de uma agência
Pensando que trabalhar com agências
significa utilizar o conhecimento de um ou mais especialistas, alguns
empreendedores entendem que criar estratégias com várias equipes pode ser
benéfico.
A alegação é que cada agência é
especialista em determinadas estratégias e, contratando diferentes empresas,
pode-se unir as especialidades, entregando para cada uma o que for mais
oportuno. Porém, na prática não é tão simples e vantajoso assim.
Cada ação de marketing é interligada
a outras. As marcas possuem uma identidade, uma forma de se comunicar, um
público-alvo, valores e objetivos. Quando se cria uma estratégia, ela deve
seguir todas essas diretrizes para manter a identificação.
Infelizmente, é comum encontrar marcas
que se comportam de maneiras diferentes em cada ponto de interação. Em um
anúncio publicitário, por exemplo, você obtém uma certa impressão da empresa e
dos seus produtos. Em um contato nas redes sociais, o comportamento já é bem diferente.
Isso acontece, na maioria das vezes, porque as estratégias são divididas entre
agências distintas.
Além disso, imagine que você
contratou diferentes agências e cada uma está produzindo determinado material.
Quando são lançados, você nota que há campanhas conflitantes. Isso pode gerar
um sério problema, pois confunde o público e atrapalha o alcance de objetivos.
A empresa perde a sua identidade e não consegue fidelizar seus clientes.
Outro ponto é a gestão. Gerenciar
diferentes empresas pode causar muita dor de cabeça, visto que será preciso
manter uma constante comunicação com as agências, de forma a passar todas as
informações pertinentes.
Não devemos esquecer do custo.
Contratar várias agências sairá mais caro para você. Lembre-se disso!
Vantagens em trabalhar com várias agências:
·
possibilidade de usar especialidades
específicas de cada uma.
Desvantagens em usar mais de uma agência:
·
dificuldade em criar uma identidade;
·
falta de padronização nos contatos
com a marca;
·
dificuldade na gestão dos serviços;
·
custo elevado.
Concentrar em só uma agência
Quando todo o trabalho é focado em
uma agência, o comportamento da empresa é homogêneo. Não importa como o cliente
faça contato com a marca, sua experiência será similar. Isso ajuda
bastante a fidelizar os clientes e a oferecer ótimas experiências.
É claro que nenhuma empresa deve
colocar suas estratégias de marketing nas mãos de uma agência qualquer, ainda
mais se elas serão concentradas. É preciso escolher bem, avaliar as
especialidades, os casos de sucesso e o que ela se propõe a fazer.
O primeiro passo é analisar as opções
e escolher a melhor agência para a sua empresa e estratégia.
Como será somente uma empresa
responsável por criar e administrar as ações, é mais fácil gerenciar, manter
contato com os envolvidos e solicitar ajustes, se necessário.
Além disso, com o trabalho focado em
uma só equipe, o custo será menor. Você pode ainda negociar os valores e as
formas de pagamento com mais facilidade.
Vantagens em concentrar estratégias de marketing em
uma só agência
·
criação de uma forte identidade,
alinhada entre todos os pontos de interação;
·
conectividade entre todas as
campanhas e estratégias;
·
fácil gestão e comunicação com a
equipe de criação;
·
melhor custo-benefício.
Desvantagens em usar mais de uma agência
·
necessidade de estudo profundo para a
escolha da agência.
E ENTÃO, QUAL É A MELHOR
OPÇÃO?
Como vimos, para uma empresa
potencializar suas estratégias de marketing, ela deve contratar uma agência
especializada nesse trabalho. Os profissionais da empresa poderão focar nas
suas atividades e as estratégias serão pensadas por quem tem uma sólida
experiência no assunto. Porém, a dúvida fica em dividir o trabalho, utilizando
várias agências, ou concentrar as estratégias de marketing em uma agência só.
Na análise individual, vimos que
contratar mais de uma agência pode trazer problemas futuros ao negócio. Isso
porque essa ação pode afetar a identidade da marca, criando estratégias
conflitantes e não apresentando uma identidade homogênea. Além disso, a gestão
é mais complexa e o custo, maior.
Já na utilização de uma só agência,
todas as estratégias são interligadas, mantendo o mesmo objetivo e perfil. A
gestão é descomplicada e o custo final é menor.
Portanto, indicamos que, para potencializar seus resultados, o mais vantajoso é concentrar estratégias de
marketing em uma só agência.
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