SAIBA COMO APARECER NO
GOOGLE NOTÍCIAS E AUMENTAR SEU TRÁFEGO.
Quando utilizamos o buscador do Google
para pesquisar sobre um determinado assunto, é quase certo que algumas notícias
serão vinculadas aos resultados. Isso nada mais é que o Google Notícias (ou
Google News) entrando em ação!
Com o objetivo de
proporcionar experiências ainda mais ricas aos seus usuários e oferecer
conteúdo cada vez mais relevante, o Google adicionou ao seu site o recurso que
exibe novidades correspondentes às palavras-chave utilizadas na pesquisa. O
sistema varre a internet e rapidamente recolhe atualizações de mais de 1500
fontes de notícias, oferecendo as mais importantes para o usuário.
O que você enxerga nisso
tudo? Apenas um recurso vantajoso para a
imprensa?
Pois
saiba que o Google Notícias pode ser muito favorável para o seu site em termos
de SEO, presença online e geração de
tráfego qualificado.
O QUE É O GOOGLE NOTÍCIAS?
Como explicamos brevemente no início
do texto, o Google Notícias facilita a vida de quem navega pela web em busca de
informações, sejam acontecimentos em um município, política, economia. Ou seja:
sobre qualquer assunto.
Antigamente, o usuário
precisava buscar vários portais de notícias e começar a atualizar página por
página ao longo do dia para ficar por dentro das novidades. O Google Notícias
liberta o usuário dessa ‘burocracia’ ao exibir resultados de diversos sites
sobre o mesmo tema. É muito mais rápido e confortável para o leitor.
De certa forma, é como
usufruir do que antigamente só o dono de
uma banca poderia fazer: ler a todos os jornais e revistas.
COMO FUNCIONA ESSA FERRAMENTA?
Não é
novidade para ninguém que o Google possui inúmeras parcerias com os mais
diversos sites. Um bom exemplo disso é o serviço de publicidade online, que
exibe anúncios de links patrocinados aos usuários
em várias páginas de sites parceiros — empresas, blogs, jornais etc.
O mesmo acontece com os
portais de notícias. Enquanto o Google aprimora a experiência do usuário e se
consolida cada vez mais como a principal ferramenta de buscas do planeta, os
sites de cunho jornalístico tiram proveito do tráfego potencializado pelo
buscador.
Para transformar essa
parceria em realidade, o Google criou um novo robô cuja função é específica: fazer
a varredura pelos sites de notícias e manter as manchetes engatilhadas para
serem exibidas quando o usuário demandar.
Além disso, o usuário tem a
opção de configurar a página para exibir somente as notícias que lhe interessam
e até mesmo criar alertas de e-mail sobre um determinado assunto ou assinar
feeds RSS.
POR QUE UTILIZÁ-LO PARA AUMENTAR
SEU TRÁFEGO?
A
principio pode parecer estranho como um
recurso destinado a conteúdos jornalísticos pode favorecer o seu site/blog
destinado ao marketing digital.
Mas, apesar de não ser uma ferramenta publicitária, o Google News oferece a
possibilidade de gerar mais visitas para o seu site e, de quebra, subir no
ranking do Google.
Um dos fatores que o Google
leva em consideração na questão do SEO se chama “long clicks”.
Long clicks são situações das quais o
usuário, ao navegar pela página de resultados do Google clica no link do seu
site e, depois, não retorna para a página do Google.
Nesses casos, um ótimo meio
de garantir long clicks para o seu site é publicando notícias
atualizadas e/ou publicações
relacionadas aos acontecimentos, contendo uma análise feita por especialista.
Quer um exemplo? Imagine que o seu site se antecipou aos demais e publicou uma
notícia quente! Como você saiu na frente, outros sites vão linkar seu conteúdo e automaticamente.
Além disso, não podemos
ignorar o fato de que o posicionamento das notícias dentro das pesquisas do
Google colabora muito para a geração de tráfego, pois costumam ficar em
evidência logo no topo da página — sem que se confundam com os anúncios pagos.
Gostou da ideia? Está com
vontade de saber por onde começar? Confira, então, um breve passo a passo e
dicas para incluir o seu website no Google Notícias!
COMO FAZER PARTE DO GOOGLE NOTÍCIAS?
Antes de tudo vale relembrar o que
dissemos anteriormente: o Google Notícias não é destinado à publicidade, mas
sim ao jornalismo. Portanto, para ter acesso aos seus recursos, o procedimento
é muito diferente dos outros serviços do Google. É preciso passar por uma
aprovação.
Como ocorre essa aprovação?
Primeiramente, Google faz um levantamento básico de requisitos que um site deve
atender, como:
·
crie
URLs fixas e exclusivas para cada notícia;
·
cada
URL deve conter três dígitos numéricos;
·
o
site deve ser otimizado e incluir um sitemap de notícias;
·
as
notícias devem conter alguns dados, como: data e hora da publicação e também da
edição, se for o caso;
·
é
preciso que as notícias sejam cadastradas em uma categoria listada pelo Google.
A otimização do site deve
ser feita com base nas diretrizes do Google, porém, caso você utilize
WordPress, existem vários plugins que podem ser instalados para deixar o site
pronto para o Google News.
No sitemap de notícias, só
deverão entrar postagens dos últimos dois dias. Para criar o sitemap, é
necessário disponibilizar um arquivo de extensão .xml para que o Google tome
ciência dos seus diretórios, facilitando assim a indexação por parte do robô.
O
próprio Google fornece um guia.
Feito isso, cadastre o
sitemap no Google Webmaster Tools para validar a sua nova seção de notícias.
Somente essa validação permitirá que o Google considere as suas publicações
para inseri-las no Google Notícias.
Para finalizar, você
precisará cadastrar o site no Google Notícias e preencher um formulário.
O período para que o Google avalie a sua solicitação pode levar de dias a
semanas. Como ninguém gosta de perder tempo com reprovações, é altamente
recomendado seguir as diretrizes gerais e técnicas do
Google Notícias.
COMO APROVEITAR OS BENEFÍCIOS?
Agora que o seu site já se encontra
otimizado, pronto para ter as suas manchetes relacionadas ao Google Notícias,
chegou a hora de saber algumas das melhores práticas para aumentar seu tráfego.
Para isso, nós sugerimos:
1.
Esteja
atento a tudo que acontece: mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades em
seu segmento, dando preferência aos assuntos instigantes com potencial para
gerar repercussão ou simplesmente ser útil aos seus leitores — que sempre reconhecem
o autor que publica bons artigos com frequência;
2.
Reforce
a autoridade do site: sempre que possível conte com um especialista para
participar da matéria. Por exemplo, os sites de maior reconhecimento sobre SEO
costumam convidar funcionários do próprio Google para participar;
3.
Crie
títulos que estimulem o leitor: os títulos sempre chamam a atenção, portanto,
otimize os títulos com foco na atração de visitantes;
4.
Seja
um caçador de notícias: dedique uma parte do seu tempo vasculhando sites de
repercussão mundial, revistas, blogs de especialistas renomados, podcasts,
entre outros meios de manter-se inteirado para criar conteúdos relevantes.
O que achou da ideia de entrar para o Google Notícias? Ficou
alguma dúvida? Deixe o seu comentário e participe do nosso blog!
Fale com a ACM Marketing
Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua empresa
com o marketing digital!
Acesse nosso site para saber mais
- http://acmdigital.com.br/
Central de Atendimento - (11) 2228.2871
WhatsApp - (11) 96366.3267
WhatsApp - (11) 96366.3267
Nenhum comentário:
Postar um comentário