ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING: Saiba COMO FAZER
SEUS CLIENTES IREM ATÉ VOCE.
Diferentemente
do que acontecia há alguns anos, hoje os consumidores podem escolher o conteúdo
que desejam ter acesso. Entre as diversas opções de informações disponíveis na
internet, as pessoas decidem o que e quando consumir, deixando a era do
marketing de interrupção com os dias contados.
Se
as pessoas têm o poder de deletar a publicidade para se conectar com o que de
fato interessa, as marcas precisam mudar a sua maneira de se comunicar. É aí
que entra a importância de investir em uma nova metodologia para conquistar e
reter clientes: a estratégia de Inbound Marketing.
Ainda
não está por dentro desse conceito? Preparamos um guia completo para mostrar a
você como fazer seus clientes irem até a sua empresa.
O QUE É INBOUND MARKETING?
Esse
novo modelo de marketing é baseado em um conjunto de estratégias que tem como
objetivo atrair o interesse dos consumidores. Dessa forma, as pessoas é que
procuram a empresa, e não o contrário. Ao lidar com consumidores predispostos a
conhecer uma empresa, aumenta-se a chance de concretizar uma venda.
A
maior diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é que o
primeiro propõe o marketing de atração. Assim, são realizadas estratégias para
atrair os potenciais clientes e criar um relacionamento para depois
vender.
No
Inbound, a abordagem comercial jamais é realizada como o primeiro passo. Por
meio da produção de conteúdo, o foco é educar os consumidores até que eles
estejam preparados para se tornarem clientes fiéis.
Entre
as principais vantagens do Inbound Marketing, podemos destacar:
Aumento da
visibilidade do negócio
O
marketing de conteúdo é um aliado fundamental para o Inbound Marketing
acontecer. Por meio da criação de conteúdo relevante, o seu negócio passa a ser
amplamente conhecido no ambiente digital.
Isso
significa que os potenciais clientes vão enxergar a empresa como uma
referência, uma fonte confiável de informações no segmento de atuação. Consequentemente,
uma marca que cria uma reputação positiva com o seu público aumenta as
suas possibilidades de gerar negócios.
Redução do
CAC (custo de aquisição de clientes)
É
fato que toda empresa busca aumentar a sua lucratividade e diminuir ao máximo os
seus gastos desnecessários. Com a aplicação do Inbound, é possível reduzir
drasticamente o custo para captar novos clientes.
Como
os consumidores são devidamente educados por meio de conteúdo informativo
e relevante, quando os vendedores entram em contato as pessoas já estão mais
propensas ao consumo. Consequentemente, é necessário empregar menos tempo para
fechar a venda do que em uma abordagem convencional: uma equipe enxuta pode ser
suficiente para gerar resultados mais expressivos e isso reduz bastante os
custos.
Alcance do
alvo certo com a estratégia de Inbound Marketing
Outro
benefício que o Inbound oferece é a oportunidade de atrair para o seu negócio
quem de fato tem potencial e interesse para consumir seus produtos e serviços.
O próprio conteúdo já é um indicador importante de quem será atraído pela sua
empresa.
Além
disso, a tecnologia utilizada nesse marketing de atração permite entregar o
conteúdo no momento perfeito. Sendo assim, o consumidor pode ser impactado por
um artigo sobre a sua empresa no momento em que ele busca por uma solução
que o seu produto oferece.
ETAPAS DO INBOUND MARKETING
Toda
estratégia bem-sucedida de Inbound Marketing deve considerar as seguintes
fases: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. A seguir,
vamos detalhar todas e explicar quais são as melhores práticas em cada etapa.
Atração
Sabemos
que apenas ter um site não é o suficiente para gerar negócios. É preciso criar
uma audiência e é isso que a fase de atração propõe. O objetivo desta etapa é
atrair pessoas que têm interesse em um determinado assunto para futuramente
convertê-las em leads.
Neste
primeiro passo o objetivo é aumentar o volume de visitantes qualificados do
site. A estratégia mais recomendada para alcançar este resultado é ter um blog
com a publicação regular de conteúdo.
No
entanto, é importante se basear no perfil da persona antes de
produzir um texto. Afinal de contas, é de suma importância que o seu público
enxergue o conteúdo como relevante. Caso contrário, ele não vai se engajar com
o seu texto e muito menos com o seu blog.
Outra
estratégia fundamental é investir nas táticas de SEO para que o Google encontre
a sua página. As pessoas que estão em busca de assuntos relacionados ao seu
conteúdo precisam localizar o seu artigo. Por esse motivo, as técnicas de
otimização são muito importantes para aumentar o tráfego.
As redes
sociais também são excelentes canais de atração dos potenciais
clientes para o seu blog. Compartilhe os textos publicados para incentivar cada
vez mais visitas.
Apesar
de muito eficientes, boa parte dessas ações geram resultados maiores em longo
prazo. Por isso, o recomendado é sempre investir também em anúncios como forma
de potencializar as suas estratégias. Seja no Google AdWords ou
no Facebook Ads, existem várias opções para maximizar o seu ROI.
Conversão
De
nada adianta ter um alto volume de acessos se a empresa nem imagina quem está
por trás desses dados. Por isso, a geração de leads é muito importante, pois
ela identifica quem são esses usuários.
Além
disso, só é possível construir uma verdadeira estratégia de Inbound ao
identificar o potencial cliente para conduzi-lo até o processo de compra. Desse
modo, as ações mais indicadas são a criação de um material rico e de uma
landing page, que é uma página de captura.
Ao
criar um e-book com dicas valiosas do seu mercado, a empresa pode oferecer esse
material apenas para as pessoas que disponibilizarem nome e e-mail em um
formulário.
Outro
elemento importante é o famoso CTA (Call to Action). Ou seja, é interessante
criar chamadas para ação em todo o site para incentivar os visitantes
anônimos a se transformarem em leads.
Relacionamento
É
fato que boa parte das pessoas que estão na sua base de leads ainda não está
preparada para comprar seu produto. Sendo assim, deve acontecer a nutrição dos
leads por meio de conteúdos qualificados.
A
melhor maneira de fazer isso é investir no envio de e-mail marketing
estratégico. O e-mail ainda é um canal muito poderoso para alcançar o
público, desde que seja utilizado de maneira correta.
É
possível impactar todos os potenciais clientes de forma relevante e, sobretudo,
de acordo com a fase da jornada de compra em que eles se encontram. Dessa
maneira, é essencial segmentar (cargos de atuação, pessoas que já realizaram
interação com algum conteúdo etc.) os seus contatos para enviar a mensagem
certa, no momento oportuno.
Para
nutrir os leads por meio do e-mail marketing de forma eficiente é recomendado
contratar uma ferramenta de automação de marketing. Essa tecnologia permite
trabalhar a gestão desses leads de maneira inteligente, proporcionando mais
produtividade à equipe.
Vendas
Todo
o trabalho de educação dos leads é necessário para gerar oportunidades de
negócio mais qualificadas. Quanto mais complexo o produto ou serviço oferecido,
mais consultivo tem que ser o processo de vendas.
A
prática do Inbound Sales tem sido muito utilizada nas empresas que desejam
economizar no processo de aquisição de clientes. Por meio deste método, a
equipe de vendas trabalha dentro da empresa com o apoio total da tecnologia.
O
resultado são custos de deslocamento eliminados, maior controle sobre a atuação
da equipe e otimização do processo de vendas.
Encantamento
Sabemos
que ainda é muito mais caro atrair do que reter clientes — por essa razão,
investir em um pós-venda eficiente ainda é o melhor caminho. Lembre-se que
a venda não termina com a compra, apenas começa.
Sem
falar que um cliente encantado pode se tornar um defensor da sua marca e, com
isso, indicar a empresa para a sua rede de contatos. Consequentemente, o seu
negócio não só fideliza como conquista clientes qualificado.
Investir
em um sistema capaz de organizar todas as informações dos clientes é
indispensável. Um bom CRM pode ser integrado à ferramenta de automação de
marketing e oferecer mais agilidade nesse processo.
Ao
identificar facilmente o histórico de compra dos clientes, fica mais fácil
interagir com eles. Seja para oferecer maiores informações sobre como extrair
mais funcionalidades de um serviço ou para promover produtos complementares.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
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