POR QUE É VANTAJOSO CONCENTRAR ESTRATÉGIAS DE
MARKETING EM UMA AGÊNCIA SÓ?
Como
você cuida do marketing da sua empresa? Você utiliza várias agências ou prefere
concentrar estratégias de marketing em uma só? Que contratar uma agência é um
ótimo investimento, isso não resta dúvidas, mas qual opção tomar é uma boa
questão! É preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada alternativa e
escolher o melhor modelo para o seu negócio.
Se
você também tem essa dúvida, este post pode ajudar bastante! Vamos mostrar aqui
as vantagens e desvantagens das duas opções para ajudar você a tomar a melhor
decisão para o seu negócio.
POR QUE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING?
O
marketing é essencial para o sucesso de um negócio, qualquer que seja o setor
de atuação. Ele é responsável por criar as oportunidades, atraindo novos
clientes, fidelizando os consumidores da marca e promovendo a empresa,
tornando-a uma referência para a escolha do consumidor.
As
estratégias são diversas, desde ações off-line, como publicidade impressa,
até ações
on-line,
como a presença nas redes sociais, o envio de e-mail marketing, a construção de
um blog, entre outras.
As
agências possuem experiência nessas estratégias e podem potencializar cada
investimento.
A
construção de um blog, por exemplo: essa estratégia tem alto poder para educar
o mercado, criar uma jornada de compra, investir no conhecimento e fazer com que o potencial
consumidor tire todas as suas dúvidas para tomar a decisão de compra.
Porém,
para escrever artigos é preciso ter conhecimento. Dentro de um texto há várias
técnicas necessárias para alcançar o sucesso.
Por
isso, é muito mais indicado usar uma agência para esse tipo de trabalho do que
utilizar o pessoal interno — até porque os seus colaboradores poderão focar em
outras atividades importantes para a empresa.
TRABALHAR COM VÁRIAS AGÊNCIAS OU CONCENTRAR
ESTRATÉGIAS DE MARKETING?
Depois
que é identificado o grande potencial em contratar uma agência para cuidar do
marketing, os empreendedores enfrentam um dilema entre optar por uma única
agência ou entregar partes da estratégia diferentes para cada uma. Para
esclarecer essa questão, vamos mostrar as vantagens e desvantagens de cada
caso.
Pensando
que trabalhar com agências significa utilizar o conhecimento de um ou mais
especialistas, alguns empreendedores entendem que criar estratégias com várias
equipes pode ser benéfico.
A
alegação é que cada agência é especialista em determinadas estratégias e,
contratando diferentes empresas, pode unir as especialidades, entregando para
cada uma, o que for mais oportuno. Porém, na prática não é tão simples e
vantajoso assim.
Cada
ação de marketing é interligada a outras. As marcas possuem uma identidade, uma
forma de se comunicar, um público-alvo, valores e objetivos. Quando se cria uma
estratégia, ela deve seguir todas essas diretrizes para manter a identificação.
Infelizmente,
é comum encontrar marcas que se comportam de maneiras diferentes em cada ponto
de interação.
Em
um anúncio publicitário, por exemplo, você obtém uma certa impressão da empresa
e dos seus produtos.
Em
um contato nas redes sociais, o comportamento já é bem diferente. Isso acontece, na maioria
das vezes, porque as estratégias são divididas entre agências distintas.
Além
disso, imagine que você contratou diferentes agências e cada uma está
produzindo determinado material.
Quando
são lançados, você nota que há campanhas conflitantes. Isso pode gerar um sério
problema, pois confunde o público e atrapalha o alcance de objetivos. A empresa
perde a sua identidade e não consegue fidelizar seus clientes.
Outro
ponto é a gestão. Gerenciar diferentes empresas pode causar muita dor de
cabeça, visto que será preciso manter uma constante comunicação com as
agências, de forma a passar todas as informações pertinentes.
Não
devemos esquecer do custo. Contratar várias agências sairá mais caro para você.
Lembre-se disso!
Vantagens em trabalhar com várias
agências:
·
Possibilidade de usar especialidades específicas de cada uma.
Desvantagens em usar mais de uma
agência:
·
Dificuldade em criar uma identidade;
·
Falta de padronização nos contatos com a marca;
·
Dificuldade na gestão dos serviços;
·
Custo elevado.
Concentrar
em só uma agência
Quando
todo o trabalho é focado em uma agência, o comportamento da empresa é
homogêneo.
Não
importa como o cliente faça contato com a marca, sua experiência será similar.
Isso ajuda bastante a fidelizar os clientes e a oferecer ótimas experiências.
É
claro que nenhuma empresa deve colocar suas estratégias de marketing nas mãos
de uma agência qualquer, ainda mais se elas serão concentradas.
É
preciso escolher bem, avaliar as especialidades, os casos de sucesso e o que
ela se propõe a fazer.
O
primeiro passo é analisar as opções e escolher a melhor agência para a sua
empresa e estratégia.
Como
será somente uma empresa responsável por criar e administrar as ações, é mais
fácil gerenciar, manter contato com os envolvidos e solicitar ajustes, se
necessário.
Além
disso, com o trabalho focado em uma só equipe, o custo será menor. Você pode
ainda negociar os valores e as formas de pagamento com mais facilidade.
Vantagens em concentrar
estratégias de marketing em uma só agência
·
Criação de uma forte identidade, alinhada entre todos os pontos
de interação;
·
Conectividade entre todas as campanhas e estratégias;
·
Fácil gestão e comunicação com a equipe de criação;
·
Melhor custo-benefício.
Desvantagens em usar mais de uma
agência
·
Necessidade de estudo profundo para a escolha da agência.
ENTÃO, QUAL É A MELHOR OPÇÃO?
Como
vimos, para uma empresa potencializar suas estratégias de marketing, ela deve
contratar uma agência especializada nesse trabalho.
Os
profissionais da empresa poderão focar nas suas atividades e as estratégias
serão pensadas por quem tem uma sólida experiência no assunto.
Porém,
a dúvida fica em dividir o trabalho, utilizando várias agências, ou concentrar
as estratégias de marketing em uma agência só.
Na
análise individual, vimos que contratar mais de uma agência pode trazer
problemas futuros ao negócio.
Isso
porque essa ação pode afetar a identidade da marca, criando estratégias
conflitantes e não apresentando uma identidade homogênea. Além disso, a gestão
é mais complexa e o custo, maior.
Já
na utilização de uma só agência, todas as estratégias são interligadas,
mantendo o mesmo objetivo e perfil. A gestão é descomplicada e o custo final é
menor.
Portanto,
indicamos que, para potencializar seus resultados, o mais vantajoso é concentrar estratégias
de marketing em uma só agência.
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