O
que é Transformação Digital.
A transformação digital é um assunto
cada vez mais recorrente, mas ainda é um termo que causa certa confusão. Neste
post, vamos abordar o assunto dando exemplos práticos dessa mudança e
explicando porque a sua empresa não pode ignorá-la para continuar no mercado.
Quando
o sinal da internet cai, parece que nada mais resta a fazer do que esperar ele
voltar para poder continuar suas tarefas, não é? Isso é um exemplo que
mostra que o seu dia a dia está totalmente dependente do mundo online. E para
os consumidores da sua empresa não é diferente.
Serviços de banco,
comércio, saúde, lazer e educação já perceberam que os clientes estão sempre
conectados e a única maneira de chegar até eles é agindo nesse meio. Conhecê-los, priorizá-los e atendê-los de maneira
personalizada e imediata é essencial para sobreviver e se destacar em meio aos
concorrentes. Para isso, você não pode deixar a transformação digital da sua
empresa de lado.
O que é transformação
digital?
Para
esclarecer de vez esse conceito, vamos primeiro falar o que a
transformação digital não é. Ela não é uma inovação em uma ou duas áreas
da empresa. Também não é apenas começar a usar ferramentas digitais, é programar machine learning ou automatizar processos.
A
transformação digital é muito mais. Ela só ocorre quando há
uma alteração significativa no papel da tecnologia na organização.
Todas as áreas, processos e estratégias da empresa são influenciados.
A maneira que se oferece valor aos clientes também muda.
Dessa
forma, quando há uma transformação digital de fato, o modelo de negócio é
reformulado, e a companhia passa a se posicionar como um
empreendimento digital.
Quem deve participar
É evidente que esse tipo de
mudança exige uma ampla visão de negócios. Os gestores devem liderar suas
equipes, mas sempre alinhados com executivos que tenham influência suficiente
para negociar as alterações necessárias e obter o aval do conselho da empresa.
Além
disso, é uma mudança também cultural, que faz com que as organizações
desafiem continuamente seus processos e decisões. E isso, às vezes, significa
inclusive afastar-se de metas já definidas em favor de novas práticas, menos
conhecidas.
Por
ser tão abrangente, a implementação da transformação digital acaba
atingindo a todos. Ela não só influencia todos os colaboradores
da organização, mas também afeta a sociedade e suas estruturas econômicas,
culturais e até legais.
O que você deve considerar
Todo líder de negócios deve levar em
consideração alguns pontos principais ao desenvolver sua própria
estratégia de transformação digital. É preciso lembrar que, além de tecnologia,
esse tipo de mudança sempre envolverá pessoas, processos e valor.
Antes
de tudo, é necessário criar uma cultura de adaptação nas equipes da sua
empresa. Os colaboradores devem entender o que está acontecendo e
sentir-se parte dos novos caminhos que serão trilhados pela
organização.
O
gestor não pode se esquecer das mudanças que a tecnologia vem trazendo
para o cotidiano dos colaboradores e do consumidor. A experiência do
cliente, a eficiência operacional e a cultura organizacional devem ser sempre
examinadas de perto.
É
preciso ter em mente que alguns objetivos e procedimentos básicos de todos
os setores da empresa serão alterados e que essa mudança deve acontecer de
maneira integrada e coordenada. Colaboração, capital ou gestão insuficiente
nesse processo podem pôr tudo a perder.
Quais são as vantagens
A transformação digital pode
requerer um alto investimento para a empresa e sempre vai
exigir que decisões de risco fossem tomadas para que se abram as
oportunidades. Mas é extremamente necessária.
Os executivos
entrevistados estão muito otimistas sobre a forma como seus negócios serão
afetados pela digitalização: 46% acreditam que, em menos de cinco anos, o
digital terá um impacto em mais da metade de suas vendas. Não dá para ficar de
fora.
E
os principais benefícios que as empresas adquirem com essa transformação?
Além da melhoria da experiência de seus clientes, elas
ganham eficiência, passam a ter novas formas de comercializar produtos e
prestar serviços, otimizam seus processos e aumentam seu faturamento.
Exemplos
Com a transformação digital, as
empresas conseguem alcançar novos mercados e novos tipos de consumidores.
As
lojas físicas que migraram para o e-commerce são
exemplos de empresas que alteraram sua estratégia de negócio para se adaptar ao
mundo digital.
Outro
caso são as ferramentas que aumentam a produtividade dos funcionários, como os
assistentes virtuais ou chatbots, programas de computador que simulam conversas
com pessoas.
Eles trazem um software centrado nas
pessoas, auxiliando-as e gerando venda. Tudo isso usando processamento de
linguagens e recursos de inteligência artificial.
Podemos citar ainda ferramentas que
proporcionam uma espécie de digitalização de processos operacionais, como
o Trello e o Slack. Elas facilitam a colaboração entre equipes que não
estão próximas, aumentando a eficiência e a agilidade na comunicação e no compartilhamento
de arquivos entre os colaboradores.
Além
disso, há casos de empresas tradicionais que precisaram se adaptar e se
transformar para criar outros modelos de negócio, como a TV Globo. Nos últimos
meses, a emissora tem investido muito em seu aplicativo de streaming e
disponibilizou todo seu conteúdo na plataforma para não perder a corrida contra
a Netflix.
A
transformação digital deve estar atrelada a um plano estratégico consistente,
em que o digital não é um fim, mas um meio de entregar mais valor ao cliente e
trazer mais retorno.
Se
sua empresa não tem foco em tecnologia, fica mais difícil determinar o que é
preciso fazer para atingir novos objetivos estratégicos. Ao usar uma
consultoria ou empresa terceirizada, o foco das equipes não é desviado das
atividades principais. No entanto, de qualquer maneira, é preciso que todos os
colaboradores sejam envolvidos no processo.
Acompanhe
sempre as tendências, pense adiante e nunca deixe de investir em
tecnologia. Quando a transformação digital for realizada, de maneira
coerente, resultará em um negócio mais alinhado com as demandas dos
seus clientes e mais flexível em um futuro cada vez mais imprevisível.
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