QUAL É A MELHOR REDE SOCIAL
PARA O SEU NEGÓCIO?
Em
um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, o empreendedor sabe que sua loja
não pode ficar de fora e muito menos escondida das pessoas.
Só
que as empresas precisam encontrar o seu público nas redes sociais, e não
apenas buscar o melhor ponto de contato físico. Para que se tenha uma ideia,
uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do Governo Federal,
revelou que 92% das pessoas que usam a internet estão nas redes sociais.
Com
tantas redes diferentes e suas diversas formas de interagir com o público, fica
difícil de definir a melhor para trabalhar o seu negócio. Para ajudá-lo nesta
tarefa, o blog da CMC Multimídia listou as principais características de cada
uma das mídias sociais mais utilizadas pelas pessoas. Descubra quais as
melhores vantagens para a sua empresa.
FACEBOOK
O
Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelos brasileiros segundo o
levantamento da Secom, com 83% da população que acessa a internet regularmente.
A rede surgiu em 2004, mas só se popularizou mesmo por aqui no começo dessa
década.
Com
o surgimento de outras redes e a febre dos aplicativos, o crescimento do
Facebook desacelerou nos últimos anos. Ainda assim, segue sendo a principal rede
social em número de usuários, relatório do Facebook aponta para mais de 1,4
bilhões de usuários.
Conteúdos
escritos, fotos, vídeos e gifs são maneiras de interação entre seus
usuários. Com relação às empresas, as páginas tem que se diferenciar dos
perfis comuns, pelo fato de que é possível “curtir” a página e seguir suas
atualizações.
É
uma das redes sociais mais abertas para o investimento de empresas e conta com
várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas fan pages. É
possível, ainda, investir em links patrocinados para garantir que seus posts
alcancem mais pessoas, e ainda é possível direcionar a postagem de acordo com o
perfil do público. A rede possibilita segmentar a publicação e até mesmo o
contato direto, através de mensagem privada pela própria página.
Hoje
são mais de dois milhões de anunciantes ativos na plataforma. O Facebook é uma
ferramenta intuitiva e bem simples de administrar, por isso não deve ficar de
fora do seu planejamento digital.
TWITTER
Foi
o Twitter o responsável pela popularização do termo “microblog” em 2006. Em
apenas 140 caracteres, a rede social ganhou o mundo. Os usuários podem seguir
os perfis que os interessam, mandar mensagens privadas e ainda publicar fotos e
vídeos.
É
uma excelente forma de garantir uma interação rápida e direta com os usuários e
de divulgar promoções e novidades da sua empresa de maneira objetiva.
No
Twitter todo cuidado é pouco. Como a plataforma é dinâmica e rápida, seus
seguidores devem seguir outras marcas e pessoas, e sua publicação só será vista
se o seu seguidor entrar no seu perfil.
Por
isso, o Twitter é recomendável para empresas que tenham a possibilidade de
atualização constante da página, renovando o conteúdo para evitar que os outros
tweets soterrem o seu. Não aconselhamos você a manter uma conta no Twitter se
não for atualizada periodicamente.
INSTAGRAM
Um
dos aplicativos que mais cresceram nos últimos anos e que espalhou a prática
cultural do autorretrato, o que chamamos “selfie”. A interação se dá por meio
de fotos e mini vídeos. O aplicativo tem, atualmente, mais de 300 milhões de
usuários no mundo, de acordo com o Facebook, dono do aplicativo.
Embora
só recentemente estejam testando a inserção de publicações patrocinadas na
timeline dos usuários, muitas empresas já estão usando, por conta própria, para
propagar ideias comerciais.
É
a plataforma ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual
forte, como roupas, artigos de decoração, produtos de beleza e etc. Dica do
blog, o Instagram preza por imagens muito bem trabalhadas, então vale a pena
fazer algum investimento técnico antes de sair postando qualquer coisa.
GOOGLE+
Semelhante
ao Facebook e, portanto, seu concorrente direto, o Google+ também é uma rede
que abre muitas opções para o empreendedor. É possível publicar textos, imagens
e vídeos e também seguir pessoas e empresas.
Segundo
uma pesquisa da Pew Research, o G+ tem se tornado uma rede popular entre os
adolescentes de 13 a 17 anos. Cerca de 33% deles usam a rede social do Google,
segundo o mesmo relatório.
Recentemente,
o Google anunciou que faria inúmeras mudanças na plataforma e dividiria a rede
em conteúdos, bate-papo e fotos. Esse pode ser um avanço muito grande, e vale a
pena ficar de olho e participar dessas mudanças.
YOUTUBE
É
a maior plataforma de publicação de vídeos, com mais de um bilhão de usuários.
O site se tornou uma rede social, uma vez que é possível comentar,
compartilhar, curtir os vídeos, e os próprios “youtubers” –
expressão criada para denominar as chamadas pessoais que produzem os conteúdos
– interagem com sua audiência.
As
possibilidades, quando se mantém um canal criativo no YouTube, não param por
aí. Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial da
gravação para criar conteúdos que tirem dúvidas, que comparam produtos, que
mostre as funcionalidades e benefícios, provando o quanto o produto é
eficiente.
Vale
lembrar, também, que é preciso planejar o conteúdo nessa plataforma. Saber
alinhar os vídeos com o seu público e levar em consideração onde a maioria
deles está e qual é o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá
acabar solitário. Então, vale muito a pena incluir vídeos nas descrições de
produtos no seu site.
Não
existe uma rede social específica que agregue um ótimo resultado de negócio.
Todas elas juntas, se complementam. É importante planejar e definir os
objetivos para trabalhar dentro delas. Esse planejamento deve ser feito em cima
do segmento de trabalho que a empresa atua e o seu público-alvo.
Uma
dica simples para começar é a seguinte, invista em uma rede, conheça essa rede,
assim como todos os seus diferenciais e potencialize os resultados dentro
dessa. E a partir disso, aos poucos, vai migrando a empresa para outras
plataformas, de forma que uma agregue a outra.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
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