Como
convertes visitantes em leads e conseguir mais clientes.
A geração de leads é uma das
etapas mais importantes de um negócio. Seus contatos representam potenciais
clientes, que devem ser corretamente trabalhados e nutridos, passando todo o
conhecimento necessário e aproximando-os da decisão de compra.
Muitas empresas pecam nesse
trabalho, durante a fase de captação ou de nutrição, e acabam comprometendo
todo o resultado de seus esforços e investimentos. É fundamental saber com
converter visitantes em leads!
Por isso, no post de hoje, vamos
mostrar quais elementos devem ser trabalhados para que você consiga converter
visitantes em leads.
COMO UM DESCONHECIDO SE
TORNA UM CLIENTE?
O primeiro passo para conseguir
captar e converter seus leads em clientes é entender todo o processo de vendas,
e, por isso, como primeira forma de converter visitantes, precisamos pensar
no Inbound Marketing.
O Inbound transformou o mercado.
Antes dele, o processo de vendas era concentrado no produto. Um vendedor
insistente e intrusivo fazia contato direto com o público-alvo da marca
apresentando aquele item.
Muitas vezes, o
contatado nem mesmo tinha o conhecimento a respeito do que tratava o
produto ou dos motivos de por que ele deveria possuí-lo. Todo o resultado
estava condicionado ao poder de persuasão do vendedor.
Então, o Inbound mudou esse
cenário e colocou o foco no cliente. Com a expansão do acesso à internet, ficou
muito mais fácil compartilhar experiências e conhecimentos.
Os consumidores passaram a buscar
dados antes de comprar uma solução, justamente para embasar a sua decisão e
torná-la mais certeira.
Nesse contexto, as empresas
enxergaram a necessidade de compartilhar as informações, criando
uma jornada de compra e nutrindo os seus potenciais clientes com o
conhecimento necessário.
Todo cliente deve percorrer essa
jornada, que começa com um simples desconhecido. Ele é atraído para o site ou
blog com conteúdos relevantes e passa a ser um visitante.
Esse visitante encontra diversas
opções para preencher seus dados e se cadastrar na empresa, processo de geração
de leads. Esses leads serão fomentados com conteúdos relevantes até que
estejam preparados para concretizar uma compra, tornando-se
clientes.
Acabou? Ainda não. Os clientes
devem ter suas expectativas superadas para que sejam promotores da marca.
Observando a jornada, conseguimos
perceber que os estágios devem seguir a sequência descrita, pois cada um deles
se relaciona a um material adequado. É como um conjunto de engrenagens que
faz movimentar todo um sistema. Se uma peça falhar, todo o resultado será
comprometido.
Por isso, no próximo tópico,
vamos indicar o que fazer para converter os visitantes em leads.
COMO CRIAR UMA BOA GERAÇÃO
DE LEADS?
Crie conteúdos relevantes
No tópico anterior, nós falamos
sobre o Inbound Marketing e como ele transformou o mercado na forma de
converter visitantes. O coração desse processo é a geração de conteúdo
relevante!
Seu público-alvo procura por
informações que os ajudem a entender suas necessidades, identificar as
oportunidades, avaliar as melhores soluções e escolher as ofertas que mais os
satisfazem.
Então, se eles estão nessa busca,
a empresa que conseguir oferecer todas essas informações de forma clara e
objetiva sairá na frente e poderá conquistar a preferência no momento da
compra.
Explore cada tipo de conteúdo
Para uma boa geração de leads,
você deve criar e divulgar conteúdos de qualidade. Mas existem vários tipos de
conteúdo, e cada um deles possui características e oportunidades diferentes.
Você pode criar artigos como este
que está lendo, e-books completos e infográficos com dados interessantes sobre
o seu mercado ou sobre um tema específico.
O blogpost, por exemplo, pode ser
utilizado para atrair um desconhecido até o seu site. Você pode escrever um
artigo que desperte a curiosidade do leitor e que faça com que ele se
interesse por mais informações.
O e-book já é um guia, um
material mais completo e elaborado. É uma excelente ferramenta para transformar
os visitantes em leads. Você pode, por exemplo, condicionar a leitura do e-book
ao preenchimento de um cadastro, com nome e e-mail. Assim, aquele contato passa
a entrar na sua lista de potenciais clientes.
Já o infográfico é muito
interessante para transmitir dados sobre um determinado assunto. É uma
comunicação mais objetiva e direta. Você pode divulgar números e resultados de
pesquisas, atraindo a curiosidade do leitor e criando uma boa nutrição dos
leads.
Elabore CTAs chamativos
O CTA — Call To
Action — é a chamada para ação. Ao final de um conteúdo, seja ele um
blogpost, e-book, infográfico ou qualquer outro, indique para o seu leitor o
que ele deve fazer.
O CTA vai depender do objetivo de
cada conteúdo. Se você deseja que o seu leitor curta as suas páginas nas redes
sociais, por exemplo, indique isso. Já se o objetivo é o compartilhamento,
mostre esse caminho. Outra possibilidade interessante é indicar outro material,
para que o lead continue o seu aprendizado.
Agora, se você acredita que
aquele contato já está pronto para baixar um e-book e ter acesso a um conteúdo
mais específico, leve-o até uma landing page, peça seus dados de contato e
disponibilize o conteúdo. Falaremos das landing pages a seguir.
Construa landing pages eficazes
A landing page tem
papel fundamental na geração de leads na hora de converter visitantes. Ela
representa o local onde o visitante será, efetivamente, transformado em lead.
Infelizmente, muitas empresas pecam nesse ponto.
Elas criam o conteúdo relevante,
disponibilizam-no em grandes canais de comunicação, mas não se atentam para a
obtenção dos dados de contato. Então, como nutrir um lead e depois convertê-lo
em cliente se você não sabe quem ele é?
Para criar landing pages
eficazes, você deve manter todo o foco do seu leitor em preencher os campos de
cadastro. Crie um ambiente limpo, atrativo. Retire os menus e as outras opções
do seu site.
Feito isso, peça somente os dados
realmente necessários, aqueles que você precisa para entrar em contato. Se você
acha que somente o nome e o e-mail são suficientes, concentre-se nisso.
Um ponto que deve ser observado é
que o preenchimento de um formulário deve ser uma troca entre o
visitante e a empresa. Ao pedir que ele forneça seus dados, dê algo em
troca.
Por exemplo: “complete o cadastro
para baixar nosso e-book”. Certifique-se de que, depois do cadastro, o lead
receba aquilo que foi prometido!
VAMOS CONVERTER VISITANTES
EM LEADS?
A geração de leads é um processo
extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Os leads são os
potenciais clientes da sua marca, que devem ser nutridos com conteúdos
relevantes, a fim de percorrer toda a jornada de compra e se
tornar clientes, ou até mesmo promotores da marca.
Crie conteúdos relevantes, que
ajudem seu público a tirar as dúvidas e embasar suas decisões. Explore cada
tipo de conteúdo. Um blogpost, um e-book ou um infográfico, cada um deles
representa um potencial para gerar e nutrir seus potenciais clientes.
Elabore CTAs chamativos,
indicando a ação que seu leitor deve tomar, e crie uma boa landing page,
obtendo os dados necessários dos seus visitantes.
Seguindo essas dicas que
fornecemos, você conseguirá converter seus visitantes em leads e manter todo o
seu processo de vendas bem encaminhado.
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seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
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