Melhores FORMAS DE
IMPULSIONAR OS RESULTADOS DA SUA CAMPANHA DO GOOGLE.
Fazer
com que sua empresa seja encontrada e tenha relevância no Google é um grande
desejo de todos os empreendedores, e com razão.
O
Google ainda é, definitivamente, o buscador mais importante da Internet, já que
realiza 67% de todas as buscas mensais e mais de 80% dos usuários recorrem ao
mecanismo para encontrar produtos ou serviços que precisam.
Esses
dados mostram ainda como os buscadores se tornaram importantes para negócios
locais que tem orçamento limitado para investir em campanhas de mídia.
Com
esse cenário, as mentes curiosas e inquietas dos empresários em todos os
lugares do mundo querem saber: “Como faço para meu negócio aparecer no Google
quando alguém faz uma busca? Como posso criar uma efetiva campanha do
Google, que realmente atinja meu público-alvo?”.
Neste
artigo destacamos 10 dicas que vão ajudar a explorar os algoritmos de busca que
o Google usa. Ao seguir alguns destes conselhos e aplicá-los a sua campanha de
marketing online, você conseguirá melhorar a presença Web de seu negócio.
1 . Conteúdo de qualidade
Atualmente,
a regra número 1 do marketing online é gerar novos conteúdos. Isto significa
que você precisa publicar conteúdo original, relevante e oportuno, que tenha
apelo para pessoas à procura de termos relacionados ao seu negócio.
Uma
das melhores maneiras de compartilhar ativamente conteúdo de qualidade é ter um
blog para o seu negócio. Então, é questão de encontrar tempo para criar e
compartilhar conteúdo. Comece com um calendário editorial e plano semanal de
mensagens informativas e envolventes.
De
vez quando, conteúdos longos podem ser interessantes, mas é importante que você
mantenha a maioria de suas mensagens curtas e simples. Posts podem incluir
fotos de projetos antes e depois de sua conclusão, descontos ou promoções, um
evento futuro ou ainda o lançamento de um novo produto.
2 . Ad Search
O
Ad Search tem sido fortemente enfatizado na primeira página de resultados de
pesquisa local – independente de o consumidor em potencial realizar a pesquisa
utilizando termos locais ou o Google detectar a intenção de pesquisa local.
Por
exemplo, se procurarmos um encanador em Belo Horizonte, Minas Gerais, os seis
primeiros resultados da página são anúncios pagos, enquanto apenas dois são
resultados orgânicos.
Na
verdade, o Google mostra apenas de sete a dez resultados orgânicos, além de
anúncios e listagens mapa – cerca de 13% da primeira página – e a concorrência
por esses pontos é grande.
Então,
é importante ter uma abordagem equilibrada, utilizando tanto SEO(Search Engine
Optimization) quanto o ad search para que os consumidores encontrem sua empresa
quando procurarem por palavras-chave do negócio.
3. Mobile
Atualmente,
25% dos cliques de buscas são provenientes de dispositivos móveis, e 88% dos
cliques em anúncios para mobile resultam em aumentos de cliques orgânicos.
Isso
significa que cliques pagos não são substituídos por cliques orgânicos quando
ad search é interrompido. Em outras palavras, você tem mais cliques móveis, em
geral, tanto quando promove campanhas de publicidade pagas quanto ao utilizar o
SEO sozinho.
Portanto,
é mais importante do que nunca, além de investir em publicidade móvel, garantir
que esses cliques móveis levem os consumidores a uma página adaptada para
mobile ou um site otimizado para capturar os leads.
4 . Listagem de mapas
Não
importa se os consumidores estão realizando buscas via celular ou desktop, ter
sua empresa em listagens de mapa é fundamental para ser encontrado no Google.
É
importante ter e atualizar sua página local no Google+, porque muitos consumidores
verão seu mapa listado antes mesmo de encontrar o seu site nos resultados de
pesquisa locais.
Certifique-se
de otimizar a sua listagem com as palavras-chave de negócios, categoria,
endereço, horário de atendimento e outras informações importantes. Google+Local
é ainda mais importante para alguns tipos de negócios, como restaurantes.
5. Compartilhamentos &
Likes
Além
de otimizar sua página do Google+ , reivindicar e otimizar perfis em sites de
mídia social – juntamente com manter o conteúdo atualizado, é necessário postar
conteúdo envolvente e compartilhável, que sinalizará aos buscadores que estas
páginas são úteis e ativas, algo que pode conseguir um ranqueamento mais
elevado na pesquisa. Além disso, compartilhamentos do Facebook e tweets do seu
site ou blog podem servir como sinais para pesquisa no Google também.
6. Palavras-chaves locais
Para
que sua empresa seja encontrada por consumidores na sua área-alvo, é importante
usar palavras-chave específicas de geolocalização. De acordo com os fatores de
ranking de busca do Google, o termo chave com o qual você quer conseguir
classificação, como por exemplo, “emergência encanamento São Paulo”, deve estar
presente no seu site, no título da página, links e texto âncora.
Também
é importante usar essas mesmas palavras-chave em suas páginas de mídia social,
Google+ e outros sites de revisão ou de diretório que você utilize para
conduzir visitas de consumidores locais.
Certifique-se
de escolher palavras-chave que são direcionados para a sua localização, tipo de
negócio e nome, mas tome cuidado para não encher suas páginas e perfis com
palavras-chave que possam ter um impacto negativo em seus resultados – e sobre
os consumidores.
8. Backlinks
Backlinks
ainda são sinais importantes de autoridade para o algoritmo do Google que ajuda
o mecanismo de busca a determinar a utilidade de seu conteúdo. Essencialmente,
backlinks são links para seu site a partir de outros sites da web. No entanto,
nem todos os links são criados iguais.
Atualizações
recentes no algoritmo do Google enfatizam a importância de links de alta
qualidade, em outras palavras, links que relacionem seu conteúdo a sites e
influenciadores que têm autoridade e credibilidade.
É
por isso que é essencial que conteúdo produzido pela empresa seja interessante
e cativante para que outros sites queiram se vincular a ele. A dica é começar
criando conteúdo atraente e compartilhá-lo no blog da empresa, redes sociais,
e-mails marketing e outras propriedades online.
Ao
compartilhar o conteúdo, inclua um call to action que peça aos clientes, fãs e
seguidores que o compartilhem também. Isso pode ajudar a espalhar o seu
conteúdo e aumentar a qualidade de backlinks.
9. Avaliações
Avaliações
sobre o seu negócio em Google+ Local são extremamente valiosas, porque eles
aparecem junto com o seu mapa na página de resultados de pesquisa. Mas, ninguém
quer apresentar seus negócios em destaque com apenas uma estrela na avaliação.
Então,
peça a clientes fieis para fazerem comentários positivos na sua página Google+
para garantir que os novos consumidores vejam ótimos comentários sobre sua
empresa. Além disso, quanto mais comentários você tem com as palavras-chave
selecionadas, maior será o seu mapa listado exibido nos resultados da pesquisa.
10. Autoria
Autoria
é um recurso do Google+ que permite vincular o conteúdo que você publica em
outro domínio diretamente para seu perfil pessoal do Google+.
Quando
você fizer isso, sua foto do perfil Google+ irá aparecer junto ao conteúdo que
você escreveu nos resultados da pesquisa, ressaltando o seu conteúdo e ajudando
a aumentar os cliques para ele.
Isso
é ótimo para a construção de sua marca pessoal, o que pode ajudá-lo a construir
a credibilidade para seu negócio e estabelecê-lo como o perito em seu campo.
Além disso, usar sua conta do pessoal do Google+ é uma ótima maneira de
divulgar seu negócio para alavancar o interesse e compartilhamentos.
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