Como fazer um ótimo planejamento de mídias sociais?
A
comunidade online faz com que as pessoas estejam cada vez mais conectadas.
Dentre tantas mídias sociais existentes (Facebook, Instagram, LinkedIn,
YouTube, Pinterest, Twitter), dificilmente encontramos uma pessoa que não
esteja presente em pelo menos uma delas.
Dessa
maneira, é essencial que a sua marca também esteja no ambiente online.
Então, questionamos: você sabe fazer um planejamento de mídias sociais?
O gerencialmente das mídias sociais é uma tendência que está
sendo cada vez mais seguida pelas empresas. Contudo, é necessário estudar um
conjunto de estratégias do marketing digital para que as suas campanhas tenham
sucesso.
Caso
contrário, você não conseguirá potencializar os resultados da sua página e
correrá o risco de não saber explorar as ferramentas corretas.
Os recursos oferecidos pelas mídias sociais são muito valiosos e
fazem com que as empresas aprimorem a comunicação com o seu público, criem engajamento
e aumentem a relevância da sua marca. Por isso, de nada vai adiantar
apenas ter um perfil em uma rede social, é necessário saber gerenciá-lo da
melhor maneira.
Neste post você vai conferir como fazer um bom planejamento de
mídias sociais para que a sua empresa tenha destaque no ambiente online.
ESCOLHA OS CANAIS: DESCUBRA ONDE O SEU PÚBLICO ESTÁ
Primeiro passo para ter eficácia nas mídias sociais é escolher o canal
que a sua empresa vai trabalhar.
Isso porque a sua empresa não precisa estar presente em todas as mídias
sociais: você pode escolher algumas opções ou focar em apenas um ou dois
canais.
Mas, é essencial que ela esteja presente onde o seu público está.
Somente assim você consegue ter uma taxa de conversão melhor. Então, faça
um estudo de mídia para identificar em quais mídias sociais o seu público está
interagindo.
CONHEÇA O SEU
PÚBLICO: DEFINA AS PERSONAS
Persona é uma personagem fictícia que representa o seu comprador
ideal. Para que você entenda a diferença, público-alvo é:
·
Mulheres;
·
Acima de 50 anos;
·
Residentes em São Paulo.
Já
a persona é:
·
Maria;
·
32 anos;
·
Casada e com dois filhos;
·
Trabalha com marketing digital;
·
Gosta de se manter atualizada sobre sua carreira;
·
Tem o objetivo de crescer dentro de sua empresa.
Somente
a partir do momento em que você conhece os sonhos, medos, anseios, dificuldades
e problemas da sua persona é que você pode oferecer soluções por meio do
marketing de conteúdo.
Um grande erro de muitas marcas é divulgar apenas os seus
produtos e serviços nas mídias sociais.
Você
precisa criar maneiras de encantar a sua persona por meio de conteúdos
exclusivos e de qualidade. Dessa forma, ela pode se tornar um lead e,
posteriormente, um cliente.
SEJA OBJETIVO: DEFINA DE METAS
Você precisa ter em mente quais são os objetivos de sua marca para estar
presente nas mídias sociais. Confira algumas ideias:
·
Vender mais;
·
Atrair tráfego;
·
Melhorar o relacionamento com os clientes;
·
Melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca.
Somente com a definição dos objetivos você conseguirá encontrar o KPI
(key performance indicators – indicador chave de performance) e saber se as
suas estratégias estão sendo efetivas ou se é necessário mudar algum processo.
NÃO ERRE NO PLANEJAMENTO: FAÇA UM PLANO DE AÇÃO
Para que as suas estratégias saiam do papel, crie um plano de ação:
·
Pesquisar as mídias sociais que o meu público está presente;
·
Fazer um estudo de mercado para analisar a concorrência;
·
Definir as personas;
·
Criar a página na mídia social;
·
Fechar parceria com um designer para fazer as peças gráficas e caprichar
na identidade visual;
·
Criar um cronograma de conteúdo a ser postado;
·
Definir quem produzirá o conteúdo;
·
Escolher um analista para fazer a revisão de todas as postagens;
·
Definir quem responderá as mensagens na página e interagirá nos
comentários;
·
Definir o orçamento para postagens impulsionadas;
·
Agendar uma reunião com a equipe para a mensuração de resultados.
Um detalhe importante que você pode perceber foi com relação às
definições de funções e atribuições. Você precisa ter uma equipe competente
para gerenciar as suas mídias sociais.
Por isso muitas empresas acabam terceirizando esse serviço, para
que a sua equipe interna continue focando
nos resultados enquanto a equipe da agência (experiente) busque resultados de maneira
mais rápida e sem interferir no fluxo de atividades rotineiras da empresa. Tudo isso, é
claro, em conjunto com a equipe interna.
SAIBA COMO FALAR: DEFINA A LINHA DE COMUNICAÇÃO
De acordo com o estudo das personas, identifique a linguagem mais
adequada para conduzir as suas campanhas: formal ou informal. Também é
necessário definir a periodicidade que os conteúdos serão publicados nas mídias
sociais, por exemplo:
·
1 vez ao dia;
·
2 vezes ao dia;
·
5 vezes na semana;
·
4 vezes na semana;
·
3 vezes na semana.
Mas atenção! De nada vai adiantar fazer publicações diárias se o seu
conteúdo não for atrativo! Lembre-se de que o conteúdo postado é o que reflete
a sua experiência no assunto, postura e personalidade de sua marca.
Outro aspecto importante é definir um tempo máximo para a empresa
responder as mensagens e interagir nos comentários. Jamais deixe as
pessoas sem respostas!
CUIDADO COM AS MÉTRICAS DA VAIDADE: SAIBA MENSURAR OS RESULTADOS
Para identificar se você está atingindo os seus objetivos, é preciso mensurar os
resultados. Um constante erro das organizações é querer mensurar os resultados
pelas métricas da vaidade, ou seja, aquelas que são numéricas, mas não
apresentam valor real:
·
Número de curtidas na página;
·
Números de likes nas postagens;
·
Número de seguidores.
O que você precisa mensurar é:
·
Retorno sobre o investimento (ROI);
·
Número de conversões;
·
Aumento do tráfego, leads e vendas.
O mais importante de sua empresa estar presente nas mídias sociais é
saber fazer a mensuração de resultados com a sua equipe: conversem sobre o que
deu certo, o que deu errado e o que poderia ser melhorado.
Assim, há parâmetro para que a sua marca apenas cresça.
Fazer um bom planejamento de mídias sociais é uma atividade que exige
muito planejamento estratégico. Mas, o principal é sempre rever as estratégias
e refazer o planejamento de acordo com o sucesso (ou não) das ações adotadas no
mês que passou.
Além disso, é imprescindível estar em constante atualização. Isso porque
na área digital as ações são mutáveis e as novidades surgem a todo tempo.
Com este post você conferiu algumas dicas para realizar um excelente
planejamento de mídias sociais para fazer a sua marca se destacar da
concorrência
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sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
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