Como avaliar os resultados de uma campanha no Google
Adwords.
Estar presente na internet, atualmente, não é mais uma opção, mas uma
necessidade para qualquer empresa que busca os melhores resultados. Nesse
cenário, para cada objetivo há diversas oportunidades.
Você
precisa saber como avaliar os resultados de uma campanha no Google
Adwords.
Uma
das metas mais comuns entre as marcas, por exemplo, é a de aumentar o seu conhecimento
no mercado, atraindo novos consumidores. Nesse contexto, criar uma campanha no
Google Adwords é uma solução.
Porém,
não basta só investir nessa estratégia, é necessário planejar e executar
ações para buscar um melhor retorno sobre o investimento.
Pensando
nisso, criamos este artigo, com algumas dicas de como avaliar o desempenho e
melhorá-lo.
A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UMA CAMPANHA NO GOOGLE ADWORDS?
Sabemos
que o Google é hoje uma das principais ferramentas utilizadas pelo público para
encontrar soluções no mercado e buscar conhecimento.
Certamente,
você já utilizou o buscador para encontrar alguma necessidade, seja um produto
ou serviço, ou para saber mais sobre um determinado assunto.
Nesse
caso, depois que você inseriu o termo no campo de busca apareceram muitas
opções e, entre elas, algumas com a marcação de “anúncio”. Pois esses anúncios
foram criados em uma campanha no Google Adwords.
Com
essa estratégia, aumenta-se bastante o alcance da marca, gerando novos possíveis
clientes e mais vendas de valor atraente.
Assim,
com esse investimento, os resultados da empresa podem ser alavancados em um
curto espaço de tempo.
QUAIS SÃO AS
PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AVALIAR O DESEMPENHO DA CAMPANHA?
Como
já falamos, não adianta criar a campanha no Google Adwords e esperar que os
resultados melhorem sozinhos.
É
preciso acompanhar o desempenho e focar em ações de otimização.
Para
isso, você precisa conhecer os KPIs (ou Key
Performance Indicators, também conhecidos como indicadores de
desempenho). Entre os principais deles, estão:
Taxa de
cliques
Quando
se cria um anúncio, espera-se que muitas pessoas cliquem em seu link para ser
direcionadas às páginas de destino. Então, nada mais interessante do que
avaliar a taxa de cliques.
Também
chamada de CTR (Click
Through Rate), essa taxa de cliques mostra a relação entre a
quantidade de vezes que o seu anúncio foi mostrado e quantos cliques ele
recebeu.
Se
o CTR está baixo, seu anúncio não tem uma boa eficiência, seja por estar
direcionado ao público-alvo errado, conter um texto pouco atrativo, ou demais
possibilidades.
Já
se o CTR estiver alto, significa que muitas pessoas estão sendo efetivamente
impactadas e direcionadas à página de destino.
Para
calcular esse indicador na campanha no Google Adwords basta dividir o número de
cliques pela quantidade de aparições do anúncio, multiplicando-o por 100 para
encontrar o resultado em percentual.
Custo por
clique
O
custo por clique é outro indicador de desempenho importante. Ele mostra a
relação de custo por cada novo potencial cliente que é direcionado
ao site ou outro domínio da marca.
Para
calculá-lo basta dividir o total investido no anúncio pelo número de cliques.
Se o valor estiver alto, você precisa criar um anúncio mais atrativo, alterando
título, imagens, texto ou outros elementos.
Taxa de
conversão
A
taxa de conversão é um indicador que relaciona a quantidade de visitantes no
site e o volume de pessoas que tomam uma determinada ação esperada, seja fechar
uma compra, assinar uma newsletter ou preencher um formulário.
Isso
é muito importante para que você identifique se as suas estratégias estão,
realmente, fazendo com que o público tome a ação desejada.
Caso
queira descobrir a sua taxa de conversão em vendas, por exemplo, basta
dividir o número de pedidos feitos pela quantidade de visitas, sempre levando
em consideração um período específico de análise.
Taxa de
rejeição
Por
fim, monitore a taxa de rejeição das páginas do seu site. Esse indicador mostra
a quantidade de pessoas que entram e saem de uma mesma página dentro do seu
domínio, sem buscar outras informações.
Se
a taxa de rejeição de uma página está alta, ela pode conter algum erro ou não
apresentar o conteúdo esperado pelo público, necessitando de ajustes.
COMO APRIMORAR OS
RESULTADOS?
Agora
que já viu como acompanhar os indicadores de desempenho em uma campanha no
Google Adwords, mostraremos três dicas para que você busque melhores
resultados. Veja:
Use a palavra-chave
no texto do anúncio
A
palavra-chave é um elemento fundamental em qualquer estratégia digital, os
mecanismos de busca avaliam esse termo e o colocam em destaque para apresentar
respostas mais relevantes às procuras dos usuários, nas campanhas
de Adwords, não é diferente.
Por
isso, faça uma boa pesquisa da palavra-chave e a utilize no texto do seu
anúncio.
Isso
pode aumentar o interesse do seu público, fazendo com que a taxa de
cliques se eleve e mais pessoas sejam direcionadas ao objetivo.
Aposte na
segmentação do público
Outra
importante dica para melhorar o desempenho é apostar na segmentação do
público-alvo. Grosso modo, estamos falando de uma estratégia de investimento.
Você
deverá aplicar um determinado valor para que seus anúncios apareçam em destaque
no momento das buscas.
Então,
nada mais interessante do que direcionar sua campanha para quem, de fato, pode
ter interesse nos seus produtos ou serviços.
No
momento de criar a campanha, certifique-se de estabelecer uma segmentação do
público, incluindo características como faixa etária, interesses, localização
geográfica e demais dados relevantes.
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