Como
utilizar o Facebook Stories para destacar seu negócio.
Neste artigo, falaremos sobre uma
poderosa ferramenta de marketing: o Stories do Facebook. Se você ainda não
utiliza esse recurso, pode estar perdendo lugar nas mídias sociais.
Quais os benefícios de
utilizar o Stories do Facebook?
Basicamente, o Stories do Facebook funciona do mesmo modo que nas outras
redes sociais, ou seja, o conteúdo é temporário e, após 24 horas, ele
desaparece.
Porém, por apresentar um formato diferenciado, ele possui algumas
vantagens em relação ao tradicional feed de notícias, como divulgar uma página
do Facebook e encantar o usuário com conteúdo regular.
A seguir, saiba por que você deve utilizar o Stories do Facebook para a
página corporativa ou perfil pessoal.
Mais
visibilidade
Qualquer
profissional que trabalhe com mídias sociais sabe que, ao longo do tempo, o
algoritmo da rede social mais famosa do mundo sofreu diversas alterações.
Se
antes as fanpages podiam dialogar diretamente com o consumidor e atingir uma
grande margem de seguidores, hoje o alcance foi reduzido a menos de 2% de toda
a base conquistada.
E isso não é apenas uma mercenária tentativa do
Facebook de obrigar os administradores a investirem em anúncios, como pensam
alguns.
Se você
parar para pensar, todos os dias surgem novas páginas corporativas e as pessoas
curtem e interagem com mais e mais marcas.
Com o
aumento da concorrência, é natural haver menos espaço no feed de notícias. E
vale lembrar que a principal característica da plataforma é incentivar a
interação entre usuários.
Porém, com o novo formato de histórias, abre-se um
novo leque de oportunidades.
Nele, o
usuário está no comando das próprias ações. Ele pode decidir qual conteúdo
abrir, pular, rever e ignorar, o que quiser.
Por
isso, ao identificar a persona e criar conteúdo engajador, as
chances de o usuário interagir com a marca aumentam bastante, sem a necessidade
de contar com a boa vontade do algoritmo e ter que incentivar loucamente
curtidas, comentários e compartilhamentos.
Recursos
extras
A
possibilidade de personalizar o conteúdo compartilhado é outro benefício
presente no Stories do Facebook. Ao subir uma foto, o usuário precisa contar
com ferramentas externas (aplicativos ou softwares) para editá-las.
Porém, as histórias apresentam uma vasta gama de
ferramentas que tornam o processo mais simples.
Os
emojis podem ser adicionados em qualquer uma delas e estão à distância de um
toque, assim como os gifs, data e hora, temperatura, locais, entre outras
informações.
Os filtros também são muito engajadores, é possível
alterar planos de fundo, inserir músicas e elementos visuais, palavras e muito
mais!
Além disso, regularmente são realizadas ações promocionais que envolvem a
indústria do entretenimento, como o recente filtro exclusivo do novo filme Star
Wars.
Diversidade
de formatos aceitos
O
Stories do Facebook aceita tanto imagens quanto vídeos, mas o grande
diferencial é que há diversos formatos a serem explorados.
Como a tendência atual é de que haja uma aproximação
mais humana entre marcas e consumidores, diversa situações cotidianas podem ser
compartilhadas.
As
pessoas querem saber como é o dia a dia da sua empresa, e conhecer as
pessoas que fazem parte da sua equipe, eventos, festas, reuniões, palestras, tudo
isso gera empatia e relacionamento.
Há
ainda outros formatos, como os posts sequenciais que criam histórias, por
exemplo. O Storytelling é um recurso literário que foi adaptado ao marketing
para cativar os usuários e mantê-los atentos ao que está sendo contado, funciona muito bem com o uso de imagens e vídeos.
Além disso, nada impede que você utilize o stories
para realizar promoções, divulgar produtos e serviços, mostrar novos conteúdos
para os seus seguidores e tantas outras opções disponíveis.
Como postar Stories no Facebook?
Para fazer postagens no Stories com o perfil pessoal,
não há nenhum mistério. Tudo o que você precisa é instalar o aplicativo do
Facebook no seu dispositivo móvel e, a seguir, clicar no ícone de fotografia no
lado superior esquerdo da interface.
As fotos podem ser tiradas e editadas no momento ou
escolhidas diretamente do arquivo de fotos do seu smartphone ou tablet.
Mas uma novidade que nem todo mundo sabe é que o
Facebook Stories já está liberado para ser utilizado por fanpages. Se
esse recurso ainda não aparece disponível em sua página, atualize o seu app!
Existe também outra forma muito simples de
utilizá-lo. Tudo que você precisa é ter uma página de negócios no Facebook.
A seguir, acompanhe os passos abaixo:
- Vá até a respectiva loja de aplicativos do seu
aparelho e busque por Facebook Mentions (Android) ou Facebook
Creator (iOS);
- Faça o download do aplicativo;
- Abra o app e selecione uma fanpage para
administrar;
- Clique no ícone de fotografia no canto superior
esquerdo da tela e crie a sua história.
Como criar e postar uma Stories do Facebook
- Primeiro, acesse a opção de criar stories dentro
da sua Fan Page.
- Autorize o acesso à sua câmera e microfone.
- Grave seu vídeo ou tire sua foto.
- Edite! (insira gifs, textos, filtros, etc), e
poste!
Pelo
computador basta seguir a imagem abaixo:
Agora que você já sabe como utilizar o Stories do Facebook.
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