MACHINE
LEARNING
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MARKETING DIGITAL.
Se
você está por dentro das novidades do mundo tecnológico, certamente já ouviu
falar de machine learning. Além de ser um dos temas mais explorados na cultura
pop, tem se mostrado uma inovação promissora para empreendedores que estão de
olho no futuro.
Trata-se
de uma aplicação de inteligência artificial usada para fazer com que sistemas
computacionais atuem como se estivessem aprendendo com dados, ou seja, sem
algum tipo de programação prévia.
Pareceu
complicado? Não se preocupe! Ao longo do texto mostraremos como o conceito é
bem simples. Continue a leitura e saiba mais!
COMO O MACHINE LEARNING FUNCIONA?
Embora
um mecanismo que aprenda automaticamente pareça ser coisa da ficção, na verdade
é algo que está bem próximo da nossa realidade. O machine learning consiste em
emular o aprendizado humano em máquinas.
No
aprendizado supervisionado (supervised learning) as entradas (inputs) de
exemplo são apresentadas junto a algumas saídas (outputs) para que o
sistema identifique os padrões que levam a esse resultado.
Já
no aprendizado não supervisionado (unsupervised learning) o sistema
interage com informações não rotuladas, tendo uma assimilação de dados mais
independente.
A
grande vantagem aqui é que, diferentemente dos seres humanos, sistemas
computacionais podem interagir com uma quantidade de informações absurda,
permitindo várias aplicações interessantes, como veremos a seguir.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESSA TECNOLOGIA?
Aliar o
machine learning com o marketing digital pode criar uma estratégia
poderosa. Essa forma de inovação permite que a análise de informações seja
feita em uma velocidade cada vez mais impressionante, fazendo com que as
empresas tenham uma presença virtual cada vez mais dinâmica.
Não
é só o marketing que é beneficiado com essa tecnologia. O seu uso permite que a
prospecção de clientes seja mais bem-feita, já que o registro de dados
possibilita abordagens mais personalizadas.
Graças
a esse nível de personalização automatizada, tanto as estratégias de inbound
quanto as de outbound passam a se reinventar. Ou seja, uma nova forma de fazer
marketing pode ser que esteja prestes a pintar por aí.
Adaptar
a interação ao gosto do consumidor representa uma vantagem competitiva e o
machine learning pode permitir que isso seja feito com muita eficácia, mesmo
para um volume alto de leads.
COMO IMPLEMENTAR NO MEU PROCESSO PRODUTIVO?
Processos
produtivos também podem sentir os efeitos do machine learning. O aprendizado de
máquinas, como tem sido chamado em terras tupiniquins, permite um
reconhecimento preciso de padrões.
Sabe
quando sua empresa passa pelo mesmo tipo de problema, mas você nunca percebe
quando ele está prestes a acontecer? Essa tecnologia permite que você
identifique as características que assinalam o problema, facilitando a adoção
de medidas preventivas.
Além
de evitar erros, você pode passar a lidar com um processo produtivo mais veloz
por meio da automação de novas áreas: uma boa aposta na redução de
custos.
COMO IMPLEMENTAR NA MINHA ESTRATÉGIA DE MARKETING?
Mesmo
para quem já tem uma presença digital estabelecida, investir em machine
learning é possibilitar um registro rápido do comportamento de navegação dos
seus potenciais clientes. Assim, toda a estratégia terá a persona como
centro, gerando identificação com muito mais facilidade.
Além
disso, você terá em mãos uma definição mais precisa dos perfis que convertem
bem e uma ótima maneira de qualificar seus leads, segmentando seu público e
atuando em um nicho de mercado mais específico.
Outro
fator útil é a capacidade ilimitada de entrada de informações. É uma excelente
maneira de otimizar pesquisas, ler tendências do mercado e saber para onde seu
negócio está indo.
QUAIS SÃO OS OUTROS USOS PARA ESSA TECNOLOGIA?
Como
você pode ver, o machine learning pode mudar completamente as formas de se
fazer marketing hoje. Apresentar ofertas individualizadas com um nível de
personalização alto era algo impensável há alguns anos.
Porém,
seus usos não se resumem apenas em trazer clientes e aprimorar processos. A
própria comunicação entre os setores pode se tornar mais harmônica. É uma forma
efetiva de antecipar as necessidades e os problemas mais recorrentes de seus
funcionários, oferecendo soluções melhores de maneira mais prática.
Esqueça
aquela ideia de empresa com milhares de níveis hierárquicos distantes em que
sua mensagem tem de passar por milhares de atendentes. O machine learning pode
tornar esse tipo de estrutura ultrapassada.
COMO IMPLEMENTAR NA MINHA GESTÃO?
Você
se lembra daquele ditado “o que não é mensurável, não é gerenciável”? O machine
learning abre um leque de possibilidades para comportamentos preditivos: fica
mais fácil prever indicativos, taxas, etc.
Em
outras palavras, você passa a ter um melhor entendimento de como seus processos
funcionam e como geri-los melhor. É a tecnologia mais adequada ao business
analytics, uma administração que tende a se concentrar em dados e estatísticos.
O
machine learning tem usos até para a segurança, podendo indicar com
antecedência quais são as condições de riscos que causam os problemas mais
frequentes, contribuindo para evitar complicações.
ONDE ISSO ESTÁ SENDO FEITO HOJE?
O
uso em gigantes como o Google, por exemplo, começa a revolucionar as formas de
lidar com SEO, além de usos mais específicos, como a busca por voz.
Os
agricultores também não ficam de fora. A Monsanto, gigante da biotecnologia
agrícola, já tem implementado medidas de machine learning para auxiliar na
definição das melhores plantações.
Chatbots
também são uma tendência. Os experimentos com essa tecnologia têm mudado o
atendimento ao cliente em diversas empresas. Interfaces que adaptam sua
linguagem aos usuários já são uma realidade em aplicativos como o SimSimi, por
exemplo
.
O
machine learning pode ter usos incríveis para empreendedores dispostos a
investir no futuro. Embora seja uma ideia ainda experimental, diversas
iniciativas estão tendo bons resultados com o uso dela.
Não
se esqueça de que essa é apenas uma das inovações que permitem criar uma
estratégia alinhada com a transformação digital. Há diversas outras que também
podem mudar as coisas na sua empresa: big data, internet das coisas, business
intelligence, realidade virtual, computação na nuvem, etc. Vale a pena dar uma
olhada nelas!
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