CONHEÇA BENEFÍCIOS DA
AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA SUA EMPRESA.
A sua empresa
começou a investir pesado no inbound marketing para
gerar um bom tráfego. E isso, de fato, acontece com muito sucesso. Então você
entra em um dilema: como o volume de leads é muito grande, fica difícil manter
a excelência no envio de materiais personalizados para a sua nutrição. Se você
identificou nesse cenário uma fase que a sua empresa está enfrentando, precisa
conhecer os benefícios da automação de marketing.
Muitas
pessoas fazem confusão sobre o que é, de fato, a automação em marketing. A
maioria delas pensa que o simples processo de agendamento de
postagens nas redes sociais já se configura como automação. Mas vai muito além
disso: alguns exemplos são o e-mail marketing, chatbots e ferramentas de Customer Relationship Management(CRM).
Dessa
maneira, ela é uma forma de automatizar todas as etapas de relacionamento
com seus leads, oferecendo as informações que eles precisam até avançar ao
momento da compra. Afinal, um dos principais objetivos de qualquer
estratégia de inbound marketing é
transformá-los em potenciais clientes, você concorda?
Então,
se a sua empresa quer ganhar mais tempo para o seu público interno focar em
outras atividades e quer atingir potenciais clientes em grande escala
(sem deixar de lado a personalização), este post é para você! Entenda mais
sobre o assunto e confira 5 benefícios da automação de marketing conferindo
este material até o final! Boa leitura!
1. OTIMIZA O TEMPO DA SUA EQUIPE INTERNA
Quando
você investe na automação de marketing para a sua empresa, acaba reduzindo
os custos que são desnecessários, como o tempo e esforço dos trabalhos manuais
de sua equipe para promover o fechamento das vendas. Como o processo é
automatizado, a sua equipe tem mais tempo para focar nas campanhas que geram
mais qualidade de conteúdo.
Isso
porque a automação é feita estrategicamente para conduzir a persona até a
última etapa do funil (processo de compra), por meio de conteúdo personalizado
e procurando o engajamento nesse processo. Além disso, existem algumas outras
vantagens, como:
·
seus vendedores
recebem os leads mais preparados;
·
gera um
ciclo de vendas menor;
·
garante
mais produtividade para a sua equipe interna;
·
melhora
as indicações de seus clientes.
2. AMPLIA O ALCANCE DA COMUNICAÇÃO DESENVOLVIDA
Ao
contrário do que muitos pensam, a automação de marketing não é criar um
conteúdo robotizado. Muito pelo contrário, os conteúdos são personalizados e
pensados para nutrir o processo de compra: eles atingem os leads que ainda
não estão prontos por meio de informações que estabeleçam um laço afetivo
(confiança e credibilidade) com a sua marca.
Com
isso, você aumenta a frequência e qualidade do conteúdo desenvolvido e
postado, ampliando o alcance da comunicação e também o impacto de
suas estratégias.
3. DESENVOLVE RELATÓRIOS MAIS SATISFATÓRIOS
Os
relatórios desenvolvidos pela automação de marketing são personalizados com
foco nos resultados. É possível criar e baixar diversos dados importantes e
detalhados sobre a sua ferramenta em questão de segundos.
Assim,
você analisa todas as campanhas desenvolvidas naquele período e
mensura quais foram as mais efetivas. Com isso, você economiza tempo e
evita investir em campanhas que não trarão resultados.
Falando
em resultados, eles são muito mais satisfatórios. Por exemplo, quando você
envia um e-mail marketing sem a automação você mensura a:
·
taxa de
abertura;
·
porcentagem
de cliques;
·
taxa de
rejeição;
·
taxa de
encaminhamento da mensagem;
·
taxa de
cancelamento.
Com a
automação de marketing você não analisa somente esses dados estatísticos: é
possível também mensurar o real impacto que ele traz no seu time comercial.
Então, podemos afirmar que ele influencia diretamente nos resultados do
seu negócio.
4. DIMINUI O CUSTO DE AQUISIÇÃO POR CLIENTE (CAC)
O custo de
aquisição de clientes ou “cost to acquire customers”
é uma métrica que indica quanto dinheiro você investiu para conquistar um novo
cliente.
Você
sabe que treinar uma equipe interna — para que ela saiba exatamente
como conduzir o cliente até a compra ser efetiva — é um processo que exige
muito tempo e dedicação. Vamos supor que o seu time realizou uma promoção
de dia das mães e, com isso, atraíram 30 novos clientes com o custo total de R$
1.500,00 e precisou, manualmente:
·
analisar
cada perfil de comprador;
·
reconhecer
o que o cliente já sabia antes de transferi-lo para a equipe de vendas;
·
perder
muito tempo respondendo perguntas de topo de funil;
·
investir
trabalho manual para a concretização da campanha.
Dessa maneira,
a sua equipe não tem tempo para aumentar o impacto da campanha ou até mesmo
para analisar se há algo que possa ser melhorado para ter um retorno melhor. A
não ser que você invista em muitas horas-extra (o que torna inviável).
Então,
a solução é investir na automação de marketing, pois esse trabalho manual
se torna muito menor: os leads são atraídos e nutridos de uma maneira
rápida e eficiente. O que queremos dizer com isso? Que você consegue mais
clientes com menos dinheiro!
5. AUMENTA O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)
Naturalmente
as empresas buscam reduzir os seus custos e ampliar o lucro, você
concorda? Por meio do ROI é possível saber quanto de dinheiro a
organização está ganhando com determinado investimento. Por isso, além de
reduzir o seu CAC, você aumenta o ROI. Isso significa que:
·
você
conquista mais clientes com menos recursos financeiros;
·
coleta
mais informações de clientes;
·
consegue
nutrir os leads de maneira eficaz;
·
filtra
os leads com baixo potencial de compra;
·
monitora
os dados com mais facilidade;
·
atinge
mais clientes em menos tempo;
·
consegue
explorar bem todos os canais (mídias sociais, blog, site);
·
cria
mais conteúdo rico.
São diversos
os benefícios da automação de marketing: ela permite otimizar as suas
tarefas manuais e, com isso, a sua equipe interna foca em outros setores,
como no marketing de conteúdo. Assim, você alcança resultados muito mais
satisfatórios e consegue mensurar rapidamente as campanhas que geraram mais
sucesso. Além disso, não podemos nos esquecer de que é muito mais econômico
investir nessas ferramentas automatizadas.
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sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo
trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.
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