CONHEÇA OS MAIORES MITOS DO MARKETING DIGITAL.
O
marketing digital é um tema que vem sendo cada vez mais debatido por gestores e
empreendedores devido aos bons resultados gerados por meio das plataformas
digitais.
Certamente, você já ouviu falar sobre os benefícios que
estratégias online podem oferecer às empresas, mas esse assunto ainda gera
muitos questionamentos por parte de quem não tem familiaridade com a prática.
Se esse é o seu caso, acompanhe este post que vamos desvendar os
principais mitos do marketing digital.
MARKETING DIGITAL É APENAS PARA LOJA VIRTUAL
Esse
é um raciocínio comum, mas bastante equivocado. Claro que uma empresa que
realiza operações online precisa se comunicar de forma eficiente no ambiente em
que está inserida, mas isso não significa que uma loja física ou um prestador
de serviços não possa utilizar táticas de marketing digital.
Hoje em dia, não existem mais fronteiras entre o on e o off. A
comunicação, seja pessoal ou empresarial, tem se tornado cada vez mais digital,
então, por qual motivo somente um e-commerce deve se comunicar dessa forma?
SÓ TER UM SITE
Não
é tão simples assim, marketing digital é muito mais que só ter um site para
eventualmente ser encontrado no Google. A página também não deve ter como única
função causar boa impressão no rodapé do cartão de visitas.
Muitas ferramentas de comunicação digital fazem parte do dia a
dia do profissional de marketing e um planejamento estratégico direciona o
caminho a ser adotado de acordo com o perfil da empresa.
Ações de e-mail marketing, inbound marketing, anúncios em
buscadores e redes sociais, SEO (otimização para buscadores, como o Google),
campanhas com influenciadores digitais, entre outros, podem ser citados como
exemplos de táticas a serem trabalhadas. O site é apenas a ponta do iceberg.
MARKETING DIGITAL É CARO
Esse
é um dos principais mitos do marketing digital e, felizmente, não tem
fundamento. Essa ferramenta de divulgação tem como uma de suas principais
características o investimento acessível. Pequenas e médias empresas conquistam
resultados muito satisfatórios com investimentos adequados a sua realidade.
Se compararmos o valor de investimento em marketing digital ao
pago por anúncios em mídias como TV, rádio e jornal, é fácil chegar à conclusão
de que as plataformas virtuais possuem melhor custo-benefício.
Mais uma importante vantagem que o marketing digital oferece e
que impacta diretamente os custos é a possibilidade de realizar testes. Em
grande parte das vezes, é possível fazer um pequeno investimento para testar a
resposta do público e, conforme for o retorno, aumentar ou diminuir o valor
investido.
É PRECISO AUMENTAR A EQUIPE
Estar próximo de profissionais com conhecimento no assunto é
fundamental para o bom andamento das estratégias de marketing, sobretudo
utilizando as mídias digitais, mas engana-se quem pensa que isso significa,
necessariamente, aumentar a equipe.
Agências de marketing são prestadoras de serviços preparadas
para atender esse tipo de demanda, ou seja, realizam o trabalho de comunicação
digital para empresas que necessitam de suporte nessa área.
O mais interessante desse modelo de ação é que ao contratar uma
agência você contará com profissionais experts no mercado e que oferecem um serviço
de qualidade elevada.
SÓ POSTAR NO FACEBOOK
Mais um dos grandes mitos do marketing digital. Acreditar que
somente posts no Facebook serão responsáveis pela construção da marca e aumento
de vendas é um erro gigantesco.
Primeiramente, é importante ressaltar que a definição de canais
é feita no planejamento estratégico, isto é, sem as devidas análises é
impossível dizer se o Facebook é um bom investimento para sua empresa.
Antes de estabelecer quais mídias serão utilizadas é preciso,
também, conhecer o comportamento do público-alvo, definir personas, estudar
questões relacionadas ao micro e macroambiente e analisar o perfil do negócio —
enfim, realizar um trabalho minucioso.
Depois disso, ainda é essencial determinar as táticas de
atração, retenção e conversão, ou seja, para atingir bons resultados,
definitivamente não basta só fazer posts no Facebook
.
SEO SE TRABALHA UMA VEZ
O SEO (search engine optimization) é uma das principais
estratégias de marketing digital. O trabalho de otimização de sites é complexo
e requer o apoio de diversas áreas, como tecnologia da informação,
desenvolvimento de sites, redação, design web, entre outras.
Colocar um plano de SEO em prática
apenas uma vez e nunca mais dar atenção a isso é um grande deslize. O trabalho
de otimização de site não é um projeto único, ou seja, precisa de manutenção,
revisão e aperfeiçoamento.
Os motores de busca se atualizam constantemente, logo, as
estratégias de SEO devem ser testadas e analisadas com certa frequência para
que os resultados sejam visíveis.
INVESTIR EM PROPAGANDA NÃO PRECISA
GASTAR COM MARKETING DIGITAL
Para começar, é importante lembrar que tudo o que gera
benefícios para sua empresa não é gasto, é investimento.
Marketing é muito mais complexo que só propagar a mensagem,
função da propaganda. Por trás da mensagem propagada deve existir muitas
análises, pesquisas, determinação de táticas e definição de estratégias,
portanto, desembolsar um valor para fazer propaganda sem esses aspectos muito
bem estabelecidos é o mesmo que jogar dinheiro fora.
Nada impede sua empresa de investir em propaganda em meios de
comunicação como rádio, jornal ou, até mesmo, a distribuição de materiais
gráficos, mas lembre-se que qualquer investimento precisa gerar retorno.
Por falar em retorno, um dos principais diferenciais do
marketing online é a possibilidade de mensurar de forma detalhada a resposta do
público impactado por suas ações, isto é, a capacidade de saber em tempo real
os números de uma campanha ou a reação do público a uma promoção.
Quando o assunto é marketing digital, muitas são as dúvidas,
especulações e polêmicas. Por se tratar de uma maneira relativamente nova de se
comunicar é comum que existam questões envolvendo o tema.
Nosso objetivo com este post é desvendar os principais mitos do
marketing digital para que você se sinta cada vez mais próximo dessa estratégia
que pode ser um divisor de águas no seu negócio.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
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