COMO
ESCOLHER OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO?
Qual
empreendedor não deseja desenvolver o seu negócio, conquistar
mais clientes e expandir a participação no mercado? Esses desejos são comuns
entre empresários de forma geral, não importa o nicho do mercado ou tamanho da
organização. Para isso acontecer, escolher bem os canais de comunicação com o público é fundamental!
Uma marca que não cria as condições para que os clientes possam tirar
as suas dúvidas e dar sugestões, investindo em um bom relacionamento com eles,
não consegue atingir os objetivos traçados.
Por isso, para ajudar você a entender quais são os canais mais
adequados e que podem trazer bons resultados para a sua empresa, criamos
este conteúdo.
FAÇA UMA BOA PESQUISA COM O SEU PÚBLICO-ALVO
O
primeiro passo para definir quais serão os canais de comunicação
disponibilizados pela empresa é entender quem é o público-alvo e quais
são suas preferências. Isso é fundamental para a estratégia de
comunicação, pois não adianta oferecer um canal que não é utilizado
frequentemente pelos seus potenciais clientes.
Os costumes, a cultura e até mesmo a linguagem são fatores
importantes para entender:
·
onde seu público-alvo busca informações;
·
qual a frequência com que faz isso;
·
quais as principais necessidades dele.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Confira
abaixo uma lista com os meios de comunicação mais eficientes.
Ligações telefônicas
Um
dos canais de comunicação mais tradicionais e utilizados pelas empresas ainda é
a ligação telefônica. Quando um consumidor busca por determinado produto ou
serviço na internet, ele costuma procurar pelo número de telefone
disponibilizado. Dessa forma, pode fazer um contato rápido com um
representante, resolvendo sua dúvida de forma prática.
Em contrapartida, não encontrar essa via de contato
disponível pode despertar uma certa insegurança no usuário. Afinal, além
de ser um canal de comunicação direto, o telefone é uma prova de que aquela
empresa realmente existe e possui uma sede fixa.
E-mail
O
e-mail também é uma excelente opção de comunicação. O relacionamento com o
cliente pode
ser bem preservado e alimentado com o envio de mensagens certeiras.
A prática do e-mail marketing, por exemplo, é uma das
estratégias que apresentam a maior taxa de conversão. Enviar conteúdos para o
cliente que compartilhem conhecimento e ajudem nas dores e necessidades
dele não apenas o aproxima, como também pode torná-lo promotor da
marca. Assim, ele divulga os produtos e serviços, de forma orgânica e com alta
credibilidade, já que não é alguém vinculado à empresa.
Então, crie um e-mail para que o público possa entrar em
contato. Na verdade, é interessante ter mais de um, separando os endereços por
assunto, como:
·
financeiro;
·
contato;
·
orçamento ou o que for mais conveniente.
Lembre-se
que é fundamental responder todas as mensagens de forma rápida,
para não deixar os contatos esperando e com a impressão de que não tiveram
seus e-mails lidos.
Chat on-line
Muitas
empresas encontraram no chat on-line uma ótima opção de atendimento virtual
rápido e eficiente. É muito prático para o cliente entrar no site de uma
empresa e tirar suas dúvidas imediatamente usando esse recurso.
Hoje, essa opção é um dos principais canais de comunicação em sites corporativos, exatamente pela
praticidade e agilidade que oferece. Para lidar com um público cada vez
mais exigente, que necessita de informações rápidas e precisas, o chat
on-line ajuda bastante.
É interessante que você mantenha uma boa disponibilidade no
chat, com pessoas bem treinadas para atender às chamadas. Além disso, deixe
claro o horário de atendimento ao público.
Chatbot
O
chatbot é uma das tendências do mercado. A automatização do atendimento pode gerar uma boa experiência para o
cliente e, ao mesmo tempo, reduzir os esforços da equipe de atendimento, que
pode ter sua atenção direcionada para ações mais estratégicas.
Além desses aspectos positivos, a grande vantagem do
chatbot está na possibilidade de utilizar a inteligência artificial para criar
conexões interessantes. As dúvidas mais comuns — que poderiam consumir
muito tempo de atendimento humano — são solucionadas de
forma automatizada, mantendo uma boa experiência.
Aplicativos de mensagens
Outra
boa opção entre os canais de comunicação são os aplicativos de mensagens
instantâneas, como o WhatsApp. Utilizando-os, a marca consegue enviar mensagens
rapidamente, disparando cada uma de forma individual ou simultânea, para um
grupo de consumidores.
Podem ser direcionadas mensagens promocionais, sobre novidades e
lançamentos de produtos ou dicas práticas, que vão manter próximo o
relacionamento com o cliente.
Redes sociais
As
redes sociais são ferramentas de muito poder para qualquer organização, seja
ela de pequeno, médio ou grande porte. As plataformas não são somente uma forma
de divulgação, mas também podem servir como canal de contato.
Ao fazer uma postagem — com
uma imagem, texto ou vídeo interessante — um cliente em potencial
pode se identificar com a publicação e começar uma conversa. A partir disso,
surge a possibilidade de estreitar o relacionamento e apresentar os produtos ou
serviços da empresa.
Além disso, as plataformas dispõem de formas de contato direito
e particular — como
o Messenger do Facebook. Essa pode ser uma forma de o público conhecer a
empresa pelas postagens e entrar em contato com um representante, de forma
rápida e bem simples.
SMS
Não
podemos nos esquecer do SMS, ou Short
Message Service. Ainda que os aplicativos de mensagens tenham
reduzido bastante o uso desse recurso, ele ainda é uma boa opção como canal de
comunicação para as empresas.
Você pode, por exemplo, enviar o andamento do pedido, com
mensagens em cada estágio, como:
·
pedido recebido;
·
pagamento aprovado;
·
processo de embalagem;
·
despacho;
·
produto entregue.
Esse
acompanhamento aumenta o grau de confiabilidade do consumidor e pode ser usado
como um diferencial competitivo para a marca.
Como vimos em nosso artigo, qualquer empresa deve sempre se
preocupar em estar próxima ao seu público-alvo. Para isso, abrir diferentes
canais de comunicação é primordial.
Listamos algumas das principais opções existentes no mercado,
mas devemos salientar que é muito importante que você analise o seu público
quanto às preferências e necessidades dele.
É provável que os seus consumidores utilizem mais um canal de
comunicação do que outro. As próprias redes sociais são exemplos disso. Por
isso, faça uma pesquisa aprofundada e mostre que a sua empresa se preocupa com
o relacionamento!
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sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
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