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quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ENTENDA OS RISCOS DE UMA CAMPANHA MAL CONFIGURADA.



ENTENDA OS RISCOS DE UMA CAMPANHA MAL CONFIGURADA.
Por mais que o marketing seja um assunto acessível para várias pessoas, ainda é comum encontrar vários erros em links patrocinados, ressaltando a importância de configurar bem a sua campanha.

Além de ampliar a visibilidade da sua marca, os links patrocinados são importantes para garantir um bom impulso inicial de maneira estratégica, segmentando o alcance do seu negócio e influenciando nos resultados.

Quer saber como melhorar a performance dos links da sua empresa? Então continue a leitura com a gente!

DEMORA NO TEMPO DE RETORNO


Diferente da estratégia apenas baseada em SEO, os links patrocinados são uma maneira de impulsionar uma página em um período menor de tempo. Ou seja, o site fica em um espaço de anúncios reservado nas primeiras páginas do Google.

O ideal é que campanhas assim sejam dimensionadas de curto a médio prazo, isto é, tendo em mente páginas iniciais ou que ainda estão se estabelecendo na web. Assim, essa estratégia complementa o marketing de conteúdo de maneira que o ROI apareça mais rápido.

Uma estratégia disfuncional, nesse caso, pode fazer com que os esforços demorem mais para gerar frutos. Dessa maneira, uma das principais vantagens dos links patrocinados acaba não se concretizando.

REDUÇÃO DA CAPTURA DE LEADS


Quando uma página é produzida e hospedada na web, a ideia é que seu público entre em contato com materiais da sua empresa, como um blog post ou uma página de produtos, por exemplo.

Nesse momento, os seus visitantes entram no funil de vendas, podendo consumir conteúdos do topo, meio e fundo. Desse modo, a complexidade e a densidade dos materiais acompanham a conversão em cada etapa.

Assim que o visitante insere informações em uma página de captura, passa a ser considerado um inscrito. O lead é um inscrito que demonstra interesse no seu produto.

Uma campanha mal configurada pode interferir em todo esse processo, já que para a estratégia funcionar é preciso que os materiais da empresa tenham um bom volume de acessos: o aumento do número de leads está relacionado ao aumento do número de visitantes.

FALTA DE CONVERSÕES


Não é só a conversão de leads que pode ser afetada com uma campanha mal configurada: as conversões nas outras etapas do funil também podem. Afinal, todo o processo começa pelo topo.

Sabe quando você busca um produto no Google e todo o caminho até a decisão de compra é natural e intuitivo? Isso é o que queremos provocar aqui. Além de garantir que os links certos sejam exibidos para o seu nicho, procure reduzir ao máximo os gaps entre cada uma das etapas.

Nessa parte, o CRO pode ser importante. Trata-se de uma sigla para otimização de taxa de conversão, e diz respeito a como manipular e dispor elementos na sua página de maneira a ampliar o número de leads e de clientes.

AUMENTO NOS GASTOS


Lembra de quando falamos que uma campanha mal configurada faz com que o retorno seja mais demorado? Uma consequência desse tempo maior é o gasto. Se o rendimento é mais lento, o investimento tende a aumentar.

O ideal é definir a campanha planejando o orçamento e o custo por clique de cada link, direcionando como as páginas da sua empresa colocarão à disposição os materiais para sanar as dúvidas da persona e ainda se relacionarão com a venda do seu produto.

O ROI é calculado pelo quociente da subtração entre receita e custo pelo custo. O que isso significa? Em resumo, que o investimento deve ser muito bem pensado e planejado por meio de uma estratégia feita por profissionais competentes. Ou seja, a campanha deve ser dimensionada do jeito certo para que o ROI não fique abaixo do real potencial.

ENFRAQUECIMENTO DA IMAGEM DA EMPRESA


As pesquisas no Google e a presença nas redes sociais estão entre os fatores mais importantes para manter viva a imagem de uma empresa na web. Ou seja, o esforço feito para inserir a marca na rotina dos clientes contribui para que eles comprem os produtos.

O que isso tem a ver com os links patrocinados? Simples. Como falamos no início do texto, essa estratégia contribui para manter a visibilidade do negócio na rede e determina a forma com que a cultura empresarial será percebida.

Parece complicado, não é? Mas na verdade é uma coisa bem simples. Se elementos como o tom de voz e a linguagem dos seus conteúdos determinam como a marca se expressa, a campanha de links patrocinados determina para quem. Por isso, ter cuidado na elaboração é essencial

EXIBIÇÃO DOS LINKS PARA O PÚBLICO ERRADO

O Google dispõe de uma tecnologia avançada de machine learning usada para personalizar os links de acordo com as buscas de palavras-chave. Mas de nada adianta se a persona e o público-alvo não estiverem bem definidos.

A persona é um personagem que resume as características mais específicas do seu cliente ideal, com base em hábitos, gostos pessoais, idade, trabalho, etc. Já o público-alvo é determinado com base em aspectos mais gerais, como faixa etária e faixa de renda.

Além disso, os links não só dispõem uma boa exibição das páginas, como fazem com que a estratégia seja mais mensurável, exibindo novos dados que ajudam a complementar as informações sobre sua persona.

Lembre-se de que o direcionamento à persona é essencial para a elaboração dos conteúdos. Um material que não corresponda a linguagem, vocabulário e tom de voz do seu público pode reduzir o tempo médio no site e prejudicar sua campanha. Afinal, de nada adianta ter pessoas visitando sua página se nenhuma permanece nela.

Os links patrocinados, como você pôde ver, têm relação direta com o número de acessos aos materiais da sua empresa, aumentando a presença na web e gerando autoridade. Se a campanha for feita em conjunto com uma estratégia de SEO, o crescimento tende a se sustentar a longo prazo.

Como qualquer investimento, é preciso tomar cuidado para que o planejamento e a execução da estratégia sejam bem-feitos. Por isso, certifique-se de que profissionais capacitados e experientes cuidarão da estratégia.


A ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.

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segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O que são os 8Ps do Marketing Digital?




O que são os 8Ps do Marketing Digital?
1º P – PESQUISA

O primeiro P para você conhecer o que são os 8 Ps do Marketing Digital é o de Pesquisa. O P de pesquisa é responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, ou seja, consiste na definição de quem é o seu público alvo e como ele se comporta na internet.

Elas são parte fundamental do marketing em geral, mas se tornaram muito mais frequentes na era digital. Um dos fatores para isso é a facilidade com a qual as pesquisas são feitas atualmente. Pela internet mesmo, você pode descobrir características essenciais do seu público-alvo, por exemplo.

O uso de formulários online e até de pequenas premiações para quem os responde é muito difundido. Ofereça conteúdos ou descontos para quem participar e tenha uma pesquisa bem aprofundada.

Não apenas de público-alvo, aliás; aqui se encontram também pesquisas de satisfação, de opinião e quaisquer outras que possam influenciar nas estratégias utilizadas.

É o momento de descobrir se o que está sendo feito está realmente dando certo, e o que mais pode mudar ou se acrescentar daqui para frente.


2º P – PLANEJAMENTO

 

Já o planejamento de marketing digital pode ser elaborado com base em dados e estatísticas que você já tem acerca do perfil do seu consumidor. O que seus consumidores buscam? Pois é: essa é a hora de planejar cada uma das estratégias de marketing digital que serão utilizadas para atingi-los (como redes sociais, blog, site, SEO e outros).

As pesquisas na etapa anterior trouxeram muitas dessas informações que você está usando. Agora, é preciso pegá-las para criar algo novo, ou para aprimorar o que já está aí. Planejar é imprescindível: a partir de pesquisas de persona, você vai montar cronogramas com todos os passos.

O planejamento é feito a partir da definição de metas. Antes de qualquer estratégia ser posta em ação, ela deve ter um objetivo claro.

Então, é importante também analisar a situação atual, tanto em relação ao público quanto em relação à empresa em si.

Como andam os lucros? O quanto pode ser investido no marketing? Por quanto tempo determinada campanha poderá ser mantida no ar?

Mais tarde, outra coisa a fazer é mensurar os resultados. Já no planejamento, pense em como isso será feito. Há muitas ferramentas no mercado com esse propósito; elas podem ser incrivelmente úteis para descobrir o ROI de cada ação.

3º P – PRODUÇÃO

 

Aqui, não falamos da produção dos produtos, mas da própria estratégia que está sendo construída. O que é marketing digital se não um conjunto de estratégias, certo? Por isso, esse passo não pode ser pulado de maneira alguma. É o esqueleto de tudo que será feito.

O P de produção consiste nos preparativos que você precisará desempenhar: com estruturas, estratégias de comunicação, tecnologia e outros que tornarão o que foi planejado possível. Sendo assim, ele é fundamental para que a estratégia planejada possa sair do papel e ser colocada em prática.

A produção não surge do nada, nem sozinha. Relembrando as ferramentas que mencionamos acima, vale ressaltar que elas existem para todas as etapas do marketing digital. São ferramentas de automação, de SEO, de agendamento, de publicação e mais. Todas elas fazem parte de como a estratégia será produzida.

Alguns dos exemplos mais famosos de ferramentas são a RD Station e Mailchimp (automação), Google Analytics e Facebook Insights (análise e mensuração), Facebook Ads e Google Adwords (anúncios pagos), e SEMrush e Moz Analytics (SEO). Não deixe de pesquisar mais opções, se achar que essas não se adaptam à sua empresa.

4º P – PUBLICAÇÃO

 

Já o P de publicação é voltado para o momento de ativação do seu projeto, ou seja, para a fase em que ele finalmente vai à prática.

Ao pensar em publicação, você não deve focar apenas na publicação de anúncios ou do início de uma campanha. Foque suas atenções no marketing de conteúdo, do qual grande parte dos métodos de marketing digital se baseia. É uma modalidade que funciona em longo prazo, mas traz resultados consideráveis de geração de leads.

A publicação, aqui, deve ser de conteúdos que interessem à sua persona. São artigos, vídeos e/ou imagens interessantes para seu público, que realmente vá acrescentar algo. Eles se sentirão mais próximos da marca e passarão a enxergar a empresa como uma autoridade no assunto.
Além disso, há alguns aspectos técnicos que devem ser levados em conta. As publicações precisam estar sempre de acordo com técnicas positivas de SEO, para melhorar o ranqueamento nos buscadores. Cada publicação, também, deve seguir a ideia do funil de vendas. Alguns conteúdos existem para atrair o cliente, outros para fazê-lo identificar o problema que ele está enfrentando e ver seu produto como uma solução, e outros para que ele passe a considerar a compra.

5º P – PROMOÇÃO

 

Para promover as suas estratégias de marketing digital, esse P é fundamental na medida em que se responsabiliza pela produção e divulgação de informações e conteúdos virais. Sendo assim, esse é o momento de elaboração e disseminação de campanhas promocionais nas redes sociais, em e-mail marketing, links patrocinados e assim por diante. O P de promoção é um dos Ps mais importantes quando o se fala sobre o que são os 8 Ps do Marketing Digital.

De certa forma, é uma derivação direta da promoção que vimos nos 4ps lá em cima, do mix de marketing. Contudo, agora, estamos falando do meio digital. A promoção da marca aqui é feita na internet, através de alguns canais essenciais.

No Google Adwords ou no Facebook Ads estão as melhores possibilidades de anúncios pagos, se você estiver pensando nesse tipo de abordagem.

Além de serem dois gigantes da internet, suas regras fazem com que os anúncios não atrapalhem a experiência de seus usuários, o que reduz as chances de que achem sua empresa invasiva — algo que acontecia muito no marketing tradicional.

Outro método de promoção é o uso ativo das redes sociais. O Twitter, o Instagram e o próprio Facebook são as maiores redes do mundo todo. Construa o perfil da empresa por lá e poste com frequência. Bons conteúdos, é claro!

6º P – PROPAGAÇÃO

 

Já ouviu falar na máxima de que o melhor marketing é o boca a boca? Por mais que avancemos na tecnologia, isso não deixa de ser verdade. A diferença é que esse boca a boca também se tornou virtual.

Esse P é o momento é de incentivar o seu público alvo a propagar as suas campanhas, o que fará com que elas se tornem realmente virais na internet. Além disso, o P da propagação também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de atendimento, pós-venda, feedback e outros.

Para que os clientes propaguem e façam uma boa propaganda da sua empresa para amigos e família, você deve se importar com a experiência que ele teve enquanto fazia negócios com você.

Ou seja, o atendimento deve ter sido impecável, o pós-venda não pode ter sido esquecido e, se possível, o feedback também deve ser ouvido.

Todos esses pontos influenciam no que chamamos de Customer Success. Trata-se de um conceito que mede a satisfação do cliente. T

udo que está em seu poder para fazer da experiência do consumidor algo bom e construtivo, faça! Invista no desenvolvimento da equipe e aprimoramento dos equipamentos com isso em mente.

7º P – PERSONALIZAÇÃO

 

Agora é hora de adotar uma comunicação personalizada com o seu público alvo – o que criará relacionamento, e posteriormente, fidelização dos clientes. A personalização também ajuda a aumentar a sua interação e engajamento na web, como nas redes sociais, blog, site e em outras estratégias.

Nada torna um cliente mais próximo de uma marca do que a personalização. O público se reconhece no conteúdo postado e passa a ver a marca com algum tipo de familiaridade e confiança. Aos poucos, isso se traduz em fidelização — o sonho de qualquer empresa!

Mais do que a fidelização, esse relacionamento com o cliente também gera engajamento. As publicações no blog e em redes sociais podem receber mais interações, o que é importantíssimo para que elas cresçam e sejam beneficiadas pelos algoritmos dos buscadores e das próprias redes.

Para desenvolver essa personalização, há alguns métodos e ferramentas. A produção de conteúdo relevante é a primeira parte, claro, mas para onde esse conteúdo vai? Procure segmentar seu público para construir essa resposta.

Depois, use ferramentas de e-mail marketing para enviar o que for mais interessante para determinados segmentos. Mais tarde, analise o que vem dando certo e aprimore sua estratégia.

8º P – PRECISÃO

Você percebeu como em muitos dos tópicos nós falamos sobre análise e mensuração? Esse é um ponto tão importante que é um dos Ps! O último tópico sobre o que são os 8 Ps do Marketing Digital é o P da precisão.

Ele avalia os resultados das estratégias realizadas até então, visando compreender o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado. Sendo assim, o P da precisão consiste na mensuração de tráfego e das metas que foram traçadas/cumpridas.

Toda e qualquer ação realizada no marketing deve ser mensurada. Isso é parte fundamental do sucesso por trás do marketing digital, na verdade. Para tanto, usam-se KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance). São métricas que avaliam o sucesso ou fracasso de determinada tática. Com essas informações, é possível aprimorar e avançar cada vez mais na estratégia.

Alguns exemplos de KPIs importantes são o ROI (retorno sobre investimento), o custo por lead (gastos para obter um cliente em potencial), o tíquete médio (média do quanto os clientes gastam nas compras) e taxas de conversão (percentual de visitantes na página que realizaram alguma ação esperada). Trabalhe com esses e outros, adapte-os às suas necessidades e finalize os 8ps com análises completas!

Depois de saber o que é marketing digital e entender quais são os 8ps, dá para ter uma ideia de porquê esses conceitos são imprescindíveis. Através da utilização de todos esses itens, sua empresa pode conseguir um grande aumento de fluxo no tráfego de seu site, aumento no número de leads e ótimas performances em campanhas — inclusive as offline.

Siga os 8ps na construção das suas ações e melhore todos esses aspectos. O resultado, lá na frente, é o que se espera de todo tipo de marketing: mais vendas! Para chegar lá você até vai suar um pouco, mas é bem provável que valha a pena.



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sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O QUE SÃO COOKIES E COMO ELES PODEM TE AJUDAR?



O QUE SÃO COOKIES E COMO ELES PODEM TE AJUDAR?
Enquanto o usuário navega pela web, diversos sites usam cookies para salvar suas preferências, horário em que fez a visita, tipos de interação que teve dentro das páginas, entre outras informações.

Mas você sabe o que são cookies e como eles podem ser úteis para a sua empresa?

Neste post, veremos em que consiste esse recurso, além de entendermos por que ele é tão importante para as estratégias de marketing digital e em quais situações é mais utilizado. Acompanhe!

O QUE SÃO COOKIES?


Os cookies de navegação — ou cookies HTTP — são arquivos que os navegadores de internet (browsers) salvam no dispositivo do usuário.

Originalmente, a função desse recurso era aprimorar a experiência dos visitantes, mantendo um registro de informações relacionadas aos últimos acessos àquele site, como:

·         Seleção do idioma do site, para páginas que disponibilizam mais de uma opção de língua;
·         Seleção do Estado do cliente, no caso de empresas que atendem em todo o Brasil;
·         Produtos adicionados ao carrinho, mas que não fecharam o pedido em uma loja virtual.

Vale lembrar que existem dois tipos principais de cookies: os de sessão e os persistentes.

Os cookies de sessão são temporários e excluídos assim que se fecha o navegador. Ou seja, se o usuário tiver selecionado certas definições em um site, ao reiniciar o navegador ele terá que escolhê-las novamente.


Já os cookies persistentes são programados para se manterem no aparelho do usuário durante um período determinado, mesmo que ele feche o navegador.

É possível excluir esses arquivos por meio das opções de limpeza de dados de navegação do browser ou manualmente — dependendo do diretório onde eles ficam armazenados e do sistema operacional.

Com a evolução da web, os cookies adquiriram outras funções.

Eles passaram a ser capazes de rastrear algumas ações online dos usuários, permitindo que ferramentas de marketing digital saibam de visitas que fizeram a determinada página, comportamentos que tiveram dentro de determinados sites, anúncios que visualizaram e muito mais.
Vejamos, então, como esses arquivos atuam como aliados de certas estratégias nesse sentido.

POR QUE ELES SÃO IMPORTANTES PARA O REMARKETING?

A ideia do remarketing é impactar usuários que já tenham demonstrado algum tipo de interesse na sua empresa ou nos seus produtos e serviços. Mas como isso funciona?

Suponha que você já tenha configurado a função de remarketing em uma campanha de anúncios pagos do Google AdWords. Então, uma pessoa entra no seu site e navega por algumas seções.

Durante esse processo, um cookie é criado no dispositivo dele, indicando que ele visitou uma ou mais das suas páginas.

Com base nessa espécie de “marcação”, o AdWords poderá mostrar anúncios da sua marca para esse usuário em outros sites ou blogs com anúncios do Google que ele venha a visitar.

Como ele já teve contato com a sua companhia antes, as chances de interagir com a propaganda são maiores que a de alguém que nem sequer conhece a empresa.

Mas não é só o AdWords que conta com a função de remarketing. Outra plataforma que explora bastante esse recurso é o Facebook Ads, por meio de uma ferramenta que ele chama de pixel do Facebook.

O princípio de remarketing é quase o mesmo, com a diferença que a publicidade aparecerá para o prospect enquanto ele estiver utilizando o Facebook.

Esse pixel nada mais é que um código que você insere no site e que é responsável por marcar as pessoas que o visitam com um cookie.

Dentro das configurações do Facebook Ads, você consegue definir quais dos seus anúncios devem aparecer para esses usuários, de acordo com as páginas que visitaram no seu site.

Agora que entendemos como os cookies são pertinentes para ações de remarketing, vamos ver como eles podem ser úteis em outra importante ferramenta de marketing digital: o Google Analytics (GA).

COMO FUNCIONAM COM O GOOGLE ANALYTICS?


Muitas das informações que você visualiza nos relatórios do GA são provenientes do uso de cookies. A ferramenta vai gerar alguns desses arquivos nos dispositivos de usuários que interagem com o seu site, programados com características distintas, cada um com a sua finalidade.

Uma das principais funções dos cookies para o GA é definir a sessão do usuário — um conceito essencial para entender diversas das métricas do sistema. A sessão nada mais é que um conjunto de ações que o visitante realiza no seu site dentro de um período.

Para se ter uma ideia, se uma pessoa entra em uma de suas páginas pela manhã e, depois, decide visitá-la novamente à noite naquele mesmo dia, o Analytics contabilizará duas sessões.

Isso porque um dos cookies que o GA gera no computador do usuário tem um vencimento — depois que o visitante fica pelo menos 30 minutos sem interagir com o site, o cookie expira.

Mas não é só isso. Os cookies do Google Analytics também têm outros objetivos, entre os quais podemos citar:

·         Distinguir se é a primeira vez que o usuário acessa suas páginas ou se ele já as visitou antes;
·         Guardar o horário de visitas anteriores;
·         Registrar informações relativas à origem do tráfego;
·         Definir o momento de início e de fim de uma sessão, para determinar a sua duração;
·         Distinguir os usuários.

É importante destacar que, quando falamos em “distinguir os usuários”, não significa que o GA mostrará dados sensíveis que permitem identificar os visitantes individualmente.

O que ele faz é marcar esse usuário com um cookie que contém um número de identificação e agrupar os seus comportamentos como originários da mesma pessoa — e não de visitantes diferentes.

Podemos perceber, portanto, que os cookies são recursos extremamente relevantes para quem lida com marketing digital. Apesar de funcionarem em segundo plano e, possivelmente, passarem despercebidos até mesmo por alguns profissionais, são o que sustenta as táticas de remarketing e diversas das funcionalidades que vemos nas ferramentas de web analytics.


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quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Saiba quais comportamentos podem resultar em banimento do Whatsapp.




Saiba quais comportamentos podem resultar em banimento do Whatsapp.



O Whatsapp é uma ferramenta de comunicação eficaz que facilita a vida de muita gente. Mas o aplicativo não é terra sem lei. Há uma série de regras que, se forem descumpridas, podem resultar em banimento. 



O desrespeito aos termos de uso pode causar bloqueio temporário dos usuários. Essa suspensão pode variar entre 24 e 120 horas. 



Entre os comportamentos que podem gerar punições, estão: mandar mensagens para desconhecidos, criar grupos com desconhecidos, enviar spam, ser bloqueado por muitas pessoas e o uso de apps não oficiais.



Algumas violações mais graves podem ser punidas com o bloqueio definitivo de uma conta. 



Entre as atitudes passíveis de expulsão, estão o envio de anúncios ou solicitações comerciais, postagem de conteúdo ilegal ou criminoso, a utilização de sistemas automatizados para enviar mensagens e a reincidência em comportamentos proibidos após suspensão. 



Quando isso ocorre, o usuário recebe a mensagem "Seu número não é mais permitido em nosso serviço". 



Caso o usuário ache que tenha sido punido indevidamente, ele pode entrar em contato com o suporte do Whatsapp. Para contestar suspensões temporárias ou bloqueios definitivos, é possível mandar mensagem pelo email support@whatsapp.com.



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