O que são os 8Ps do Marketing Digital?
1º P – PESQUISA
O primeiro P para você conhecer o
que são os 8 Ps do Marketing Digital é o de Pesquisa. O P de pesquisa é
responsável pelo estudo do comportamento dos consumidores, ou seja, consiste na
definição de quem é o seu público alvo e como ele se comporta na internet.
Elas são parte fundamental do
marketing em geral, mas se tornaram muito mais frequentes na era digital. Um
dos fatores para isso é a facilidade com a qual as pesquisas são feitas
atualmente. Pela internet mesmo, você pode descobrir características essenciais
do seu público-alvo, por exemplo.
O uso de formulários online e até
de pequenas premiações para quem os responde é muito difundido. Ofereça
conteúdos ou descontos para quem participar e tenha uma pesquisa bem
aprofundada.
Não apenas de público-alvo,
aliás; aqui se encontram também pesquisas de satisfação, de opinião e quaisquer
outras que possam influenciar nas estratégias utilizadas.
É o momento de descobrir se o que
está sendo feito está realmente dando certo, e o que mais pode mudar ou se
acrescentar daqui para frente.
2º
P – PLANEJAMENTO
Já o planejamento de
marketing digital pode ser elaborado com base em dados e estatísticas que você
já tem acerca do perfil do seu consumidor. O que seus consumidores buscam? Pois
é: essa é a hora de planejar cada uma das estratégias de marketing digital que
serão utilizadas para atingi-los (como redes sociais, blog, site, SEO e
outros).
As pesquisas na etapa
anterior trouxeram muitas dessas informações que você está usando. Agora, é
preciso pegá-las para criar algo novo, ou para aprimorar o que já está aí.
Planejar é imprescindível: a partir de pesquisas de persona, você vai montar
cronogramas com todos os passos.
O planejamento é feito a
partir da definição de metas. Antes de qualquer estratégia ser posta em ação,
ela deve ter um objetivo claro.
Então, é importante
também analisar a situação atual, tanto em relação ao público quanto em relação
à empresa em si.
Como andam os lucros? O
quanto pode ser investido no marketing? Por quanto tempo determinada campanha
poderá ser mantida no ar?
Mais tarde, outra coisa a
fazer é mensurar os resultados. Já no planejamento, pense em como isso será
feito. Há muitas ferramentas no mercado com esse propósito; elas podem ser
incrivelmente úteis para descobrir o ROI de cada ação.
3º P – PRODUÇÃO
Aqui, não falamos da
produção dos produtos, mas da própria estratégia que está sendo construída. O
que é marketing digital se não um conjunto de estratégias, certo? Por isso,
esse passo não pode ser pulado de maneira alguma. É o esqueleto de tudo que
será feito.
O P de produção consiste
nos preparativos que você precisará desempenhar: com estruturas, estratégias de
comunicação, tecnologia e outros que tornarão o que foi planejado possível.
Sendo assim, ele é fundamental para que a estratégia planejada possa sair do
papel e ser colocada em prática.
A produção não surge do
nada, nem sozinha. Relembrando as ferramentas que mencionamos acima, vale
ressaltar que elas existem para todas as etapas do marketing digital. São
ferramentas de automação, de SEO, de agendamento, de publicação e mais. Todas
elas fazem parte de como a estratégia será produzida.
Alguns dos exemplos mais
famosos de ferramentas são a RD Station e Mailchimp (automação), Google
Analytics e Facebook Insights (análise e mensuração), Facebook Ads e Google
Adwords (anúncios pagos), e SEMrush e Moz Analytics (SEO). Não deixe de
pesquisar mais opções, se achar que essas não se adaptam à sua empresa.
4º P – PUBLICAÇÃO
Já o P de publicação é
voltado para o momento de ativação do seu projeto, ou seja, para a fase em que
ele finalmente vai à prática.
Ao pensar em publicação,
você não deve focar apenas na publicação de anúncios ou do início de uma
campanha. Foque suas atenções no marketing de conteúdo, do qual grande
parte dos métodos de marketing digital se baseia. É uma modalidade que funciona
em longo prazo, mas traz resultados consideráveis de geração de leads.
A publicação, aqui, deve
ser de conteúdos que interessem à sua persona. São artigos, vídeos e/ou imagens
interessantes para seu público, que realmente vá acrescentar algo. Eles se
sentirão mais próximos da marca e passarão a enxergar a empresa como uma
autoridade no assunto.
Além disso, há alguns
aspectos técnicos que devem ser levados em conta. As publicações precisam estar
sempre de acordo com técnicas positivas de SEO, para melhorar o ranqueamento
nos buscadores. Cada publicação, também, deve seguir a ideia do funil de
vendas. Alguns conteúdos existem para atrair o cliente, outros para fazê-lo
identificar o problema que ele está enfrentando e ver seu produto como uma
solução, e outros para que ele passe a considerar a compra.
5º P – PROMOÇÃO
Para promover as suas
estratégias de marketing digital, esse P é fundamental na medida em que se
responsabiliza pela produção e divulgação de informações e conteúdos virais.
Sendo assim, esse é o momento de elaboração e disseminação de campanhas
promocionais nas redes sociais, em e-mail marketing, links patrocinados e assim
por diante. O P de promoção é um dos Ps mais importantes quando o se fala sobre
o que são os 8 Ps do Marketing Digital.
De certa forma, é uma
derivação direta da promoção que vimos nos 4ps lá em cima, do mix de marketing.
Contudo, agora, estamos falando do meio digital. A promoção da marca aqui é
feita na internet, através de alguns canais essenciais.
No Google Adwords ou no
Facebook Ads estão as melhores possibilidades de anúncios pagos, se você
estiver pensando nesse tipo de abordagem.
Além de serem dois
gigantes da internet, suas regras fazem com que os anúncios não atrapalhem a
experiência de seus usuários, o que reduz as chances de que achem sua empresa
invasiva — algo que acontecia muito no marketing tradicional.
Outro método de promoção
é o uso ativo das redes sociais. O Twitter, o Instagram e o próprio Facebook
são as maiores redes do mundo todo. Construa o perfil da empresa por lá e poste
com frequência. Bons conteúdos, é claro!
6º P – PROPAGAÇÃO
Já ouviu falar na máxima
de que o melhor marketing é o boca a boca? Por mais que avancemos na
tecnologia, isso não deixa de ser verdade. A diferença é que esse boca a boca
também se tornou virtual.
Esse P é o momento é de
incentivar o seu público alvo a propagar as suas campanhas, o que fará com que
elas se tornem realmente virais na internet. Além disso, o P da propagação
também se refere à elaboração de estratégias diferenciais de atendimento,
pós-venda, feedback e outros.
Para que os clientes
propaguem e façam uma boa propaganda da sua empresa para amigos e família, você
deve se importar com a experiência que ele teve enquanto fazia negócios com
você.
Ou seja, o atendimento
deve ter sido impecável, o pós-venda não pode ter sido esquecido e, se
possível, o feedback também deve ser ouvido.
Todos esses pontos
influenciam no que chamamos de Customer Success. Trata-se de um conceito que
mede a satisfação do cliente. T
udo que está em seu poder
para fazer da experiência do consumidor algo bom e construtivo, faça! Invista
no desenvolvimento da equipe e aprimoramento dos equipamentos com isso em
mente.
7º P – PERSONALIZAÇÃO
Agora é hora de adotar
uma comunicação personalizada com o seu público alvo – o que criará
relacionamento, e posteriormente, fidelização dos clientes. A personalização
também ajuda a aumentar a sua interação e engajamento na web, como nas
redes sociais, blog, site e em outras estratégias.
Nada torna um cliente
mais próximo de uma marca do que a personalização. O público se reconhece no
conteúdo postado e passa a ver a marca com algum tipo de familiaridade e
confiança. Aos poucos, isso se traduz em fidelização — o sonho de qualquer
empresa!
Mais do que a
fidelização, esse relacionamento com o cliente também gera engajamento. As
publicações no blog e em redes sociais podem receber mais interações, o que é
importantíssimo para que elas cresçam e sejam beneficiadas pelos algoritmos dos
buscadores e das próprias redes.
Para desenvolver essa
personalização, há alguns métodos e ferramentas. A produção de conteúdo
relevante é a primeira parte, claro, mas para onde esse conteúdo vai? Procure
segmentar seu público para construir essa resposta.
Depois, use ferramentas
de e-mail marketing para enviar o que for mais interessante para determinados
segmentos. Mais tarde, analise o que vem dando certo e aprimore sua estratégia.
8º P – PRECISÃO
Você percebeu como em
muitos dos tópicos nós falamos sobre análise e mensuração? Esse é um ponto tão
importante que é um dos Ps! O último tópico sobre o que são os 8 Ps do
Marketing Digital é o P da precisão.
Ele avalia os resultados
das estratégias realizadas até então, visando compreender o que deu certo e o
que ainda pode ser melhorado. Sendo assim, o P da precisão consiste na
mensuração de tráfego e das metas que foram traçadas/cumpridas.
Toda e qualquer ação
realizada no marketing deve ser mensurada. Isso é parte fundamental do sucesso
por trás do marketing digital, na verdade. Para tanto, usam-se KPIs (key
performance indicators, ou indicadores-chave de performance). São métricas que
avaliam o sucesso ou fracasso de determinada tática. Com essas informações, é
possível aprimorar e avançar cada vez mais na estratégia.
Alguns exemplos de KPIs
importantes são o ROI (retorno sobre investimento), o custo por lead (gastos
para obter um cliente em potencial), o tíquete médio (média do quanto os
clientes gastam nas compras) e taxas de conversão (percentual de visitantes na
página que realizaram alguma ação esperada). Trabalhe com esses e outros,
adapte-os às suas necessidades e finalize os 8ps com análises completas!
Depois de saber o que é
marketing digital e entender quais são os 8ps, dá para ter uma ideia de porquê
esses conceitos são imprescindíveis. Através da utilização de todos esses
itens, sua empresa pode conseguir um grande aumento de fluxo no tráfego de seu
site, aumento no número de leads e ótimas performances em campanhas — inclusive
as offline.
Siga os 8ps na construção
das suas ações e melhore todos esses aspectos. O resultado, lá na frente, é o
que se espera de todo tipo de marketing: mais vendas! Para chegar lá você até
vai suar um pouco, mas é bem provável que valha a pena.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
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