O QUE SÃO COOKIES E COMO
ELES PODEM TE AJUDAR?
Enquanto
o usuário navega pela web, diversos sites usam cookies para salvar suas
preferências, horário em que fez a visita, tipos de interação que teve dentro
das páginas, entre outras informações.
Mas
você sabe o que são cookies e como eles podem ser úteis para a sua empresa?
Neste
post, veremos em que consiste esse recurso, além de entendermos por que ele é
tão importante para as estratégias de marketing digital e em quais situações é mais
utilizado. Acompanhe!
O QUE SÃO COOKIES?
Os
cookies de navegação — ou cookies HTTP — são arquivos que os navegadores de
internet (browsers) salvam no dispositivo do usuário.
Originalmente,
a função desse recurso era aprimorar a experiência dos visitantes, mantendo um
registro de informações relacionadas aos últimos acessos àquele site, como:
·
Seleção do idioma do site, para páginas que disponibilizam mais
de uma opção de língua;
·
Seleção do Estado do cliente, no caso de empresas que atendem em
todo o Brasil;
·
Produtos adicionados ao carrinho, mas que não fecharam o pedido
em uma loja virtual.
Vale
lembrar que existem dois tipos principais de cookies: os de sessão e os
persistentes.
Os
cookies de sessão são temporários e excluídos assim que se fecha o navegador.
Ou seja, se o usuário tiver selecionado certas definições em um site, ao
reiniciar o navegador ele terá que escolhê-las novamente.
Já
os cookies persistentes são programados para se manterem no aparelho do usuário
durante um período determinado, mesmo que ele feche o navegador.
É
possível excluir esses arquivos por meio das opções de limpeza de dados de
navegação do browser ou manualmente — dependendo do diretório onde eles ficam
armazenados e do sistema operacional.
Com
a evolução da web, os cookies adquiriram outras funções.
Eles
passaram a ser capazes de rastrear algumas ações online dos usuários,
permitindo que ferramentas de marketing digital saibam de visitas que fizeram a
determinada página, comportamentos que tiveram dentro de determinados sites,
anúncios que visualizaram e muito mais.
Vejamos,
então, como esses arquivos atuam como aliados de certas estratégias nesse
sentido.
POR QUE ELES SÃO IMPORTANTES PARA O REMARKETING?
A
ideia do remarketing é impactar
usuários que já tenham demonstrado algum tipo de interesse na sua empresa ou
nos seus produtos e serviços. Mas como isso funciona?
Suponha
que você já tenha configurado a função de remarketing em uma campanha de
anúncios pagos do Google AdWords. Então, uma pessoa entra no seu site e navega por algumas
seções.
Durante
esse processo, um cookie é criado no dispositivo dele, indicando que ele
visitou uma ou mais das suas páginas.
Com
base nessa espécie de “marcação”, o AdWords poderá mostrar anúncios da sua
marca para esse usuário em outros sites ou blogs com anúncios do Google que ele
venha a visitar.
Como
ele já teve contato com a sua companhia antes, as chances de interagir com a
propaganda são maiores que a de alguém que nem sequer conhece a empresa.
Mas
não é só o AdWords que conta com a função de remarketing. Outra plataforma que
explora bastante esse recurso é o Facebook Ads, por meio de uma ferramenta que ele chama de pixel do Facebook.
O
princípio de remarketing é quase o mesmo, com a diferença que a publicidade
aparecerá para o prospect enquanto ele estiver utilizando o Facebook.
Esse
pixel nada mais é que um código que você insere no site e que é responsável por
marcar as pessoas que o visitam com um cookie.
Dentro
das configurações do Facebook Ads, você consegue definir quais dos seus
anúncios devem aparecer para esses usuários, de acordo com as páginas que
visitaram no seu site.
Agora
que entendemos como os cookies são pertinentes para ações de remarketing, vamos
ver como eles podem ser úteis em outra importante ferramenta de marketing
digital: o Google Analytics (GA).
COMO FUNCIONAM COM O GOOGLE ANALYTICS?
Muitas
das informações que você visualiza nos relatórios do GA são provenientes do uso
de cookies. A ferramenta vai gerar alguns desses arquivos nos dispositivos de
usuários que interagem com o seu site, programados com características
distintas, cada um com a sua finalidade.
Uma
das principais funções dos cookies para o GA é definir a sessão do usuário — um
conceito essencial para entender diversas das métricas do sistema. A sessão
nada mais é que um conjunto de ações que o visitante realiza no seu site dentro
de um período.
Para
se ter uma ideia, se uma pessoa entra em uma de suas páginas pela manhã e, depois,
decide visitá-la novamente à noite naquele mesmo dia, o Analytics contabilizará
duas sessões.
Isso
porque um dos cookies que o GA gera no computador do usuário tem um vencimento
— depois que o visitante fica pelo menos 30 minutos sem interagir com o site, o
cookie expira.
Mas
não é só isso. Os cookies do Google Analytics também têm outros objetivos,
entre os quais podemos citar:
·
Distinguir se é a primeira vez que o usuário acessa suas páginas
ou se ele já as visitou antes;
·
Guardar o horário de visitas anteriores;
·
Registrar informações relativas à origem do tráfego;
·
Definir o momento de início e de fim de uma sessão, para
determinar a sua duração;
·
Distinguir os usuários.
É
importante destacar que, quando falamos em “distinguir os usuários”, não significa
que o GA mostrará dados sensíveis que permitem identificar os visitantes
individualmente.
O
que ele faz é marcar esse usuário com um cookie que contém um número de
identificação e agrupar os seus comportamentos como originários da mesma pessoa
— e não de visitantes diferentes.
Podemos
perceber, portanto, que os cookies são recursos extremamente relevantes para
quem lida com marketing digital. Apesar de funcionarem em segundo plano e,
possivelmente, passarem despercebidos até mesmo por alguns profissionais, são o
que sustenta as táticas de remarketing e diversas das funcionalidades que vemos
nas ferramentas de web analytics.
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