AÇÕES DE MARKETING DIGITAL
PARA UTILIZAR NO OUTUBRO ROSA.
Em
épocas nas quais campanhas e ações de conscientização estão sendo
propagadas, alguns assuntos sobre saúde ganham uma atenção especial nos
mecanismos de busca. Isso faz com que o Outubro Rosa sirva como uma grande
oportunidade para atrair pacientes.
Nessa parte do ano, o tema que ganha um destaque maior é o
câncer de mama: as pessoas vão a busca de informações sobre as melhores
práticas de prevenção e cuidado. O laço rosa se tornou um símbolo
da prevenção em 1990. Desde então, as pessoas usam essa época para incentivar
exames como a mamografia, voltada a detectar o tumor na fase inicial
na qual a chance de cura é muito maior.
Mas a campanha só foi ganhar mais atenção em terras tupiniquins
a partir de 2002, com os profissionais recomendando a mamografia preventiva a
partir dos 50 anos. Quer
saber como conseguir mais pacientes e ainda contribuir para a conscientização?
Então, continue a leitura com a gente!
CONTEÚDO ONLINE
O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para
aproveitar temas que estão com um volume alto de pesquisas nos mecanismos de
busca, por meio de artigos e materiais educativos.
Digamos que uma pessoa pesquise sobre os fatores de risco da
doença no Google, inserindo sua dúvida utilizando palavras-chave. Um blog post
com uma boa estratégia de SEO pode fazer com que seu conteúdo fique indexado
nas primeiras páginas do buscador.
Assim, o material faz com que a pessoa solucione a sua dúvida, e
ainda gera autoridade, ou seja, o público fica mais propenso a apostar em você
para solucionar questões de saúde.
LINKS PATROCINADOS
Todo crescimento orgânico demanda tempo. E o que isso significa?
Lembra-se de quando falamos que o Outubro Rosa aumenta o volume de buscas sobre
o assunto na web? Então, o SEO não é a única maneira de aproveitar isso.
O ideal é que estratégias de crescimento orgânico sejam
dimensionadas em longo prazo, para ter volume de material e público
suficientes. Por outro lado, links patrocinados podem impulsionar seus posts em
um período menor de tempo, inserindo-os em um espaço reservado para anúncios
nas primeira página do Google.
As duas estratégias se complementam: os links patrocinados
trazem visibilidade inicial e o SEO sustenta o público por um período
maior de tempo.
OTIMIZAÇÃO DO SITE
Imagine que seu público entrou em contato com os conteúdos sobre
o Outubro Rosa e decide saber um pouco mais sobre o que você ou a sua empresa é
capaz de oferecer. Esse tipo de informação tem que estar disponível em algum
lugar, certo?
O site institucional serve para dispor as informações mais
básicas e fundamentais sobre os serviços que você oferece. Se uma mulher busca
os serviços de uma clínica para fazer exames de prevenção, é na página que ela
se informa sobre os agendamentos, por exemplo.
O ideal é que o site seja responsivo, ou seja, capaz de ser
exibido com qualidade em diferentes dispositivos e dimensões de tela. Desse
modo, os pacientes também podem se informar usando seus smartphones e tablets.
ANÚNCIOS NAS REDES SOCIAIS
Que as redes sociais são um dos meios
mais usados para comunicação hoje, isso ninguém mais tem dúvida. É lá que o
público entra em contato com uma quantidade diversificada de informações, como
publicações de amigos, notícias etc.
Isso ressalta a importância da presença nessa mídia. O Outubro
Rosa recheia as redes de publicações sobre o assunto, aumentando a chance de a
sua página encontrar espaços no feed das pessoas.
Os anúncios em plataformas como o Facebook Ads, por exemplo, são
segmentados e aparecem para as pessoas mais suscetíveis a se tornar
pacientes, maximizando as chances de retorno desse investimento.
ANÚNCIOS NA REDE DE DISPLAY
Se você navega na internet há um tempo, certamente já reparou
naqueles anúncios que aparecem na barra superior ou lateral dos sites. Esse
tipo de exibição faz parte dos anúncios da rede de display do Google Ads:
também exibidos no YouTube, Gmail e nos aplicativos da Play Store.
A grande vantagem desses anúncios é a exibição com base no
histórico de consumo do seu público: se as pesquisas sobre questões de saúde
são frequentes, há uma chance maior dos materiais relacionados aos seus
serviços aparecerem na rede. Outro fator útil é o apelo visual. Os anúncios,
com o uso de imagens, se tornam mais atrativos e tendem a gerar mais cliques,
aumentando a exibição da sua página.
CAPTURA DE LEADS
Lembra-se de quando falamos que o volume de buscas e mais alto
em certos períodos do ano? O resultado dos conteúdos e dos links patrocinados é
um aumento no número de visitantes da página. E o que você vai fazer com esse
tráfego?
No momento em que potenciais pacientes entram em contato com o
seu conteúdo, o próximo passo é torná-los leads, isto é, pessoas que consomem
materiais e têm interesse em exames ou consultas, por exemplo.
Assim que a persona, personagem fictícia que
representa o seu público-alvo, lê um blog post sobre prevenção do câncer de
mama, ela pode garimpar seus conteúdos em busca de mais informações. Desse
modo, as publicações podem levá-la a uma landing page, ou seja uma página de
captura oferecendo algum material rico em troca de informações que vão compor o
fluxo de nutrição.
NUTRIÇÃO DE LEADS
O fluxo de nutrição é uma maneira de intensificar a comunicação
com os leads por meio de contatos por e-mail. Desse modo, a interação se torna
mais agregadora, familiarizando a presença no cotidiano da sua audiência.
Assim que a lista de e-malis é construída, é preciso determinar
como os disparos vão ser feitos para realizar o propósito de nutrir e criar
identificação. É importante ter a persona bem definida para determinar qual vai
ser o tom de voz e a linguagem na composição da mensagem.
Além disso, ter um calendário editorial vai ser importante na
hora de segmentar os e-mails. Lembre-se de ser estratégico nas datas,
considerando o quão favoráveis as pessoas estarão em determinada época do ano.
Por fim, insira um CTA (chamada para a ação) no corpo do
seu e-mail. O ideal é que a ação seja clara e objetiva, sem ambiguidade ou
redação confusa. Em geral, mensagens curtas e que vão direto ao ponto convertem
mais.
O Outubro Rosa, como você pôde ver, serve como uma excelente
oportunidade para conseguir pacientes e ainda contribuir para a conscientização
e disseminação de informações educativas. Se sua empresa atua em outro
segmento, o Outubro Rosa ainda pode ser aproveitado para aumentar a presença na
web com materiais relevantes sobre o assunto.
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seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
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