O
GUIA COMPLETO - OTIMIZAÇÃO DE SITES.
Destacar a sua empresa em meio a tantas
opções na internet é um trabalho que vale muito a pena. Sempre que o público
precisa encontrar alguma informação, como produtos, preços e avaliações, ele
utiliza os buscadores, como o Google. Então, para estar nas primeiras posições
entre as respostas, é preciso entender a otimização de sites.
Essa otimização permite que o seu ambiente virtual receba mais
visitantes e, consequentemente, mais vendas sejam concluídas, gerando maior
lucratividade. Interessante, não é mesmo? Por essa razão, qualquer empresa pode
e deve buscar esse trabalho.
Criamos este conteúdo, que é um guia
completo de otimização de sites, justamente para lhe mostrar tudo o que você
precisa saber para trabalhar as suas estratégias digitais. Vamos abordar os
seguintes tópicos:
·
entenda o que é a
otimização de sites;
·
a importância da
palavra-chave na otimização de sites;
·
a escolha da
palavra-chave ideal;
·
quais são e como aplicar
as técnicas de SEO; e
·
saiba como tornar a
navegação do seu site responsiva para o usuário.
E então, está preparado para
começarmos? Boa leitura!
ENTENDA O QUE É A OTIMIZAÇÃO
DE SITES
A otimização de sites é um trabalho que
visa aumentar a
encontrabilidade das páginas para a busca orgânica, a não
paga. A finalidade com isso é criar um ambiente mais agradável ao público e que
gere um maior tráfego e maior conversão em vendas.
Em inglês, esse trabalho é visto como
SEO — Search Engine Optimization. O SEO é tão importante nos dias de hoje
que já há vagas nas empresas específicas para essa função, como Analistas de
SEO.
Antes de mais nada, vamos explicar o
que é a busca orgânica e como o Google organiza as buscas. Quando você utiliza
o buscador, na página de respostas há links de direcionamentos.
Os primeiros lugares, no topo da
página, ficam os links com uma marcação de “anúncio”. Esses são links
patrocinados, quando você decide anunciar no Google, dentro da plataforma do Google Adwords. No entanto, as
páginas seguintes não são pagas, são orgânicas.
Para alcançar essas posições de
destaque na busca orgânica é preciso investir nas técnicas de SEO.
Mas por que realmente é necessário
trabalhar a otimização? Para responder isso, vamos pensar em um estabelecimento
físico. Imagine que você cria uma empresa que atende as necessidades dos seus
clientes, com produtos de qualidade e que são buscados pelos consumidores.
Porém, você escolheu uma região pouco
frequentada pelo público-alvo, de difícil acesso. Qual será a resposta desse
investimento nas vendas? Certamente não será aquilo que você esperava!
Para um estabelecimento físico dar
certo, a escolha de uma boa localização é fundamental. Na internet isso não é
diferente. Se você
criar uma loja virtual, mas o público não a encontra, as vendas não serão boas.
Para ilustrar o que estamos falando,
vamos utilizar uma referência bem interessante. Um estudo fez uma comparação de volume de cliques entre as páginas mostradas na busca do Google. Como
resultado, a primeira posição da busca orgânica recebeu quase 35% dos cliques.
A segunda ficou com aproximadamente 15%
e a terceira cerca de 8%. Ou seja, os primeiros lugares concentram quase 60%
dos cliques. Estar fora deles é perder tráfego e, consequentemente, vendas!
A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA-CHAVE
NA OTIMIZAÇÃO DE SITES
Para entender a otimização de sites
tudo começa pela palavra-chave. Ela representa o termo principal utilizado na
página, você vai entender melhor quando explicarmos as técnicas, nos próximos
tópicos.
Agora, pense em como você faz uma busca
na internet quando está querendo saber mais informações sobre algo ou encontrar
um produto. Provavelmente você abre uma página do Google, digita um determinado
termo e manda pesquisar, certo? Então, esse termo que você utilizou é a
palavra-chave.
Basicamente, existem dois tipos de palavras-chave: head tail e
long tail.
Head tail
Head tail são os termos mais curtos e
generalistas. Normalmente eles são utilizados no início de uma pesquisa, quando
o usuário ainda não tem um conhecimento tão grande sobre aquilo que está
pesquisando, ou seja, ele ainda está no topo do funil.
Por exemplo, imagine que eu esteja
avaliando a compra de uma televisão, mas ainda não fiz nenhuma pesquisa e não
sei o modelo, tamanho, marca, nada. Então, entrei no Google e digitei o termo
“televisão”. Esse é um head tail e que me mostrará aparelhos de diversos
modelos, marcas e características.
A head tail tem uma característica bem
interessante: o alto volume de buscas. Pensando no funil, há uma maior
quantidade de pessoas no topo, e isso explica o motivo de termos uma alta
procura por esse tipo de palavra-chave.
Porém, como é mais generalista e com
maior volume de pesquisas, as palavras-chave head tail apresentam um alto nível
de concorrência, sendo mais difícil e demorado para ranquear bem.
Long tail
Já o long tail representa os termos
mais específicos. São mais longos e direcionados para aquilo que o usuário
procura.
Seguindo nosso exemplo criado no head
tail, da televisão, imagine que agora eu já saiba mais informações do aparelho
que quero comprar. Então, abri uma janela do Google e digitei o seguinte termo:
“televisão 42 polegadas smart tv 4k”. Agora, com essa descrição, as respostas
são bem mais direcionadas aquilo que eu preciso, pois eu usei uma long tail.
No entanto, quanto mais informações eu
colocar, mais segmentada será a resposta. Menos pessoas fazem esse tipo de
busca, ou seja, o volume de procura pelo termo em questão é menor.
A concorrência para o long tail é
inferior ao head, uma vez que já é direcionado para somente os produtos que
atendem às características. Isso diminui a dificuldade em colocar as páginas em
uma melhor posição nas pesquisas.
Para fechar, como a long tail é mais
específica, significa que os usuários que as utilizam tendem a estar mais próximos
de fechar as compras, ou seja, no meio ou fundo do funil de vendas.
Então, recapitulando as informações que
mostramos e criando uma comparação:
Head tail
·
termos generalistas;
·
alto volume de buscas;
·
alta concorrência e
dificuldade para ranquear;
·
usuários no topo do
funil, mais distantes da compra.
Long tail
·
termos específicos;
·
baixo volume de buscas;
·
baixa concorrência e
menor dificuldade para ranquear;
·
usuários no meio ou fundo
do funil de vendas, mais perto de fechar as compras.
A ESCOLHA DA PALAVRA-CHAVE
IDEAL
Agora que você já sabe um pouco sobre a
importância da palavra-chave e as diferenças entre head tail e long tail, deve
estar se perguntando quando usar cada uma delas e como definir esses termos,
correto? Se essa é a sua dúvida atual, vamos explicá-la agora.
Cada página criada na internet carrega
uma palavra-chave. Se você cria uma página de produto, por exemplo, é
interessante destacar um termo que faça a referência ao item. Se você cria um
conteúdo para o blog, funciona da mesma forma, destacando uma palavra-chave
importante para o texto.
Porém, saber se nesse espaço cabe um
head tail ou long tail é você mesmo que deve responder. Será que o seu conteúdo
fala sobre algo específico ou é uma página generalista? O público dessa página
já está apto para a compra ou ainda está conhecendo a oportunidade? Essas
questões ajudam a esclarecer sobre o tipo de termo a ser utilizado.
Mas como encontrar esses termos? Como
saber qual é a palavra-chave ideal para cada página? Existem ferramentas bem interessantes
para isso.
Keyword Planner
Já que estamos focando no Google, vamos
mostrar uma ferramenta que eles mesmo disponibilizam: o Keyword Planner. Ela é bem interessante
e ajuda as empresas no objetivo de trabalhar a otimização de sites.
Trata-se de uma ferramenta gratuita e
de simples utilização. Basta acessá-la e digitar um termo relacionado ao que
você está tratando. Então, serão mostradas algumas sugestões de palavras-chave,
com o volume de buscas de cada uma delas, o nível de concorrência e também o
valor sugerido caso queria investir no Google Adwords.
SEMRush
O SEMRush é uma ferramenta paga, mas que pode ajudar bastante na
otimização de sites. Ele mostra um panorama completo dos termos que você
pode utilizar. Assim como o Keyword Planner, quando você digita um primeiro
termo, são mostradas sugestões de palavras relacionadas, com uma série de
informações sobre elas, tais como volume, concorrência e também mostra as
condições para patrocinar os termos.
O interessante no trabalho de
otimização de sites é pesquisar quais
são as principais palavras-chave utilizadas pelo seu público-alvo,
avaliando o nível de procura e concorrência, principalmente, para traçar uma
estratégia que leve suas páginas até o topo das pesquisas.
QUAIS SÃO E COMO APLICAR AS
TÉCNICAS DE SEO
Agora que você já tem um bom
conhecimento sobre palavras-chave, entraremos no trabalho de otimização de
sites em si. Fizemos uma listagem das principais técnicas de SEO para que você
comece a aplicar no seu site agora mesmo.
Estrutura de links
Um dos fatores mais
considerados pelos mecanismos de busca na hora de criar o ranqueamento das
páginas é a estrutura de links. Quando você insere
links internos nas suas páginas, direcionando para novos conteúdos dentro do
seu próprio site, o usuário pode acessar mais informações, de forma completa.
A estratégia de links internos é
interessante porque promove uma melhor experiência do
usuário, uma vez que ele pode acessar várias
páginas relevantes para aquilo que está buscando.
Além disso, também é benéfica para o
site em geral, uma vez que o tempo de permanência daquele visitante tende a
aumentar e várias páginas receberão acesso.
Outra dica valiosa é incluir links
externos. Muitas pessoas podem achar que essa estratégia é não boa porque está
direcionando o seu visitante para um outro site, mas não é bem assim. Quando
você inclui um link externo, está considerando que essa referência é relevante
para o usuário.
O inverso também pode acontecer. Se o
seu site se transforma em uma referência no mercado que está incluído, outras
páginas farão o direcionamento para você e isso gera uma grande relevância para
os mecanismos de busca.
Então, planeje uma estrutura de links
internos e externos para as suas páginas. Uma boa ideia é pensar também nos tipos
de palavras-chave. Ou seja, você cria páginas com long tail para ranquear bem
com maior velocidade. Então, direciona essas páginas para uma com head tail,
direcionando o fluxo de visitantes e fazendo com que ela ganhe tração no
posicionamento orgânico.
Otimização das imagens
Os mecanismos de busca não conseguem
reconhecer uma imagem em um conteúdo. Para eles, é somente um espaço vazio.
Então, para tornar as imagens reconhecidas e valorizadas, você precisa utilizar
o campo de alt text, ou texto alternativo.
O Google e outros mecanismos farão
a leitura das imagens por esse campo. É interessante preencher esse espaço com
a palavra-chave que você deseja para a página.
Além disso, lembre-se sempre de trabalhar com imagens
originais e tome cuidado para não carregar fotos e vídeos
pesados, que podem prejudicar a abertura das páginas, pois isso também é um
fator de ranqueamento do seu site.
Endereço eletrônico amigável
A URL, ou endereço eletrônico, também é
um ponto observado no trabalho de otimização de sites. Ao verificar o código o
usuário deve conseguir identificar o assunto da página. É interessante encaixar
a palavra-chave também nesse espaço.
Páginas que têm a URL como uma
sequência numérica não são bem representadas. Já aquelas mais simples e objetivas,
sim!
Então, tenha atenção no momento de
criar o endereço eletrônico e procure ser objetivo nas palavras.
Uso de palavras-chave de forma estratégica
Neste guia completa já ficou bem clara
a grande importância que têm as palavras-chave, certo? Elas impactam em todo o
trabalho de otimização de sites, desde as pesquisas iniciais até as técnicas em
si.
Nas páginas elas também devem ser
usadas de forma
estratégica para alavancar os resultados.
Se você deseja investir no Inbound Marketing, criando ações para
fazer com que seus clientes cheguem até você, precisa começar a criar conteúdos
relevantes. Essa estratégia gera uma série de benefícios, como maior
credibilidade, conhecimento da marca, redução no ciclo de venda, menor
solicitação ao setor de atendimento, maior satisfação dos clientes, maior
fidelização, entre outros.
A base do Inbound é a criação de
conteúdos, e aqui você também deve se importar com as palavras-chave. Ao criar
um material relevante, você precisa definir a palavra-chave para a página.
Então, coloque esse termo pelo menos uma vez na introdução do conteúdo e uma
vez na conclusão. Além disso, trabalhe o termo no desenvolvimento e, se
possível, em ao menos um dos intertítulos.
Lembre-se de colocar a palavra-chave
também nas imagens, no campo de texto alternativo.
Tempo de carregamento das páginas
Como já citamos, o tempo de carregamento das páginas
também é um fator de influência para ganhar posições na busca orgânica.
Se você cria um ambiente que demora a carregar por completo, prejudica a
experiência do usuário e certamente o buscador fará uma penalização pesada!
O Google
PageSpeed é uma boa ferramenta para se
utilizar. Ela mostra o desempenho da sua página, quanto tempo ela demora para
carregar e ainda uma avaliação, com nota de 0 a 100, para o site. É
interessante que a ferramenta mostra o panorama do site tanto para a versão
desktop como para o site mobile.
Usabilidade do site
A usabilidade dos usuários dentro do
site também é importante para a otimização. Uma vez que o Google e demais
buscadores desejam oferecer respostas relevantes para o público, sempre
encaminhando o tráfego para ambientes em que encontrarão as respostas para o
que procuram, serão priorizadas páginas com boa qualidade de uso.
Se o seu público entra no site e tem
dificuldades em encontrar aquilo que precisam, eles fecharão a página e
buscarão outras opções. Esse movimento de entrar e sair sem conversão é
penalizado pelos buscadores.
Então, no momento de criar as suas
páginas, pense sempre em estruturar um ambiente agradável e de fácil
manipulação. Os usuários não devem ser exigidos quanto a conhecimento em sites
e compras online. Qualquer pessoa deve ser capaz de achar informações e fechar
uma compra com facilidade e experiência agradável.
Engajamento dos usuários
Um dos principais objetivos das
empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, é criar engajamento do público com a
marca. Esse engajamento consiste na interação, seja comentando
publicações nas redes sociais, compartilhando, criando avaliações dos produtos nos sites
ou indicando a empresa para novos consumidores.
O relacionamento com o público, aliás,
gera uma série de benefícios. Empresas que se colocam mais próximas aos seus
clientes conseguem gerar uma maior fidelização. Por isso é preciso abrir
diferentes canais de contato e sempre prezar por um bom atendimento.
Esse trabalho também entra na
otimização de sites. Uma boa ideia é abrir a possibilidade para o público
avaliar os itens dentro do ambiente online. Dessa forma, comentários serão
criados e novos usuários poderão avaliar a compra a partir de uma visão do
público, imparcial. Isso melhora a experiência do usuário.
Além disso, não se esqueça de
demonstrar as suas redes sociais no site.
Heading tags
Dentro das suas páginas você deve
destacar as informações mais relevantes e agrupar os assuntos, ajudando o
usuário a reconhecer mais facilmente o que ele procura.
Em um conteúdo do blog, por exemplo, é
interessante criar intertítulos, chamados de heading tags. Eles são
distribuídos em forma hierárquica, ou seja, o título da página é o heading tag
1, ou H1, enquanto os principais subtítulos são H2. Dentro deles podem ser
criados H3, H4 e por aí vai.
Essa organização é necessária para
ajudar o usuário a ter uma melhor experiência dentro das suas páginas.
Lembre-se de colocar também as
palavras-chave no espaço da heading tag, preferencialmente em H1 e H2.
Estrutura para dispositivos móveis
A utilização dos smartphones no dia a
dia vem só crescendo, e isso impacta na criação dos sites empresariais.
Afinal, se você não
considerar essa utilização, pode limitar a sua empresa e perder uma grande
parcela do público.
Então, você deve criar um ambiente
responsivo, ou seja, aquele que se adapta à tela do dispositivo utilizado pelo
usuário sem perder qualidade de visualização e usabilidade.
Google, Bing, Yahoo! e demais
buscadores estão de olho na utilização dos celulares como dispositivo de acesso
aos sites e já começaram a pontuar bem as empresas que investem em um site
mobile.
Então, se você não quer ficar para trás
da concorrência, não se esqueça da estrutura responsiva do seu ambiente
digital.
Call To Action
Por fim, deixamos um ponto que, apesar
de não ser uma das técnicas de otimização de sites, é muito importante para
esse trabalho: a CTA. A sigla representa Call To
Action, ou chamada para ação, traduzida ao
português.
Mesmo que você não saiba o que
significa, muito provavelmente já viu e foi impactado por uma CTA. Ela é um
direcionamento para o usuário, um indicativo do que fazer.
Por exemplo, você leu um conteúdo no
blog de uma empresa e, ao final do texto, encontrou uma mensagem dizendo para
entrar em contato com a empresa.
Essa era a CTA planejada. Então, o
público fará aquilo que foi sugerido. Se você não faz isso, há uma dispersão
das atividades. O usuário pode simplesmente fechar a página e encerrar o ciclo.
Por isso, pense na CTA sempre que
executar uma estratégia, seja um conteúdo no blog, um botão em uma landing
page, a mensagem de um e-mail marketing, entre outros.
SAIBA COMO TORNAR A NAVEGAÇÃO
DO SEU SITE RESPONSIVA PARA O USUÁRIO
Devida a importância, criamos este
tópico para falar um pouco sobre o site responsivo, ou site mobile.
Para tornar o seu ambiente online
adequado para a utilização em dispositivos móveis você precisa pensar na
estrutura de criação. Nesse momento uma ótima solução é contar com o ReachSite.
Ele tem um design profissional e é responsivo,
gerando duas versões: uma web, para desktop, e outra mobile, para dispositivos
móveis. Você também pode contar com o ReachEdge, que é uma solução em
conversão, que conta com Machine Learning para aumentar as vendas da sua plataforma.
Dessa forma, todo o seu conteúdo será
criado já pensando em oferecer uma completa e agradável usabilidade aos seus
visitantes, tornando a conversão mais propensa a acontecer.
Portanto, como vimos ao longo do nosso
guia completo, o trabalho de otimização de sites é fundamental nos dias atuais.
Ele deve ser feito para garantir que a sua empresa esteja entre as primeiras
posições das buscas, atraindo um bom volume de tráfego e aumentando as chances
de vendas e lucratividade.
Esteja atento aos pontos que listamos e
verifique se o seu site está cumprindo com os requisitos. Não deixe de contar
com as nossas soluções para lhe ajudar nesse desafio.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
Fale
com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
Central de Atendimento - (11) 2228.2871
Nenhum comentário:
Postar um comentário