SUA
EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA ESSA NOVA ERA? - EXPERIÊNCIA DO CLIENTE.
Definitivamente,
o processo de compra pelos consumidores mudou bastante nos últimos tempos.
Aquelas vendas forçadas, com vendedores insistentes e invasivos, não têm mais
espaço. Agora, as empresas devem se preocupar em criar uma boa experiência do
cliente, de forma a atender as suas necessidades e estreitar os
relacionamentos.
As
marcas que se preocupam com isso conseguem atrair novos consumidores e, ainda
mais impactante que isso, fidelizar aqueles que já conhecem a empresa.
Então,
se você também quer deixar a sua empresa pronta para essa nova era, confira
este artigo!
QUAL É A IMPORTÂNCIA DE IMPLANTAR ESSE RECURSO NO SEU
NEGÓCIO?
Os
consumidores não buscam mais somente um produto ou serviço. Eles querem
vivenciar uma boa experiência com as marcas. Para isso, todas as interações,
desde o primeiro contato até o fechamento do pedido, passam por uma avaliação
bem crítica. Se a experiência não for agradável ou não alcançar a expectativa, o
cliente pode buscar outra opção no mercado.
Inclusive,
a identidade da marca já se tornou um elemento observado entre o público no
momento da escolha. Organizações que se preocupam com o meio ambiente, por
exemplo, conseguem conquistar o respeito e a preferência dos consumidores. Veja
alguns pontos importantes da promoção de uma boa experiência do cliente:
Experiências
personalizadas
A
base de uma boa experiência é entender e atender as necessidades do consumidor.
Para isso, precisamos lembrar que os clientes não são iguais. A jornada de
compra, por exemplo, é um mapeamento de todo o caminho que os clientes devem
percorrer até o fechamento. Então, cada estágio tem suas necessidades
definidas e, assim, tratativas diferentes.
Ao
criar conteúdo de divulgação, deve-se pensar para qual estágio da jornada
ele é destinado, qual é o seu objetivo, quais as dúvidas serão esclarecidas e,
inclusive, o tipo de linguagem a ser utilizado.
Todo
esse planejamento permite que a marca ofereça uma experiência personalizada ao
cliente. A partir da utilização dos dados analíticos e boas ferramentas, sua
empresa pode criar todo um plano de ação para personalizar os contatos.
Estratégias
efetivas
Outra
grande importância em criar uma boa experiência do cliente é a otimização das
estratégias, tornando-as mais efetivas. Quando uma marca se preocupa com cada
ponto de interação do consumidor com a empresa, os métodos se tornam mais
eficientes no sentido de conquistar a preferência da pessoa.
É
importante sabermos que as estratégias de marketing são complexas e podem gerar
resultados diferentes de acordo com o público-alvo. Com isso, torna-se
fundamental estudar os efeitos e encontrar as ações com melhor desempenho,
otimizando os investimentos e buscando maior lucratividade.
Dados
analíticos
Empresas
que não se preocupam com a análise de dados não conseguem utilizar toda a
capacidade das ferramentas disponíveis. Com a internet, muitas informações
relevantes, capazes de gerar efeitos bem impactantes, são disponibilizadas.
Um
exemplo do que pode ser feito é analisar a localização geográfica dos seus
clientes. Isso permite que você avalie um padrão, criando ações de marketing
específicas para cada região, se for interessante.
Outras
estratégias dizem respeito ao comportamento dos usuários. Você pode
evidenciar anúncios para aqueles visitantes do site que não concluíram uma
compra ainda. Essa é só uma das possibilidades criadas ao analisar e utilizar
os dados.
COMO GERAR UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?
Agora,
daremos algumas dicas para que você ofereça uma boa experiência ao seu cliente.
Veja:
Trabalhe o
marketing de conteúdo
O
marketing de conteúdo vem atraindo cada vez mais empresas. A estratégia
consiste em criar um canal de divulgação de conhecimento, como um blog, mantendo-o
sempre atualizado.
Você
deve criar os conteúdos pensando na jornada de compra e no funil de vendas, de
forma que os materiais solucionem as dúvidas dos usuários em cada estágio.
Realize
pesquisas de satisfação
Para
oferecer uma boa experiência do cliente, nada melhor do que consultá-los para
criar uma avaliação. As pesquisas de satisfação são necessárias para que você
avalie se os processos estão realmente apresentando um bom desempenho.
Lembre-se de não complicar muito as pesquisas, evitando perguntas complexas e
em excesso.
Implante a
cultura de dados
Já
falamos neste artigo da grande importância que os dados têm nas estratégias das
empresas, mas vale ressaltarmos. Implantar a cultura de dados na sua
companhia permite que você aplique maior inteligência nas ações,
eliminando as crenças e achismos que podem colocar qualquer investimento em
risco.
Invista em
UX
UX,
ou User Experience, é relativo a toda a experiência do cliente dentro do
ambiente online da marca. Ao criar um site, você deve se preocupar em fornecer
um local intuitivo, agradável e de fácil acesso para qualquer usuário.
Além
de criar um ambiente de maior desempenho, seu site pode ser melhor ranqueado pelos
mecanismos de busca.
Automatize
os processos
Automatizar
os processos é
uma boa forma de melhorar a experiência do cliente. O chatbot, por exemplo, é
uma grande solução que vem sendo aprimorada pelas empresas.
A
utilização de inteligência artificial permite criar sistemas de atendimento ao
cliente, permitindo que eles tirem suas dúvidas de forma simples e prática.
Ofereça
suporte e atendimento de qualidade
Falando
em atendimento, esse é o nosso último ponto para aprimorarmos a experiência do
cliente. Se você quer ter sucesso nesse objetivo, precisa se preocupar com o
serviço de atendimento.
Tão
importante quanto oferecer um produto ou serviço de qualidade, o suporte ao
consumidor pode ser a chave para se criar um relacionamento duradouro. Afinal,
um cliente não ficará satisfeito se não tiver o atendimento apropriado quando
precisar.
Então,
disponibilize diferentes canais de comunicação e mantenha um padrão de alta
qualidade em todos eles. Assim, além de atrair novos negócios, clientes
fidelizados, com compras frequentes e recorrentes, serão gerados!
Portanto,
como vimos em nosso artigo, qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso
precisa se preocupar com a experiência do cliente. Estamos vivendo uma era em
que a sensação gerada nas interações é tão importante quanto a qualidade
dos produtos ou serviços oferecidos.
A
ACM marketing digital pode ajudar a sua empresa a criar esse engajamento com
seus potenciais clientes. Criamos o site da sua empresa, criamos páginas nas
redes sócias, e gerenciamos todo trabalho de divulgação e criação de conteúdo
para atrair novos clientes.
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com a ACM Marketing Digital sobre os objetivos do seu negócio e alavanque sua
empresa com o marketing digital!
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