COMO ESCOLHER A MELHOR FERRAMENTA DE AUTOMAÇÃO DE
MARKETING.
O
marketing digital trouxe muitas possibilidades que potencializaram o relacionamento entre a marca e o
cliente.
Tanto
que, hoje, as empresas tendem a se posicionar mais como uma pessoa, com preferências
e outras características humanizadas. Para manter essa proximidade e, ao mesmo
tempo, permitir o crescimento de forma escalável, é essencial contar com a
automação de marketing.
Automação
é a ação de automatizar o máximo de processos possíveis e o segredo da técnica
está em não robotizar. Para isso, é preciso entender todas as ações que
envolvem o marketing da sua empresa. Descubra quais são repetitivas, com
possibilidade de automatizar e quais precisam de um contato pessoal, como o
fechamento de vendas, por exemplo.
Personalização
de e-mail marketing, testes A/B, publicações no blog e redes sociais, quando
você usa a automação adequadamente, como sincronizar tudo? Entenda neste artigo
como identificar qual é a melhor solução para as necessidades da sua empresa.
Boa leitura!
USABILIDADE DA FERRAMENTA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING
Como
você já deve ter percebido, o processo de automatização garante os resultados esperados com o
marketing digital. Por isso, ao escolher uma ferramenta, é comum que a empresa
procure aquela que se diz mais completa. Entretanto, de que adianta pagar por
recursos que você simplesmente não vai usar?
Outro
ponto importante nesse sentido é a facilidade em operar a ferramenta. Ela
precisa ser prática e intuitiva para que o foco esteja no planejamento e ações.
Vale observar também se a empresa oferece treinamentos. Além de ajudar a sua
equipe a entender como usar, estimula a implementação e deixa a plataforma
familiar para todos.
FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS
Mesmo
que não exista o software mais completo, é possível encontrar o mais próximo
das necessidades do seu negócio. Por exemplo: se você pretende melhorar o tempo
de resposta, seria interessante uma ferramenta que sinaliza as chamadas e
facilita a interação. Outra necessidade pode ser melhorar a performance do
e-mail marketing, então, o programa precisa atender às duas situações.
Liste
todas as tarefas que sua empresa pretende automatizar. Para facilitar, pergunte
para a sua equipe o que eles consideram fundamental para otimizar o trabalho.
Deixe que eles se manifestem livremente, para que possam sugerir algo que não
exista. Assim, você terá clareza e insights de quais funções seu software de
automação de marketing precisa atender.
POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO
Para
um dashboard de marketing, processos de comunicação ou gerenciamento dos leads,
é essencial ter as informações sempre na mão, concorda? Então, é preciso contar
com um software que ajude você a ter uma visão geral do desempenho das suas
campanhas. Se possível, que você possa customizá-lo para atender às demandas do
seu negócio.
Confira
também a possibilidade de personalização das comunicações com o cliente.
Afinal, um dos segredos do inbound marketing está justamente em entregar informações relevantes de
forma segmentada. Quer recurso para agregar mais valor a essa estratégia que
tratar os leads pelo nome, por exemplo?
INTEGRAÇÃO COM OUTRAS FERRAMENTAS
Estratégias
nas redes sociais, anúncios pagos, eventos e outras ações em ambientes físicos.
Para fazer parte do universo digital, você deve estar presente em diversas plataformas e sua
ferramenta de automação de marketing precisa estar integrada. A função de CRM
(gerenciamento de clientes) usada na integração das vendas com o marketing, por
exemplo, precisa da atualização dos contatos com cada prospect.
Enquanto
isso, para entender a performance de qualquer mídia ou campanha, a ferramenta
deve ser capaz de rastrear e apresentar dados referentes às fontes de tráfego,
além do comportamento do consumidor, que chega de cada meio de comunicação
diferente.
MONITORAMENTO DAS AÇÕES DIGITAIS
Aproveitando
a ligação com as métricas dos resultados das campanhas, vamos falar sobre outro
tópico fundamental para a escolha do software de automação: a mensuração dos resultados. No marketing digital,
é possível medir praticamente tudo e isso pode ser negativo se você não
conseguir fontes confiáveis e as métricas corretas.
Ao
definir os KPIs (indicadores-chave de performance) para sua campanha, é
preciso ter acesso a esses dados sempre atualizados. Esses relatórios, além de
transmitir segurança nas tomadas de decisão, garantem o alcance das metas.
Imagine que você executa uma campanha no Google Adwords: descobrir o
caminho que esse público faz pode deixar seu funil de vendas mais enxuto.
ATENDIMENTO E SUPORTE
Você
encontra uma ferramenta com interface intuitiva, que atende suas necessidades e
é customizável. Antes de bater o martelo, é importante conhecer o atendimento
da empresa. Imagine que o software é altamente eficiente e seu time escala o
negócio, aumentando a demanda e a produtividade. De repente, se você não
consegue integrar uma API ou perde suas listas, o que fazer?
Entrar
em contato com o time de suporte, é claro. Então, pesquise se os atendentes são
capacitados para solucionar possíveis falhas e qual o tempo médio de resposta.
Um jeito de entender um pouco como funciona é esclarecendo todas as dúvidas
antes de fechar o contrato. Assim, você conhece o perfil de atendimento e um
pouco da cultura da empresa.
RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO
Praticamente
todas as ferramentas de automação de marketing têm a forma de pagamento
recorrente. Isso apresenta duas perspectivas: uma é que, caso você
descubra que aquela que você escolheu não era da forma como esperava, trocar de
plataforma não será tão prejudicial. A outra é que, a longo prazo, a economia
em uma escolha acertada é muito grande.
Algumas
empresas costumam ter pacotes prontos com os preços disponíveis e isso facilita
a pesquisa, mas não tenha receio em solicitar orçamentos. Conversando com um
consultor, é possível que você descubra um caminho mais adequado e como ter o
melhor retorno para o investimento em um software de automação.
Viu
como escolher uma ferramenta de automação de marketing tem requisitos
importantes a serem avaliados antes de fechar o contrato? Analise a
interface, funções e customização da ferramenta. Esteja atento às
possibilidades de integração para o plano contratado e como serão fornecidos os
dados para análise e monitoramento. Garanta que você receberá um suporte
qualificado e solicite um orçamento.
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