DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS ONLINE NO
VAREJO.
O setor
de vendas online não para de crescer. Prova disso é que o e-commerce brasileiro
faturou R$44,4 bilhões e obteve um crescimento nominal de 7,4%, de acordo
com relatório Webshoppers, promovido pela Ebit, que analisa o
desempenho do comércio eletrônico. Com isso, todos querem saber: como aumentar
as vendas online?
No setor
de vendas na internet concorrência é muito grande. Isso acontece
porque há uma grande competição entre todas as lojas do universo online do
mesmo segmento, com preços e condições de pagamento semelhantes para produtos
similares ou mesmo idênticos.
Para vencer esse desafio, é necessário que as empresas
façam algo para sair na frente da concorrência, atrair o consumidor e
aumentar vendas. Mas, como fazer isso?
É
exatamente sobre esse tema que falaremos a seguir. Vamos mostrar para você
algumas maneiras de aumentar as vendas online do seu varejo, com ações e
estratégias de marketing digital. Acompanhe!
CRIE
PERSONAS
Persona nada mais é do que a representação fictícia do
seu cliente ideal, mas não é o público-alvo. Ao definir o público-alvo,
você identifica características mais básicas, como sexo, idade, profissão
e renda mensal de uma grande parcela dos consumidores que normalmente atende
com seus serviços ou produtos.
Já a
persona, é a representação do cliente ideal, de forma mais personalizada e
realista, com características mais pessoais. Além das utilizadas no
público-alvo, você define seus problemas, objetivos, detalhes sobre hábitos e
trabalho, entre outras.
O
primeiro passo para criar uma persona é analisar o seu cliente típico, ou
seja, verificar suas características para definir o perfil ideal. Algumas
questões importantes são:
·
Características
físicas e psicológicas do seu potencial cliente;
·
Qual o
tipo de assunto relacionado ao mercado de atuação da sua empresa o
interessaria;
·
Quais
atividades ele realiza de forma mais rotineira, tanto pessoal como
profissional;
·
Seus
desafios e obstáculos.
Com
essas informações em mãos, o próximo passo é definir o seu cliente ideal com as
respostas obtidas, unindo com dados básicos. Depois disso, é só criar um nome
fictício e uma rotina, descrevendo seus hábitos profissionais e pessoais,
como se fosse um cliente de verdade.
PRODUZA CONTEÚDO
RELEVANTE
Você já deve ter procurado na internet informações
sobre marcas e produtos e, às vezes, essa busca envolveu respostas sobre como
fazer algo ou solucionar um problema, por exemplo. A partir disso, você
conheceu um conteúdo que lhe ajudou. Isso é uma forma de propaganda, conhecida
como marketing de conteúdo.
Marketing
de conteúdo é uma estratégia utilizada para engajar sua persona, atrair
potenciais clientes com conteúdo útil e valioso. Além disso, faz com que sua
marca vire autoridade sobre o assunto e tenha mais visibilidade na rede,
aumentando a credibilidade e confiança do consumidor.
Existem
muitas formas de fazer o marketing de conteúdo, por isso, selecionamos algumas
dicas do que você pode produzir para as suas personas:
·
Blog: Esse
é o formato mais usado no marketing de conteúdo. Além de atrair o cliente, cria
relacionamento, fideliza, ajuda na construção da presença digital da
sua marca e contribui para o SEO do seu site e ajuda com os mecanismos de
busca, como o Google;
·
Vídeos: Os
vídeos são muito utilizados para alcançar consumidores que preferem a imagem e
o som do que a leitura. Com esses materiais, você pode fazer tutoriais, mostrar
o funcionamento de produtos, etc. Isso é imbatível para sua empresa gerar
engajamento e ganhar visibilidade;
·
Ebook: O
ebook é uma espécie de livro digital, com conteúdo mais aprofundado e
visualmente atrativo. Ele geralmente serve para fisgar o usuário e
transformá-lo em um lead, um possível cliente da sua empresa.
ENGAJE CONSUMIDORES NAS REDES SOCIAIS
Hoje em
dia é muito comum as empresas terem suas páginas e perfis nas grandes redes
sociais como Facebook, Instagram, entre outras. Para se ter uma ideia, o Brasil
é o país que tem mais usuários do continente nas redes de relacionamento, com mais
de 93 milhões, segundo pesquisa realizada da eMarketer.
Mas não
basta apenas criar uma conta nessas plataformas, é preciso dispor de
estratégias para movimentar as redes, engajar o público e aumentar as vendas
online da sua loja. Confira algumas dicas:
·
Escolha
as redes sociais: Existem dezenas de redes sociais com os mais variados
objetivos e funcionalidades. Por este motivo, é fundamental verificar qual
delas melhor atende sua empresa, de acordo com seu público e objetivos;
·
Conheça
a concorrência: Analisar o que a concorrência tem feito em suas redes
sociais é uma maneira de ter boas ideias. Veja como são feitas as postagens, os
horários, linguagem, conteúdo, etc;
·
Tenha
frequência nas publicações: É necessário que você tenha uma constância nas
publicações, mostrando que sua empresa se preocupa com a página e os
seguidores. Uma boa dica é montar um calendário para controlar os dias, com
horários e sugestões de temas para publicar;
·
Responda
a todos: As redes sociais também são um ótimo canal de atendimento. Esteja
sempre atento as mensagens enviadas pelos usuários e os responda rapidamente,
inclusive os comentários de suas publicações.
INVISTA EM MÍDIA PAGA
Graças ao marketing digital, empresas de todos os
portes tem a possibilidade de atingir mais pessoas, por meio das mídias
pagas da internet. Isso acontece com um valor muito mais baixo se comparado com
outras mídias, como a televisão ou rádio.
Além
disso, esse tipo de divulgação geralmente obtém um retorno melhor, pois você
pode pensar em estratégias para atingir exatamente o público desejado e tem a
possibilidade de mensurar os resultados reais de cada campanha. Veja algumas
opções:
·
Google
AdWords: sabe aqueles anúncios que aparecem no topo e também no canto
esquerdo da página, quando você vai fazer uma busca no Google? Esses são os links patrocinados. Para isso, o Google dispõe do Google
AdWords, uma ferramenta para a produção e publicação de anúncios nos mecanismos
de busca;
·
Facebook
Ads: o Facebook também permite a veiculação de anúncios dentro da
plataforma. A ferramenta possui várias funcionalidades para auxiliar na criação
de campanhas, com isso, é possível a segmentação do anúncio de acordo com
características do seu público, como sexo, faixa etária e interesses.
Não tem tempo ou mesmo tem dificuldade com esses
processos de marketing? Uma boa alternativa pode ser a contratação de uma agência especializada em marketing digital. Essas empresas
são responsáveis pela criação de campanhas pensadas especialmente para
seu e-commerce.
A ACM marketing digital pode ajudar a
sua empresa a criar esse engajamento com seus potenciais clientes. Criamos o
site da sua empresa, criamos páginas nas redes sócias, e gerenciamos todo
trabalho de divulgação e criação de conteúdo para atrair novos clientes.
Fale com a ACM Marketing Digital
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digital!
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